Tutoriais GT5

Tutorial Passo a Passo para Salvar Dados no GT5
Tutorial 1 editado em 19/06/2012 - às 16:50
Texto acrescido em azul e modificado em riscado
 
2 - Tutorial para
"Limpar a Cache do Sistema" no GT5

Alguns usuários dos serviços On-line do GT5 e da PSN acabam encontrando problemas de conexão quando entram nas salas on-ine do GT5, seja porque a banda não é alta o suficiente para suportar o tráfico de dados, seja pela má qualidade de conexão do provedor de internet ou por outros motivos que aconteçam durante as corridas.

No entanto, esses problemas de conexão podem ser minimizados fazendo-se uso de um recurso disponível no GT5, o Utilitário de limpeza de cache do sistema.

Siga os passos abaixo para limpar a sua Cache. Antes de entrar no Modo GT, quando abrir o seu GT5, aproveite para limpar a cache. Mas você poderá limpá-la mesmo que já tiver entrado no Modo GT. Veja Fig. 11 e 12.
Caso você tenha alguma dúvida neste tutorial, não se acanhe, escreva em Comentários, que responderei, dentro do possível, aos teus questionamentos.

Sinta-se à vontade para dar sugestões de melhorias, críticas e até mesmo externar os teus aborrecimentos caso não consiga executar o tutorial com sucesso aí na tua casa.
Iniciando o GT5
Posicionado em Jogo ... GT5 ... Pressione "X". O PS3 carregará o GT5... Aguarde... A Fig. 1 mostra a abertura no meu PS3 (a aparência do visual do teu PS3 provavelmente seja diferente da minha)

Fig. 1
Uma vez que o teu GT5 tenha iniciado, aparecerá a tela de opções do GT5, Modo GT, Arcada, Editor de Circuitos etc.

Geralmente você escolhe Modo GT e entra pra correr on-line, realizar os sazonais ou outra corrida qualquer. Antes de entrar no Modo GT (primeira opção), faça a limpeza da Cache. Escolha Opções (sexta opção), Fig. 2.

Clique em Opções e vai aparecer a tela da Fig. 3. Desloque o cursos para baixo até encontrar a opção de Utilitários de Limpeza de Cache do Sistema. Vais passar pelas telas representadas nas Fig. 4 e 5. Queremos da tela da Fig. 6

Fig. 2

Fig. 3

Fig. 4

Fig. 5

Fig. 6
Chegando nesta tela, basta dar um clique na primeira opção "Rede" / "Limpa a Cache do Sistema e consulta os Termos de Utilizador para os serviços online".
Em seguida ao clique surge a próxima tela, Fig. 7.

Fig. 7
Repare que você tem duas opções: Apagar Dados Temporários e Termos do Utilizador. Queremos a primeira opção.

Clique no marcador conforme mostra a Fig. 7. Surgiram as telas das Fig. 8, 9, 10

Fig. 8

Fig. 9
Escolha a opção "Sim" conforme Fig. 8 e o sistema começará a limpar a Cache Fig. 9, que nada mais é do que zerar um arquivo com os dados das corridas on-line que tens feito. Todas as informações referente às corridas que tens feito serão apagadas.

Não fique preocupado em apagar esses dados, porque não vais perder nada. É um arquivo de log, de registro da PSN a teu respeito, apenas isso.

Podes apagar tranquilamente e sem receio de fazer besteira.

Uma vez isso tendo sido feito, está pronto. Basta você voltar para a tela de entrada do GT5, clicando em Cancelar, Fig. 10, entrar no Modo GT, Fig. 2, e correr como geralmente fazes.
Fig. 10
Mas você poderá fazer essa limpeza mesmo que já tenha entrado no Modo GT. Basta você entrar em Opções de Minha Casa e depois em Opções conforme mostra as Fig. 11 e 12 e seguir os passos já descritos anteriormente.
Fig. 11
Fig. 12
Finalizando
Chegamos ao fim deste segundo tutorial. Espero que ele ajude você nas operações aqui descritas. Desejo que você consiga resolver parte dos problemas que tens encontrado durante as corridas on-line.

Outra sugestão que dou a você para tentar minimizar os problemas de conexão é:

1. Quando você entrar em uma sala on-line e começar a ser desconectado em seguida, faça o desligamento do PS3 e religue-o novamente e recomece todo o processo novamente.

2. Não fique apenas sendo desconectado e tentando reconectar-se novamente em seguida, uma vez atrás da outra. Faça o desligamento do PS3 para você iniciar, com isso, um novo processo de conexão com a PSN e da sua operadora também. Não esqueça que sua operadora atribui um IP para o seu PS3 quando você o liga. Mesmo que você não se conecte à PSN, seu PS3 irá receber um IP porque ele está ligado à sua rede de internet.

Fazendo o desligamento e novamente ligando o seu PS3 você renova automaticamente a atribuição do seu IP, mesmo que ele seja o mesmo atribuído anteriormente.

3. E por fim, faça da limpeza de Cache um hábito.
Em breve, pretendo criar outros tutoriais de interesse dos participantes do Blog. Se você deseja algum em específico e eu souber fazer, conte com isso.
Um grande abraço e boa sorte!


1 - Tutorial para usar o
"Utilitário de Dados Guardados" do PS3

A pedido de um amigo do Blog, o Fábio, criei este tutorial Passo a Passo para Guardar (Salvar) Dados de jogos no PS3.

Como o Blog refere-se somente ao Gran Turismo 5, o tutorial que criei refere-se somente a Salvar Dados do GT5. No entanto, você poderá aplicar as técnicas aqui explicadas para quaisquer dados de jogos que você tenha no seu PS3, por exemplo do Fórmula 1 2011. Basta você substituir as opções de escolha do GT5 para o F1 2011.

Caso você tenha alguma dúvida deste tutorial, não se acanhe, escreva em Comentários, que responderei, dentro do possível, aos teus questionamentos.

Sinta-se à vontade para dar sugestões de melhorias, críticas e até mesmo externar os teus aborrecimentos caso não consiga executar o tutorial com sucesso aí na tua casa.
Fazendo Login no PS3
A primeira tela apresentada neste tutorial (Fig. 1), refere-se à minha tela inicial do PS3. Nela aparecerem os Utilizadores (usuários, perfis) que tenho cadastrados. Existem, no momento, neste PS3, 6 usuários, conforme você vê na Fig 1. Existem 3 usuários que possuem no início do nome a letra D mais o underline (D_). Isso significa que cada usuário, possui um usuário correspondente para guardar os dados dos jogos.

Por exemplo: O usuário Daniel, que é o perfil que uso para jogar no Modo GT e On-line, possui os dados do jogo mais as personalizações que faço neste perfil, além de uma conta registrada na Playstation Network (PSN). O usuário D_Daniel utilizo somente para guardar os dados dos jogos da conta Daniel, neste exemplo, do GT5, e possui somente isso. No usuário D_Daniel não tenho um registro na PSN, nem tão pouco uma conta de e-mail, somente um cadastro no PS3 mesmo, porque serve apenas para guardar os dados dos jogos da conta Daniel.

Fig. 1
Caso você não tenha este esquema de usuários, poderá fazê-lo criando um novo Utilizador no teu PS3. Para fazer isso, basta você fazer o login no usuário que você tem cadastrado. Repare que na Fig. 1 não aparece a opção Criar Novo Utilizador, somente na Fig. 2, porque para criar um novo usuário, você precisa estar logado no PS3.

Fig. 2
Após você efetuar o Login no PS3 com o teu usuário, aparece a opção "Criar Novo Utilizador". Deslize para cima utilizando a seta para cima do controle (ou volante) até a opção "Criar Novo Utilizador" e crie um novo Usuário.

Sugiro que você use uma simbologia para diferenciar este usuário (de guardar dados) do usuário principal (de jogar). Eu utilizei o D (de dados) mais o underline (D_). Usei este recurso porque o PS3 coloca os usuários em ordem alfabética e fica mais fácil de achar e identificar o que é cada um. Utilize este método, ou crie o teu próprio, desde que você saiba pra que serve cada um.
Uma vez que você tenha se logado, vamos ao que realmente interessa.

O exemplo que usarei neste tutorial abrangerá duas coisas. A primeira, que é o foco principal, como salvar os dados. A segunda, e vou aproveitar o embalo do tutorial, como enviar um carro de uma conta para outra. Este assunto abordei no Post "Ganhe um carro por dia". Aqui mostrarei na prática como ganhar um carro por dia.

Vou enviar um Bilhete de Carro de Oferta Nível 22 da conta Daniel para a conta DanielGTBR. Neste procedimento vou usar, além dessas duas contas, outras duas, a D_Daniel e a D_DanielGTBR.

E vou usar também um Pendrive no exemplo, caso você não queira usar o recurso das contas no PS3, queira usar somente o Pendrive, ou os Pendrives.

IMPORTANTE
****
Tenha em mente que para cada conta que queiras guardar os dados dos jogos, sem utilizar o recurso da conta extra para dados no PS3, você precisará de um Pendrive. Se tens duas contas, precisas de 2 Pendrives, se tem 3 contas precisas de 3 Pendrives e assim tantos Pendrives quantas contas existirem. A não ser que você não tenha interesse de guardar os dados de alguma(as) conta(as). Aconselho a nomear ou identificar os Pendrives de alguma forma para não se confundir com as contas e dados. Conheço um amigo que se atrapalhou e acabou sobrescrevendo dados de uma conta noutra e perdeu os dados de uma delas!
****

Continuando...

Desloque-se para a direita até a opção "Jogo" (Fig. 3). Se você tem o Disco do GT5 inserido no teu PS3, aparecerá algo parecido com esta imagem. O teu papel de parede provavelmente seja diferente do meu, e poderá ser igual também. Este papel de parede eu baixei da Playstation Store (PSS), tem de forma gratuita lá. Visite a PSS e procure por temas do GT5.

Fig. 3
Iniciando o GT5
Posicionado em Jogo ... GT5 ... Pressione "X". O PS3 carregará o GT5... Aguarde...

As telas a seguir mostram o carregamento do jogo, Figuras 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11

Fig. 4

Fig. 5

Fig. 6

Fig. 7

Fig. 8

Fig. 9

Fig. 10

Fig. 11
Chegamos na tela das opções de jogo do GT5, como mostra a Fig. 11. Repare no canto superior direito da imagem o dia (28 de fevereiro) e a hora (23:58), ou seja, antes da meia-noite. Mas tenho pouco tempo, apenas 2 minutos para enviar um carro de uma conta para outra. Quando fiz o Login na conta era dia 28/02 - 23:53, como mostra a Fig. 2. Já se passaram 6 minutos, porque eu fiz outras imagens que não publiquei aqui que mostram as opções na área de trabalho do PS3, Definições, Fotografia, Música, Vídeo, Serviços de TV/Vídeo, Jogo, Rede, Playstation Network e Amigos.

Editei este texto em função de novas mudanças nas atualizações dos servidores da PSN e do GT5. Antes o que estava escrito com relação aos horários valia, agora não vale mais. Agora o dia, pra mim pelo menos, acaba às 21h e não mais à meia-noite. Então se deseja enviar um carro depois do outro, mande um às 20h 30min e outro depois das 21h.

Mas, por quê pouco tempo?

É que eu quero enviar 2 carros seguidos um do outro. E como só posso enviar um carro por dia, se enviar um antes da meia-noite das 21h, vou poder enviar outro depois da meia-noite das 21h, porque será outro dia e a PSN permite. O que a PSN não permite é enviar mais de um carro por dia, o que é uma tremenda frescura, preciosismo demais do japa que criou as regras do jogo. E pasmem, quando você recebe um carro de presente, você já estourou a tua conta do dia. O texto editado está mal redigido, então passo a escrevê-lo de forma correta. Isso não acontecia antes, foi depois de uma das atualizações que veio o bloqueio. FRESCURA, pra não dizer outra coisa. Viadagem mesmo. Enfim...

Provavelmente você tenha somente um PS3 e isso acontecendo o que disse antes não deixa de ser verdade. Vamos explicar melhor isso...

Você tem duas contas no PS3, e as duas contas você usa para jogar. Vou chamar de Conta 1 e de Conta 2. Tanto uma quanto outra podem enviar um carro ou bilhete para a outra por dia. Digamos que você use a Conta 1 para enviar um carro para a Conta 2. É possível fazer isso. Mas de você desejar enviar um carro ou bilhete da Conta 2 para a Conta 1 já não consegues mais no mesmo dia. Antes dava pra fazer isso, agora não dá mais. Agora a PSN registra a conta e o PS3 utilizados no envio. Antes era uma maravilha! Era um envio de cada conta para uma outra conta. Só não podia enviar mais de um carro por conta, mas dava pra fazer um cruzamento de envios entre as contas. Da 1 pra 2, da 2 pra 3 e da 3 pra 1. Todas as contas ganhavam carros ou bilhetes. A festa acabou! Depois de uma das atualizações isso foi proibido.

Aí o texto que escrevi antes, ainda está valendo... VIADAGEM MESMO.

O exemplo das 3 contas só é possível hoje se você tiver 3 PS3.


Fig. 12
Repare que na Fig. 12, o cursor está logo abaixo de Mundo GT, no canto superior esquerdo e indica que o GT5 está executando alguma tarefa e que temos de aguardar. Nesse momento o GT5 está acessando a PSN para ver os dados do teu perfil, se estás conectado, carregando as tuas informações, verificando se você fez login no dia corrente, se você já enviou um carro para alguém, enfim, várias coisas ele faz nesse momento o que demora um pouco para aparecer a próxima tela que é a Fig. 13.

Fig. 13
Depois que o GT5 é liberado, então você pode iniciar o jogo, realizar alguma corrida, entrar nas Salas On-line, correr em alguma Sazonal, enfim, fazer qualquer coisa que o jogo permite.

Então vamos enviar um carro/bilhete da conta Daniel para a conta DanielGTBR (faça as adaptações para os nomes das tuas contas). Mas antes de fazer isso, vou salvar os dados do jogo da conta Daniel, porque além de enviar um carro/bilhete, para a conta DanielGTBR, ou outro amigo, eu quero continuar com o carro/bilhete na conta Daniel. Não quero perdê-lo. Então para que eu não perca o carro/bilhete depois de enviá-lo, tenho de salvar os dados e, depois de enviar o carro/billhete, recuperá-los.

Está confuso? Não esquente. Vai melhorar...
Eu acabei não conseguindo enviar um carro antes da meia-noite das 21h enquanto preparava as imagens deste tutorial. No entanto, as imagens que fiz me possibilitam simular isso, ou seja, vou colocar a sequência de imagens como se eu conseguisse fazer isso antes e depois da meia-noite das 21h. Quando a tela diferenciar em alguma coisa eu faço as observações pertinentes.

Portanto, mais uma dica... Se queres enviar um carro em seguida do outro, não faça em cima da hora, faça pelo menos uns 30 minutos antes da meia-noite das 21h, para poder enviar com calma e tempo o segundo carro depois da meia-noite das 21h. Eu me estrepei no tempo. Consegui mandar somente um. Agora tenho de esperar o outro dia para mandar mais um, pelo menos com esta conta!

Mas siga as etapas a seguir que você conseguirá, mesmo que seja um por dia.
Então, considerando que sejam 23h 30min 20h 30min do dia 28/02. Eu quero enviar um carro da conta Daniel para a conta DanielGTBR. Estou na tela (Fig. 13). Ainda tenho tempo de enviar de um carro/bilhete (colaborem comigo e imaginem que sim). Antes de enviar o carro/bilhete preciso salvar os dados.
Salvando os dados
Estando na tela da Fig. 13, pressione o Botão PS, o que fica bem no centro do controle, abaixo dos botões Select e Start.

Vai aparecer a tela da Fig. 14. Que vai perguntar se queres sair do Jogo.

Fig. 14
A primeira opção que aparece é a de Sair do Jogo. Mas não precisa sair. Se desejar, saia do jogo e outras telas irão aparecer. Até fiz isso, portanto, tenho as telas. Se você desejar eu publico aqui na sequência, senão vamos assim mesmo, porque verás que não é necessário sair do jogo para o que queremos fazer.

Então, não escolhendo sair, vamos subir até encontrar a opção "Utilitário de Dados Guardados PS3", Fig. 15. (Não dê bola para a data e a hora da imagem - Apenas siga os procedimentos considerando que são 23:30 20:30)

Fig. 15
Pressione "X" para entrar nessa opção. Como você não saiu ainda do jogo, porque optamos por não sair, o PS3 vai te mostrar a tela seguinte, Fig. 16, alertando que para executar esta operação você precisa sair do jogo. Por isso que disse antes que não precisava sair do jogo, porque o PS3 fará isso por nós.

Como a opção padrão do PS3 é a escolha do Não, desloque o cursor para Sim (Fig. 16) e pressione "X". Vai aparecer uma tela de Por favor, aguarde... e em seguida a próxima tela, Fig. 17.
Fig. 16

Fig. 17
Repare na Fig. 17, três coisas. A primeira é a Opção "Armazenamento Online", que está em evidência nesta imagem. A segunda é logo abaixo desta opção, tem o ícone do Pendrive. E a terceira é o ícone do Gran Turismo, como mostra a Fig. 18.

A primeira opção é para quem tem conta Plus na PSN. Mas para cada conta de usuário cadastrado você precisa pagar uma taxa separada para cada uma delas. Acredito que a maioria tenha apenas uma conta Plus, a não ser aqueles "fanáticos" por GT5.

Para você saber mais sobre esta opção, digite o link a seguir no teu navegador e terás acesso às informações dsiponibilizadas pelo GT5. Copie e Cole o endereço abaixo.

http://manuals.playstation.net/document/pt/ps3/current/game/3savedata.html

Ou ainda, acesse o Manual por completo do PS3 no link abaixo.

http://manuals.playstation.net/document/pt/ps3/current/index.html

A segunda, o Pendrive, usaremos mais adiante.

A terceira é a opção que iremos utilizar e que é descrita a seguir.

Fig. 18
Uma vez que você tenha se deslocado até a opção da Fig. 18, repare no canto inferior direito, aparece o ícone do Triângulo juntamente com a palavra Opções, veja logo acima na imagem da Fig. 18.

Então pressione triângulo e vai aparecer a próxima tela, Fig. 19.

Fig. 19
Neste ponto, você tem 5 opções: Observe apenas as 3 últimas, Copiar ... Eliminar ... Informação.

O que desejamos é Copiar. Eliminar ainda não. Mas acredite, vamos usar daqui a pouco.
Uma vez escolhido Copiar, aparecerá a próxima tela, Fig. 20.
Fig. 20
Nesta etapa dos procedimentos, se você tiver um Pendrive Plugado no teu PS3 (Fig. 21), escolha a opção que vem logo abaixo da mostrada na Fig. 20 "Utilizando o Pendrive". Senão, prossigamos com nosso tutorial utilizando o próprio PS3 como armazenamento de dados através de uma conta extra. Siga lendo após a Fig. 21.
Se vai utilizar o Pendrive, leia o parágrafo seguinte e depois pule para o texto que está logo após a Fig. 23.

Utilizando o Pendrive. Quando você usa um Pendrive, e não esqueça de usar um para cada conta que você tenha no PS3, você não precisa de uma conta auxiliar, neste exemplo a conta D_Daniel. Basta você escolher o Pendrive e ele irá gravar os dados nele. Se esta gravação é a segunda vez, o PS3 vai te dar o alerta e perguntar se queres gravar por cima dos dados existentes. Tenhas a certeza de que é a mesma conta e confirme com um Sim. Senão, cancele a operação, troque o Pendrive e recomece a operação. É mais fácil e mais rápido quando se tem um Pendrive e apenas duas contas. Quando se tem mais conta, é preciso mais atenção para não trocar os Pendrives. Tome cuidado.

Continuando...

Lendo a partir daqui se não vai utilizar um Pendrive...
Fig. 21
Continuando...

Sem o uso do Pendrive...

Vamos escolher, neste momento, a conta D_Daniel, que guarda os dados da conta Daniel. Veja Fig. 22.

Fig. 22
O que descrevo a seguir acontece somente na primeira vez que você grava os dados da conta Daniel na conta auxiliar D_Daniel. Uma vez que você faz a gravação, na segunda vez que fores gravar novamente, no dia seguinte, por exemplo, ele vai te mostrar a tela de que já existe dados e que não pode gravar. Verás essas telas mais adiante.

Por enquanto, assuma que é a primeira vez que estamos fazendo isso. Mais adiante estarei mostrando o que acontece na segunda vez que gravamos os dados nessa conta auxiliar.

Avante, sigamos...

Fig. 23
Após escolher a conta D_Daniel, pressione "X" e aguarde a gravação. Vai aparecer a tela da Fig. 23. Ao término da gravação, aparecerá a tela com a mensagem "Cópia concluída". Pressione "O" (bolinha) e retorne para a tela anterior, Fig. 18. Pressione novamente "O" e volta para a tela Fig. 15.

Agora já temos os dados guardados, vamos finalmente enviar o carro/bilhete.

Entre novamente no GT5. Desloque o cursor até o ícone do GT5, Fig. 3. 
As telas seguintes nós já conhecemos, Figuras 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 e 13.

Estamos na "Minha Casa". Agora vamos enviar um carro/bilhete da conta Daniel para a conta DanielGTBR. Escolha Itens, Fig. 24.

Fig. 24
Escolhendo Itens, aparecerá a próxima tela, Fig. 25.

Fig. 25
Das opções de Itens que aparece, escolha "Itens de Jogo - Bilhete de Carro de Oferta", Fig. 26.

No entanto, você pode optar por enviar um carro que você tenha na sua garagem. Pra isso, em vez de entrar em Itens, entre na sua Garagem, escolha o carro, clique nele, e depois que aparecer o carro com as informações, escolha a opção "Dar a Amigo" que aparece logo abaixo do carro. As telas que aparecerão estão representadas nas Figuras 29, 30 e 31, que estão logo abaixo na sequência do tutorial. Acompanhe... Mas lembre-se, carro que esteja sendo usado não pode ser enviado. Para enviar o carro que esteja usando, primeiro escolha outro carro para usar e depois então envie o carro desejado.

Continuando com a escolha Itens, e não Garagem...

Fig. 26
Após escolheres "Bilhete..." aparecerá a próxima tela, Fig. 27.
Fig. 27
Agora preciso fazer algumas observações:

1. Provavelmente, a tua tela seja diferente da minha.

2. Talvez você nem tenha esta tela, porque talvez você não tenha nenhum Bilhete de Carro de Oferta.

3. Resumindo, para dar certo este tutorial, pelo menos um Bilhete de Carro de Oferta você tem que ter no teu jogo. Se não tiver, terás que fazer com um carro e não com um Bilhete.

Continuando... Partindo do princípio que tenhas um Bilhete.

No exemplo que mostro, vou enviar o Bilhete de Nível 22 da conta Daniel para a conta DanielGTBR. Vá para o bilhete que você deseja, eu fui até o 22, Fig. 28

Fig. 28
Ao clicares no bilhete, vai aparecer a próxima tela, Fig. 29.

A opção que aparece primeiro é Fechar, vá para à esquerda até o botão "Dar a Amigo", Fig. 29

Fig. 29
A próxima tela é a Fig. 30, onde deves escolher o amigo no qual você vai dar o bilhete. Você só pode enviar um bilhete para os amigos que estão cadastrados na tua lista de amigos, do contrário não será possível, porque aparecem somente estes na lista, conforme a minha lista Fig. 30. Com essa imagem você já sabe agora minhas outras contas. A conta que até então eu havia publicado era a DanielGLGT. Agora já sabem da DanielGLGT2, da DanielGTBR e a JulioCKL é a conta do meu filho menor. Mas peço, gentilmente, que o deixem de fora da lista de vocês. As minhas outras contas não tem problema algum se desejam acrescentar às suas contas.

Se por acaso você desejar enviar um bilhete ou carro para um amigo e este amigo não estiver na lista, pode significar duas coisas. A primeira, ele não está cadastrado na tua lista de amigos e aí não aparece mesmo. A segunda, ele está cadastrado, mas o GT5 dele não está atualizado e neste caso ele não aparecerá na lista até atualizar o GT5 dele.

Continuando...

Fig. 30
Uma vez escolhido o amigo, clique nele e a próxima tela, Fig. 31, aparece.

Fig. 31
Se desejar, e for para algum amigo que vais enviar o carro/bilhete, podes escrever algum comentário no campo apropriado pra isso. Lembrando que no máximo 40 caracteres (letras e números) de mensagem. Mas se for pra você mesmo, para uma das tuas contas, que é o caso do exemplo que estou usando, deixa em branco. Não perde tempo.

Clique em "Aceitar" que o GT5 irá enviar o bilhete pra você ou seu amigo. Após o envio aparece uma próxima tela, dizendo "Envio Concluído", e pronto, você enviou o carro/bilhete. Sua outra conta, ou seu amigo, receberá o carro/bilhete que você acabou de enviar.

Após isso, ele volta para a tela dos Itens, Fig. 28. Somente que agora, no lugar do Bilhete de Carro de Oferta 22, que foi o que eu escolhi, aparecerá a mensagem "Sem itens". Isso porque depois que envias um bilhete ou carro, você fica sem esse bilhete ou carro.

Por isso é que nos gravamos os dados antes de enviar um bilhete ou carro.

Que trabalheira não é mesmo! Só por causa do sentimento de não perder nada e ter tudo! É mole!

Continuando...

Pressione "O" para sair e depois pressione "X" para voltar para a tela da "Minha Casa".
Se você voltar para a tela dos Itens, verá que não aparece mais o Bilhete de Nível 22, nem a mensagem "Sem itens". Apenas não tens mais o Bilhete.

Portanto, vamos buscar de volta este bilhete, recuperando os dados guardados na conta D_Daniel.

Vamos fazer o processo inverso agora.
Recuperando os Dados Guardados
Se você seguiu os passos certos até aqui, você está na tela "Minha Casa", Fig. 24.
Precisamos recuperar os dados.  

Mas leia com ATENÇÃO o que escrevo a seguir para não gerar confusão.

Pressione o botão "PS". A tela que aparece é a mesma da Fig. 14, Salvando os Dados.

Recuperando os Dados Guardado no Pendrive

Mas, como eu comentei anteriormente a possibilidade de salvar os dados no Pendrive, e descrevi como fazê-lo, aqui eu faço outra observação.

Se você salvou os dados no Pendrive, siga as Figuras 15, 16 e 17. Não siga a 18, em vez disso, escolha o Pendrive, pressione o Triângulo, escolha Copiar e pronto, ele vai trazer os teus dados de volta para a mesma conta. Apenas confirme as duas opções de alerta que o PS3 dá. Sim para as duas perguntas.

Recuperando os Dados Guardados em uma Conta Auxiliar

Já pressionou o botão "PS", apareceu a tela Fig. 14.

Agora você precisa entrar na conta D_Daniel. Você está logado na conta Daniel Figuras 1 e 2 (faça a substituição dos nomes pelas suas contas).

Mas antes de fazer isso, você precisa dar um passo antes. Disse anteriormente que se fosse a primeira vez que fizessemos a gravação não teria problemas. Mas quando fosse a segunda, teríamos de apagar os dados primeiro antes de gravar novos dados.

Então, a conta Daniel já possui dados. E esses dados não possuem mais o Bilhete de Oferta que enviei. E neste momento você está logado nesta conta. Mas a conta D_Daniel, possui os dados com o Bilhete e é esse arquivo que desejamos trazer de volta.

Mas pra fazer isso, ou seja, trazer os dados da conta D_Daniel para a conta Daniel, preciso primeiro apagar os dados da conta Daniel.

Então faça o seguinte...

Você já pressionou o botão PS. Vá até Utilitário de Dados Guardados. Siga as etapas das Figuras 15, 16, 17 e 18.

Agora observe a Fig. 32. Em vez de escolher Copiar, agora você vai escolher Eliminar. Escolha sem receio. Vais apagar esses dados que não tem mais o Bilhete. Não fique preocupado porque vamos trazer os dados da conta D_Daniel e esses tem o Bilhete.

Fig. 32
O PS3 vai perguntar se queres realmente fazer isso. Responda que Sim, Fig. 33

Fig. 33
Após escolheres o Sim, vai aparecer mais duas telas, com os dizeres:

1ª - A eliminar... Por favor, aguarde.

2ª - Eliminação concluída. Pressione "O".

E a próxima tela que aparece é o logo do jogo com os dados que estavam depois do logo do GT5. O logo do GT5 não aparecerá mais depois dessa operação de Eliminar. Não se preocupe, porque ele vai voltar. É o próximo passo.

Feito isso, você fechará a sessão atual, conta Daniel, e abrirá uma nova sessão, conta D_Daniel. Fig. 34

Fig. 34
O PS3 fará com que a tela de Novidades abra, Fig. 35, isso se você tiver esta opção marcada, do contrário abrirá outra tela.

Agora estamos prontos para recuperar os dados. Siga as instruções abaixo.

Você está logado em D_Daniel. Desloque-se para à esquerda até a opção Jogos e vá até Utilitário de Dados Guardados. Fig. 17, 18, 19 e 20.

O próximo passo está representado na Fig. 36.

Fig. 35

Fig. 36

Fig. 37

Fig. 38

Fig. 39

Fig. 40
Após esta tela, Fig. 40, vai aparecer a tela de Concluído, pressione "O".

Depois vai aparecer a tela novamente dos dados do GT5, Fig. 19. E pronto, você recuperou os dados da conta Daniel que estavam na conta D_Daniel. Com isso, você trouxe de volta o carro/bilhete.

Se você sair da conta D_Daniel e voltar para a conta Daniel, vai verificar que os dados estão exatamente como antes de enviar o carro/bilhete.

E pronto. Com isso concluímos o Tutorial de Guardar Dados de Jogos no PS3.
A seguir, mostrarei agora o Bilhete de Carro de Oferta sendo recebido pela conta DanielGTBR
Recebendo os Presentes
No exemplo de contas que estou utilizando, enviei um carro/bilhete da conta Daniel para a conta DanielGTBR. Então vou sair da conta D_Daniel, ou da conta Daniel, caso você tenha ido lá dar uma olhada para certificar-se de que o carro/bilhete realmente está lá.

Saindo de uma conta entra na conta que recebeu, no exemplo DanielGTBR, Fig. 41.

Fig. 41
A seguir, mostrarei somente as telas, acredito que o texto é dispensado a essa altura do tutorial. Para não se tornar repetitivo, então mostrarei somente as telas.
Fig. 42

Fig. 43
Fig. 44
Figuras 35 e 3 na sequência...

Fig. 45
Fig. 46

Fig. 47

Fig. 48

Fig. 49

Fig. 50

Fig. 51

Fig. 52

Fig. 53
Neste ponto você está pronto para receber o bilhete e ver que carro vai ganhar.
Então, vamos a mais uma dica. 

Antes de abrir o(s) Bilhete(s), e somente para bilhete serve a dica, para carro já não serve, porque tu já sabes que carro é, então leve em consideração somente para bilhetes.

Antes de abrir, grave os dados do jogo. Pressione o botão PS, vá até Utilitário de Dados Guardados, escolha os dados do GT5, grave os dados na conta D_DanielGTBR (repare que agora a conta já é outra) ou seja, faça todos os passos já descritos neste tutorial. Após isso então volte ao GT5 e a partir daí abra o(s) bilhete(s).

Mas, por quê fazer isso?

É que se você abrir o(s) bilhete(s) e não gostar do(s) carro(s) que ganhou(ares), recupere os dados gravados na conta D_DanielGTBR e abra novamente o(s) bilhete(s).

Faça isso até você se agradar do(s) carro(s) que receber no(s) bilhete(s). As vezes você recebe carros que são muito legais e está pronto. Mas tem vezes que não presta e aí pode fazer de novo pra ver se tem mais sorte. Já fiz várias vezes isso!

Fig. 54
Por que aparecem 2 bilhetes na Fig. 54?

Porque eu já tinha enviado um Bilehte no dia anterior, então fiquei com os dois e vou abrí-los somente agora. Acompanhe a sequência que mostra os carros ganhos.

Abri uma vez somente cada bilhete. Como gostei dos carros, não recuperei os dados guardados anteriormente.

Fig. 55
Fig. 56

Fig. 57

Fig. 58

Fig. 59

Fig. 60
Como mostram as Figuras 59 e 60, certos carros você não pode dar de presente a um amigo. Eu não posso enviar este Nissan para um amigo, mas posso enviar o Bilhete e torcer para que meu amigo o tire quando abrir o Bilhete.

Alguns carros nem na forma de Billhete você consegue enviar, é o caso do RedBull X2010. Eu tenho ele na forma de Bilehte mas não é permitido enviá-lo a um amigo. Infelizmente!
Finalizando
Chegamos ao fim deste primeiro tutorial. Espero que ele ajude você nas operações aqui descritas. Desejo que você consiga carros legais quando abrir os bilhetes e que principalmente, você não perca os dados das tuas contas.
Em breve, pretendo criar outros tutoriais de interesse dos participantes do Blog. Se você deseja algum em específico e eu souber fazer, conte com isso.

Um grande abraço e boa sorte!

183 comentários:

  1. Fala Daniel!!!!!!!!!!!

    MUITO BOM ISSO HEIN!!!!!..kkkkkk

    6 horas da manhã??? Po, to me sentindo culpado agora...
    Eu fiquei até as 04:00 tentando tirar ouro na I-A10...muito sinistro!!!

    Fiquei das 19:00 as 04:00 e fiz algo inacreditável: não consegui completar nenhuma vez as duas voltas....kkkkkkk

    Cheguei a ganhar um trofeu, nem consegui ler do que huahuahua

    O fato era que quando eu tava bem, queria chegar na ponta sempre, mas não conseguia fazer a curva no finm da reta..kkkk

    Teve um momento que eu não aguentei mais e fui dormir.. mas hoje eu consigo!!

    Ps: cara, muito obrigado pela tua dedicação e o teu empenho e ajudar a galera. parabéns pela tua organização e clareza nas explicações MUITO BOM MESMO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio, tudo bem?

      Correr em Gran Valley e com um Lamborghini não é mole, ainda mais com os concorrentes fortes que tem na pista.

      Mas dá pra ganhar e quando isso acontece é muito legal.

      Se não estou enganado, usei a seguinte configuração das opções de condução:

      1. Linha de condução ligada apenas para não errar o tempo de freada da primeira curva após a reta dos boxes. Errou ali, perdeu tempo. E para saber também quando eles usam o freio para não me perder no vácuo deles.
      2. Controle de tração em 0. Como é um carro 4x4 não é difícil de controlar.
      3. Direção Ativa Desligada
      4. Estabilidade Desligado
      5. ABS 1

      Segura no braço e senta a pua. É pau e pau o tempo todo. Tens de forçar nas curvas, freia um pouco depois do tempo e faz a ultrapassagem nas curvas.

      Pega os vácuos e tenta te manter na linha de condução.

      Não lembro quantas tentativas fiz, mas foram algumas.

      Gosto muito de correr com os Lamborghini, acho um carro sensacional.

      Boa sorte por ai!

      Um abraço e até mais...

      Excluir
    2. COnsegui Daniel!!!

      Muito bom mesmo!!

      Dá pra sentir o carro entrando de lado e tracionando nas curvas...
      Mas foi por um triz...

      Eu passei o primeiro no meio do ultimo tunel e achei que tava tranquilo... fiz as curvas todas de boa sem forçar porque já tinha saido da pista varias vezes nesta mesma situação...

      Na hora de entrar na reta, também... Quando tu está colado em algum carro, é uma coisa, mas quando esta de cara pro vento é outra...hehe

      Entrei a meio acelador na reta e depois meti o pe, ja comemorando...

      COmo estava usando a visão de tras do carro, nem me preocupei em olhar no retrovisor..
      Cruzamos a linha de chegada juntos!!! Gelei.. e e enquanto não apareceu o trofeuzinho de ouro na tela fique na angustia...

      Mas deu tudo certo!!!

      Jogar com volante é demais...

      Ontem tirei ouro na Camonix (neve) e na toscana (terra) todos na IA-10. É incrivel a mudança na sensibilidade que o volante passa...rsrs

      To adorando!!!

      Agora falta umas 4 para tirar ouro em todas as S...

      Estou deixando a IB-3 e IB-10 por ultimo, porque que serão as mais chatas de conseguir..rsrs

      Mas o que importa é que estou curtindo demais o meu brinquedinho e estou sempre aqui no teu blog lendo os comentários da rapaziada...

      Obrigado por tudo.

      Excluir
    3. Muito legal Fábio!

      É demais quando a gente sente a emoção da vitória e com o volante a sensação é melhor ainda.

      Parabéns pela vitória! Quando conseguires os 60 ouros avisa para corrermos uma em homenagem a conquista.

      Grande abraço.

      Excluir
    4. CONSEGUI!!!!!!!!

      Ontem finalmente consegui meu 60 trofeu de ouro nas licenças. Faltava soh a IB-3...

      Detonei ela com 18.328s...

      Excluir
    5. Que legal Fábio!

      Temos de correr uma on-line agora para comemorar! Eu ainda não consegui, faltam duas, essa bendita IB-3 e uma outra que agora não lembro qual é, mas é com o Nissan 350Z em Indianápolis Circuito de Estrada, nos dois cotovelos.

      Tu já és o terceiro que vejo que tem os 60 ouros. Parabéns!

      Consegui colocar meu voltante pra funcionar novamente no sábado à tarde. O problema é que agora tenho de recalibrar meu modo de jogar. Com o controle é de um jeito e com o volante é de outro.

      Já fui para as duas licenças tentar, mas ainda não deu, não peguei ainda a manha.

      Já fiz algumas provas dos Eventos Especiais que estavam com prata e agora estão com ouro e só consegui em função do volante, principalmente as provas da Nascar, porque tu ganhas no detalhe mesmo e na precisão na pista.

      Não tenho pressa nem a sangria está desatada. Com o tempo vou refazendo as provas e licenças até alcançar o ouro.

      Mas uma vez, parabéns pela conquista.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  2. Fala Grande Daniel...

    Hoje Gostaria de saber se tem como você fazer um tutorial de colocar musicas do meu PS3 pra tocar enquanto jogo GT5, e se essas musicas aparecem na lista da biblioteca do GT5, e se tocam junto com as outras musicas oficiais do GT5?

    ABRAÇOS....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelvin, tudo bem?

      Posso fazer sim. Depois que terminar o tutorial atual, eu faço este que pedes.

      Mas não tem muito mistério no que queres fazer. O começo de tudo é tu fazeres a transferência das músicas para o PS3. Se tens as músicas em CD ao colocares para tocar no PS3 ele vai perguntar se queres fazer uma cópia do disco no PS3. Ao copiar tu vais ter essas músicas. Deixa ele copiar todas e depois tu apagas as que não queres.

      Se for um Pendrive com MP3, basta usares o botão Triângulo e pedir para fazer uma cópia no PS3.

      As músicas estando na seção Música do teu PS3 é fácil fazer tocar no GT5. E ainda ganhas um troféu por isso. Não lembro o nome agora, mas ganhas um troféu por escolheres as músicas do teu PS3 para tocar no GT5.

      No GT5, entra em opções. Pode ser no Modo GT e pode ser antes mesmo de entrar no Modo GT. Na tela de opções do GT5, Fig. 11 do tutorial acima.

      Nas opções escolhe a opção de Áudio, lá tem a opção de músicas do Utilizador, não é este o termo, mas é isso o que significa. Clica na bolinha que fica à direita da opção e escolhe da tua lista do PS3 as músicas que queres. Podes escolher músicas para o Menu e músicas para as corridas. São duas opções que tens em Áudio, tens de fazer uma para cada.

      Tenta e vê se consegues. De qualquer forma, atenderei o teu pedido. Além desse, que não havia pensado, pretendo fazer um para colocar o PS3 em rede e acesso a internet. Tenho recebido dúvidas por e-mail sobre como colocar o PS3 em rede.

      Se surgirem outros e eu tiver tempo, os farei.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
    2. Oi Kelvin, tudo bem?

      Procurando uma coisa acabei encontrando outra.

      Dá uma olhada neste link e vê se tu não consegues fazer o que queres, tocar as tuas músicas no GT5.

      Copia e Cola o link abaixo...

      http://manuals.playstation.net/document/pt/ps3/current/music/playlist.html

      A partir desta página tu encontras o manual completo do GT5. Está super organizado. Só não tem as telas que estou fazendo, mas está super detalhado.

      O Link principal que dá acesso ao Manual como um todo é este:

      http://manuals.playstation.net/document/pt/ps3/current/index.html

      Vale a pena ler.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  3. Algebaile(Diablos-RJ)12 de abril de 2012 às 20:42

    Grande Daniel sou eu novamente, agora passando pelo tutorial salvar dados, como outros perdi tudo e por duas vezes, teimoso que sou reconquistei tudo novamente na marra, comprei nobreak etc. etc., pois sou formado em “BIOS”, baita ignorante operando o sistema, se eu tivesse este blog antes nada disto teria acontecido, mas como o ditado diz antes tarde do que nunca garanto recorrer a este blog a qualquer duvida que tenha.
    Nota 10000 para o blog, abçs, a gente se esbarra pelas pistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alexandre, tudo bem?

      Tu és o terceiro que tenho conhecimento de ter perdido os dados do jogo. Eu já perdi dados importantes no passado, então aprendi a ter mais cuidado com as informações, então acabo diminuindo os riscos de perda. Mas é um saco perder qualquer coisa!

      Estou na ajuda para o Ricardo (fannerdriver1984), um grande amigo que tenho que mora em Lisboa que conheci através do Blog. Ele também perdeu todos os dados do jogo, e o pior que foi da conta principal dele. Abri um post para ajudá-lo a recuperar os bilhetes e carros. Ainda tem alguma coisa pra enviar pra ele. Estou contando com a ajuda de amigos daqui do Blog que também estão enviando os bilhetes pra ele.

      E depois tem o Henrique, que também perdeu os dados da conta.

      E agora fiquei sabendo de ti. Dissestes que já reconquistastes tudo de novo. E não tem outro jeito mesmo. A solução é refazer novamente. Caso esteja faltando algum bilhete pra ti, avisa que eu envio.

      Muito obrigado pelo incentivo ao Blog!

      Nos vemos à tarde na corrida. Grande abraço.

      Excluir
  4. tudo bom Daniel, Nem Corri Ontem por causa da minha bendita Internet=(....

    mas eu gostaria de saber se voce pode me dizer como conseguir todos os locais para tirar foto no GT5 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kelvin, tudo bem?

      Foi um apena não teres conseguido participar. Eu acabei sendo desconectado no meio da minha corrida. Consegui correr somente a segunda.

      À noite eu não tive problemas. Mas à tarde foi terrível mesmo.

      Eu não lembro direito agora em quais eventos especiais abriram os locais para fotografia, só lembro que foi na seção Eventos Especiais do Modo GT. Como eram paisagens eu acabei não anotando esse dado, então não lembro mais.

      Se não estou enganado, nos desafios de Condução AMG são liberados esses lugares. Mas confesso que não lembro mesmo.

      Vou verificar isso e depois te digo alguma coisa.

      Se alguém souber, peço que postem aqui para o Kelvin.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  5. Olá Daniel,
    Primeiro, muito bom esse seu blog !!! Parabéns, fiz algumas de suas recomendações e deu certo.

    Agora, está acontecendo uma coisa estranha. Faço o backup do meu savedata para um outro usuário que está no meu PS3, e quando tento abri-lo nesse outro usuário e me vem a msg: "Vc está tentando abrir um savedata de outro usuário. Vc não pode abrir este savedata. Sobrescrevendo um novo savadata". Vc já viu isso ???

    O que estou fazendo é o seguinte:
    1. a partir do usuário principal, eu faço a copia do savedata para o outro usuário.
    2. faço o logon em trou usuário e tento abrir o jogo. Simples assim... Não estaria certo ???

    Abs e mais uma vez parabéns pelo blog !!!
    Newton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Newton, tudo bem?

      Não tem nada de estranho não. Está tudo certo. Não podes mesmo fazer o que queres. O que é uma pena! Eu gostaria também que isso fosse possível, mas não é.

      Os dados do jogo pertencem a uma única ID. Se tens mais de um usuário, tens de ter mais de um Savedata. Não podes transferir os dados de um usuário para outro.

      Isso porque a PSN registra o teu avanço no jogo e esse avanço é associado a um usuário e é um pra um, ou seja:

      Usuário do PS3: NewtonGT5
      ID na PSN: NewtonGT5
      E-mail da ID NewtonGT5: newtongt5@gmail.com

      Dados do jogo: da ID NewtonGT5

      Para teres um novo usuário no PS3 tem de ser diferente de NewtonGT5 porque ele não aceita o mesmo nome.

      Digamos que coloques NewtonGT5BR. Crias este novo usuário e aí vais fazer a Inscrição na PSN. Se usares os dados do NewtonGT5 ele não vai permitir porque vai te avisar que os dados inseridos pertencem a outro usuário e não deixa tu fazer a inscrição. Ai então tu dás outras informações, cria outra ID, NewtonGT5BR, cria outro e-mail newtongt5br@gmail.com e pronto, está criado um novo usuário e uma nova inscrição na PSN.

      E ai tu transfere os dados de NewtonGT5 para NewtonGT5BR. Dançou, porque dá a mensagem tu dissestes.

      Isso porque os dados que inseristes é do usuário NewtonGT5 e somente dele e não podes transferir para outro usuário.

      Tens de começar, nesta nova conta, a NewtonGT5BR, to o jogo de novo.

      É assim mesmo! Paciência! Então não está nada errado por ai. É que não pode mesmo.

      Um grande abraço e obrigado por participar do Blog.

      Excluir
  6. Daniel,meu de novo.rsss.

    Li todo tutorial, no meu caso eu tenho duas contas, então posso criar duas contas de dados e dispensar o uso do penduráveis, correto?


    Abçs
    Claudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio, tudo bem?

      Se criares mais duas contas de apoio não precisa de um pendrive.

      O único detalhe que tens de ficar atento é o seguinte:

      A primeira vez que fores salvar os dados nestas novas contas o PS3 vai salvar e não te dará nenhum alerta.

      Já na segunda vez que fores salvar ele não vai deixar tu salvar por cima. Terás primeira de apagar os dados antigos para poder salvar os novos.

      Ou seja, depois da primeira vez, toda vez que fores salvar os dados de uma conta para uma conta de apoio, terás primeiro de apagar os dados da conta de apoio.

      Este é o único inconveniente do processo. No mais funciona legal.

      Grande abraço.

      Excluir
  7. Daniel, Show!

    Ja estou com meu Chaparral!!!!!

    Valew!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal Cláudio!

      Agora é só ganhar os sazonais e dar risadas!

      Grande abraço.

      Excluir
  8. Caro Daniel,

    Como faço para mudar o tema do meu PS3? Onde baixo uns gratuitos bem legais?

    Obrigado,
    Claudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cláudio, tudo bem?

      É simples mudar o tema do PS3. Na tela do PS3 tens aos lado da guia dos Usuários a guia Configurações. Nas opções tens, a sétima, Configurações do tema. Entrando nessa opção vai aparecer as opções: Tema, Cor, Fundo de tela e Fonte.

      Clica em Tema. Vai aparecer na tua direita as opções de tema que tens instalado no teu PS3. Escolhe um e pronto. Pelo menos o Original, o Clássico e o Spray tem de ter ai porque são próprios do PS3.

      Eu tenho aqui temas do GT5, do God of War III, do Batman e do Need For Speed.

      Se posicionares o curso sobre o nome do tema vai aparecer num quadrado pequeno à esquerda um preview do tema.

      Para encontrares outros temas acessa a PSN e procura por Temas ou Screen Savers.

      Tem tema do GT5 gratuito e tem muitos, mas muitos temas pagos.

      Grande abraço.

      Excluir
  9. Oi Daniel porque o meu GT5 não tem os eventos sazonais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, tudo bem?

      A possibilidade mais concreta é que o teu PS3 não está conectado à internet.

      E se isso é verdade, dependendo da versão do teu GT5, ele está desatualizado.

      Agora, se tens o teu PS3 conectado à internet, então tem de aparecer os Eventos Sazonais.

      Mas acredito que seja isso, que não estejas conectado à internet.

      Se não sabes como conectar o teu PS3 à internet avisa que te ajudo a fazer isso.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
    2. daniel muito bom seu tutorial mas eu tive um problema estranho, o meu gran turismo 5 é o xl edition so que eu comprei usado entao nao posso ter os carros e as pistas de dlcs certo? mas tipo quando eu fiz a atualizaçao do jogo no primeiro dia eu procurei tudo que tinha atualizado e todos os carros e pistas das dlcs tava la dai eu comemorei tudo mais joguei online fiz um monte de coisa no outro dia quando fui jogar meu gran turismo tava lento demorava 20 minutos so pra entra no jogo e mais 30 minutos so pra carrega uma corrida (nao é exagero é verdade) dai depois eu tive que exclui a atualizaçao e meu gt5 voltou ao normal oq eu faço??

      Excluir
    3. Olá Vitor, tudo bem?

      Até podes ter os DLCs, desde que a pessoa que te vendeu, te passe a ID e a senha para poderes cadastrar este usuário no teu PS3. Desta forma, poderás usar esta ID pra baixar novamente os DLCs e usar nas outras contas. Se a pessoa que te vendeu é teu amigo é mais fácil de fazer isso porque há o fator confiança. Mas se é um estranho já complica um pouco.

      Mas se a pessoa é um amigo teu, então pede pra ele o nome da ID e a senha desta ID. Vais cadastrar esta ID no teu PS3 mas não vais usá-la, porque não pode uma ID fazer dois início de sessão ao mesmo tempo. Então se o teu amigo entrar on-line com esta ID e tu também, quem entrar depois tira o outro do ar e assim quem vai entrando por último vai tirando o primeiro do ar.

      Mas poderás ter a ID dele no teu PS3 e fazer uso dos DLCs. Até 2 PS3 poderão ter isso.

      Quando fizestes as atualizações do GT5 os carros que vistes estão lá mesmo, e precisam estar, no entanto, pra usá-lo precisas comprá-los e pra comprá-los precisas ter baixado os DLCs correspondentes, senão não poderás comprá-los, o GT5 dará a mensagem que precisas comprar primeiros esses itens.

      Por isso achastes que tudo estava normal, mas na verdade ainda não está. Tu podes ver os carros mas ainda não podes usá-los.

      O fato de demorar a entrar é normal quando colocamos o GT5 on-line. Dependendo da velocidade da tua internet pode ser mais rápido ou mais lento o início do jogo. Quando o GT5 está off-line é rápido mesmo, mas quando está on-line o GT5 faz conexão com o servidor da PSN, sincronização de dados e este processo pode demorar um pouco mais que o normal. Se a tua internet é de 2MB pra baixo demora um pouco mais mesmo, mas se for de 4MB pra cima então já não demora tanto.

      Quando tem atualizações pra baixar ou DLCs novos disponíveis o processo de entrada nos jogo geralmente é mais lento porque tem muita gente baixando dados e isso faz com que demore um pouco mais pra entrar no GT5. Está tudo normal por aí.

      Como dissestes que apagastes as atualizações do jogo, e acredito que queiras dizer que apagastes dos dados do jogo GT5, então tens de fazer todo o processo de novo.

      Como fizestes a atualização, jogastes e salvastes os dados e depois apagastes os dados do jogo, os teus dados de avanço no jogo, os teus créditos e experiência ficaram incompatíveis com a versão não atualizada. Isso faz com que o GT5 tranque e não avance porque não bate os dados salvos do jogo com o que ele espera encontrar.

      Então se foi isso mesmo o que aconteceu, tens de fazer novamente todas as atualizações do GT5 pra depois voltar a jogar, ou então, deixar o GT5 desatualizado e iniciar um novo jogo, mas pra isso terás de apagar também os dados do teu jogo, do avanço do teu jogo.

      São duas coisas Vitor, uma é os dados do jogo GT5 e outra são os dados do teu jogo. Dados do jogo GT5 são os arquivos do programa GT5 e dados do teu jogo são os dados que o GT5 salva conforme vais avançando no jogo.

      Como estás me perguntando o que fazer, então vamos lá...

      1. Não apaga os dados do teu jogo, avanço do jogo.
      2. Apaga os dados do GT5, os arquivos, atualizações
      3. Faz uma nova instalação do GT5 e faz todas as atualizações
      4. Depois disso volta a jogar novamente o GT5
      5. Pede para o teu amigos os dados da ID dele, inclusive senha
      6. Cria este usuário no teu PS3
      7. Faz início de sessão com este usuário
      8. Entra na PlayStation Store vai na opção Meus Downloads e baixa novamente os DLCs do GT5
      9. Inicia a sessão com o teu usuário agora
      10. Inicia o GT5 e antes de entrar no jogo entra em Conteúdos Transferíveis Disponíveis e instala no GT5 todos os DLCs que baixastes
      11. Pronto, agora é só jogar e aproveitar.

      Grande abraço e boa sorte por aí.

      Excluir
    4. eae Daniel ajudo mas nao ajudo kkk é que tipo assim eu to jogando normal o gt5 mesmo depois de ter apagado os dados de jogo (apaguei os dados de jogo nao os dados do meu jogo) mas tipo agora eu nao to com a atualizaçao meu gt5 voltou a versao 0 ou 1 sei la kkkk so que eu preciço do gt5 atualizado pra mim jogar online participar dos eventos sazonais colecionadores online e etc certo? so que toda vez que eu faço a atualizaçao o gt5 fica lento igual eu te falei demora 10 a 20 minutos pra participar de uma corrida UMA CORRIDA kkkk e minha net é 5mb, outra coisa acho que oq vc falo ta meio errado por que eu comprei um carro da dlc que veio depois que eu fiz a atualizaçao, ate joguei uma corrida online com ele no dia que eu fiz a atualizaçao dai no outro dia que eu apaguei a atualizaçao o carro sumiu assim como todos os outros da dlc e meus creditos que eu gastei gastaram o dobro tipo eu tinha 2 milhoes e eu paguei no carro 500 mil depois que eu apaguei a atualizaçao meu creditos ficaram somente 1 milhao
      obs: a corrida que eu falei que demora 10 a 20 minutos é uma corrida normal nao uma online

      Excluir
    5. aa daniel uma obs: sim o gt5 que eu comprei veio com a id e com a senha do acesso as dlcs so que ele ja usou esse codigo ou seja eu nao posso utiliza-lo

      Excluir
  10. Oi Daniel como se conecta o ps3 a internet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisas primeiro ter internet aí na tua casa com um Roteador. O Roteador é quem vais fazer a distribuição do sinal para os demais equipamentos.

      Se não tens este Roteador, terás de comprar um. E poderás comprar um roteador Wireless. Além de ser roteador poderás usar a rede sem fio para conectar o teu PS3.

      Isso estando pronto aí, ficará fácil conectar o teu PS3 à internet.

      Para conectar o PS3, entra em Configurações, depois em Configurações de Rede, e depois conectar o PS3 à internet.

      Depois disso é só seguir os passos e escolher as opções padrões.

      Depois disso terás de criar uma conta na PSN (Playstation Network).

      Se não sabes como fazer isso, adiciona a minha ID do MSN e te explico por lá que é mais fácil e rápido. A minha ID é daniel.granturismo@gmail.com

      Repare que é gmail.com e não hotmail.com

      A propósito, qual o teu nome?

      Grande abraço.

      Excluir
  11. Qual a diferença entre o GT5 com o carro cinza e o carro vermelho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não lembro agora como é a capa do GT5, mas tem o que é GT5 e tem o que é GT5 XL.

      Com o Xl vem junto créditos pra baixar DLCs.

      Mas não lembro agora como são as capas jogo.

      Excluir
  12. Voce acha que existe macete no GT5 XL ? Se for sim onde eu faço o macete de 2 milhoes de creditos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço macete algum e nunca ouvi falar.
      O que sei que existe no GT5 XL são os créditos que vem junto em dólares para poderes comprar os carros e pistas dos DLCs e parere-me que vai somente até o Pack 2. Do 3 em diante já tens de comprar.

      Créditos de 2.000.000 é fácil de conseguir jogando nas Sazonais. Mas ganhar sem correr eu não conheço macete algum.

      Excluir
  13. FALA AI DANIEL,EU ESTOU QUERENDO VENDER ALGUNS CARROS MEUS MAIS QUANDO EU VOU EM VENDER APARECE ,ESSE CARRO NAO PODE SER VENDIDO APAENAS QUE EU POÇO EXCLUIR E NAO VENDER PORQUE ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, tudo bem?

      É que são carros considerados especiais pelo GT5 e portanto não podes fazer dinheiro com ele nem tão pouco dar esses carros a um amigo. Podes excluí-los apenas, o que não é um bom negócio.

      Eu no teu lugar não venderia os carros. Tem um troféu que se ganha quando alcançamos os 1.000 carros na garagem.

      Então se ficarem vendendo os carros não vais chegar a esta marca.

      Eu tenho mais de 1.160 carros na garagem. Te aconselho não vender. Se estás precisando de créditos, faz os sazonais.

      Grande abraço.

      Excluir
  14. boa noite a todos
    sou novo no jogo
    quero ter mais amigos
    no jogo
    e dicas
    meu ID: Baguetegna
    me adicionem..... obrigado

    ResponderExcluir
  15. Algebaile Diabo Louco14 de agosto de 2012 às 13:39

    Daniel, boa tarde, como enviar corridas gravadas para o face ou youtube, quando revejo uma corrida tem um item que informa exportar dados, qual o seguimento? para onde é exportado? em fim, como proceder para enviar para os lugares acima citados(face ou youtbe), grande abç e desde já agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Algebaile, tudo bem?

      Olha só... Estou nessa como tu. Também estou tentando descobrir como esse negócio funciona.

      Fiz a corrida do Sazonal FF. Pediram-me que postasse eu correndo e fazendo os tempos pra verem onde freio, como acelero, enfim. E fiz a corrida, salvei a repetição.

      Exportei o arquivo. São salvos vários arquivos. Mas o formato do arquivo não foi reconhecido pelo programa que uso, o Adobe Premiere.

      Então o que fiz... Coloquei minha cãmera digital na frente da TV e filmei minha repetição. Como a cãmera grava somente 5 minutos por vez, acabei gerando 3 arquivos com as 5 voltas.

      Mas ficou muito grande. Então levei os arquivos para o Premiere para gerar um arquivo menor. O arquivo no formato .mov ficou com 1.7GB de arquivo. Isso é muito grande para enviar para o Blog.

      Gerei um novo arquivo em baixa resoluçào. Ficou agora com 25MB, mas a imagem ficou horrível e nem tive coragem de postar.

      Então, ainda não descobri como fazer isso de forma que fique legal de ver e pequeno de enviar.

      Se descobrir uma maneira eu te digo. Hoje eu não tenho uma resposta pra ti.

      A função exportar do PS3 não tem finalidade pra mim. Tem a função apenas de exportar de uma conta para outra ou de um PS3 para outro. Não tem a função de exportar para um programa, como eu e tu imaginamos.

      Grande abraço.

      Excluir
  16. Algebaile(Diabo Louco-RJ)15 de agosto de 2012 às 17:12

    Grato e desculpe ter escrito que não sabia onde esava a resposta kkkk, é que faço as perguntas referente as partes do blog e depois esqueço onde fiz, vlw irmão (velhice é ....), abçs.

    ResponderExcluir
  17. E ai daniel blz é o Ricardo vc me enviou a Nomad agradeço muito pelo carro mas tenho algumas duvidas ainda sobre o jogo,li o post sobre abrir o bilhete mas não entendi,como abrir o bilhete e se caso não vier o carro q eu quero é possivel não aceita-lo,notei q o seu nivel aumenta rapido sem muito progresso no jogo como consigo isso,não me lembro de ter recebidos bilhetes de carro contendo o ano do carro,essas são só algumas das duvids q tenho logo entro novamente no blog com novas perguntas pois seu blog veio muito a ajudar os amantes de gt5,obrigado pela atenção.Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?

      Existem bilhetes de nível, de carros, especiais e de ano.

      Os bilhetes de carro quando tu abres vem o carro e pronto. É o caso do bilhete que enviei pra ti do Nomad. Este carro eu tenho, então enviei o carro pra ti, mas pra ti chega na forma de bilhete e então tens de abri-lo para receber o carro.

      Os bilhetes de Nível dão qualquer carro do nível do bilhete. O bilhete de nível 23, por exemplo, dá carros Le Mans. Então quando abres o bilhete e não vem o carro que queres, então tens de abrir novamente o bilhete. Mas pra fazer isso, ou seja, abrir novamente o bilhete, tens de ter os dados salvos em um pendrive. Se antes de abrir o bilhete tu não salvares os dados do jogo, não terás como abrir duas vezes ou mais.

      Funciona assim... Eu envio o bilhete pra ti. Tu entras em Comunidade, Presente, e recebe o bilhete. Este bilhete vai para o Caminhão de Entrega de Carros. Agora antes de abrir este bilhete tu tens de salvar os dados do jogo, porque quando salvares os dados o bilhete estará no caminhão de entrega e ainda não aberto. Salva então os dados. Depois de salvar, então abres o bilhete. Gostou do carro que veio? Ótimo! Não precisa fazer mais nada. Mas agora, não gostou do carro? Então recupera os dados que estão no pendrive e traz o bilhete de volta e abre novamente o bilhete. No momento em que recuperas os dados, os dados que estavam no pendrive tinham o bilhete. O que tens no PS3 é o carro retirado do bilhete, mas no pendrive ainda tens o bilhete não aberto. Então é o que fazemos, trazemos de volta os dados do pendrive e consequentemente o bilhete ainda não aberto.

      É simples assim! Só tens de salvar os dados antes de abrir o bilhete.

      Outra dúvida tua... O bilhete de ano vem quando fazemos aniversário. Se fizestes o cadastro na PSN com a data real do teu aniversário, quando este dia chegar e fizeres o início de sessão na PSN e entrares no GT5 vais ganhar um Bilhete do ano do teu nascimento.

      Mas como é aconselhável ter mais de uma conta, então dou como sugestão para abrir a segunda conta dar como data de nascimento a data do dia em que estás cadastrando na PSN e com o ano de 1970, porque este ano dá um carro muito legal, o Chaparral 2J Race Car de 1970. Então se quando estou cadastrando a conta eu coloco o dia atual mas com o ano de 1970, quando eu entrar no GT5 ele vai pensar que eu estou de aniversário e vai me dar um bilhete de presente, como cadastrei o ano de 1970, será deste ano o bilhete. Estamos enganando o GT5 por uma boa causa e não estamos fazendo mal a ninguém. É válido!

      A tua última dúvida... Porque eu avanço no jogo sem avançar no jogo. Agora embolou tudo!

      É que é o seguinte. Na conta DanielGTBR eu não faço as corridas do Mundo GT, as series A e B-Spec. Já fiz algumas mas não faço mais. Faço somente os Eventos Sazonais. Por isso é que quando olhas o meu Perfil o porcentual de avanço no jogo é sempre o mesmo, mas minha Experiência no Jogo vai aumentando, porque estou fazendo os Sazonais e não as corridas das séries A e B-Spec.

      Não tem mágica alguma! Somente que não corra as séries, somente os Sazonais.

      E não pretendo correr! Nesta conta eu guardo bilhetes e acumulo itens do jogo.

      Já na conta DanielGLGT eu tenho o jogo já completo. Já fiz todas as corridas e todos os Sazonais que abriram.

      Por isso estás achando estranho eu avançar no jogo sem avançar no jogo! Meus créditos e experiencia aumentam somente fazendo os Sazonais. O progresso da experiência é muito mais rápido fazendo os sazonais do que fazendo as corridas das séries.

      Até porque não tenho mais paciência pra fazer as corridas das séries. Já fiz todas na conta principal.

      Ricardo, eu tenho 5 contas hoje e mais 3 de cada filho meu, e são dois filhos que tenho. Então faz a conta pra administrar isso tudo. E meus filhos sempre querem as coisas mais legais que aparecerem no GT5. Então hoje eu seleciono muito o que faço no GT5. Faço somente o que é divertido e dá itens legais. O resto eu deixo de lado.

      Somente isso, na conta principal eu faço tudo o que aparece. Nas demais, depende.

      Grande abraço.

      Excluir
  18. Daniel muito obrigado mais uma vez agradeço muito a atenção e as dicas q vc tem passado,este final de semana vou ver se faço outra conta para poder aproveitar melhor o jogo vlw.Abraço.Ricardo.

    ResponderExcluir
  19. E ai Daniel é o Ricardo de novo no seu perfil vc tem um camaro com 713cv se não me engano,no meu eu só atingi 693cv,fiz todas as mudanças possiveis e não consegui passar disso como é possivel atigir esses cv a mais vc pode me ajudar,e obrigado por compartilhar os seus carros do gt academy pois eu não participei desse evento e estou usando os seus carros,os ultimos dois eventos eu ganhei com a ajuda dos seus carros.Obrigado mais uma vez.Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?

      O que deve estar faltando aí pra ti pra alcançares uns CVs a mais é fazer a troca de óleo.

      Se ainda não fizestes isso, faça. E se já fizestes, então faz umas corridas com ele, pelo menos umas 30 voltas e depois troca novamente o óleo.

      A quantidade de CVs a mais em cada troca vai depender de cada carro. Uns ganham mais CVs e outros menos. Não lembro agora quanto é no Camaro, mas deve ser uns 20CVs por troca que vai aumentando. Depois da terceira troca já não sobe mais, os CVs se mantém por um período e começam a cair novamente e com a troca eles voltam.

      Mas tem um patamar de CVs e não passa disso. Vai depender de cada carro.

      Não é mágica, é apenas troca de óleo. Toda vez que comprares ou ganhares um carro faz a troca de óleo dele. Só não faz isso se vais usar o carro em um evento em que limite os PP e com a troca de óleo tu ultrapassas. Do contrário, troca já no início e depois faz mais duas trocas de óleo.

      Grande abraço Ricardo.

      Excluir
  20. E ai Danilel blz varias vezes na garage encontrei o chaparral 2j para comprar mas nunca encontrei o 2d ja jogo a algum tempo e nunca vi esse carro,em todas as tabelas de carros eu vi q ele esta lá realmente ele existe. Abraço Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?

      Ele existe sim. Tenho até 2 na minha garagem. O primeiro eu comprei na Concessionária de Novos e o outro na Concessionária On-line.

      Os dois Chaparral já estiveram na Concessionária On-line e custavam um pouco mais de 12.000.000 cada um. Então tinha de ter muito crédito pra adquirir.

      O 2J tu consegues com o Bilhete de Ano de 1970 e o 2D com o de 1967.

      Compartilhei estes dois carros na minha conta DanielGTBR. Fique à vontade pra correr com eles.

      O 2J é muito utilizado nos contra-relógio que abrem nos Eventos Sazonais.

      Grande abraço.

      Excluir
  21. Fala Daniel é o Ricardo novamente preciso abrir outra conta urgente,acredito q seja conta americana,não sei identificar qual é a minha conta pois não fui eu quem fiz,para criar essa conta eu preciso gravar os dados num pendrive ou somente criar outro email,e outro utilizador e cadastrar na psn.Ainda não consegui fazer pois tenho medo de fazer alguma coisa errada e perder todo o meu progresso no jogo me tire mais essa duvida desde já agradeço novamente a atenção OBRIGADO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?

      Pra saberes se a tua conta é americana ou não, entra na PlayStation Store. Se os menus estiverem em inglês, é porque a tua conta é americana. Se os menus estiverem em português, então é porque não é americana.

      Se entrares na tua sala on-line, através de Comunidade, Minha sala on-line, verás a bandeira da tua ID na lista. Pode ser Portugal também. Se for americana vai aparecer a bandeira dos EUA; se for brasileira, a bandeira do Brasil; se for a de portugal idem. São as maneiras que conheço pra saber qual bandeira é a nossa conta.

      Pra criar uma nova conta não precisas salvar os dados da conta atual. Basta criares a nova conta. Elas serão independentes. Os dados de uma não poderão ser usados pela outra. Tenha isso em mente, porque parece-me que achas que poderás transferir os dados de uma conta pra outra. Se estás pensando em fazer isso, desista, porque não vais conseguir. As contas são independentes e cada uma terá de ter o seu progresso no jogo.

      Ou seja, terás de reiniciar o jogo para poder ter os carros, bilhetes, itens e etc.

      O bom é que poderás enviar itens de uma conta pra outra. Apenas isso, mais nada.

      Podes criar esta nova conta tranquilamente porque não vais perder nenhum dado da conta atual.

      Antes de criar a conta na PSN, tens de criar uma conta de e-mail. Depois de criar a conta de e-mail, então crias a conta na PSN criando a tua nova ID.

      Aproveita e cria um e-mail do Gmail, assim não aparecerá mais a tua identificação aqui no Blog como Anônimo, aparecerá o teu nome mesmo ou o apelido que criares, se criares.

      Na seção, iniciando o GT5 tem mais dicas de como criar uma nova conta. Dá uma olhada.

      Grande abraço.

      Excluir
  22. Fala ai Daniel blz,vc saberia me dizer pq a garagem online demora tanto para mudar?
    E se os seguintes carros aparecem em umas das duas garagens,ou somente na concessionria das respectivas marcas.
    -mark race car 67
    -lambo. miura 67
    -ferrari p4 race car 67.
    Apesar de serem carros maravilhosos acho o preço deles meio salgado e não é tão facil juntar todo esse credito para compra-los rsrsrs.
    Abraço.Ricardo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, tudo bem?

      Será que és Palmeirense? Estou na dúvida!

      Ricardo, esses 3 carros existem na Concessionária de Novos e são caros mesmos. O Mark e a 330P4 custam 20.000.000. O Miura é que custa um pouco menos, 15.000.000.

      Fazendo os sazonais até que não é tão demorado assim conseguir os 20.000.000. Demorado é conseguir quase 3 vezes isso!

      Então observa o ano desses carro. Todos de 1967. Então se tiveres este bilhete de ano, poderás ter esses 3 carros sem gastar um crédito sequer.

      Tens uma segunda conta? Se não tens, terás uma grande oportunidade de criar uma nova conta e ainda de ganhar este bilhete. Leia o post "Chaparral 2J Race Car '70".

      Com esta segunda conta e com este bilhete poderás ter esses 3 carros, além de outros.

      Se já tens uma segunda conta, então poderás criar uma terceira ou ganhar este bilhete de um amigo. Eu tenho este bilhete e posso enviar pra ti. Terás apenas de adicionar a minha ID DanielGLGT2. Adiciona esta porque as outras duas já estão lotadas e não tenho como adicionar mais amigos.

      Quanto a tua primeira pergunta, achas a resposta em Curiosidades. Mas respondo novamente aqui.

      A lista de carros da Concessionária On-line muda a cada duas semanas. Não lembro exatamente quando mudou a lista. Mas acho, e veja bem, eu acho, que na próxima quarta-feira agora muda novamente a lista. Se não mudar nesta quarta, mudará na próxima, porque a cada duas semanas nas quartas-feiras a lista muda. Por enquanto somente um carro tem se mantido na lista a cada mudança que é o Fórmula GT. Este tem aparecido na lista sempre. Os demais mudam todos.

      A tua segunda pergunta é se os carros aparecem na concessionária de usados. Não lembro de ter visto. Não lembro de ter visto carros Premium na Concessionária de Usados. Sempre vi carros Standard. Então creio que não verás esses carros na Concessionária de Usados, somente na de Novos. Acredito que não verás também na On-line, porque perderia o sentido estarem na de Novos.

      Ou seja, não tens muitas opções mesmo para adquirir esses carros.

      Grande abraço.

      Excluir
  23. E ai Daniel fiz outra conta vou mandar o convite dessa nova conta para vc e mais uma vez obrigado pela atenção e por tirar as minhas duvidas.
    Abraço.
    Hà e sim sou muito palmeirense!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Ricardo! E não fizestes o esquema de colocar como ano de nascimento o de 1967 e não o teu mesmo!

      Pensei que tinhas lido o esquema do Chaparral, onde explica como ganhar o bilhete e tentar tirar o carro.

      Se tivesses criado a nova conta com a data de hoje mas com o ano de 1967, quando tu abrisse o GT5 irias ganhar um presente de "aniversário" porque o GT5 iria pensar que estavas de aniversário. Como colocastes a data de hoje e o ano de 1967, irias ganhar este bilhete, e com ele irias tentar os carros.

      Mas não tem problema, envio mesmo assim o bilhete de 1967 pra ti. Mas, perdestes uma oportunidade de ganhar este bilhete uma vez por ano!

      Ainda não abri esta conta hoje. Assim que o fizer aceito o teu pedido e a partir daí é só aguardares. Ainda tenho outros bilhetes pra enviar. Na sequência envio o teu.

      Grande abraço

      Excluir
  24. Daniel esqueci de dizer que a minha nova ID é spawn8973, tentei com o meu nome, mas nao foi possível nenhuma combinação dava certo.
    E se vc puder me enviar esse bilhete agradeço mais uma vez.

    tbm estou curioso para saber como compatilhar mais carros no perfil espero q vc logo compartilhe essa com a gente, e quanto a brincadeira ela é valida para quebrarmos um pouco a cabeça.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu não faz ideia da quantidade de e-mails que tenho recebido dos amigos querendo saber "por fora" como se faz!

      Mas ainda não está na hora de revelar. A brincadeira continua. Ainda vou curtir mais um pouco tudo isso.

      Até porque, não é toda hora que isso acontece. Acredito que ninguém no mundo tenha feito esta proeza. Creio que sou o primeiro. E se for verdade, vou curtir mais um pouco.

      No entanto, tenhas a certeza que não guardarei somente comigo, irei compartilhar com todos.

      Quando souberem, vão dar risada de tão simples que é. E vão dizer...

      "Mas como eu não pensei nisso!". É! Eu pensei!

      Grande abraço.

      Excluir
  25. Poxa vida Daniel fiz a nova conta com o ano de 70 recebi o bilhete e na vontade de ver logo qual carro eu ia ganhar abri o bilhete e veio o toyota 7,mas só q eu esqueci de salvar os dados para poder usar o bilhete novamente enfim,não tem problema nessa nova conta só estou juntando credito e como o chaparral direto aparece na concessionaria de usados compro e envio para outra conta.
    Por curiosidade vc lembra onde se ganha o bilhete ano 67 e 70,Abçs.
    Acesso o blog quase todo dia e isso tem me tirado muitas duvidas,mais uma vez obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?

      Esses bilhetes só vêm nessa forma mesmo, não tem outro jeito, ou então ganhando de algum amigo.

      Em breve envio pra ti o de 1967 e se desejares o de 1970. Só tens de aguardar.

      Grande abraço.

      Excluir
  26. E ai Daniel boa noite vlw pelo bilhete de 67,se não for nenhum encomodo se vc puder me mardar o bilhete de 70 eu te agradeço muito espero não estar te causando nenhum transtorno com tantos pedidos.
    Eu peguei salvei e enviei o bilhete para minha outra conta,recibi o bilhete e novamente salvei voltei ao jogo abri o bilhete e veio se eu não me engano um mazda,sai do jogo carreguei os dados q estavam em um pendrive e entrei novamente no jogo,e para minha surpresa o bilhete não estava mais no caminhão,para não correr o risco de fazer nenhuma besteira salvei em 2 pendrives,ainda tenho o bilhete na conta em q vc me enviou so não entendi como ele sumiu da outra conta.
    Se vc conseguir entender a minha explicação(meio confusa),vc sabe me explicar o q aconteceu?
    Abraço e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?

      Está anotado o bilhete 1970 pra ser enviado...

      Quando ao sumiço do bilhete... Só tem uma explicação... Não salvastes os dados, ou achastes que sim e na verdade não... Com certeza absoluta, se tivesses salvo os dados no pendrive o bilhete teria voltado. Não tem como ser diferente se fizesses o salvamento antes de abrir o bilhete.

      Não adianta nem eu ficar pensando o que pode ter acontecido porque a resposta é apenas uma... não salvastes os dados. Então não tem por que ficarmos pensando no que fizestes. Certamente faltou alguma coisa.

      Mas parece-me que sabes o procedimento correto, então é de tentar novamente, mas agora com mais atenção pra ver.

      Vou te dizer como eu faço. Quando mando salvar os dados no pendrive, eu faço duas vezes isso. E aí tu podes me perguntar... Mas pra quê? E eu respondo... Apenas pra eu ter certeza que salvei os dados mesmo no pendrive e não correr o risco de perder o bilhete.

      Então tudo me leva a acreditar que tu não salvastes os dados no pendrive. Alguma coisa passou pela tua cabeça que acabastes esquecendo de salvar os dados. Mas isso estou supondo.

      Outra coisa que pode ter acontecido é tu teres salvos os dados antes de receber o bilhete. Como salvastes, achastes que estava pronto. E aí entrastes no GT5 e abristes o bilhete. Não era o carro. recuperastes os dados. Mas os dados recuperados não tinham o bilhete recebido.

      É a única possibilidade plausível sobre o assunto.

      Então, envias o bilhete de uma conta pra outra, mas antes de enviar salvas os dados. Depois de salvar, então envia o bilhete. Depois de enviar, recupera os dados e o bilhete volta.

      Na outra conta... Entre no GT5 e recebe o bilhete. Sai do GT5 e salva os dados. Entra no GT5 e abre o bilhete. Não veio o carro que queria, recupera os dados e faz tudo de novo.

      Acho que fizestes isso. Salvastes os dados antes de receber o bilhete. Entrastes no GT5, recebestes o bilhete, e como pensastes que os dados estavam salvos, abristes o bilhete e recuperastes os dados. Mas como os dados salvos ainda não tinhas recebido o bilhete, voltastes a estaca zero, sem o bilhete.

      Faz novamente! Não é o fim do mundo! Apenas perdestes um dia de envio. Normal!

      Grande abraço.

      Excluir
  27. E ai Daniel boa noite fiz novamente todo o processo e desta vez deu certo abri o bilhete e na segunda tentativa veio o chaparral 2D,agora vou seguir seu conselho e gravar duas vezes para não ocorrer nenhum erro obrigado novamente.
    tentei fazer o desafio sanzonal da lamborghini e simplesmente nem sai na foto vc ja fez,se vc ja fez o que vc achou?
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?

      Que legal! É bom saber que deu certo por ai!

      Já estou fazendo o desafio das Lamborghinis em uma das minhas contas. Estou usando um Gallardo. Já fiz as 3 primeiras. Agora estou em Nürburgring e estou a 1.7 segundos do primeiro. Falte o detalhe pra chegar em primeiro. Depois ainda tem a quinta corrida que ainda não entrei.

      A primeira corrida, Roma se não estou enganado, não está difícil.
      A segunda em Stage Router 5 também não está difícil.
      A terceira em Autumm Ring, essa sim tem de ter um pouco mais de atenção e não errar. A volta tem de estar na casa dos 1:20.
      A quarta em Núrburgring é que está mais difícil e exige um pouco mais de habilidade e jeito. Já fiz 3 vezes esta corrida. A primeira a final estava baixa e não consegui velocidade. A segunda ajustei a caixa mas cheguei em terceiro, errei na chegada. A terceira cheguei em segundo ficando 1.7 segundo atrás do primeiro.

      Então vou pra minha quarta tentativa e devo conseguir o primeiro.

      Assim que terminar eu publico aqui no Blog o carro que usei, a afinação, resultado e alguma dica.

      Mas no geral está exigindo um pouco mais os sazonais que estão abrindo. Antes eram mais fáceis, agora temos de correr um pouco mais concentrado e não tão na barbada como antes.

      O que é bom! Isso torna mais atrativo fazer os sazonais e vai fazer com que cada um tente melhorar o seu modo de correr e conduzir os carros. Está sendo válido o aumento na dificuldade de fazer os sazonais.

      Então Ricardo, não ache que está sendo difícil somente pra ti. Certamente está sendo mais difícil pra todos. Uns com mais grau de dificuldade de outros, mas igualmente difícil.

      Grande abraço.

      Excluir
  28. E ai Daniel blz muito obrigado pelos bilhetes,os carros de 67 ja consegui todos os q eu queria agora só falta o chaparral,agora vem a duvida,vc saberia me explicar o pq de não conseguirmos dar alguns carros para amigos independente do carro ser premium ou standart.
    Mais uma vez muito obrigado pelos bilhetes e pelas dicas q vc tem passado,não só para mim mas para todos q acessam o seu blog.
    Valeu,abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?

      Já me perguntaram algumas vezes porque não podemos enviar alguns carros e a minha resposta é ainda é a mesma... Eu não sei Ricardo. Não faço ideia do que passa na cabeça do japonês pra não permitir isso.

      E sabes que no início do GT5 era permitido enviar qualquer carro?

      Pois é! Dava pra enviar até o X2010! Mas isso acabou um tempo depois. Até saiu uma nota explicando, que como não tinha sido avisado que não poderia então iriam permitir por um tempo blá blá blá blá.

      Na minha opinião, preciosismo demais do japa e um pouco ridículo também.

      Para os carros DLCs eu até entendo e vejo lógica em não ser permitido. Mas os demais, não.

      Fazer o que!

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Daniel boa tarde, eu acho que a ideia deles é deixar o jogo mais dificil, pois para voces que tem muita habilidade que jogam muito bem, o jogo acaba se tornando facil demais possuindo todos os carros, tendo muitas opçoes de carros na garagem.

      Daniel voce imagina quantas pessoas cumpriram muitas partes do GT5 porque usaram seus carros compartilhados?

      Não da para contar né?

      Até acho que a tendencia é eles irem cortando mais as coisas, tipos os bilhetes carros e de niveis, compartilhamento e outras coisas.

      Um exemplo quando voce esta usando carro emprestado não pode entrar em sala online, porem pode fazer os sazonais, pensou se cortam esta regalia tambem?

      Com certeza todo mundo gostaria que pudessem enviar tudo e todos os carros e sem limites diario, mais o jogo não teria a mesma graça acho.

      abraço

      Excluir
  29. Fala ai Daniel blz,tenho uma duvida sobre o jaguar xjr-9 race car,na concessionaria ele aparece com o simbolo de conteudo transferivel logo não conseguimos compra-lo,só q eu encontrei um na concessionaria de usados a unica diferença q eu vi são as rodas,vc saberia me dizer se ele realmente aparece na concessionaria de usados.
    Li sobre o psn card,e acho muita sacanagem o conteudo estar na playstation store para compra e por causa de determinadas regras do jogo nós não conseguirmos compra-los,independente de região ou de conta.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?

      É isso mesmo, existem esses 2 carros. Antes, existia somente o Standard. Depois veio o Premium no DLC.

      E a diferença é essa, além das rodas que notastes, um é Standard e o outro é Premium, e se é premium, então o visual dele é mais apurado e refinado, em alta definição e com a possibilidade de pilotar com o visual do Cockpit.

      Fora isso, creio que o carro é o mesmo.

      O fato de ser diferente nas regiões até que não vejo muito problema. Mas vejo um problemão quando isso não é claro para o consumidor que acaba comprando e não podendo usar.

      Assim que eu tiver material suficiente para o entendimento do assunto eu organizo melhor o que já chegou pra mim.

      Grande abraço.

      Excluir
  30. fala daniel eu queia saber porque o codigo promociaonal do gt5 nao pega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marcelo, tudo bem?

      Não sei ao certo a qual código promocional te referes, mas provavelmente seja em função da região e do tipo de conta que tens.

      Talvez estejas falando do bônus que vem com a versão GT5 XL Edition, onde poderás usar os créditos para comprar os DLCs do jogo.

      Ou estejas falando de outro código promocional. Eu quando comprei veio um código promocional para baixar Themas do GT5, mas era apenas um código e não tinha valores em dólares. Apenas digitava o código e já abria para baixar o thema.

      Sugiro que participes do debate no post "PSN Card" e coloques lá a tua pergunta, mas coloca com mais detalhes... Qual o tipo da tua conta, se é brasileira, americana ou europeia... Qual a versão do teu GT5... Qual o nome do código promocional... Enfim, diga mais detalhes para que possamos ajudar.

      Grande abraço.

      Excluir
  31. E ai Daniel boa noite estou tendo alguns problemas depois da ultima atualização,esta me ocorrendo direto 2 tipos de erros(id=1:531),"80710102",já procurei na net para ver o q poderia ser mas existe varias explicações q não me ajudaram em nada.
    O erro de id só ocorre quando entro no jogo,consigo iniciar a sessão normalmente mas quando vai entrar no jogo ou mesmo no meio do jogo ocorre esse erro.
    O erro 80710102 esse já não consigo nem iniciar a sessão,ja configurei o meu roteador,até ja retirei meu roteador ligando o game direto no modem as vezes funciona as vezes não,vc sabe se mais alguem esta tendo esses problemas.
    Se vc ou alguem q acessa o seu blog souber alguma coisa a respeito me passe o q fazer pois ja tentei de tudo sem sucesso.
    Obrigado!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?

      Criei um post para tratar do assunto. Veja.

      Grande abraço.

      Excluir
  32. E ai Daniel boa noite fico muito grato pela atenção q vc deu para o problema,aqui esta tudo bem agora,mas li q tem mais um amigo com o mesmo problema só q parece q nem a atualização ele conseguiu fazer.
    Toda vez q tem essas atualizações o video-game fica meio louco só q dessa vez ele conseguiu me deixar louco tambem enfim faz parte.
    Estava lendo alguns comentarios passados sobre os bilhetes de nivel,na atual situação do jogo hoje é impossivel jogando conseguir o bilhete de nivel 23?
    Mais uma vez obrigado pela criação do post acredito q assim como eu muitas outras pessoas tem o mesmo problema,como o seu blog tem muitos seguidores fica muito mais facil chegar a uma solução com a ajuda de todos.

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?

      O bilhete 23, hoje, não tem como, apenas jogando o GT5 para conseguí-lo. Pra dizer a verdade, eu nem lembro mais direito como conquistei este bilhete, em qual sazonal que foi. O que lembro é que foi em um Sazonal que abriu e que deu este bilhete.

      Mas eu acredito que este bilhete ainda estará novamente disponível em algum sazonal.

      Se não tens este bilhete, eu posso enviar pra ti. Só não lembro a tua ID. Diga-me que envio pra ti em 3 dias.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Daniel bom dia não sei se vai te ajudar, mais este bilhete foi dado em um sazonal com periodo de duração de 15 dias que pagava 1.000.000 ou 1.500.000 e tinha com premio o bilhete 23 foi assim que consegui, porem não me lembro que desafio que era, se não me engano foi em junho ou julho, voce tem uma memoria melhor e os amigos do blog tambem podem ajudar.

      Abraços e boa semana.

      Excluir
  33. Boa tarde Daniel tudo bem,li o ocorrido com vc e com o outro amigo de perder todos os dados,sera q isso não vem de encontro com os problemas da ultima atualização,q acredito não tenha acontecido só comigo daqueles varios erros?

    Quanto ao bilhete eu não tenho demorei um pouco para conectar o video game na internet e acredito q com isso perdi varios bilhetes ou outras coisas mais q o jogo nos oferece.

    Se vc puder me enviar o bilhete estou no aguardo,minha id é spawn8973,obrigado mais uma vez e vamos torcer para q esses problemas parem e não ocorra com mais ninguem.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  34. OI DANIEL, EU SEI QUE ESTE TUTORAIL NAO TEM HAVER COM F1 2011,MAS EU SO QUERIA SABER PORQUE A SENHA PARA RESGATAR PARTIDAS ONLINE NAO FUNCIONA A SENHA É [HCH5-NHNE-HGHC]VALIDADE 31-06-2016

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi SuperGT, tudo bem?

      Não tem problema falarmos sobre F1 2011. Pra tua sorte eu tenho este jogo e posso dialogar contigo!

      Deves estar falando o Vip Pass.

      O meu tem validade até 31/03/2016 e é composto por 3 conjunto de caracteres, que podem ser só letras e podem ser letras e número.

      Deves digitar sem os "-" tracinhos, somente as letras e número e conforme aparece no folheto, tudo em maiúsculas.

      Se fizestes isso e deu inválido, só penso uma coisa que pode ter acontecido... Já foi usado por outro usuário.

      E se já foi usado por outro usuário tens de ir na loja onde adquiristes o jogo e pedir uma troca.

      Outra sugestão que dou é a seguinte.

      1. Elimina os dados do jogo. Não é os teus avanços no jogo e sim os dados do jogo mesmo, do programa.

      Entra em [Utilitário de dados de jogo] e elimina o F1 2011.

      Os teus dados do F1 2011 vão permanecer intactos, o quanto já jogastes no jogo.

      Depois de eliminar os dados do Jogo F1 2011, faz a instalação novamente e quando te pedi o Vip Pass digita novamente o código.

      Se continuar a dar erros é porque alguém já usou este código.

      Grande abraço.

      Excluir
  35. Eu sempre faço isso quando minhas tintas Gold Chrome e silver chrome estão acabando.

    Eu enviei 3 tintas gold e 2 silver para minha conta secundária. Acessei minha 2ª conta, recebi as tintas, saí do jogo e salvei os dados do jogo no pen drive. Espero virar o dia, acesso a 2ª conta, envio as 5 tintas para minha 1ª conta. Saio , e recupero o save do pen no ps3. Depois vou jogar normal com minha 1ªconta. Virando o dia, só acesso a 2ª conta e envio as tintas novamente para minha conta primaria. Depois saio e recupero o save novamente do dia anterior, que ainda esta no penn drive.
    Deste jeito não preciso fazer todo o processo, so faço a metade.
    Procuro sempre em manter acima de 25 tintas de cada chrome.

    Fica a dica, mas tenham cuidado ao fazer isso, pois se não fizerem com calma podem acabar substtituindo o save da conta primaria pelo da secundaria. Daí meu amigo, ja era. Só pagando o Play Plus daí para recuperar.

    ResponderExcluir
  36. Caro Daniel, meu reply aqui não tem muito a ver com o tema dessa postagem mas já li tantos outros tópicos que acho esse o espaço adequado para dizer que achei teu blog sensacional! Eu jogo Gran Turismo 5 nas poucas vezes que um amigo vem em casa com o PS3 dele. Sua colaboração é inestimável! Espero poder acompanhar teu blog em "tempo real" (não achei outro termo adequado) quando o próximo GT chegar! E também espero colaborar se possível!

    Boas corridas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Juan, tudo bem?

      Sejas bem-vindo ao Blog e obrigado por participar dele!

      Creio que ainda vai demorar um pouco para o GT6 chegar. Acredito que enquanto tivermos o PS3 no ar não teremos um nnovo GT. Acredito que somente uma nova versão do GT somente quan.do houver uma nova versão do PS. Então, aguardemos!

      Sinta-se à vontade para colaborar com o Blog.

      Grande abraço

      Excluir
  37. boa tarde, uam duvida pora no meu ps3 nao aparece o meu pen drive na hora de copiar meus save do gt5??? ja vi varios video q o pessaol salva os saves no pen drive mas aqui no meu ps3 so aparece compartilhamento online????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Denilo Carlos, tudo bem?

      O que pode estar acontecendo é incompatibilidade do formato do teu pendrive com o PS3. Outra possibilidade é ele estar mal encaixado no console.

      Porque, colocando o pendrive na entrada USB, o PS3 reconhece automaticamente.

      Sugiro que compres um pendrive novo e de marca diferente do que estás tentando usar e faças o primeiro uso dele no PS3, não usa ele antes em outro dispositivo.

      Vou olhar no PS3 se tem algum ajuste disponível para pendrives. Não lembro de ter visto, mas vou procurar novamente. Se encontrar, eu respondo novamente.

      Grande abraço.

      Excluir
  38. OLHA O X DA QUESTÃO EU UTILIZO O PEN DRIVE PARA ESCUTAR MUSICAS E JA UTILIZEI PARA INSTALR UM PATCH DO PES...ENTAO ACHO Q NAO SEJA PROBLEMA COM O PEN DRIVE,, POIS ELE SO NAO APARECE NA HORA Q EU QRO SALVAR ALGUM SAVEDATE MAS NAS OUTRA AREAS DO PS3 ELE APARECE
    .

    ResponderExcluir
  39. Vou direto ao ponto, eu tenho um save data aki q baixei, e quero colocar ele no meu ps3, porem quando coloco ele quando o jogo vai carregar da erro fala q nao pode porq o save data e de outro usuario, dai pesquisei e achei uma solução, mas eu tenho q ter um savedata meu original para substituir umas partes do save q baixei para rodar no meu ps3,,,porem quando vou salvar o meu save nao aparece meu pen drive.. tendeu!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denilo, então está explicado e não vai dar certo o que queres fazer.

      Não podes usar os dados de outro usuário, vai sempre dar erro. Posso afirmar pra ti que não dá certo. Não tem como usar, por exemplo, os meus dados, do meu usuário, no teu usuário, porque são usuários diferentes.

      A única maneira de usares os meus dados é criando um usuário aí no teu PS3 com os meus dados e teres o meu save, então vais usar os meus dados mas como sendo eu.

      Terás de ter a minha senha e tudo, o que não irá acontecer por razões óbvias.

      Já soube de amigos que usaram os dados de um amigo pra baixar carros que os amigos compraram, mas ele precisam ter a conta no PS3 pra isso funcionar.

      Mas se entrares com este usuário do amigo e o amigo também entrar na mesma hora, sempre ficará on-line o último que entrar, porque a PSN não permite início de sessão multiplo.

      É complicado e arriscado. Enfim...

      Grande abraço.

      Excluir
  40. Bom dia Daniel!

    Parabéns pelo seu blog, muito bom.

    Só uma dúvida... Estou afim de comprar um volante mas, não
    sei qual comprar.
    Qual volante vcs usam?

    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem?

      Você tem à disposição 3 opções, uma mais barata, outra que fica intermediária e outra um pouco mais cara.

      Tens da Logitech, duas opções, a mais barata e a intermediária. Tudo vai depender de quanto queres gastar no "brinquedo".

      A maioria que conheço, que joga com volante, tem o Logitech G27 Racing Wheel e todos estão super contentes com o volante.

      Ainda não conheci quem tenha o ThrustMaster T500RS, que é o mais caro deles e com mais opções de acessórios também.

      E tem o Logitech Driving Force GT que é o mais barato dele e que é feito especificamente para o GT5.

      Sugiro que procures informações sobre os volantes e conheça-os pra teres melhor condição de avaliação que qual a melhor alternativa pra ti.

      O site da Logitech é este (copia e cola o endereço abaixo)

      http://www.logitech.com/pt-br/gaming/wheels

      E o da Thrustmaster é este...

      http://www.thrustmaster.com/en_UK/products/t500rs

      Todos são bons, todos são volantes e funcionam perfeitamente no GT5. Somente que uns tens mais opções que outros. Veja a diferença entre eles e verás que o essencial é o mesmo nos 3. Quem vai dar a solução final será o teu bolso.

      Boa sorte na decisão. Grande abraço.

      Excluir
  41. Olá não sei se estou no local certo mas só uma dúvida como eu faço pra passar fotos e vídeos do meu Playstation 3 para o meu computador ?

    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leandrinho, tudo bem?

      Primeiro tens de exportar a foto do GT5 para o PS3 e depois vai na seção de imagens do PS3, escolhe a foto e copia para o pendrive.

      Vou te dar um exemplo e veja o passo a passo...

      1. Faz uma foto qualquer no GT5, na seção [Fotos de Viagem], escolhe um carro Premium e entra na seção.

      2. Depois escolhe o cenário, por exemplo [Gion, Quioto]

      3. Depois seleciona a [Localização da Câmera]

      4. Depois seleciona a [Localização do Carro]

      5. Depois faz o movimento para posicionar para fazer a foto usando os analógicos esquerdo e direito.

      6. Pressiona o [X] para apontar a câmera

      7. Pressiona o [X] novamente para Disparar a Câmera

      8. Pressiona o [X] novamente para Gravar a foto

      Depois de Gravar a foto, ela vai para o Álbum de Fotografia. Então agora sai desta opção com o botão [O] voltar até o Menu Principal.

      Quando estiveres no Menu principal observa que tem bem na direita a imagem de uma câmera que é a opção de [Álbum de Fotografia], vai até alí e clica na opção.

      Vai abrir todas as fotos que tens no álbum, então localiza a foto que acabastes de gravar e clica nela.

      Vão aparecer umas quantas opções, escolhe [Exportar para a seção Fotografia do Menu do XMB], que é a área do PS3 antes de entrar no GT5.

      Confirma que queres exportar e pronto. A foto está pronta pra ser gravada no pendrive.

      Agora sai do jogo e vai na seção [Foto] do PS3. Precisas sair do jogo, senão não consegues salvar no pendrive.

      Na seção [Fotos] do PS3 localiza a foto que acabastes e exportar, posiciona o cursor sobre ela e pressiona o botão [triângulo] e depois escolhe a opção [Copiar], escolhe então o Pendrive e pronto, ele vai salvar a foto no pendrive e a partir daí podes ler estar foto no computador.

      Para copiar os vídeos, precisarás de uma placa de captura de vídeo no computador. Não conheço outra maneira.

      Grande abraço.

      Excluir
  42. Socorro! se alguém puder ajudar... erro 768 sua rede é incompatível com o anfitriao da sala...
    ja fiz de TUDO. DMZ, troca de ips, wifi c dois routers, cabo, apagar cache, open dns, dns google e... NADA
    eu consigo acessar a maioria das salas, menos a que eu quero, que é de um amigo.
    E VICE-VERSA! Se entramos em quaisquer outras salas que nao tenham sido criadas por um de nós dois, conseguimos correr e nos enxergar.
    Alguém tem idéia do que possa ser? Ha mais de uma semana tentando todos os dias e nada.
    Grato,
    Eduardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eduardo, tudo bem?

      Isso é comum de acontecer, principalmente em internet com banda de 1MB, porque geralmente a velocidade de "upload" é baixa e isso dificulta a sincronização do PS3 com o servidor da sony e com os demais PS3 conectados na sala.

      Quando em uma sala os participantes possuem internet parecidas, por exemplo, todos com no mínimo 5MB de banda, e entra um outro participante com 1MB, este de um 1MB terá dificuldades em se manter na sala e provavelmente irá trancar todos os participantes da sala, porque, como os demais estão com banda equivalente, o sincronismo entre eles está perfeito, mas a banda com 1MB não consegue acompanhar este sincronismo e acaba trancando, travando e dando o erro. Geralmente quando um participante tenta entrar em uma sala e a banda dele é diferente pra menos dos demais o servidor da Sony nem consegue sincronizar este participante e então dá o erro. É uma forma de preservar a sessão de quem já está na sala, senão todos iriam trancar ou serem desligados da sala.

      O que provavelmente esteja acontecendo contigo e com o teu amigo, de não conseguirem entrar na mesma sala é que a banda upload de vocês é baixa e por isso está dando o erro.

      Tens que levar em conta que a banda vendida pelas operadores é a de "download", ou seja, a velocidade com que as coisas chegam da rede para o teu computador ou PS3, mas a banda de "upload", ou seja, a velocidade com que o teu computador ou PS3 tem pra responder é baixa e esta banda de upload é que é a mais importante em um jogo on-line, porque é a informação que envias ao servidor que soncronizará com os demais participantes.

      Então não tem nada de anormal por aí, o que há é apenas a banda de upload que está baixa e o servidor da Sony não está conseguindo sincronizar os participantes.

      Não tem o que fazer, a não ser aumentares a banda da internet, mas a banda de upload.

      Grande abraço.

      Excluir
  43. Bom dia.como faço para entrar nos Eventos Sazonais ? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celso, tudo bem?

      Pelo modo como perguntas, acredito que tu não estejas com o teu PS3 conectado à internet e sendo assim, não tens como entrar nos eventos sazonais.

      Se não tens o PS3 conectado à internet, certamente a versão do teu GT5 seja a 1 e nem aparece pra ti a opção de [Eventos Sazonais] na área do GT5 no Modo Mundo GT, assim como também não aparece [Salas On-line] nem a [Concessionária On-line], porque esses itens aparecem somente quando o PS3 está conectado à internet e atualizado.

      O GT5 já está na versão 2.11 e a tua ainda é a versão 1.0, pelo menos é o que está parecendo, de acordo com o que perguntas.

      Então o primeiro passo que tens de dar é conectar o teu PS3 à internet. Se não tens internet em casa não será possível fazeres isso e nem entrares nos Eventos Sazonais.

      Se tens internet em casa, então é só ativar a internet no teu PS3 e fazer a conexão e depois criar a conta na PSN e iniciar a sessão. Então, pra saberes como se faz isso, leia o post "Criando IDs na PSN e no PS3".

      Se precisar de ajudar pra conectar o teu PS3 à internet é só falar.

      Grande abraço.

      Excluir
  44. Olá Daniel, primeiramente parabéns pelo trabalho que faz no blog, então, queria saber se parar ganhar o Troféu Dream Race, que são aquele que tem que ter uma corrida com os três carros histórias, de 20 Milhões, eu preciso ter os três, ou somente um, abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hiderban, tudo bem?

      Na verdade, tu não precisas nem ter um dos carros, se usares um desses carros de um amigo poderás ganhar o evento e o troféu.

      Então não precisas ter os três, e na verdade nem mesmo um deles.

      Na conta DanielGLGT tenho o Jaguar compartilhado.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Tem espaço na sua lista de amigos ainda? Se sim, te adiciono, e posso fazer qual corrida, pra ganhar esse troféu?

      Excluir
    3. Oi Hiderban, tudo bem?

      Tem espaço sim. Andei fazendo uma geral na minha lista e eliminei algumas IDs que faziam meses que não conectavam. As duas contas tem espaço, mas na DanielGLGT é que tenho o Jaguar compartilhado.

      A corrida mais fácil de fazer nos carros históricos clássicos é em Deep Forest. Então sugiro que faças nesta pista.

      Grande abraço.

      Excluir
  45. Boa tarde Daniel, tudo bem ??
    Primeiramente é um prazer falar com vc !!

    Cara, estou impressionado com tanto conhecimento seu em relação ao GT5 !!

    Parabéns pelo blog também !!!

    Me adiciona na psn: jeffersonwe

    Jogo PS3 desde 2008/2009, joguei muita coisa, ganhei vários campeonatos de Pes e Fifa on line. Jogo mto também KZ2, esse jogo é de cabeceira, jogo on line todos os dias.

    Por incrível que pareça, eu não tinha jogado o GT5, joguei um pouco de Need, Nascar e Formula 1, mas nada que me desse mta vontade pois não jogo muito bem jogos de corrida.

    Comprei na loja de um amigo aqui em SP o jogo GT5, sinceramente estou impressionado com o jogo, ele é perfeito !! Gráfico, jogabilidade, carros.... esses sim são excelentes.
    Quando jogava Pes sempre gostava dos jogadores clássicos, com os carros não é diferente.

    Gostaria de saber na sua opinião, a sua opnião mesmo de qual os melhores carros clássicos do GT5??
    Além dos clássicos, quais seria hoje o seu top 15 ??
    Esse concessionaria de carros novos ultimamente esta demorando mto para mudar, isso é normal ??

    Tentei fazer aquele esquema dos bilhetes mas não tive mta sorte !! Smiley triste
    Quero mto o Toyota Race 7, o chaparral, a Sauber Mercedes e o Ford Marck IV mas tá mto complicado !! rsrsrs
    Estou juntando uns Crs para comprar esses carros, porém é mto caro !!

    Quando eu estiver pilotando um pouco melhor quero correr on line com vcs !!! ( mas falta mto ainda rsrsrs )

    Um grande abraço !!

    Jefferson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jefferson, acabei respondendo por e-mail a este teu comentário e não tinha visto que estava por aqui, achei que tinhas apenas enviado um e-mail pra mim. Então pra compartilhar com todos minha resposta, copio aqui minha resposta por e-mail.

      Um abraço e até mais...

      ***

      Oi Jefferson, tudo bem?

      Obrigado por entrar em contato e participar do Blog!

      As perguntas são muitas, então vamos por etapas...

      Clássicos:
      Aí vai depender da categoria. Se for GT, de corrida, minha preferência é o Jaguar XJ13. Se for street e Muscle Car, então é o Camaro. Depois tem os clássicos de cada marca e então são muitas opções.

      Meus preferidos são muitos e vai depender dos PPs de cada categoria.

      Le Mans - Audi R8 Race Car '01
      GT 500 - Xanavi Nismo GT-R
      GT 300 - Subaru Cusco Dunlop
      Street - Lamborghini Gallardo; Ferrari Califórnia; Ford GT; Camarro SS '10; Honda NSX; enfim, esses são os que costuma usar nos desafios.

      Bem, o GT5 é mais um simulador do que um jogo propriamente dito. O GT5 é impecável nos detalhes e na jogabilidade. Ainda não encontrei isso em nenhum outro jogo de corrida e olha que tenho muitos, mas nenhum deles se compara ou chega ao nível do GT5. GT5 é divisor de águas. Tenho o Forza pra XBox é ridícula a diferença ente um e outro e em todos os aspectos.

      Need for Speed e demais do gênero nem dá pra comparar porque são focos diferentes. Como estás iniciando a jogar o GT5, sugiro que leias a seção [Iniciando o GT5], se é que ainda não o fizestes. Lá dou dicas pra iniciar o jogo e ir acumulando bilhetes.

      Se não deu certo pra ti os esquema de bilhetes, veja o tutorial 1 da seção tutoriais do Blog.

      A Concessionária de Novos não muda, porque são os carros premium do jogo e podes jogar com o visual do cockpit.
      O que muda é a concessionária de usados e on-line. A on-line a cada duas semanas. Na próxima semana ela mudará.
      A de usados muda a cada corrida que fazes, quando corres, os 6 últimos saem e 6 novos entram no início da lista. Então se fizeres 5 corridas a lista muda por completo e são sempre carros Standard, tanto na on-line quanto na de usados. Então tens de entrar seguido nessas concessionárias pra ver o que tem por lá.

      Um das maneiras de ter os carros que queres é tendo os bilhetes correspondentes.
      Chaparral 2J - Bilhete de 1970 ou Bilhete de Nível 23, assim como o Toyota 7
      O Ford Mark IV com bilhete de 1966, se não estou enganado, tem de ver o ano dele, ou bilhete 23 também. Assim como a Sauber que também é nivel 23, tendo o bilhete 23 consegues os carros Le Mans, como R8, Bentley, One, entre outros, além da Sauber.

      No momento não estou em casa e não tenho como adicionar a tua ID, então faz o seguinte, adiciona este minha ID DanielGTBR que envio pra ti os bilhetes pra teres esses carros. Mas vais precisar de uma segunda conta pra ir acumulando bilhetes e reenviando pra ti mesmo todos os dias.

      No momento estou sem internet em casa e não tenho como jogar on-line. Meu PS3 está na casa da minha mãe e quando posso dou uma passada lá pra manter a conta e enviar os bilhetes que me pedem.

      Tens um longo caminho pela frente, mas posso garantir que é diversão garantida.

      Grande abraço e até mais...

      Daniel

      Excluir
  46. Daniel,
    Parabéns pelo Blog. É sensacional. Nunca tinha visto algo tão detalhado. Tenho o GT a mais de 2 anos. Quando comprei o PS3, o jogo veio junto. Não gostei no inicio, pois estava focado no futebol. A 60 dias, decidi mudar. Quando acessei o GT, tinha simplesmente 22 atualizações a ser baixada. Paguei pra ver o que tinha mudado. Fiquei surpreso. Como o Jefferson, estou gostando muito do jogo, mas falta habilidade pra jogar e (tenho só 60 anos. Um garoto ainda, não? kakakaka) passar algumas fases.
    No evento especial, a fase da Kombi é de amargar. Ela não anda. Tem alguma forma de acelerar? Já li todo o material disponível e não encontrei nada que pudesse ajudar neste caso. O que você recomenda? abs. Odair

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Odair, tudo bem?

      Sejas bem-vindo ao Blog e muito obrigado por participar dele!

      Bem-vindo extra aos coroas! Ainda não cheguei aos 50 mas estou perto! Faltam-me 2 anos pra isso. Então não esquente a cabeça com a idade porque não estás sozinho nessa e tenho muitos amigos e amigas que estão na mesma onda que tu e que também estão curtindo demais o GT5.

      E não dá pra competir com a gurizada! Não temos mais os mesmos reflexos de quando éramos guris e quando éramos esses brinquedinhos não existiam, então o que vale mesmo é a pura diversão. Enfim...
      O Evento Especial da Kombi é o seguinte, o segredo é pegar o vácuo. Se não pegares o vácuo não vai conseguir chegar mesmo.

      Outro detralhe importante, desliga todos os controles, tração, estabilidade, direção ativa etc., desliga tudo.
      Quando fores frear, evita frear 100%, pega leve no freio, freia a no máximo 60%, que é pra apenas perder um pouco a velocidade e não muito a aceleração.

      Este é o segredo da Kombi, vácuo. Depois, seja agressivo nas curvas, entre junto com eles nas curvas, retardando a freada e tomando a frente.

      Isso é o recomendo pra ti. Boa sorte por aí.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Valeu Daniel,
      Vou colocar em prática seus ensinamentos, mas acho difícil conseguir. Vou tentar. Valeu pelos ensinamentos.
      abs.
      Odair

      Excluir
    3. Daniel, desculpe a intromissão. Precisava dizer isso ao seu amigo.

      Odair, aprendi com uma pessoa, que hoje tem 10 anos de idade, que dizia, quando queria conseguir alguma coisa: " não desesto". Na época, com pouco mais de 5 anos, nem sabia conjugar o verbo desistir, mas sabia que tinha que lutar para conseguir as coisas que queria. A lição valeu. Não desistir. Fácil, realmente não é. Mas, com a ajuda do nosso querido amigo Daniel, podemos ter muitos momentos de pura diversão. O GT5 ajuda, e muito.

      Correr numa pista virtual onde só tem feras e conseguir vencer, meu amigo lhe digo: nem o Credicard paga

      Escute a lição de uma sábia criança: não "desesta" .... ( não desista)

      E vem aí o GT6....

      Um abraço


      Excluir
  47. oi as versoes do gt5 interferem no modo gravar dados do jogo para uma pen?no meu tem copia bloqueada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, tudo bem?

      Desconheço isso, nunca vi no GT5 o bloqueio de salvamento de dados. Tenho a versão normal, a primeira, e a versão XL e ambas salvam os dados da mesma forma e no mesmo formato de arquivo, porque uso tanto um quanto outro na mesma conta, no mesmo pendrive, com os mesmos dados e nunca aparecer dados bloqueados pra salvar.

      Creio que não haja diferença entre as versões do GT5 pra salmento dos dados.

      Dos dois dados que o GT5 salva no PS3, os dados do jogo e o Backup, o backup sim tu não podes salvar, mas os dados do jogo tantas vezes desejares.

      Não era pra estar bloqueado por ai.

      A única coisa que me vem em mente pra isso estar acontecendo é o teu PS3 e o teu GT5 não estarem atualizados e em função disso está havendo o bloqueio, mas mesmo assim é apenas uma suposição, porque não deveria haver este bloqueio.

      Grande abraço e lamento não poder ajudar mais, porque não sei o que está havendo por ai.

      Excluir
  48. li o seu tutorial de como salvar os dados no pen drive e passar p/ outra conta os bilhetes.a minha dúvida é ref a esse procedimento. posso salvar os dados no pen drive e abrir os bilhetes no ps3? ou preciso de outra conta para fazer isso? eu só quero salvar os bilhetes no pen e abrir os bilhetes no play, depois faço o backup e vejo qual o carro me agrada mais; mas quero ter varios carros com o mesmo bilhete e com uma só conta. é possível? se puder fazer um tutorial para uma conta só,ou um breve resumo, te agradeço. minha id: lg_senna
    um abço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciano, tudo bem?

      Da maneira como queres fazer não é possível.

      Pra ir abrindo o mesmo bilhete todos os dias, terás de ter duas contas e não tens como fugir disso. Em uma conta tu tens o bilhete e vai enviando pra outra conta e nesta outra conta é que vais abrindo o bilhete.

      Não podes enviar bilhetes de uma conta pra mesma conta, ou seja, de ti pra ti mesmo, é preciso uma segunda conta.

      Terás de criar uma segunda conta mesmo, porque senão, nem eu vou enviar um bilhete pra ti, porque nunca terás o bilhete, porque todo o bilhete que enviar pra ti vais abri-lo e ao fazer isso ele some.

      Estás me pedindo bilhete de 1970 pra o Chaparral 2J e com este bilhete podes conseguir outros carros legais como o Toyota 7, que também queres. Então tem 2 carros que desejas com o bilhete de 1970. Eu enviando pra ti este bilhete pra tua única conta, vais poder abri-lo uma única vez, considerando que o carro venha na primeira tentativa. E vindo o 2J vais querer o Toyota 7 e não terás mais o bilhete e vais me pedir novamente o bilhete de 1970 e aí tu já viu, vou passar um bom tempo enviando bilhetes pra ti e não é este o propósito, até porque tem mais amigos querendo bilhetes.

      Então sugiro, se é que ainda não fizestes, que cries uma segunda conta e nesta conta tu vais acumulando os bilhetes pra poderes enviar desta segunda conta os bilhetes pra a primeira e nesta primeira poderes abrir os bilhetes e ter os carros que desejas.

      Assim que tiveres esta segunda conta adiciona a minha ID que envio pra os bilhetes.

      Já aproveita e cria a segunda conta com o ano de 1970, assim eu não preciso enviar o bilhete de 1970 pra ti, envio outros bilhetes que não tens.

      Mas só enviarei bilhetes se tiveres uma segunda conta, do contrário, não farei.

      Espero que não te aborreças comigo!

      Grande abraço.

      Excluir
  49. Olá ,como está daniel ?

    Eu sou novo na psn e tenho uma pergunta :
    Se enviarmos um bilhete para um amigo ,perdemos esse bilhete ou ficamos com ele?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem?

      Se enviares um bilhete pra um amigo perdes sim este bilhete. Por isso é que dou a dica de antes de enviar o bilhete tu salvares os dados do jogo no pendrive.

      Antes de enviar o bilhete, entra no utilitário de dados e copia os dados do GT5 em um pendrive. Quando salvares os dados o bilhete estará lá.

      Depois de salvar, então envias o bilhete para o amigo. Depois de enviares vais ficar sem o bilhete. Então sai do GT5, vai novamente no utilitário de dados e recupera os dados do pendrive. Fazendo isso, como os dados do pendrive tem o bilhete, o bilhete volta pra tu conta.

      Salve sempre os teus dados antes de enviar qualquer item do jogo em um pendrive, assim poderás sempre recuperar os dados enviados.

      Grande abraço.

      Excluir
  50. Olá Daniel, e como é que se recupera os dados na explicação acima?

    Abraços, Jonas

    ResponderExcluir
  51. Olá Jonas, tudo bem?

    O primeiro passo foi copiar os dados do PS3 para o Pendrive. Pra fazer isso usamos o Utilitários de Dados Guardados no PS3, vai no ícone do GT5, pressiona Triângulo e depois escolhe como destino o pendrive. Esta é a IDA.

    Depois tem a volta. Depois de enviar o bilhete, volta no Utilitário de Dados Guardados do PS3, só que agora escolhe o ícone do Pendrive e não mais do GT5. Clica no ícone, vai até o ícone do GT5 do pendrive, pressiona Triângulo e escolhe Copiar, confirma as duas perguntas com "Sim" e os dados serão gravados do Pendrive para o PS3, recuperando os teus dados com o bilhete.

    Tanto para salvar os dados como para recuperar os dados usamos o [Utilitário de Dados Guardados do PS3], somente que para copiar os dados para o Pendrive vamos no ícone do GT5 e para recuperar esses dados depois vamos no ícone do Pendrive.

    Só tens de ter esta atenção, ou seja, estás salvando os dados ou recuperando os dados. Se ficar atento não dá erro.

    A sequência é esta:

    PARA SALVAR OS DADOS DO GT5 NO PENDRIVE

    [Utilitário de Dados Guardados do PS3] > [Ícone do GT5] > [Botão triângulo] > [Opção Copiar] > [Destino Pendrive] > [Sim] > [Sim]

    PARA RECUPERAR OS DADOS DO GT5 DO PENDRIVE

    [Utilitário de Dados Guardados do PS3] > [Ícone do Pendrive] > [Ícone do GT5 do Pendrive] > [Botão Triângulo] > [Opção Copiar] > [Sim] > [Sim]

    Na recuperação não precisas indicar o destino porque automaticamente será o PS3. Indicas o destino somente quando fores salvar os dados.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniel, tudo bem!
      Nossa humilhou(no melhor sentido da palavra) na resposta, muito obrigado. Foi muito além do que eu esperava, não poderia ter sido melhor.

      Abraços, ótimo começo de samana.
      Jonas

      Excluir
  52. Oi Daniel, como vai!

    Tenho algumas perguntinhas a fazer, pode me esclarecer por gentileza?

    Gostaria de salvar, ou melhor ir salvando, todo progresso do jogo(GT5). Isso é possível através de uma segunda conta, pen drive ou os dois métodos são viáveis? Ainda dentro desse contexto, quando salvamos o jogo, todo o conteúdo é salvo, quero dizer, carros da garagem, dinheiro, nível, bilhetes, etc..? É que alguns carros da garagem são lindos e é um suador consegui-los, então gostaria de tê-los em uma outra conta seguros. Aliás é possível envia-los para outra conta assim como fazemos com o bilhete?

    Daniel, se o pen drive for o método indicado para o caso acima, então sempre que fizer uma nova transferência terei que apagar a anterior, caso contrário o PS3 nos enviará uma mensagem que já há dados do jogo na conta?

    Tenho outras tantas dúvidas mas vou me virando por aqui, tentando soluciona-las, e aí se não der certo vou buscar ajuda com você, isto é se tiver "saúde" para me suportar!

    Um abraço,
    Beatriz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, tudo bem?

      São muitas dúvidas mas de forma alguma me importo de respondê-la, espero sim ter saúde pra poder sempre estar aqui ajudando, com a graça de Deus!

      Vamos lá...
      O GT5 está definido pra salvar automaticamente o jogo no PS3, a não ser que configures diferente. Se não mudastes as configurações do jogo ele está salvando automaticamente. Mas quando eu não vejo a indicação no canto inferior direito "salvando dados" eu vou na opção [Salvar] pra não correr riscos. Tenho no-break, então não terei problemas com a luz, mas quem não tem pode perder as últimas informações se elas não forem salvas antes.

      Não podes ter os dados do mesmo jogo em duas contas, a PSN não permite isso, os dados são de uma única conta. No início eu também queria fazer isso, depois de avançar no jogo, queria transferir esses dados pra outra conta mas não é possível fazer isso. Então a solução é ter uma cópia em Pendrive mesmo. Eu ainda tenho os dados salvos em 3 serviços de nuvens, no Skydrive, no GoogleDrive e no Dropbox, todos eles são serviços gratuitos e que qualquer pessoa pode utilizar. Eu recomendo.

      Todo o conteúdo é salvo sim, o que não são salvos em pendrive são as imagens (fotos) e as repetições que fazes, isso é salvo no PS3 e na hora de salvar em pendrive esses dois itens não vão junto, eles ficam no PS3, então tens de fazer a cópia desses itens manualmente. Os demais itens, tintas, postais, carros, bilhetes, peças etc etc são salvos no mesmo arquivo de dados do jogo.

      Os carros que gostas podem enviar aqueles que são permitidos de serem enviados. Tem uns quanto que gosto e que não podem ser enviados, então envio pra outra conta o bilhete correspondente e tento na sorte retirar na outra conta. Vou te dar um exemplo. Eu acho muito legal o Chaparral 2J e este carro não pode ser enviado. Mas com o bilhete de 1970, que pode ser enviado, eu consigo retirar este carro. Então é o que faço, envio o bilhete de 1970 pra outra conta e deixo ele lá porque sei que quando quiser usar o 2J na outra conta é só ir abrindo o bilhete até vir o 2J. Podes fazer o mesmo com qualquer carro, desde que saibas o bilhete correspondente.

      Pra copiar para o pendrive não precisas excluir os dados anteriores, o PS3 verá que tem dados e vai te perguntar se queres sobrepor os dados, então é só responder que [Sim] para as duas perguntas que o PS3 fará.

      Tens de excluir os dados somente em uma situação, quando vais copiar os dados de uma conta pra outra usando o próprio PS3. Por exemplo. Tem a conta Beatriz e tens a conta D_Beatriz. A conta Beatriz tem os dados do jogo é a que usar pra avançar no jogo. A conta D_Beatriz tu usas apenas pra fazer uma cópia dos dados, porque não tens um pendrive. Então, na primeira vez que fores copias os dados da conta Beatriz para a D_Beatriz ele vai fazer a cópia sem problemas porque a D_Beatriz está vazia. Mas quando fores fazer pela segunda vez ele não fará a cópia porque já tem dados lá, então antes de fazer uma nova cópia tens de excluir os dados de D_Beatriz. Isso só acontece de PS3 para PS3, não acontece de PS3 para Pendrive e nem de Pendrive pra PS3.

      Se tiver mais dúvidas é só falar. Grande abraço.

      Excluir
  53. Oi Daniel,

    Acredito que não me fiz entender bem quando disse "se tiver saúde para me suportar", que é o mesmo que dizer "se tiver paciência para me suportar". Dado as minhas limitações no jogo e nas transferências de dados poderia vir a fazer muitas perguntas óbvias, então fiz esse trocadilho com as palavras.

    De qualquer modo Daniel, por favor, aceite o meu pedido de desculpas, de forma alguma quis brincar com sua saúde, longe de mim tal brincadeira.

    E pra finalizar, muitíssimo obrigado pelas respostas.

    Um abraço, Beatriz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estimada Beatriz, quando li a tua mensagem de resposta à minha, fiquei pensando se deveria responder de volta ou deixar assim mesmo, mas creio que certas coisas não podem ficar sem a devida consideração e atenção.

      Entendi o teu trocadilho e não interpretei de outra forma, não pensei e não senti na tua pergunta um outro sentimento senão o de carinho e apreço por mim. As tuas palavras não estão minadas de maus sentimentos, pelo contrário, passastes pra mim respeito e admiração pelo que faço.

      Portanto Beatriz, não tens por quê se desculpar porque não brincastes com a minha saúde e em momento algum isso veio ao meu pensamento. Esqueçamos isso e continuemos o nosso diálogo saudável e proveitoso.

      Um grande e afetuoso abraço.

      Excluir
  54. e ae daniel tudo bem?faz mais ou menos um ano desde a última vez q pedi sua ajuda no gt5,agora estou aqui de volta,daniel gostaria de saber se é realmente impossível compartilhar ou dar carros que custam mais de um 1 milhão no gt5,parabéns pelo blog,tem crescido desde então,também gostaria de te adicionar na psn,vc tem alguma conta q possa me adicionar?Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego, tudo bem?

      Todos os carros, sem exceção, podem ser compartilhados. Somente que alguns não poderão ser usados pelos teus amigos que é o caso dos carros DLCs e alguns outros que são os Stealth Model, como o GT-R GT500 da Nissan. Foram isso, todos os demais carros, além de poderem ser compartilhados, poderão ser usados pelos teus amigos ou em outras contas que tenhas.

      Pra dar os carros para os teus amigos é que tem restrições. Carros com valor igual ou acima de Cr. 1.000.000 não podem ser enviados, e tem muito carro bacana que se enquadra nesta proibição. É o caso dos carros Le Mans, os de nível 23, como o Audi R8 Race Car '01, o Chaparral 2J Race Car '70 e tantos outros que não pode ser dados.

      Então pra contornar este problema, enviamos os bilhetes correspondentes desses carros e através da abertura dos bilhetes é que tentamos a sorte em retirar esses carros.

      Então respondendo pontualmente a tua pergunta...

      Podes compartilhar carros acima de Cr. 1.000.000, e não somente acima, qualquer carro pode ser compartilhado, só não poderás dar de presente a um amigo e enviar pra uma outra conta tua.

      E lembrando que nem todo carro compartilhado poderá ser usado, apenas visto pelo teu amigo.

      Grande abraço.

      Excluir
  55. Daniel ,
    eu jogava com um jogo emprestado por um amigo , e cheguei ate o nivel 31 , com 43 carros, e Agora compre o meu gran turismo XL EDITION , e para usar as DLC's eu teria que fazer uma conta brasileira ou americana , porem minha conta era portuguesa , ai tive que criar outro usuario e outra psn e tenho que passar os dados para o novo usuario .

    Eu faço tudo certo , porém quando entro no jogo ele diz que eu estou tentando pegar os dados de outro usuário e substitui os antigos que eu copiei .

    Espero atenciosamente sua resposta ,
    Grato Eu kk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João Victor, tudo bem?

      Nem tudo está perdido. Mas leia com atenção minha resposta pra não cometer erros no procedimento.

      A tua conta portuguesa ainda poderá ser usada e os dados desta conta ainda poderão ser usados, mas antes terás de fazer algumas coisas.

      A primeira delas é criar uma conta brasileira ou americana. Sugiro criar as duas, uma brasileira e outra americana. Veja o post [Criando IDs no PS3 e PSN] pra saber como criar as tuas novas IDs.

      Partindo do princípio que criastes as IDs, sugiro que faças a entrada do Código de Resgate dos DLCs com a conta brasileira. Com o teu GT5 XL Edition veio junto um [Redeem Code] ou Código de Resgate, que é pode ser usados por uma das tuas duas contas recém criadas. Mas usa a brasileira pra entrar com o código e poder baixar os DLCS, macacões, capacetes e tintas que vem além dos carros e pistas dos DLCs.

      Depois de baixar os DLCs com esta conta brasileira, tanto a nova conta americana quanto a portuguesa poderão usar também os carros e pistas dos DLCs, só não terás os macacões, capacetes e tintas nessas duas outras contas, mas os carros e pistas, sim.

      Depois então de baixares os DLCs, entra na conta americana e instala na opção Conteúdos Transferíveis os carros dos DLCs.

      E agora pra finalizar, abre a tua conta portuguesa e instala os carros também.

      O que não será possível fazeres, porque o GT5 não permite, é usares os dados da conta portuguesa na conta brasileira ou americana, porque já iniciastes os dados com uma conta e não é possível transferir esses dados pra outra conta, a PSN não permite que faças isso.

      Poderás continuar o jogo onde estavas na conta portuguesa, e agora ainda terás como jogar nas contas brasileira e americana.

      Não é ruim ter mais de uma conta, pelo contrário, é um ótimo negócio. Então não fiques aborrecido por não poder usar o avanço do jogo da conta portuguesa em outra conta.

      Se fizeres os sazonais, em breve estarás acima do nível 31 e cheio de créditos.

      Finalizando, mantém a tua conta portuguesa, com os dados específicos dela, e não tenta passar esses dados pra outra conta, senão dará o erro que estás vendo aí.

      É assim mesmo e não há nada de errado, só não é permitido usar dados de uma conta em outra.

      Se ainda tiveres alguma dúvida é só falar.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Faltou uma observação...

      Tudo o que disse só é válido se o disco que usavas emprestado do teu amigo era da mesma região do disco XL Edition que comprastes. Se for região diferente não poderás aproveitas os dados da conta portuguesa neste novo disco.

      Os dados salvos dos jogos tem formato diferente, o formato do arquivo gerado pelo GT5 região 2 é diferente do formato do arquivo gerado pelo GT5 região 1, ou seja, eles são incompatíveis.

      Se este for o teu caso, não poderás usar os dados da conta portuguesa que já tinhas, terias de recomeçar a jogar.

      Mas nível 31 e 43 carros na garagem é quase nada. Em seguida chegas a este ponto novamente.

      Grande abraço.

      Excluir
  56. Bom dia Daniel, tudo bom?

    Criei uma conta na psn com id e tudo mais, no entanto a fiz no computador, agora posso inseri-lá no ps3 para jogar gt5?

    Abraços, Paulo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo, tudo bem?

      Isso mesmo. O que tens que fazer agora é criar a ID no PS3. Já criastes a ID na PSN com o uso do computador, agora tens de informar esses dados ao PS3.

      Siga os passos:

      1. Entre no PS3 com qualquer conta existente nele. Faz o início de sessão no PS3, não precisa iniciar a sessão na PSN, apenas no PS3.

      2. Vai a opção [Criar novo usuário]

      3. Cria um novo usuário com o mesmo nome que usastes pra criar a ID na PSN. Isso facilita pra administrar as contas.

      4. Depois de criada a ID no PS3, vai na seção [Rede] e escolhe [Inscrever-se na PSN]

      5. Escolhe a opção [Usar uma conta existente], porque já criastes a conta na PSN.

      6. Digita o e-mail que usastes pra criar a conta na PSN e a mesma senha.

      7. Feito isso, marca pra lembrar a senha e se desejar fazer o início de sessão automaticamente.

      Ele vai te dar as boas vindas e vai ficar aguardando que ou entres na Playstation Store ou Cancele e volte ao PS3.

      Então pressione [O] cancele e volte ao PS3.

      Está feito, já podes usar a conta pra jogar GT5. Lembrando que vais iniciar do zero.

      Grande abraço e boa avanço no jogo.

      Excluir
  57. Olá, Daniel,
    Fiz tudo direitinho o passo-a-passo acima.
    Mas confesso que estou me tremendo de MEDO de excluir os dados da minha conta principal (LEONARDO), mesmo já tendo feito a cópia para uma conta de dados (D_LEONARDO).
    Te falo isso porque, nas minhas tentativas anteriores teve uma vez que deu um erro dizendo algo parecido com "já existem dados... você não pode blá-blá-blá..." não lembro bem o texto de erro.
    Mas eu acho que eu simplesmente esqueci de EXCLUIR os dados da conta (e neste caso não era a minha conta principal, foi uma conta extra americana que tinha acabado de criar), então, quando eu fui recuperar FUI PRO SACO!!! Além do erro, ainda perdi o Bilhete de 1970 que eu tinha conseguido.

    Bem... mas o motivo do meu post é te perguntar se eu posso ficar seguro de excluir a minha conta principal tendo gravado anteriormente os dados em uma outra conta. MEDO-MEDO-MEDO!!! rsss

    Vale a pena gravar também em pendrive?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo, tudo bem?

      O que erro que te referes é quando já há dados na conta de apoio. Ou seja, quando gravas os dados da conta principal para a conta de apoio e já tens dados na conta de apoio. Quando usamos o próprio PS3 pra salvar os dados em um conta de apoio, esta conta de apoio não pode ter dados, senão dá o erro.

      O ideal Leonardo é ter um pendrive e usá-lo pra fazer as cópias, porque dá menos trabalho e é mais seguro também, porque não precisarás excluir os dados antes de salvar.

      Estás me perguntando se podes excluir os dados da conta principal. Poderás fazer isso se tiveres feitos a cópia dos dados na conta de apoio. Se fizestes isso, poderás excluir os dados da conta principal.

      Leonardo, como estás usando o próprio PS3 pra salvar os dados, a tua atenção tem de ser maior na hora de salvar o que e onde. Se seguires os passos certos não terás problemas nem perderás os dados, mas qualquer vacilo já era. Então apenas tenha cuidado e atenção no que estás fazendo, porque qualquer distração já era.

      Então confirmando minha resposta pontualmente à tua pergunta e como dissestes que já salvastes anteriormente os dados em outra conta de, podes sim excluir os dados da conta principal e trazer os dados da conta de apoio.

      Tive problemas em um dos meus PS3 e perdi os dados de uma das minhas contas. Como eu tinha uma cópia no Skydrive, recuperei os dados e voltou tudo ao normal.

      Então sugiro que faças isso de vez em quando também, salve os dados em pendrive e depois salve esses dados num serviço de nuvem na internet.

      Grande abraço e boa sorte no procedimento.

      Excluir
  58. Boa Noite Daniel,

    Cara tenho um GT5 XL Edition, porém gostaria de atualizar para que tenha aquela opção de "suspender" uma corrida e continuar depois. O que precisa fazer para conseguir isso? Se precisar acessar a net com o PS3 to lascado pq só tenho acesso a net por Pen da Claro. Existe alguma solução?

    Desde já agradeço pela atenção.

    Vinícius.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vinícius, tudo bem?

      Para teres esta opção de Suspender tens de atualizar o GT5 e pra isso precisas conectar o teu PS3 à internet. Não tem outro jeito, não tem por exemplo baixar o arquivo pelo site e depois copiar pra um pendrive e depois então usar o pendrive pra atualizar o PS3, porque desta maneira não tem como fazer, então é obrigado a ter o PS3 conectado à internet.

      Eu durante um bom tempo usei minha internet móvel pra jogar on-line e atualizar meus PS3, isso foi em 2011 e 2012. Hoje eu uso a banda larga da NET pra fazer isso.

      De qualquer forma, a internet móvel tem franquia de dados e provavelmente irias gastar quase que toda a tua franquia pra fazer todas as atualizações existentes e que irão abrir quando colocares o GT5 on-line.

      Então sugiro que faças uso da internet de um amigo. Não tens um amigo(a) que tenha internet banda larga e que possas levar o teu PS3 na casa dele(a) pra fazer as atualizações? Porque depois de feitas as atualizações não precisas mais estar on-line pra jogar.

      Se quiseres tentar com a tua internet móvel, existem roteadores para internet móvel e poderás conectar o teu modem móvel no roteador e usar a internet via rede sem fio pra conectar o teu PS3 a este roteador. Apenas tens de ver se o roteador escolhido comporta o modelo do teu modem móvel. É possível fazer isso e é como eu fazia.

      Mas eu tinha dois modens, um funcionava legal no roteador, ou outro já não funcionava porque o roteador não dava suporte a este outro. O modem que funcionava era aquele maior, parecido com uma "bolacha comprida" e precisa de uma cabo USB pra ligar o modem, o outro modem que não funciona já era menor na forma de pendrive e não havia cabo algum. Não lembro mais os nomes dos modens porque não tenho mais. Mas veja o teu modelo e antes de comprar o roteador verifique se o roteador dá suporte ao teu modem.

      Estas são as soluções que tens pra resolver o teu problema.

      Grande abraço.

      Excluir
  59. Olá Daniel
    Amigo estou com um prolbema, não consigo copiar meu save do jogo, como disse antes queria atualizar meu game mas não consigo salvar o jogo, sigo as instruções para fazer a copia do meu save mas não vai...
    quando entro em informações sobre o save aparece la: Bloquerar: Cópia proibida.
    Tem alguma dica?
    vlw

    ResponderExcluir
  60. Informações do save:
    Titulo: gran turismo 5
    subtitulo: dados com pormenores do teu progresso no jogo.
    atualizado: 5/10/2013 4:15am
    tamanho: 344kb
    Bloquer: Cópia proibida
    Detalhes: Tempo jogado 344dias
    creditos: 1587370
    carro atual: tommukaira zzii '00

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leonardo, tudo bem?

      Parece-me que estás tentando salvar o Backup do GT5 e não o arquivo com os dados do jogo. O Backup não dá mesmo pra copiar, a não ser que tenhas conta Plus, do contrário não dá.

      Quando entras no Utilitários de dados salvos (PS3) aparecem dois ícones do GT5, um que é com os dados do jogo e o outro é o Backup que o GT5 faz quando inicias o GT5.

      Confere e veja se é o ícone GT5 apenas que estás tentando copiar, porque se for o ícone do GT5 (Backup) não vai dar certo.

      Diga o que aparece de ícone do GT5 aí pra ti quando entras no Utilitários...

      Fico no aguardo...

      Excluir
  61. Ola Daniel,
    desculpe a demora para responder, mas tinha deixado atualizando todo o jogo, e depois de atualizar o mesmo resolvi meu problema e ja estou com as duas ids ativas, uma que eu ja tinha onde esta meu save original e outra do famoso bilhete 70, se puder me adicionar a seus amigos eu agradeceria meu id é "spanholo".
    obrigado pela ajuda abraços

    ResponderExcluir
  62. Boa tarde Daniel, fiquei muito feliz em achar seu blog, muiiiiito top..... desde já agradeço toda a ajuda que tem dada aos nossos colegas ao longo desses meses e anos :) ..... vamos lá..... tenho 39 anos e sou de Uberaba/MG ;....... como sou casado, nao tenho muito tempo pra jogar, ou seja, só jogo nas tardes de sábado....casado né....já viu....rsrsrs..... é o seguinte, esse mês que consegui meu play3.....ufa..... :) ..... sou fã de gran turismo desde a 1ª versão pro play1 (aliás tenho todas e originais).... vamos lá.... nao tenho net em casa e nao vou jogar online.....pelo menos por enquanto.... comecei a jogar a 2 semanas (so nos sabados) e estou no nivel (é assim que se diz?) 13 .... sou fanatico pelo jogo e espero jogá-lo ate teminar tudo.... dúvidas: como salvo o jogo nas corridas longas? é so entrar no boxe e apertar o botao "playstation" e escolher sair do jogo? tem muitas corridas longas? qtos niveis sao? vou me divertir mesmo sem net? queria um papel de parede como os seus, mas nao tenho net ne, tem como eu conseguir? tem alguma dica preciosa pra me dar? vc ja fez tudo do jogo? vc acha necessario eu guardar os dados do meu usuario? achei meio complicado o jeito de fazer isso :) ufa..... rsrsrs .... desculpa te incomodar ta.... espero que possa me responder....grande abraço ..... fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christopher, tudo bem?

      Sejas bem-vindo ao Blog e obrigado por participar dele!

      Puxa Christopher, é muito ruim ser portador de más notícias, mas não tenho outra opção...

      Não vais conseguir fazer a maioria das coisas que me perguntas pelo simples fato de estares jogando GT5 sem estar conectado à PSN (PlayStation Network). Vamos pontuar cada uma das perguntas.

      1. É assim mesmo que se diz, Nível 13. Olha só, se o teu PS3 estivesse conectado à internet poderias em uma única corrida de um evento sazonal passar do nível Zero para o nível 22. Então jogar GT5 Off-line é demorado e exige paciência, além de não teres vários recursos disponíveis, que falarei na sequência.

      2. Não vais conseguir salvar o jogo durante uma corrida longa, de Resistência, porque não tens no teu GT5 com a atualização que inseriu o recurso do [Botão Suspender]. Pra poderes ter este recurso terás de atualizar o teu GT5 e consequentemente o teu PS3. Não tem como salvar a corrida se não fizeres a atualização, terás de correr e deixar o PS3 ligado se não quiseres perder o tempo já corrido. Fiz as duas 24h sem o recurso, meu PS3 ficou ligado direto por uma semana até concluir a corrida. Na época que fiz ainda não tinha o bendito botão suspender.

      3. Quando chegares ao Nível 25 abrirá a Série Resistência e verás as 9 corrida de resistência que existem, dentre elas as duas de 24h, uma em Le Mans e outra em Nürburgring.

      4. São 40 níveis, tanto para o A-Spec quanto para o B-Spec. Veja a seção Níveis GT5 pra saber o que é liberado conforme vais avançando no jogo.

      5. Vais te divertir sem Net, mas seria muito mais legal com Net, porque o avanço do jogo é mais rápido, os créditos são maiores e as corridas também são muito legais, principalmente as dos eventos sazonais, além das corridas nas salas on-line que existem.

      6. Sem internet não tens como conseguir papel de parede legal, porque os que uso são de DLC (DownLoadble Content), ou Conteúdos Transferível, que vieram com a versão XL Edition.

      7. Já fiz todas as corridas do jogo em uma das minhas contas, a DanielGLGT, esta está completassa, com todos os carros, eventos realizados, mas ainda não platinei e creio que nem irei platinar. Em outra conta já estou com 40 nos dois modos, A e B-Spec, a DanielGTBR, e na DanielGLGT2 estou no nível 38 em A e 36 em B, se não estou enganado. Depois nas outras contas tenho somente níveis em A-Spec porque não corro em B-Spec nessas contas porque são contas apenas de apoio às contas principais.

      8. Não acho, tenho CERTEZA que é necessário guardar os dados do teu usuário. Vamos que dá o azar de perderes os dados gravados no PS3. Se não tiveres os dados em um pendrive, já era, terás de recomeçar do zero. Então tenha como hábito, mesmo não estando conectado à internet, salvar os dados do jogo em Pendrive. Faça isso, é um conselho que não me canso de dar aos amigos!

      Salve em pendrive e depois envie por e-mail pra ti mesmo o arquivo e tenha uma cópia, mesmo que não atualizado, dos teus dados no computador.

      Não te acanha em perguntar, estamos aqui pra isso.

      Grande abraço.

      Excluir
  63. ola Daniel, primeiramente, obrigado pela educação e "paciência" com que tem lidado com essas perguntas chatas :) ..... 1º) o meu gt5 é a versão XL Edition, inclusive veio de "miami" pra mim em janeiro deste ano, será que nela tem a atualização que vou poder salvar? e os papeis de parede? tem dentro do dvd?, como disse, estou começando agora e como nao tenho net, nao importo muito com essa coisa de "passar rapido pelos niveis".... quero é que demore mesmo...rsrsrs ....agora, logo no primeiro bloco de corridas "a tela inicial que tem 9 campenatos (quadradinhos que a gente escolhe o evento) de principiante" em a-spec, tem uma ou duas la que nao tem jeito, nao tenho o carro exigido e nao tem nem pra comprar, sera que vou ganhar esses carros mais a frente? nunca fui nesse "b-spec" e como so vou ligar meu play denovo sabado que vem, vou te perguntar :) .... pra que serve? é corrida que a gente so fica olhando? valeu e abração...... ps: de onde vc é?

    ResponderExcluir
  64. esqueci de perguntar: pra eu salvar (achei muito complicado o tutorial.. alem do mais nao tenho net pra ir lendo seu tuto e ir fazendo.....kkkk) no pendrive, é fácil? vi que tem umas opções de "salvar dados playstation3" no menu do play3....é isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra salvar os dados no pendrive tens de usar esta opção mesmo, Utilitário de dados salvos no PS3. É simples, primeiro vais no ícone do GT5, clica com o botão [Triângulo], escolhe [Copiar], depois escolhe o ícone do pendrive e pronto. Se for a primeira gravação não vai te perguntar nada quando indicares o pendrive como destino da gravação, mas a partir da segunda vez vai te fazer duas perguntas de confirmação, então é só responder [Sim] às duas e dará certo.

      Grande abraço.

      Excluir
  65. tava lendo os comentarios no menu que você me falou "níveis" e fiquei curioso com uma coisa...desculpa perguntar...... mas pq 3 consoles vc tem? :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma longa história, então vou resumir.

      Comprei o primeiro em 2009, se não me engano, o normal, o PS3 grande, que lê discos do PS3 e tem 4 entradas HDMI, entra pra Cartão SD etc., é bem completo.

      Tenho 2 filhos e também curtem jogar. Então chegou um tempo que começou a faltar PS3 pra jogar porque os 3 queriam jogar ao mesmo tempo, então comprei um outro pra mim. Então ficamos com dois. Amenizou no começo, mas depois começaram os descontentamentos entre meus filhos porque queriam jogar jogos diferentes e sozinhos. Jogavam muito em parceria quando eram menores, mas depois foram crescendo e os interesses mudando.

      Junto com isso lançaram o Movie e eles queriam o bendito Movie. O preço o Movie na época era $ 370,00 o Kit e um PS3 combo com o Kit era R$ 420,00. Nem pensei duas vezes em comprar um novo PS3.

      Então agora cada um tem o seu e joga quando quer e o que quer e ninguém fica aborrecido.

      Resumindo é isso.

      Grande abraço.

      Excluir
  66. olá amigo...... e quanto ao "B-spec"? pode me dar uma luzinha? resumido....só pra eu ter uma ideia ok...... outra: e quanto aos eventos que pedem um determinado carro (ex: carros italianos de anos 60 a 70)... tem campeonatos, ate no modo principiante mesmo, que nao acho o carro estipulado pra comprar, nem na concessionária e nem nos carros usados........ obrigado. abração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, ficou responder sobre o B-Spec...

      No B-Spec tu passas de piloto para diretor de prova apenas orientando o teu piloto, dizendo pra ele aumentar o ritmo, diminuir o ritmo, manter o ritmo, fazer a ultrapassagem ou entrar no Box. Essas são as opções. Quanto menor o nível do piloto mais burro ele é e quanto mais alto o nível dele, melhor ele corre e obedece aos teus comando. No início é muito chato, mas depois até que vale a pena. O visual da corrida é legal então só por isso já vale fazer as corridas B-Spec.

      Quando tens uma corrida que precisa de um determinado carro e não achas esse carro na concessionária de novos então tens de ir na de usados ou na on-line. Quando não estão nessas concessionárias tens de deixar de lado a corrida e fazer outras e voltar às concessionárias pra ver se ele ainda não apareceu. É assim mesmo. Há mesmo algumas corridas em que a Concessionária de Novos não atende aos requisitos, mas são poucas. Verás que conforme vais avançando os carros vão aparecendo.

      Quando não tens o carro adequado a ajuda de um amigo cai bem, porque o teu amigo pode compartilhar o carro e tu poderás usar este carro pra fazer a corrida, mas pra isso precisas ter o teu PS3 conectado à internet.

      O GT5 tem todas as possibilidades pra fazeres os eventos e as corridas e conseguir os carros e bilhetes, mas pra isso precisas estar on-line. Infelizmente.

      Grande abraço.

      Excluir
  67. esqueci de perguntar...... como o meu é o XL Edition, será que ele gravará as corridas de longa duração??????? ps: vc viu a edição "academy"??? será que é muiiiiiiiiito melhor que a XL??? abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gravará, precisarás fazer a atualização pra isso.
      Não tens como levar o teu PS3 na casa de um amigo, fazer as atualizações e depois voltar pra casa e jogar de novo? Podes fazer isso, atualiza na casa de alguém e depois volta a jogar off-line.

      Veja se não encontras alguém que tenha internet e possa se dispor a ter algumas horas dedicadas às tuas atualizações.

      O jogo em si não muda de nenhuma versão, ou seja, seja GT5 Normal, os primeiros, seja XL Edition, seja GT Academy Edition, o jogo é o mesmo, o disco é o mesmo.

      O que muda de um pra outro são os bônus que vem junto, ou vouchers, que são os códigos que vem junto com o jogo e que permitem que façamos download de itens do jogo, são os chamados DLCs.

      Mas o jogo é o mesmo, não muda nada. Mesmo a capa do jogo sendo diferente, é só uma capa, porque no disco o conteúdo é o mesmo.

      Grande abraço.

      Excluir
  68. Daniel, parece que há sim uma maneira de criar uma nova conta e incluir os dados da tua conta anterior.Temos eu e uns amigos , portugueses por sinal, pq sou brasileiro, uma página no facebook: SCUDERIA GT6 e já tivemos um dos nossos que conseguiu fazê-lo. Logo ele irá postar com se faz, e desde já está convidado a dar uma olhada à página e ter tornares um amigo, será um prazer.Se tenho tua permissão, também colocarei um link da tua página que nos auxiliará muito .
    Grande Abraço do ZECA_SCUDERIAGT6.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Zecca, tudo bem?

      De forma normal não é possível atribuir dados de uma ID a outra ID. Se usares o jogo sem usar outros artifícios, não é possível.

      Mas se usares outro programa pra burlar o GT5 e a PSN acredito até que seja possível, mas isso implicará em problemas.

      O fato da PSN aceitar apenas a relação 1 por 1, é porque ela tem todo o teu histórico na PSN, ou seja, quando crias uma conta na PSN, e não podes mais excluir esta conta, tudo o que fizeres fica registrado. Por isso a PSN não permite passar os dados de uma ID pra outra, porque será outra pessoa e não tu.

      Assim como estão hackeando os carros, colocando o X2010 na estrutura do Fusca ou qualquer outro carro, acredito que até seja possível colocar os dados de uma ID em outra ID, mas vais concordar comigo e isso não é legal. Isso no Brasil chama-se Estelionato. Olha só o que diz nossa lei...

      Para o Código Penal brasileiro o estelionato é capitulado como crime econômico (Título II, Capítulo VI, Artigo 171), sendo definido como "obter, para si ou para outro, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil ou qualquer outro meio fraudulento."

      Veja Zecca, que ao alterares a ID estarás descumprindo os termos aceitos quando criastes a ID na PSN, porque estás usando dados de uma ID em outra ID, e estarás fazendo exatamente o que o código condena e diz que é crime, além de praticares falsidade ideológica, porque irás te passar por outra pessoa. Olha o que diz a lei...

      Omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, com o fim de prejudicar direito, criar obrigação ou alterar a verdade sobre fato juridicamente relevante.

      Então Zecca, tenha cuidado com o que fazes, porque podes estar fazendo sem intenção alguma, mas que é configurado como crime.

      Faça o que é correto! Ande na linha! Assim não vais te incomodar com ninguém.

      Face a isso Zecca, não me leve a mal, mas não quero conhecer esta forma errada de jogar o GT5 nem de me relacionar com a PSN. Peço-te que não publiques aqui no Blog. Não importa se os outros fazem, o que me importa é eu não fazer. Peço-te também que não cries um link com este espaço para outro espaço que diga como isso é feito.

      Como tudo no Brasil precisa ser provado para comprovara a inocência, deixo aqui registrado que "não tens a minha permissão pra vincular meu Blog com qualquer outro assunto que não esteja dentro das permissões de nossas leis".

      Se serve como dica, pra não dizer conselho, sugiro que não publiques nem incentives esta maneira de burlar a PSN na tua página no Facebook, poderás ter uma tremenda dor de cabeça, senão outra coisa.

      Espero que não te aborreças comigo e compreendas minha atitude.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Apoiado Daniel :) ....... Lembrando que estou no 6º Período de Direito pela Universidade de Uberaba - UNIUBE........ e tenho 2 primos que são advogados e ja trabalhei com um deles mais de 6 anos............ SER LEGAL -> faz toda diferença ;)

      Excluir
  69. Boa tarde Gabriel, quero saber se posso colocar o link dessas suas dicas em um Grupo que participo de GT5 no Face, muito obrigado!
    Carmona41

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Carmona41, tudo bem?

      Meu nome é Daniel e não Gabriel, como colocastes por engano na mensagem!

      Não tem problema algum colocares um link no teu grupo de GT5 direcionando para o Blog. Este Blog é público e aberto, não faço restrições quanto ao uso dele. Minha única restrição é quanto ao conteúdo postado aqui, que deve seguir rigorosamente aquilo que é permitido pelo jogo e pela PSN.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Boa tarde Daniel, beleza? Desculpe pelo engano, vou postar o link la, agora so nos resta aguardar pelo GT6. Grande Abraco,
      Carmona41

      Excluir
  70. boa tarde Daniel....... consegui atualiza-lo, a versao do sistema ta (to tentando lembrar).... acho que é 4.5 ou 5.0...nao lembro, desculpe.... a do jogo, (eu acho) que é 2.5.... é que foi um amigo meu que atualizou pra mim...... agora acho que vai gravar nas corridas de longa duração ne?!?!? pergunta: vc pode....por favor.... me dar umas dicas, isto é, qual o carro que corro essas corridas? principalmente a de 24 de nurburgring....acho que vou "penar" nessa, neste fim de semana joguei um evento nela (e era so uma volta) nossa......muito dificil, e olha que o carro nem era tao rapido assim.....enfim..... gostaria de saber quais os carros que vc usou nestas corridas e os pneus....só isso.... acho que com essas dicas eu vou dar conta :) ......ps: acho que os pneus de "corrida: macio" é melhor pra estabilidade ne? abração.....

    ResponderExcluir
  71. acabei de ler sua "epopeia" das 24hrs de nurburgring..... esclareceu muita coisa..... se quiser nem precisa responder a pergunta de cima ok.... mas tenho mais perguntas :) ..... : como consigo os carros pra correr essas corridas de longa duração? vou ter de comprar? sao carissimos.... queria saber como consegui, em especial o "castrol tons supra" e o "skyline" aquele azul potente...... valeu......... ps: anciosíssimo pra chegar nessas corridas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Christopher, tudo bem?

      As versões que te referes na mensagem anterior são; PS3 está na versão 4.50 e o GT5 está na versão 2.15. Se o teu amigo fez todas as atualizações, são essas as versões que tens por aí.

      Pra saber se tens de fato o botão Suspender, basta testares. Pode ser numa corrida de resistência ou em uma corrida de campeonato. Inicia a corrida de resistência ou o campeonato e dá uma volta e entra no box se tiver o botão suspender podes ficar tranquilo que terás como suspender a tua corrida e voltar a correr mais tarde.

      Se ainda não tens nível pra entrar nessas corridas, aguarde mais um pouco. Mas eu ficaria tranquilo no teu lugar. Se as atualizações foram feitas o botão suspender está lá.

      Como já lestes a postagem das 24hs dispensa eu fazer comentários de dicas. Se leres os outros comentários terás uma melhor visão de como são essas corridas. Os relatos dos amigos que já fizeram também ajudam na tomada de decisão das escolhas.

      Os carros precisam ser da categoria Le Mans, nível 23. Esses carros custam em média Cr. 4.500.000, uns mais, outros menos, mas na média é isso. Na Concessionária de Novos tens 3 carros à disposição, dois na Peugeot e um na Mazda.

      Se tu tivesse internet seria fácil, bastava eu compartilhar um carro e estava pronto, tu usarias este carro e não gastaria um Cr. sequer. Mas como não tens, então a única forma é comprando esses carros. Então corre, bastante, junta bastante crédito e entra na concessionária de usados e verifica se não tem um Le Mans por lá. Isso se não quiseres uns dos 3 carros premium disponíveis.

      O Supra e o Skyline podem ser enviados. Pergunta pro teu amigo se ele não te faz mais um favor, ligar o teu PS3 na internet novamente e receber esses presentes, que posso enviar pra ti. Envio o Bilhete de Nível 23 pra conseguires o carro Le Mans e envio os carros também. Escolhe uma semana que não vais jogar, deixa o PS3 na casa do teu amigo e ele recebe pra ti. Precisaria de um dia pra cada um dos carros e do bilhete, então, ao todo, 3 carros, 3 dias.

      Veja e depois me diga quando será. Senão, só te resta correr e acumular Cr. e torcer para os carros aparecerem na Concessionária de Usados.

      Grande abraço.

      Excluir
  72. olá Daniel....(o que seria de mim...pobre jogar offline senão contasse com os amigos) kkkkk, me diz aí como ele faz pra aceitar na casa dele (ele disse que tudo bem) pode ser amanha mesmo (terça - 05/11/2013) aí vai gastar 3ª, 4ª e 5ª...correto? ele só não sabe como funciona, pois ele tem ps3 a muito tempo, mas não é acostumado a jogar GT5 :) ...... desde já, te agradeço de coração..... grande abraço, e agora tenho de ir (faculdade) mas amanha de manha te responde e a gente acaba de combinar.... abração. ;)

    ResponderExcluir
  73. Olá, conversei com ele e ele me disse que posso trazer o play pra ele que ele pega pra mim, ou seja, amanha ne pq hj nao da pra eu ir em casa,...... mas "se der" entao, ficara assim: 1 carro ca 4ª, um na 5ª e o bilhete na 6ª, ok?! pode ser? so preciso que me explique como ele fará isso, pq ele me disse que nao sabe como é :) .... ele ja fez minha ID na psn, será que vc me acha aí? eu preciso estar online pra vc poder mandar? ou por exemplo: vc manda hj e amanha eu recebo? minha ID é: cwnoronha ....... minhas duas iniciais mais o sobrenome..... Chrístopher Wendell de Noronha :) .... aguardo explicações.... obrigado amigo. ps: se vc mandar o carro, assim que ele receber no meu play, ele poderá enviar pra ele tambem? (do meu play é claro). abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christopher, tudo bem?

      Vou responder aos dois comentários acima...

      Então ficou pra quarta, quinta e sexta eu enviar os carros e bilhete pra ti.

      Vai funcionar assim. No teu PS3 vais adicionar a minha ID DanielGTBR à tua lista de amigos. Vais entrar na opção [Adicionar um amigo] no PS3 e vais enviar uma mensagem pra mim.

      Quando eu ligar meu PS3 vai aparecer a mensagem que de recebi um pedido de amizade. Vou aceitar o teu pedido e em seguida vou enviar um dos carros. Tu não precisa deixar o teu PS3 esses 3 dias no teu amigo, porque posso enviar os carros sem precisares receber. Poderás receber os carros todos de uma só vez. Vou enviando e a PSN vai guardando esses carros na tua conta até tu receberes os carros.

      É simples assim, eu envio e tu recebes. Então se não quiseres deixar o PS3 lá, não há necessidade. Isso tu resolve. O importante é receberes os carros, que pode ser a cada envio que faço ou recebe todos de uma só vez.

      Pra adicionares a minha ID precisas estar conectado à internet, então o teu amigo entrará com a boa vontade de deixar o teu PS3 ligado à rede de internet dele. Preciso que envies o pedido de amizade, senão eu fico na dependência de aceitares o meu pedido. Então tu faz o pedido e eu aceito e já envio os carros.

      Se puderes escrever o nome completo dos carros que queres seria importante pra eu não enviar carro trocado.

      Por exemplo, Toyota Supra, isso não serve, tem de ser o nome completo e se tiver o ano melhor ainda.

      Sei que queres o Supra e o GT-R, mas preciso saber qual modelo porque tem mais de um.

      Assim eu vejo se tenho esses carro na conta que indiquei, a DanielGTBR, se não tenho envio de uma outra conta pra esta e depois envio pra ti. Tenho uma conta com todos os carros e não terei problemas em enviar pra ti.

      Hoje é terça, então se puderes enviar os nomes antes das 21h eu já não perco o envio diário de hoje e amanhã envio o carro certo pra ti.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Faltou responder a última parte...

      Ele poderá enviar do teu PS3 para a conta dele os mesmos carros. Só não poderá enviar no mesmo dia.

      Quando eu enviar o primeiro carro, ele poderá enviar outro carro e não o mesmo. Porque primeiro vai receber e depois que receber não poderá enviar no mesmo dia o mesmo carro recebido, porque a PSN não permite receber e enviar o mesmo carro ou bilhete no mesmo dia, poderá enviar no outro, mas não no mesmo dia.

      Então se ele quer algum outro carro, poderá enviar, mas o que eu enviar somente no outro dia.

      Como o teu PS3 vai estar lá, então ele poderá enviar pra ele os carros que eu enviar pra ti. Apenas terás de deixar o teu PS3 um dia a mais na casa dele pra ele poder enviar o bilhete no outro dia.

      Podes receber um bilhete e enviar outro no mesmo dia, só não pode receber o bilhete e enviar o mesmo bilhete no mesmo dia. Isso serve pra bilhete e carro.

      Quando recebes um bilhete e tentas enviar o mesmo no mesmo dia a PSN interpreta como se já tivesses usado a tua cota diária de envio. Por isso devemos sempre primeiro enviar um bilhete ou carro pra depois então receber outro bilhete ou carro. Só não dá pra fazer isso quando o bilhete que queremos enviar é justamente o bilhete que queremos receber.

      Grande abraço.

      Excluir
  74. Última pergunta (de hj) kkkkk ,,,,,.... como faço pra destravar a pista de nurburgring (ela toda com os seus mais de 20km) pra eu jogar de 2? é pq meu primo tem ido la pra casa nos sabados pra gente jogar, mas ela nem aparece nas pistas pra eu escolher.... abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não lembro agora em qual nível Nürburgring é liberada. Enquanto eu respondo às questões acima, tenta ver na seção [Níveis GT5] qual nível libera. Se não tiver lá depois eu procuro a informação e te digo.

      Excluir
  75. Olá amigo, estou saindo agora do Correio (onde trabalho) e nao tenho como acessar net a noite (a nao ser por email e no celular) entao, infelizmente nao tem como eu te falar os carros antes das 21:00....so amanha de manha.... mas ta facil......... a gente entra no GT5, e escolhe pra jogar de dois (tela dividida) aí, logo no começo pra escolher que carro a gente quer, tem os dois, um pertinho do outro... o toyota é um branco e verde cheio de adesivos (castrol tons supra) acho que é 97 o ano (mas se vc tem um melhor...melhor ainda) :) .... e o skyline ta pertinho do outro e ele é azul com adesivos tambem (mas a mesma coisa do outro, se tiver um melhor.... pode ser :) ..... desde ja agradeço sua boa vontade, paciência e educação ok?! :) ..... grande abraço e amanha a noite (vou pedir ele pra ser antes das 21:00(ps: 21:00 de qual fuso horaio? brasilia?)) pra te adicionar (mandar o convite)... muito obrigado, e qualquer recado: cwnoronha@gmail.com ..... posso postar email aqui? senao, me desculpe.... abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christopher, tudo bem?

      Há dois Supras Premium e esses tu podes comprar com o tempo. Depois há os Standard e esses já tens de ter sorte em aparecer na Concessionária de Usados ou On-line. São eles:

      1. Toyota Woodone Tom's Supra 03 (502CV/1100Kg/592PP)
      2. Toyota au Cerumo Supra '01 (470CV/1100Kg/584PP)
      3. Toyota Castrol Tom's Supra '01 (470CV/1100Kg/584PP)
      4. Toyota Denso Sard Supra GT '00 (470CV/1100Kg/584PP)
      5. Toyota Castrol Tom's Supra '00 (470CV/1100Kg/584PP)

      Todos eles estão 0Km, nunca foram usados.

      Depois os GT-R, também Standard.
      1. Nissan Xanavi Hiroto GT-R '01 (480CV/1100Kg/588PP)
      2. Nissan Calsonic Skyline '00 (474CV/1100Kg/585PP)
      3. Nissan Calsonic Skyline GT-R Race Car '93 (549CV/1260Kg/568PP)

      Se estás falando dos carros que estão disponíveis no Modo Arcada, temos lá:

      1. Nissan Calsonic Impul GT-R '08 (500CV/1100Kg/595PP)
      2.Toyota Castrol Tom's Supra '97 (480CV/1150Kg/591PP)

      Esses dois tu poderás com o tempo comprá-los na Concessionária de Novos. Os outros sim dependes da sorte pra eles aparecerem.

      Como queres os melhores, enviarei o primeiro de cada lista, Toyota e Nissan pra ti, que são os que mais CVs possuem.

      Grande abraço.

      Excluir
  76. Boa amigo paciente :),
    o play já está aqui (no correio) e meu amigo levará pra casa dele depois das 18:00, ele disse que antes das 21:00 já entrou online e já te enviou o convite/pedido, quanto aos carros, são aqueles mesmo que você disse mais acima, mas você disse que mandará os dois primeiros das listas pois são melhores dos que os que estão disponíveis no modo arcada, .... você que sabe, qualquer um já está bom, afinal, você é o especialista aqui :) e eu estou "pegando o boi" de você estar me ajudando :). ps: desculpa o trabalho que estou te dando.
    Eu gosto muito dos dois citados pois são muito rápidos e muiiito estáveis, agora, se você acha que tem mais algum igual/superior aos dois, ou seja, tem velocidade e são estáveis, pode mandar :) ...mudando de assunto..... to preocupado com uma coisa, tem umas corridas no modo GT que não consigo fazer, são eventos dos modos A-spec; "principiante" e o outro logo acima dele, não lembro se é "amador" tem de ter carros de certos anos e potências, mas não acho estes carros pra comprar nem na concessionária e nem nos usados..(no primeiro dia, quando comecei, eu vendi uns 5 carros que eu tinha na garagem e não lembro quais eram).... será que esses carros que pedem nas corridas irão aparecer pra comprar? ao todo são umas 10 ou 15 corridas que não consigo fazer..... penso que na medida que for evoluindo, eles vão aparecer né?! grande abraço. e muito obrigado.

    ResponderExcluir
  77. ps: se lembrar como libera nurburgring pra jogar de dois (modo arcada) tele dividida..... me conta :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Christopher, tudo bem?

      Ontem não consegui enviar o carro pra ti. Não sei ao certo que está acontecendo, mas minha internet ficou instável o dia inteiro. Foram várias tentativas até conseguir iniciar a sessão na PSN. Quando consegui, aceitei o teu pedido, mas entrar no GT5 no modo on-line não teve jeito. Acabei desistindo de enviar ontem à noite pra ti o carro, então vou fazer isso hoje à tarde e se der certo, logo mais à noite envio outro e então já terás 2 carros pra receber.

      Como desejas mais carros, além dos que eu me proponho a enviar, vou fazer o seguinte, depois de enviar os dois carros eu envio o bilhete correspondente aos carros GT 500 e então vais poder abrir o bilhete e conseguir os outros carros.

      Quando eu enviar os bilhetes, o teu amigo poderá enviar pra ele esses bilhetes e depois um fica enviando pro outro pra irem acumulando bilhetes e conseguirem vários carros.

      Como o teu PS3 está na casa do teu amigo, vocês terão que ter um pouco de paciência no processo.

      Como tenho mais um PS3 pra enviar bilhetes, diga ao teu amigo que adicione esta minha outra ID que envio pra ele os bilhetes e ele então envia pra ti. A ID é esta DanielGLGT2.

      Diz pra ele colocar na mensagem que é teu amigo que eu saberei do que se trata. Se não estou enganado, o nível dos carros GT 500 são 19 e 20. Mando os carros pra ti e envio os bilhetes pra ele. Ele envia pra ti e depois tu envia pra ele.

      Só não se atrapalhem na hora de salvar os dados. Não esqueçam de primeiro salvar os dados no pendrive antes de enviar o bilhete ou o carro.

      Se ele adicionar a minha ID até à tarde já mando o bilhete pra ele hoje à tarde mesmo e outro à noite.

      Hoje à tarde eu coloco minhas pendências em dia e envio os carros pra ti.

      Grande abraço.

      Excluir
  78. Ok, desde já obrigadão mesmo e vou falar com ele agora e como vamos saber os resultados só amanhã, amanhã eu te falo como ficou :)... abraços e obrigado novamente :)

    ResponderExcluir
  79. Olá, Daniel jogo gt5 em ps3 só que me aconteceu algo, eu estava nivel 27 a-spec e 20 b-spec, sai do jogo de noite no otro dia fui entrar e meu save nao estava mais lá e não quero começar o modo singeplayer de novo, sera que tem como colocar uma savegame 100% no gt5 ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem?

      Isso já aconteceu comigo uma única vez. Meu nível estava em 39 no A-Spec quase chegando aos 40 e no B-Spec já estava no nível 40. Não perdi tudo porque sempre faço cópia em pendrive. Até hoje eu não sei o que aconteceu, simplesmente desliguei o PS3 num dia e no outro os dados do jogo tinham sumido. Como tinha no pendrive um save, apenas fiz uma recuperação de dados. O que perdi foram alguns créditos e pouca experiência, mas nada que me deixasse aborrecido.

      No teu caso, se não tens uma cópia em pendrive dos teus dados, não tem o que fazer.

      Primeiro tens de olhar se não tem o arquivo de Backup do GT5 e tentar recuperar esse Backup. Geralmente quando não há o arquivo com os dados o GT5 pergunta se não queres recuperar o arquivo de Backup. Como parece que ele não te perguntou isso, entendo que não tens o arquivo de Backup. Mas se tiver tenta recuperar com este arquivo.

      Se não conseguires, não terás o que fazer, terás de recomeçar do zero, porque não tem como tu pegares um save e colocar na tua ID.

      A PSN não permite de dados de uma ID sejam utilizados por outra ID.

      O que tu queres fazer não é possível. Lamento.

      Grande abraço e boa sorte por aí.

      Excluir
  80. olá, se você já falou antes, me desculpe, aí não precisa me falar, só me fale o link por favor...... como salvo no pendrive? os menus do play3 sao muito confusos.... salvar dados..... salvar nao sei o que... a gente fica meio confuso..... um pendrive de 1gb dá? obrigado amigo. em breve penso que já pego a manha de tudo e paro de te encher :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christopher, tudo bem?

      Meu! Se fosse cobra já teria levado uma picada e das grandes!
      O link é esta seção aqui mesma! É só subires na tela até encontrar "Tutorial 1" - Utilitários de dados salvos.
      Neste tutorial explico em detalhes como salvar os dados em pendrive e fazer o envio de carros e bilhetes sem perdê-los.

      Pode ser qualquer pendrive. De 1GB é mais do que o suficiente, porque os arquivos do GT5 com dados completos ocupam de 4 a 5MB (Mega Bytes). Então se vais usar um 1GB, tens 1000MB (Mil Mega Byte). Dá e sobra espaço.

      Veja as telas e siga o passo-a-passo. Orientei o André pra ler também esta seção.

      Na dúvida é só falar. Grande abraço.

      Excluir
  81. Olá Daniel....beleza? .... eu denovo :) ....... tava lendo alguns tópicos aqui no blog e fiquei curioso, sei que os sazonais dão muito credito e experiência... como estou "offline" tem algum dica pra mim? ou seja, sabes de algum evento ou corrida que da algum credito e experiência um pouquinho melhor? estou no nível 19 (graças aos carros que mandou pra mim) brigadooo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estando off-line a única maneira que conheço que avançar um pouco mais rápido, mas nem tanto, é fazendo as corridas de maior nível e várias vezes a mesma corrida, assim aumentas aos poucos os créditos e a experiência.

      Quando conseguires conectar o teu PS3 na internet então procura fazer os sazonais. Fazendo somente as corridas do Modo A ou B-Spec lentamente irás avançar.

      Grande abraço.

      Excluir
  82. ola amigo... to precisando de sua ajuda, to comprando um volante e nao sei qual.... to na duvida entre dois que estou vendo aqui (mas é baratinho... nao tenho dimdim pra comprar um logitech "gt").... qual desses é bom???? = logitech: universal challenge racing wheel (usado) e - Thrustmaster 4160525 Ferrari Challenge Racing (novo) ajuda aí :) .... grande abraço.......... aguardo sua opiniao pra comprar....ps: eles sao em tempo real? ou seja, eu viro o volante e o carro acompanha o movimento instantâneo? eu tinha um (marca xing ling, e eu virava o volante e depois de 1 segundo que o carro virava na tv...aff..... isso me mata de raiva :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christopher, tudo bem?

      Eu não conheço os volantes que falas, mas te faço a seguinte pergunta...

      Quantas voltas o volante dá? Volantes que valem a pena comprar são aqueles que dão pelo menos duas voltas e meia.

      Volantes mais simples dão apenas meia volta, ou seja, tu viras o volantes pra esquerda apenas 90 graus, ou pra direita também apenas 90 graus. Se este é o caso dos volantes que estás pensando em comprar, eu diria que vais jogar dinheiro fora se comprares volantes assim, apenas meia volta.

      Uma alternativa, que é viável e também é uma opção mais barata, é comprares o logitech específico para o GT5. Não lembro agora o nome certo, GT Force alguma coisa, desenhando pela Logitech especificamente para o GT5. O que eu tenho é o mesmo modelo somente que anterior, pra GT4.

      O G27 e T500RS são os mais caros, mas são os melhores também e custam de 1.200 a 2.000 dependendo dos acessórios que acompanham e da promoção que encontras.

      Depois desses dois, então este que te falo.

      Todos os demais, eu particularmente, nem olharia, porque não estão a altura da qualidade do GT5. Tu vais mais te aborrecer do que curtir o volante.

      Já que estás pedindo a minha opinião, então serei direto e objetivo.
      Se não tens grana pra comprar um G27, ou um T500RS ou um Force GT, então não compra nada. Junta grana até teres condição de comprar um desses. Qualquer outro volante é colocar dinheiro fora, porque não servem para o GT5. Com esses volantes mais simples, corres pior do que se estivesses jogando com um controle.

      Grande abraço e não joga o teu dinheiro no lixo. Guarda o que tens, junta mais um pouco e depois então compre um volante que vai valer a pena.

      Excluir
  83. Obrigado pelo esclarecimento :)
    Daniel, to tentando concluir um campeonato e nao estou dando conta nem a pau.... to usando o carro "veron" acho que é esse o nome, mas nao to conseguindo, o campeonato é esse: Gran Turismo All Stars – Nv 19
    Circuitos:
    Trial Mountain – 5v
    Grand Valley – 5v
    Nurbrgring Nordschleife – 1v
    Cape Ring – 3v
    Tokio R246 – 5v
    Carro utilizado
    Formula Gran Turismo
    Carro ganho
    Nissan Amuse Carbon R (R34) ‘04
    Cr. 189.000 Campeão

    .......
    vc tem esse carro que vc usou ainda? "formula gran turismo"? podes me mandar??? o negocio ta complicado pro meu lado.....kkkkk...... abraço. ps: pelo jeito, nao vou ter esses carros que precisam pras corridas que estao por vir...kkkkk nao sei como vou fazer.....hauhauhau..... tem um carro que corre comigo neste campeonato que é cao.... credo... corri demais, eu nem chego perto..... ja tentei com o "skyline" ->> da nem pro cheiro pois é metade da potencia do outro, e tentei com o veyron que tem quase 1100cv, mas nao da tambem.... to ficando desesperado....kkkk

    ResponderExcluir
  84. olá amigo, (não sabia se escrevia aqui ou no email) :).
    seguinte, minha mãe colocou net na casa dela que fica a 2 quarteirões da minha casa, então to pensando em ir lá todo dia para receber os bilhetes que me mandou.... o que acha? até hoje, peguei o skyline e o tons supra....e só.... vc mandou muita coisa ne?! vou tentar pegar la e depois te conto.........ps: seu gt6 chegou ainda nao????? quando chegar vc irá começar a escrever no outro blog? to doido pra saber como ele é :) ..... obrigado :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Christopher, tudo bem?

      Se ainda não recebestes, creio que ainda estejam lá. Tem um limite de tempo pra receber os presentes, eu só não sei te dizer de quanto tempo é, mas tem um limite, talvez 3 meses sem iniciar a seção e depois disso os presentes somem da Comunidade.

      Se fores na tua mãe e conectar lá vais conseguir receber os bilhetes sim e foram uns quantos, pra ti e para o André. Acho que é esse o nome dele...

      Ainda não recebi meu GT6 mas está a caminho. Aqui neste espaço eu não publico mais, apenas responderei as mensagens que chegarem.

      Ontem eu fiz minha última publicação aqui neste Blog. Daqui pra frente somente no Blog do GT6.

      Grande abraço.

      Excluir
  85. ae Daniel nao sei si vc vai esclarecer minha duvida, estou bolado com esse GT 5 por causa de licença, sempre tirei tudo de ouro desde o GT 1 , agora cheguei na IB-1 , uma pista que eh so freia e reto, nao consigo parar o carro igual na demonstraçao e nos video q eu vi no youtube, tem algum macete ? pq nao tem logica eh so freia , me ajuda ae cara por favor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Walisson, tudo bem?

      Não estou em casa agora e não tenho como ver pra ti esta licença, mas pelo que tu falas, deve ser a licença que foi modificado após uma determinada atualização.

      Antes da atualização, esta licença era feita com o auxílio do ABS e agora o ABS está desligado. Então pra conseguires esta licença tens que calibrar a mão pra pressionar de forma correta o freio. Se pisar fundo no freio o carro vai sair de lado, então tens de ir matando o carro aos poucos. Começa freando o suficiente para o carro não sair de lado.

      Parece simples na teoria, mas na prática nem tanto. Quando eu fiz a licença era com o ABS então não tive problemas, porque foi só pisar fundo mesmo. Mas agora não é bem assim.

      O que não podes fazer é pisar 100% no freio, então sugiro que comeces com 50% e vá aumentando gradativamente até conseguir parar o carro. Imagina um carro comum sem ABS, se pisar fundo a roda trava e o carro derrapa. O mesmo acontecerá na licença. Mas num carro comum sem ABS se começares pisando no freio e ir aumentando a pressão o carro não vai derrapar, o mesmo acontecerá na licença.

      Há uns vídeos mostrando como fazer esta licença mas no vídeo mostra batendo no muro fazendo o carro entrar de lado e por ai vai. Eu nunca assisti ao vídeo mas uns quantos já comentaram isso.

      Sugiro que faças o que indico pra começar e se não conseguires, então dá uma olhada nos vídeos do Youtube e tente fazer o mesmo.

      Grande abraço e boa sorte por ai.

      Excluir
    2. Daniel valeu mesmo cara kkk achei paia ter q bater pra conseguir a de ouro nunca vi isso nos outro grant turismo, mais fazer oq ne,

      abraço

      Excluir
  86. Ola ola Daniel,, amigo e o seguinte comprei meu ps3 agora naa mão de um amigo ele tinha o graanturismo 5 e ele jogava normal só que quando fui jogar aqui em casa conectei com a internet e o jogo pediu uma atualização,,, pronto atualizei a partir dai amigo nunca consegui jogar esse jogo o jogo só fica carregando quando eu coloco pra começar a corrida ele fica só no loading só carregandone nunca começa já tentei de tudo apagar todos os dados jo jogo e nada,,, so fica carregando,,, nunca consegui jogar esse jogo,, o que devo fazer? VC pode me ajudar por favor,, vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ayrlon, tudo bem?

      O que contas pra mim é novidade, ainda não tinha visto este problema antes no GT5. Não sei se sabes, mas o GT5 não tem mais as funções on-line habilitadas, estão todas desabilitadas, então a seção Comunidade, Corridas on-line e tantas outras funções não funcionam mais no jogo.

      Eu experimentaria o seguinte, não iniciar a sessão na PSN e iniciar o jogo pra ver o que acontece. Como dissestes que fizestes as atualizações, mas não citastes quantas foram, porque o GT5 tem umas quantas atualizações, pode ter acontecido de ter dado erro em alguma delas e está travando o jogo. Então eu faria isso primeiro, não iniciaria a sessão na PSN e rodaria o jogo pra ver o aconteceria.

      Se mesmo não iniciando a sessão na PSN o jogo continuar como está agora, eu faria o seguinte, apagaria os dados do jogo e faria uma nova instalação e jogaria ele somente no modo off-line, sem iniciar a sessão na PSN, porque não vai mudar muito o jogo, porque todas as funções on-line estão desativadas mesmo.

      Como o teu amigo já jogou o GT5 e se a versão do teu GT5 é a XL Edition, nem mesmo os DLCs poderás usar porque o teu amigo já usou e não podes transferir pra ti os DLCs.

      Então tenta primeiro rodar como está mas sem iniciar a sessão da PSN. Se o teu PS3 inicia automaticamente, antes de entrar no jogo apenas encerra a sessão na PSN e depois então entra no jogo.

      Boa sorte por aí.

      Excluir
  87. Existe alguma meneira de mudar o idioma so GT 5 prologue , do japones para outro idioma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvio, tudo bem?

      Para a tua versão estar em Japonês, creio que a região do teu disco é a 3, Ásia, e sendo assim, não tens como mudar o idioma para Português.

      Pra saberes a região do teu disco, olha a capa dele e na lombada embaixo vem o número da região, 1 Américas, 2 Europa e 3 Ásia.

      Quando instalas o Prologue ele automaticamente instala o idioma conforme a região e não conheço uma maneira de mudar isso.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. OLá Silvio, tudo bem?
      Você conseguiu mudar a linguagem do seu gt5 prologue? No verso da capa do meu esta um "globo" e o número dois ao lado, mas esta tudo em japonês .. Gostaria de saber como mudar .. Se conseguiu me ajuda? Pfv .. Abraço

      Excluir
  88. ola amigo. nao comsigo gravar o gt5 no pendrive, quando vou copiar so aparece a plus(online). ja ouvi falar que e bloqueado, ate aparece nas informações copia bloqueada. so que tem outro jogo que tenho salvo com varias copias e nao consigo gravar no pendrive apenas uma delas, aparece escrito em baixo gravado em cache. se o jogo fosse bloqueado como gt5 nao poderia gravar nem uma das gravações. pensei tb na possibilidade de alguma atualização mas as gravações diferentes foram feitas no mesmo dia. eu quero conseguir gravar gt5 no pendrive.

    ResponderExcluir