Iniciando o GT5


Iniciando a Jogar Gran Turismo 5

Atualizado em 26/07/2012 - 16h 50min


Olá a todos, tudo bem?

Desde que o GT5 iniciou, em Dezembro de 2010, muita coisa já mudou de lá pra cá. Então muita coisa que disse aqui neste espaço há um tempo atrás já não tem mais sentido ou não precisa mais ser feito dependendo de como o teu PS3 e GT5 estão instalados.

Se você não tem o GT5 ligado à internet, então ainda está valendo as coisas que já disse. Nessa condição, valerá as coisas que disse e poderá fazer uso delas para o avanço do jogo. Então se você joga o GT5 somente off-line, leia o texto inserido em 17 de setembro de 2011 "Iniciando o GT5 sem acesso à internet (off-line)" que está mais adiante.

Mas se você tem o teu PS3 ligado à internet, então já podemos ter um outro diálogo e o início da sua aventura no GT5 pode ser mais divertido.

Iniciando o GT5 com acesso à internet (on-line)

Se você está procurando aqui dicas de como iniciar a jogar o GT5, permita-me te dar algumas sugestões antes de você começar a correr. O GT5 é um pouco mais do que um simples jogo, ele tem outras opções dentro dele além de apenas ganhar uma corrida. Há bilhetes de carros de oferta de níveis, bilhetes especiais, há tinhas, há postais de museus, há capacetes e macacões, há peças de motor, há eventos on-line, chamados Eventos Sazonais, que dão prêmios, créditos e experiência, há troféus, além é claro de muita diversão. Então não é somente correr, mas também adquirir itens de jogo, o que também é muito legal.

Então antes de iniciar a jogar, pense primeiro em como você quer ser identificado neste mundo GT5. Eu começaria a pensar na ID, a identidade que terás na PlayStation Network (PSN). Você pode escolher o nome que quiser, e certamente encontrará IDs estranhas, bizarras, divertidas, IDs que somente conversando com o dono da ID saberás quem é. E há IDs que só lendo a ID já saberás de quem se trata. E é nesse ponto que gostaria de dar uma sugestão. Não tenha receio de colocar o teu nome na ID. É mais simpático e camarada do que ter um apelido. Olha só essa ID, xxFirexxBro. Agora esta ID entra numa sala on-line para correr. Quando esta ID entra na sala os que já estão conectados cumprimentam... E aí Fire, ou E aí Bro, ou E aí xx. Não é nada simpático nem educado. Pode até ser divertido, provocar algumas risadas mas não é simpático. Então pense numa ID que diga quem você é e mostre que você quer ser identificado e fazer amigos. Amigos se tratam assim, pelo nome, pela simpatia e cordialidade. Logo você verá como é bacana entrar numa sala on-line e as pessoas que estão conectadas te tratarem pelo nome, com consideração e amizade. Se quando fores criar a tua ID aparecer que já existe a ID, acrescente seu sobrenome ou um conjunto de letras.

Veja minhas IDs, e faço questão de ser chamado pelo nome e não por um apelido ou uma bizarrice.

DanielGLGT (Daniel - G de Grill - L de Lacerda - GT de Gran Turismo)
DanielGTBR (Daniel - GT de Gran Turismo - BR de Brasil)
DanielGLGT2 (conta reserva para armazenar bilhetes, carros, peças de motor etc.)

Faça o mesmo, ou do jeito que mais lhe agradar.

Para iniciar o jogo on-line você precisa ter uma ID e para ter uma ID você precisa de uma conta de e-mail. Aqui dou outra sugestão. Crie uma conta de e-mail específica para o GT5. Tem o Gmail, tem o Hotmail e tantos outros. O Gmail tem alguma vantagem nessa hora de pensar em criar uma nova conta. Com conta de Gmail você tem uma conta Google, e tendo uma conta Google você poderá fazer parte dos integrantes de um Blog, como este meu aqui. Para fazer parte desta comunidade de amigos você precisa ter uma conta Google porque o Blog é um serviço Google e eu utilizo de forma gratuita. Então aproveite esta facilidade e crie uma conta no Gmail. E aproveite e crie o nome da conta de E-mail o mesmo da ID que vais usar na PSN.

Minha ID DanielGLGT, tem um e-mail correspondente daniel.granturismo@gmail.com. A conta DanielGTBR tem o e-mail daniel.gtbr@gmail.com.

Só não esqueça de vez em quando entrar nesta conta porque com 3 meses sem atividade ele é encerrada. E passe a usar esta conta de e-mail para fazer outros cadastrados de jogos que existem por ai.

Uma vez então pensadas a conta de E-mail e a ID, poderás fazer os cadastros necessários.

Primeiro crie a conta de E-mail. Anote o nome e a senha. E já aproveite pra fazer com que o GT5 ao iniciar te dê um presente de aniversário. Na hora de inserir a tua data de nascimento, insira a data do dia que estás fazendo isso, mas no ano insira o de 1970. Leia o post "Chaparral 2J Race Car '70" daqui do Blog para entender onde quero chegar.

Agora com o e-mail criado e com a ID pensada, acesse este endereço da PSN.

https://account.sonyentertainmentnetwork.com/login.action?service-entity=psn

Copie e cole este endereço no teu navegador.

Abrindo o site, crie uma nova conta na PSN. Insira a mesma data de nascimento da conta de E-mail. Anote a ID e a senha desta conta. Lembrando que a senha da PSN precisa ter número de letras obrigatoriamente. Então já pense em algo.

Uma vez criada a conta na PSN com a ID, então tens de fazer a inscrição na PSN pelo PS3.

Já pensamos na ID e no E-mail para a PSN, agora vamos pensar no nome do usuário do PS3. O nome do usuário poderá ser o mesmo da ID. Eu faço isso. Minha ID é DanielGTBR e o nome do usuário no PS3 também. Assim eu não me atrapalho nas contas e nas IDs e nos dados do jogo. Mas tudo isso é apenas sugestão. Faça a seu gosto.

Após criar o novo usuário no teu PS3, tens de fazer então a inscrição na PSN. E quando abrir o quadro de diálogo, escolha uma conta existente e não uma nova conta, porque já fizestes uma conta na PSN pelo site que é muito mais prático e rápido.

Escolha uma conta existente e digite o e-mail e a senha utilizados na conta da PSN.

Vai entrar de primeira e já vai aparecer a tua ID. A partir daí então é só entrar no GT5.

Vou partir do princípio que você ainda não entrou no GT5, ou seja, é a primeira vez que vais entrar. Nesse caso, dependendo da versão do teu GT5, terás de fazer as atualizações que virão. Faça todas e tenha paciência.

Depois de atualizado então já vais receber alguns presentes. O primeiro é um carro. Quando o GT5 é off-line não ganhas nada. Mas quando ele está On já ganhas um Toyota e com este carro vais iniciar a tua aventura.

Você inicia o GT5 e em seguida receberás um Bilhete de Carro de Oferta de 1970, porque ele vai interpretar que estás de aniversário, porque a data que digitastes na inscrição foi a do dia. Não abra o bilhete, salve os dados antes em um pendrive. Veja o Tutorial 1 do Blog.

Depois então de finalizado o início do GT5 poderás fazer algumas coisas. A primeira delas é ganhar um troféu, o de Falido.

Vá até a garagem e escolha o Toyota que está lá. Clique no botão Usar Carro. Saia da garagem e vá até a Oficina de Afinação. Compre e instale a Caixa de Velocidade que custa Cr. 20.000. Este é o total de créditos que tens. Zerando a tua conta recebes em seguida o troféu Falido. Se não fizeres isso agora, terá de fazer somente quando tiveres créditos terminados com zeros e os gastos zerem o total, ou quando tiveres o máximo de créditos, 20.000.000 e comprares um carro nesse valor ou carros no valor que somem os 20.000.000. Então já faça isso agora para não ter trabalho mais tarde. Os Cr. 20.000 que vais gastar agora serão recuperados num piscar de olhos.

Aproveite agora que tens um carro legal e faz alguns sazonais para ganhar créditos e prêmios. Faça os de 400PP. Diminua um pouco a potência do motor se necessário para baixar os PPs do carro.

Até então, não abristes o Bilhete de 1970. Então antes de abrir, salve os dados do jogo em um Pendrive. Veja o Tutorial 1 do Blog e o posto Chaparral 2J Race Car.

Com o tempo, você vai sentir a necessidade de ter uma segunda conta. Então já pense nisso agora mesmo antes de iniciar a jogar e a abrir os bilhetes.

Crie uma segunda conta, uma segunda ID, um segundo E-mail, um segundo usuário e mande os bilhetes para esta conta. Veja em Curiosidades o que pode ser enviado por dia de uma conta para outra.

Enfim... O resto você descobre lendo o segue que também ajuda. Leia o post "Ganhe um carro por dia", leia "Chaparral 2J Race Car '70", leia "Criando um novo perfil", leia os Tutoriais 1 e 2, principalmente o 1. Enfim... Tem bastante coisa pra ler e aproveitar.

Grande abraço e se tiver alguma dúvida é só falar.


Texto inserido em 17/09/2011 - 16h 45min

Iniciando o GT5 sem acesso à internet (off-line)

Se você ainda não iniciou a jogar o GT5, vá para a seção abaixo chamada Modo A-Spec e leia a partir dali. Caso você já tenha começado a jogar o GT5 e queira algo diferente, leia o que segue.

Neste final de semana, dia 09/09, estava olhando meu perfil no GT5 e fiquei pensando: 
Já fiz todas as provas do Modo A-Spec e B-Spec. Já tenho 1.014 carros na garagem. Já corri todas as provas dos Eventos Sazonais. Não tenho entrado nas Salas online, nem sempre dá pra entrar, eu uso meu modem 3G pra conectar e as vezes o pessoal daqui de casa também usa e a banda cai e fica difícil de conectar nos servidores da PSN.

Então, resolvi criar um novo usuário no PS3 com um novo perfil e começar a correr tudo novamente. Mas dessa vez, correndo somente as provas dos eventos sazonais e salas online e com os carros que tenho no outro perfil. E foi o que fiz. Tenho um único carro na garagem. Aquele bendito de nível zero que temos de comprar para poder iniciar o GT5, seja no modo A-Spec ou B-Spec. Desta vez comprei um Citroën C3 1.6 '02, no Concessionário de Carros Usados e fiz o seguinte: No outro perfil, o que tenho completo, compartilhei 6 carros e esses 6 carros consigo usar no novo perfil. Então, os 20.000 que temos no início do GT5 não nos impedem de correr com carros mais potentes e mais caros, porque eu uso os do meu perfil anterior. O bom disso é que não preciso comprar os carros, posso usá-los do meu outro perfil, ou até mesmo de algum amigo que tenho cadastrado online, e que este compartilhe os seus carros. Resultado disso, em dois dias, tenho mais de 16.000.000 de créditos, meu nível de experiência já está em 29 e isso com apenas 18 corridas. Tenho 4 carros na 'Entrega de Carros', carros que ganhei no evento sazonal Nascar e por ter alcançado o Nível 1, o Kart. Neste perfil não pretendo fazer novamente as licenças nem tão pouco os eventos Especiais. Nem mesmo as provas dos modos A-Spec e B-Spec. Usarei este perfil somente para os Eventos Sazonais e Salas Online. Vamos ver no que vai dar.

Se você não tem carros potentes para o fazer o mesmo, peça para um de seus amigos online compartilhá-los com você. Se você desejar usar meus carros, adicione meu ID aos seus amigos, DanielGLGT.

Lá estão vários carros e com o tempo vou mudando em função dos eventos sazonais que vão abrindo.


Modo A-Spec

Quando você inicia o jogo no Modo GT, és obrigado a comprar um carro, do contrário, você não consegue fazer nada, o próprio jogo te lembra de primeiro adquirir um carro em um dos concessionários.

Aí vem a pergunta: Qual carro comprar?

A lista de carros no GT5 é grande, mas a lista de início não. Você tem apenas Cr. 20.000 à sua disposição para adquirir o primeiro carro e três concessionários, dois se você não tiver acesso a internet, são eles: Concessionário de Colecionadores On Line, Concessionários (carros zeros) e Concessionário de Carros Usados.

Minha dica é que você adquira um carro barato no Concessionário de Carros Usados, e que seja um Mazda MX-5 S-Special I (NA, J) ’95, de 1839cc, 130CV, FR. Custa Cr. 12.249, e em seguida faça a troca de óleo do mesmo por Cr. 250 na seção GT Auto (Manutenção e Reparos de Carros).

Cada carro tem o seu nível para ser adquirido e quando você inicia o GT5 seu Nível é 0 (NV 0) e este Mazda é de NV 0. Com ele, se desejar, já poderá correr e realizar a primeira competição. Mas se tiver um pouco mais de paciência, sugiro que você faça as licenças. Em cada licença adquirida carros são ganhos e você poderá competir com esses carros sem a necessidade de gastar seus créditos, salvo se você desejar fazer atualizações nos carros para ficarem mais rápidos e fáceis de dirigir.

Mas, se você tem “sangria desatada” vá para a sua primeira corrida em Eventos A-Spec e ganhe seus primeiros créditos e primeiro trófeu com o seu Mazda, ou outro carro que escolheres dentre as opções que encontrar abaixo. A lista de carros usados na seção muda conforme você for jogando. Portanto, sua lista pode ser diferente da minha quando iniciares. O GT5 disponibiliza os carros de forma aleatória na seção de carros usados. Visite regularmente esta seção. De vez em quando há carros bem legais para comprar e guardar na garagem.

A lista de carros muda a cada corrida A-Spec ou B-Spec que você fizer. São sempre apresentados 30 carros e a cada corrida realizada os 6 últimos da lista saem e entram 6 novos no começo da lista. Depois que você tiver um número considerável de carros na garagem (em torno de 500) perceberá que a lista muda, mas você já tem todos os carros da lista e você quer comprar mais para chegar aos 1.000 carros. A única coisa que resta a fazer é correr novamente e voltar à lista para saber se teve mais sorte desta vez.

A lista de carros novos não muda. É o que você tem disponível no Concessionário e são todos carros Premium. No entanto, a lista de carros do Concessionário de Carros Usados provavelmente seja diferente da sua lista. Conforme vão aparecendo na minha lista de carros usados vou colocando na tabela as opções de carros Nível 0 para você iniciar o GT5.

Carros Nível 0 – Primeiro Carro (Novo)
Carros disponíveis no "Concessionários"
Conc. Cr. Carro Cc CV Tr.
Daihatsu   15.000 Copen Active Top '02                           659 64 FF
Honda 19.980 Civic Type R (EK) '97 1595 185 FF
Mazda 14.980 Autozan Az-1 '92 657 64 MR
Mazda 17.000 Eunos Roadster (NA Special Package) '89 1597 120 FR
Mazda 19.000 Eunos Roadster J-Limited (NA) '91 1597 120 FR
Nissan 17.830 March 12SR '07 1240 110 FF
Suzuki 14.580 Cappuccino (EA11R) '91 657 64 FR
Suzuki 14.600 Cappuccino (EA21R) '95 658 64 FR
Suzuki 14.180 Cervo SR '07 658 64 FF
Suzuki 16.200 Swift Sport '05 1586 125 FF
Suzuki 16.300 Swift Sport '07 1586 125 FF
Toyota      16.380 Vitz RS 1.5 '07 1496 110 FF
Carros Nível 0 – Primeiro Carro (Usado)
Carros disponíveis no "Concessionário de Carros Usados"
Conc. Cr. Carro Cc CV Tr.
Mazda 12.249 MX-5 S-Special I (NA, J) '95 1839 130 FR
Fiat 13.513 Panda Super i.e. '90 999 45 FF
Mini 18.436 Mini Cooper '02 1598 115 FF
Mazda 12.268 Mazda2 '03 1498 113 FF
Nissan 12.184 Primera 2.0Te '90 1998 150 FF
Suzuki 11.215 Alto Works RS-Z '97 658 64 4x4
Vauxhall 15.866 Corsa Comfort 1.4 '01 1389 90 FF
Mini 18.545 Mini One '02 1598 90 FF
Mazda 19.121 323F '93 1995 170 FF
Mazda 11.014 MX-5 Miata VR-Limited (NA,J) '95 1839 130 FF
Mazda 18.604 Lantis Coupe 2000 Type R '93 1995 170 FF
Mazda 19.226 Roadster 1600 NR-A (NB) '04 1597 125 FR
Honda 6.013 Civic 1500 3dorr 25i '83 1488 100 FF
Mazda 16.785 MX-5 Miata V-Special II (NA, J) '93 1839 130 FR
Toyota 16.125 Voltz S '02 1794 132 FF
Mitsubishi 11.056 Lancer 1600 GSR '74 1597 110 FR
Mazda 18.811 MX-5 Mita 1600 NR-A (NB, J) '04 1597 125 FR
Mercedes 16.510 A 160 Avantgarde '98 1598 102 FF
Nissan 11.479 Cube X '98 1274 82 FF
Mazda 13.450 Demio Sport '03 1498 113 FF
Peugeot 16.058 106 S16 '03 1587 118 FF
Mazda 14.916 MX-5 Miata J-Limited II (NA, J) '93 1839 130 FR
Toyota 16.185 Yaris RS Turbo (J) '02 1496 150 FF
Volks 17.974 Karmann Ghia Coupe (Type-1) '68 1493 44 RR
Mazda 14.943 MX-5 (NA) '89 1597 120 FR
Daihatsu 7.114 Storia CX 2WD '98 989 60 FF
Peugeot 10.265 106 Rallye '03 1587 103 FF
Toyota 9.580 Sprinter Trueno GT-APEX '83 1587 130 FR
Citroën 18.021 C3 1.6 '02 1587 110 FF
Honda 11.375 BEAT Versin Z '93 656 64 MR
Honda 15.461 Civic SiR-II (EG) '91 1595 170 FF


Modo B-Spec

Para iniciares no modo B-Spec precisas primeiro criar o seu primeiro pilolo B-Spec. Vá até a seção pilotos (ícone do capacete no menu à sua esquerda) e constitua o seu primeiro piloto de corridas. Escolha o Nível de Comportamento, o Nome do Piloto e o Macacão do Mesmo. Uma vez escolhido o piloto poderás correr no Modo B-Spec.

Dica: Não esqueça de correr em todas as provas com este primeiro piloto. Ao final, irás levá-lo ao topo da carreira e com isso ganhar um Troféu.

Este modo no início é muito chato, porque o piloto tem Nível 0 e praticamente não faz nada do que você pede, é um piloto burro demais. Mas na medida em que o nível do piloto for aumentando, começa a ficar melhor para orientá-lo nas corridas.

Como dica para o Modo B-Spec, e se você não quer ficar irritado com os erros do piloto, escolha o carro adequado a cada prova e faça atualizações no carro, deixe-o mais rápido, mais turbinado, com mais cavalos de força que os outros carros. Assim será mais fácil o seu piloto ganhar as provas.

Outra dica importante, é que, à medida que fores ganhando carros melhores e mais velozes e principalmente o teu nível de experiência aumentado, corra nas Séries mais avançadas. Nas séries mais avançadas o teu nível de experiência aumenta mais rápido e com nível mais alto fica mais fácil ganhar as corridas de nível mais baixo.
Por exemplo, na Séria Principiante a quantidade de experiência que ganhas em cada corrida é por volta de 500, já na série Especialista é mais de 30000. A diferença é bastante grande.

Então faça mais de uma corrida na mesma série até alcançar a abertura da Série seguinte e corra nesta nova série, quando achar que tem experiência o suficiente para correr nas anteriores, volte e faça as corridas que estão faltando.
Conforme vais avançando no GT5 o teu nível vai aumentando e a pontuação para alcançares o próximo nível também. Mas você sabe o quanto aumenta a pontuação de um nível para outro? Se você usar a matemática, descobrirá que o aumento é de 28% de um nível para outro.

Abaixo, reproduzi os aumentos realizados no início do jogo e colocando os dados em uma regra de 3, encontrei o fator de aumento, os 28%. Então você já sabe, quando chegar a um determinado Nível, saiba que para o próximo basta multiplicar o nível corrente por 1,28.

Lembrando que o nível máximo é 40.

Nível
Fator de acréscimo
28%
Exper. 28%
1 498 140 39
2 638 179 50
3 817 229 64
4 1046 293 82
5 1339 375 105
6 1714 480 135
7 2194 615 172
8 2809 787 220
9 3596 1007 282
10 4603 1289 361
11 5892 1650 463
12 7542 2113 591
13 9655 2704 757
14 12359 3461 969
15 15820 4430 1240
16 20250 5670 1588
17 25920 7258 2032
18 33178 9290 2602
19 42468 11892 3329
20 54360 15221 4262
21 69581 19483 5455
22 89064 24938 6983
23 114002 31921 8937
24 145923 40858 11441
25 186781 52299 14643
26 239080 66942 18744
27 306022 85686 23992
28 391708 109678 30710
29 501386 140388 39308
30 641774 179696 50315
31 821470 230011 64403
32 1051481 294414 82436
33 1345895 376850 105518
34 1722745 482368 135063
35 2205113 617431 172881
36 2822544 790312 221287
37 3612856 1011599 283248
38 4624455 1294847 362557
39 5919302 1657404 -
40 7576706 -
-

153 comentários:

  1. ei kra como faço pra correr os eventos das classes A, B e C??

    ResponderExcluir
  2. Olá Fritz, tudo bem?

    Os eventos Classes A, B e C estão no Modo Arcada, Corrida Única do GT5. Sendo a Classe C para Principiantes, a Classe B para Intermediários e a Classe a para Profissionais.
    Para poderes correr nesses eventos precisas primeiro definir os teus carros como Favoritos.
    Entre no no GT5 no Modo GT, vá até a sua garagem, selecione o carro que você deseja correr e marque a opção Favorito. Feito isso, saia do Modo GT e entre no Modo Arcada. Agora você poderá correr o carro que você marcou como Favorito.
    Se tiver mais alguma dúvida é só falar.

    Um abraço e até mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. da pra ganhar dinheiro no modo arcade

      Excluir
    2. Não dá não. Créditos só se ganha no Modo GT.

      Grande abraço.

      Excluir
  3. Bom dia Daniel. Gostei muito do seu blog.
    Cara estou com quase todos os eventos especiais de ouro, faltam (logicamente) os eventos Sebastian Loeb (2 deles) e o do Vettel. Com dedicação acho que consigo.

    Cara, queria saber se existe alguma mágica para evoluir mais rapidamente meu nível B-SPEC. Estou no nível 34 e restam apenas as corridas de 24 horas, uma delas preciso ser nível 35 e a outra nível 40. Mas está demorando muito para subir de nível.

    O que estou fazendo é repetir corridas que dão bastante experiência, queria saber se existe alguma mágica. Esses eventos sazonais são bons para experiência?

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafael, tudo bem? (espero que seja este o teu nome e eu não esteja dando furo!)

    Não há mágica para aumentar o nível B-Spec, nem A-Spec. O que tens de fazer é correr mesmo.

    Os eventos sazonais são ótimas opções para aumentar o nível B-Spec, agora mais ainda. Tens à disposição 2 eventos que dão grandes créditos e pontuações.

    O primeiro e mais fácil é em Spa-Francorchamps. Escolhe um carro, turbina ele no máximo e depois regula a potência de acordo com a prova. Ao final ganhas 4.000.000 em créditos e 700 em experiência. Vale muito a pena.

    (estamos discutinho isso no blog na seção Eventos Sazonais. Tu encontras na Home do Blog)

    O segundo evento é em La Sarthe, mas este já é mais difícil de ganhar. Tenho corrido com o Audi R8 Race Car Playstation Team Oreca. Ao final ganhas 6.000.000 em créditos e 1.000.000 em experiência. Esta é a maneira mais rápida que conheço para aumentar de nível.

    No entanto, este evento termina no dia 31 de janeiro. Então não podes perder tempo.

    Outra maneira sem ser pelos eventos sazonais e escolher o Red Bull X2010 e deixá-lo correr em uma das provas de Resistência. Como ainda não chegastes ao nível 35, te aconselho a chegar primeiro nele e depois faz as 24h de Le Mans (La Sarthe). Com o X2010 tu não precisa te preocupar com nada, porque ele faz tudo sozinho, até ganhar! Faz umas quantas vezes este evento e vais ver o teu nível subir rapidamente.

    Essas seriam as minhas dicas para aumentares de nível B.

    Para o nível A é correr mesmo. Os eventos sazonais são bem legais de fazer. Os desafios de contra-relógio e drift não dão pontuação, então não perde tempo com eles porque vais continuar no mesmo nível e a premiação não é lá essas coisas.

    Depois que chegares no nível 35 vais demorar cada vez mais passar para o próximo nível.

    Quanto aos eventos especiais no Modo GT...

    O desafio Sebastian Vettel eu ainda não fiz. É difícil de fazer e tem de ter muita paciência. Ainda se meu volante estivesse funcionando eu talvez até tentasse mais vezes. Mas só no controle é complicado. Então não sei se vou chegar a fazer este desafio.

    Mas o Sebastian Loeb não foi difícil de fazer. O segredo neste evento é tu desabilitares todos os recursos, tração, estabilidade e direção ativa. Deixei tudo desligado e consegui ganhar.

    Experimenta fazer isso também, Vais ver como o carro corre mais e consegues fazer melhor as curvas.

    Depois conta como foi.

    Um abraço e até mais...

    ResponderExcluir
  5. Olá Daniel!

    Vc tem a lista de carros ganhos em cada evento??

    Seria legal saber pra podermos ir escolhendo os eventos pra correr e usar o carro ganho para correr as outras corridas.

    Abç.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando, tudo bem?

      Tem a lista sim. Procura no Menu Horizontal na parte superior do Blog, Carros A-Spec e Carros B-Spec. Ali você encontrará todos os carros ganhos em cada evento A e B-Spec. Nas séries resistência, além dos carros, encontrarás também a pontuação e créditos de cada corrida.

      Se tiveres alguma dúvida é só falar.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  6. Bom dia Daniel quero saber se quando começo o jogo ja tenho que me preocupar com os danos nos carros ou ira tendo pregresso ao decorrer do Jogo agradeço se me Responder Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno Thiago, tudo bem?

      Nunca me preocupei com os danos dos carros. Sempre corri não pensando nisso. Tenho carros que estão com kilometragens altas e nunca fiz o reparo de motor. Apenas troca de óleo e isso quando aparece o sinal vermelho indicando a troca. Do contrário, é pau e pau no carro.

      Nunca soube e nunca aconteceu comigo de estourar o motor. Acredito até que isso não exista no GT5.

      Então, podes correr tranquilo sem ter de te preocupar com os danos dos carros. Terás tantos carros para comprar e correr que a tua preocupação será irrisória.

      Corra, pisa fundo, senta o pau que está tudo certo.

      Um abraço e muito obrigado por participar do Blog.

      Excluir
  7. Muito obrigado Daniel por me responder agora posso ficar mais tranquilo com os danos parabens pelo o blog

    ResponderExcluir
  8. e ai daniel blz?
    tipo eu aluguei o jogo do gran turismo 5 pra dar uma olhada nele, e tipo diz que sao mais de mil carros, so que na concessionaria sao 200 so, e nos usados sao 30, oq ocorreu? por exemplo a empresa chrysler, que tem o carro chrysler 300c, por exemplo sequer existe no jogo... tem como me ajudar, explicar o porque disso? obrigado valeu aiii

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, tudo bem?

      Não tem nada de errado. É assim mesmo. Os carros que tens na Concessionária de Novos são os carros Premium.

      Os carros Standard que aparecem nas Concessionárias de Usados e On-line esses tu tens de ir comprando com tempo.

      Na on-line a lista muda a cada duas semanas.
      Na de Usados são 30 carros. A cada corrida que tu fazes os 6 último saem da lista e 6 novos entram no início da lista. Então esses carros aparecem de vez em quando.

      Tens de entrar regularmente nesta concessionária para saber quais carros estão a disposição.

      É assim mesmo. Não tem nada de errado. São no total mais de 1080 carros, sem considerar os DLCs.

      O Chrysler que citas é um carro Standard e não é sempre que ele aparece.

      Como estás iniciando, sugiro que leias as seções "Tutoriais GT5", o primeiro tutorial, e o post "Ganhe um carro por dia".

      Boa sorte aí no começo do jogo. Qualquer dúvida é só perguntar.

      Um abraço e sejas bem-vindo ao grupo.

      Excluir
  9. oh mano obrigado msmo viu? eu tava muito intrigado com isso, valeu msmo , vou agora avançar no jogo,foi o melhor jogo que joguei foi o gran turismo de play 1 , agora vou jogar no play 3 , infelizmente nao pude jogar o 3 e o 4 , mais iriei jogar esse!

    valeu ai, obrigado

    ResponderExcluir
  10. daniel tenho outra duvida...

    eu queria passar o save aqui do play 3 do meu amigo para o meu play 3 que irei comprar... eu ja tentei de tudo mais o gran turismo nao reconhece o pen drive, parece que tem um bloqueio, por exemplo o fifa 12 ele reconhece...
    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deh Felipe, tudo bem?

      Olha só... Não é o GT5 que não reconhece o teu pendrive e sim o PS3. Mas como tu estás dizendo que com os dados do Fifa dá tudo certo, então com os dados do GT5 também ter de dar certo.

      O que está me parecendo é que no PS3 do teu amigo os teus dados são uns e no teu PS3 os teus dados são outros. Mas os dados que me refiro não são somente do jogo mas sim dados do utilizador.

      Tens de verificar o seguinte:
      1. Nome do utilizador do PS3
      2. ID da PSN deste utilizador
      3. E-mail associado a esta ID da PSN

      Esses 3 dados têm de ser rigorosamente iguais nos 2 PS3.

      Um deles sendo diferente tu não consegues passar os dados de um PS3 para outro.

      Provavelmente esses dados estejam diferentes e ele esteja te dando a informação que esses dados não pertencem ao utilizados do GT5.

      Vou te dar um exemplo com minhas contas:

      Tenho o utilizador Daniel GT no PS3 1
      A ID é DanielGLGT

      Tenho o utilziador Daniel GT5 no PS3 2
      A ID é DanielGLGT2

      Se eu tentar colocar os dados do PS3 1 no PS3 2 não vai dar certo. Mas eu posso criar a mesma conta do PS3 1 no PS3 2 e jogar, o contrário também, do PS3 2 no PS3 1.

      Mas precisam ser iguais. Verifica ai nos PS3 se essas informações estão iguais. Se não estão, basta tu criares um novo utilizador com esses dados iguais.

      Sugiro que faças o seguinte. Anota o nome do utilizador usado no PS3 do teu amigo. Após iniciares a sessão no PS3 ele vai tentar fazer a conexão com a PSN. Vai aparecer a mensagem de a iniciar a sessão, pressiona X e quando aparecer a próxima tela pressiona O para cancelar. Ele vais mostrar os dados do e-mail da ID e a entrada da senha. Anota esses dados de e-mail e da senha, esta tu tens de saber porque aparece somente *. Depois de anotar os dados, faz a conexão. Quando conectar anota o nome do ID na PSN.

      De posse desses dados tu já podes criar o mesmo utilizador no teu PS3.

      Faz o seguinte... Cria um nome utilizador no teu PS3, coloca o mesmo nome que anotastes do PS3 do teu amigo. Como é um novo utilizador, vai aparecer na sessão rede Fazer inscrição na PSN. Quando ele te pedir para cadastrar tu tens duas opções Criar uma conta nova ou Utilizar uma conta existente, então utiliza essas opções e cadastra o e-mai e a ID anotados no PS3 do teu amigo. Segue as orientações seguintes e vais conseguir criar no teu PS3 os mesmos dados do PS3 do teu amigo.

      Após isso, coloca o pendrive com os dados no PS3, entra no Utilitário de Dados Guardados do PS3 posiciona no pendrive driver, pressiona X nos dados do GT5 pressiona triângulo escolhe Copiar, escolhe o novo utilizador, confirma e confirma novamente. Pronto. Os dados estarão lá e poderás jogar novamente, mas agora no teu PS3.

      Se esses passos não derem certo é porque o teu pendrive está com problemas, então compra outro e copia novamente os dados do PS3 do teu amigo e copia no teu.

      Espero que isso resolva o teu problema.

      Qualquer coisa, anota exatamente as mensagens de erro que estão dando e me diz aqui que vejo como te ajudar.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
    2. Olá n consigo instalar o cd quando coloco comeca instslar e em 7% da erro

      Excluir
  11. fala daniel, sussegado?

    obrigado ae pelas ajudas!

    tenho outras kestoes....

    paara mais realismo eu jogo com a camera dentro do carro .. cockpit.

    porem tem um problema http://www.youtube.com/watch?v=H0wVhJxN25s

    esse video eh de uma BMW no jogo, e esse carro o painel aparece quase inteiro! o simbolo no volante e tudo mais aberto, varios carros que eu dirigi (todos premium) nao aparece o volante inteiro so uma parte... isso incomoda muito, vc sabe como visualisar o volante todo?

    http://www.google.com.br/imgres?um=1&hl=pt-BR&client=firefox-a&sa=N&rls=org.mozilla:pt-BR:official&biw=1360&bih=629&tbm=isch&tbnid=KJ1giWMDDjEkJM:&imgrefurl=http://www.bmw.com.br/br/pt/newvehicles/mseries/m5/2007/allfacts/ergonomics_cockpit.html&docid=vlt-lLeFZr8Q9M&imgurl=http://www.bmw.com.br/br/pt/newvehicles/mseries/m5/2007/allfacts/_shared/img/ergonomics_cockpit.jpg&w=802&h=303&ei=I8KTT9WhGaav6AGDmu2hBA&zoom=1&iact=hc&vpx=812&vpy=88&dur=1423&hovh=138&hovw=366&tx=158&ty=58&sig=101875457582901596199&page=2&tbnh=66&tbnw=176&start=18&ndsp=24&ved=1t:429,r:4,s:18,i:118

    como nessa foto ai...


    O PsEye, que capta seus movimentos, eu so consegui fazer funcionar no modo Arcade, vc sabe como funcionar no modo GT?



    E carros conversiveis, vc sabe como jogar com eles sem a capota?

    valeu aee, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deh Felipe, tudo bem?

      Vamos às tuas questões...

      Com os carros premium eu também corro com o visual do Cockpit, mas isso para os carros street. Já os GT eu corro com o visual do capô mesmo porque vejo melhor a pista e os carros GT tem pouca visão do externo.

      Eu já notei que alguns carros tem melhor visual que outros no modo Cockpit. Uns são mais abertos e outros mais fechados. Mas isso é do programa mesmo. Nem tudo é perfeito. Até que os caras já fizeram bastante melhorias no visual. Em alguns, nem o retrovisor interno tu vês e em outros tu consegues ver os dois externos. Enfim... coisas do programador que fez as rotinas de visual.

      Não tem o que fazer, é aceitar o que o GT5 oferece mesmo.

      Para ter a câmera em ação só no modo Arcada mesmo. E não vejo muito sentido ter este recurso no Modo GT porque este modo destina-se às corridas em que tu tens de te concentrar mesmo. No modo Arcada é diversão, então cabe eu ficar olhando para o lado pra ver outras imagens. Mas quando estou correndo estou focado na corrida e as vezes nem pisco dependendo do desafio.

      Então está tudo certo e já respondendo a tua última pergunta, este recurso funciona somente no modo Arcada.

      Quanto às capotas... Alguns carros tu consegues pilotar sem a capota. A Ferrari Califórnia é uma delas. Já outros carros não tem como mesmo. Seria legal se todos tivessem esse visual, mas não tem e não tem como habilitar com ou sem capota como já teve em outras edições. Nessa versão não tem, pelo menos por enquanto. Vá que eles resolvem colocar esta opção! Mas por enquanto não tem mesmo.

      Quanto à imagem do voltante... O vídeo que enviastes, pra mim está normal, tenho o mesmo visual aqui na minha TV.

      A foto que enviastes não é do GT5 e sim da concessionária BMW e aí a foto é real e não de um jogo. Creio que não deves te basear nesta foto para tentar melhorar o visual que tens aí.

      O que talvez não esteja bem é a regulagem do tamanho da tua imagem. Quando começamos pela primeira vez o GT5 ele configura a imagem, pede para ajustares os cantos para determinar o tamanho da tela e da imagem. Não sei ao certo como foi que fizestes, mas isso interfere no resultado final do visual que tens aí.

      Outra coisa que muda é quando a TV que usas não é wide, 16:9, é a TV anterior às LCDs da vida, porque elas tem tamanho padrão 4:3 e são menores, tem menos linhas de resolução e com isso mostram menos coisas na tela. Nunca liguei o GT5 a uma TV padrão 4:3 e não saberia te dizer como é que fica o visual.

      Tenho duas TVs wide, uma Sony e uma Samsung. O PS3 1, quando ligo na Sony vejo toda a tela e perfeita, porque foi nela que configurei o GT5 quando iniciei a jogar neste PS3. Mas quando mudo o cabo para a Samsung para jogar nesta TV a imagem é cortada nas bordas e não vejo a imagem por completo. Ela corta uns 3cm nas laterais e mais alguma coisa em cima e embaixo, porque a regulação da TV é diferente. Não tentei mudar isso porque é de vez em quando que mudo o cabo para a outra TV. Mas também não lembro de ter visto uma opção para fazer este ajuste depois de ter inciado a jogar.

      Enfim... Não sei o que está acontecendo por ai.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  12. http://www.youtube.com/watch?v=U__NvgCNtzo

    esse jogo NFS Shift, era assim que eu queri que fosse o painel do Gran Turismo, mostrando o volante por completo, com o simbolo da marca e tudo mais, no teu gran turismo é assim?

    eu jogo numa tv de LCD ful HD 1080, so q nao jogo no HDMI, pois nao comprei o cabo ainda, dai a resolucao esta em 480p

    ResponderExcluir
  13. queria saber tambem se o jogo tem muitas corridas, se da pra jogar por um bom tempo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deh Felipe, tudo bem?

      Então está explicado! Embora a tua TV seja uma Full HD o teu cabo não permite isso.

      Não tem nada de errado. Não vês o voltante por completo porque não tem definição pra isso.

      Quando mudares para cabo HDMI tudo mudará e verás o cockpit como eu, normal, com o símbolo da marca e tudo.

      Grande abraço.

      Excluir
  14. ola daniel blz?
    obrigado ae por toda a sua ajuda!

    tem uma coisa que eu nao entendo, por exemplo, no a-Spec, tem uns 2,3 torneios com carros antigos 1970,60, e tem muito poucos carros pra comprar dessa data, ai eu fico me questionando se o jogo tem mais de mil carros, pke isso ne, tem uns 200 so na concessionaria, e uns 30 na usada, ja estou no nivel 13, msmo jogando pouco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deh Felipe, tudo bem?

      Acabei de responder a esta pergunta ao Rafael por e-mail. Pena ele não ter colocado como comentário aqui no Blog.

      Não tem problemas, respondemos novamente, estamos aqui pra isso.

      Fiz um copiar colar do e-mail...


      O que estranhas é o seguinte. Os carros Premium estão todos disponíveis para compra na Concessionária de Carros Novos, onde encontras várias marcas.

      Os carros Standard aparecem em grupos de 30 no Concessionário de Carros Usados e em média 18 na Concessionária On-line.

      Os carros da Concessionária de Usados mudam a cada corrida que tu fazes. A cada corrida, os 6 últimos saem da lista e 6 novos entram no início da lista e isso é aleatório.

      Então tens de entrar na concessionária periodicamente para ver os carros que estão a venda.

      Como nem sempre tem os carros que queremos, nem sempre conseguimos fazer as corridas na sequência que desejamos.

      Mas fique atento à lista de usados. Quando chegar o carro que desejas, compra logo porque ele poderá custar a aparecer novamente.

      Os carros antigos, como os de 70 tem a dica no post "Chaparral 2J Race Car '70". Dá uma lida lá.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  15. cara tu manja mto de gran turismo 5, valeu ae! abraçoss...

    voltando ali a questao do painel dos carros, será msmo que a questao do HDMI? por que assim, tem carros que so aparecem uma parte do volante, so 2 carros a ferrari california, e um honda civic, que da pra ver o volante todo :(....
    será que é do jogo mesmo? ai na sua tv, o o volante aparece inteiro com o logotipo por completo e tudo mais?

    desculpe incomodar novamente... vc tem ajudado mto , excelente blog,


    aki um exeplo do q eu to querendo dizer :

    http://www.youtube.com/watch?v=3TxZ7ovL9Fo&feature=related
    por volta dos 6 minutos, mostra o cockpit do honda vitz, que so aparece uma mizera parte do volante.

    http://www.youtube.com/watch?v=uFjp47igyzU&feature=fvst
    aki a ferrari, que aparece o volante todo....

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Deh Felipe, tudo bem?

      A questão do HDMI faz toda a diferença, em todos os aspectos, tanto vídeo quanto áudio.

      Quando colocares uma cabo HDMI terás inclusive de reconfigurar o teu PS3. Isso tu encontras nas Configurações de Áudio e Vídeo do teu PS3. Não será dentro do GT5 que farás isso, e sim no PS3.

      Quanto ao visual do Cockpit, acredito que por não teres a resolução FullHD não verás como eu vejo.

      Nem todos os carros mostram da mesma forma. Tem carros que tu consegues ver mais painel e tem carros que não. Tem carros que a área de visual é maior e tem carros que é menor.

      Os carros tem tamanhos e altura diferentes dentro do Cockpit e o GT5 tenta aproximar ao máximo essa realidade. Então vejo como normal eu ver algumas coisas a mais em alguns carros do que outros.

      Eu particularmente não vejo problema nisso e penso que isso não deveria importar muito pra ti também. Pelo simples fato de que nem tudo é perfeito no jogo. Temos de dar um desconto para os programadores do GT5 com relação a isso, porque os carros fizeram um excepcional jogo de corridas.

      Como disse, eu não vejo problemas no visual do Cockipit. E se visse da mesma forma que vês, eu não me importaria muito porque a forma como o jogo acontece compensa qualquer falta de visual no jogo.

      Então Deh Felipe, penso que isso não deveria te incomodar muito. Eu deixaria isso de lado e curtiria mais o jogo que é, como disse, um excepcional jogo.

      Faria sim a compra do cabo HDMI, mas o resto, eu deixaria de lado.

      Um grande abraço Deh Felipe, participe sempre do Blog.

      Excluir
  16. valeu daniel, o jogo é incrivel, aos poucos vou pegando o jeito, eu jogava o gran 2 no play 1 quando era criança, e foi o melhor jogo que joguei ate hoje, e o GT5 é espetacular tmb,
    to me divertindo muito, acabei de chegar no nivel 16, bom demais jogar,
    abraço ae, e obrigado por toda a ajuda

    ResponderExcluir
  17. Grande Daniel, muito bom este blog, vai me ajudar muito mais peço sua ajuda em 2 coisas se achar que valha a pena crie uma parte para os Sazonais A-spec, por exemplo eu tenho uma dificuldade enorme em uma prova especifica que nao fecho de jeito nenhum e queria pedir umas dicas e nem sei onde colocar a pergunta mais vai a pergunta.
    Desafio 2 A-spec prova de 650 PP Circuito ed Madrid olha ja tentei com muitos carros e não tem jeito completei os outros online e estou com enorme dificuldade nesta prova, acho este circuito muito ruim aquelas curvas que parecem o grampo de cabelo e aquela chincane perto do final da prova onde tem a entrada do box, perco tempo demais, não consegui nem bronze nesta prova. Voce lembra que carro usou? tem alguma dica segredo? Pulo do gato? configuração? qualquer coisa tento a varios dias esta prova e nada, esta prova e a prova da licença internacional A-10 não consigo completar.

    Braço duro mesmo.

    Se puder me ajudar agradeço muito e muito mesmo, continue assim este blog não tem igual.

    Muito muito bom mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex, tudo bem?

      Eu até já respondi alguns comentários acerca dos Sazonais A-Spec aqui no Blog, mas não vou lembrar agora em qual, mas também não foi sobre este que queres saber, foram de oeutros.

      Já tinha pensado em abrir esta seção assim como fiz com o B-Spec, mas como as perguntas surgiam em outros posts ou outras seções, acabei deixando de lado. Enfim...

      Vou pensar em como organizar a seção e então jogamos lá nossos diálogos.

      Neste momento não estou em casa e ai não sei se vou acertar na minha explicação, em todo caso, se eu errar depois eu corrijo a informação...

      Pelos PPs que colocas, 650PP, acho que é isso...

      Usei o BMW McLaren F1 Race Car, que é o carro que mais anda também na prova. É o carro a ser batido.

      Quando tenho paciência pra buscar um por um uso o BMW. Quando não tenho paciência e quero liquidar logo o assunto eu uso o Chaparral 2J Race Car '70.

      Com o Chaparral não tem erro. É vitória na certa. Então se estás tendo dificuldades em ganhar, usa este carro.

      Se tu não tens o Chaparral, tens algumas opções para usá-lo.

      A primeira é ele estar na lista dos Carros Usados e teres os mais de 12.000.000 de créditos para comprar.

      A segunda é tu fazeres o que explico no post "Chaparral 2J Race Car '70".

      A terceira é tu usares o Chaparral de algum amigo da tua lista de amigos na PSN.

      Eu tenho este Chaparral compartilhado na minha lista de carro e poderás usá-lo se desejares. Pra isso terás de adicionar a minha ID DanielGLGT.

      Se usares um desses dois carros conseguirás ganhar. Com outros já será mais difícil porque o BMW anda legal e é difícil pegá-lo.

      Quanto a licença eu agora não lembro dela. Então quando chegar em casa eu olho e te digo alguma coisa.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
    2. Bom dia Daniel, tudo bem contigo? Obrigado pela paciencia, então cabei fazendo a prova com o Audi R8 Lemans acho não foi facil tentei algumas vezes, porem quando sai para alterar algumas coisas e voltei para minha felicidade não estava no grid a BMW McLaren F1 Race Car este carro é impossivel de pegar, infelizmente não tenho nem o chaparral nem a McLaren rsrsrsrsr.

      Abraços tudo de bom para ti

      Excluir
    3. Oi Alex, tudo bem?

      Vou te dar uma outra dica então.

      Quando entrares em uma corrida e notares que os carros são rápidos e difíceis de vencer faz o seguinte:

      Entra e sai da corrida até mudar a relação de carros. Geralmente na terceira vez os carros mudam para mais fáceis. Não precisas nem correr, apenas entrar e sair do evento e notar a mudança na lista.

      Outra coisa que acontece se não saíres da corrida. Na terceira vez que fizeres a mesma prova, os carros andam menos e fica mais fácil ganhar.

      Então se está difícil e queres ganhar dos carros que estão na pista, corre 3 vezes se está difícil na primeira.

      Como dissestes que não tens o Chaparral, poderás usar de algum amigo teu na tua lista de amigos da PSN. Se cadastrares a minha ID DanielGLGT poderás usar o meu. Só não vais poder usá-lo nas corridas das salas on-line, mas em todas as outras corridas poderás usá-lo.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  18. Daniel mais uma vez aqui com duvidas, sobre o compartilhamento de pilotos, eu só poderei compartilhar um piloto e usar em outro usuario meu se eu tiver 2 ps3 e estiver logado nos dois?
    Espero que voce tenha entendido a pergunta por exemplo piloto Alex 1 no PS3 logado ai eu entro em um outro PS3 para utilizar este piloto?
    Ou será que é possivel o piloto estando compartilhado usar o piloto de um outro login no mesmo PS3?

    Se voce conseguir entender a pergunta ja ficarei felis pois acho qeu esta muito confusa!!! rsrsrsr

    A pergunta veio pois compartilhei o piloto que cheguei ao nivel 40 para entrar com outra conta e fazer este desafio roxo que termina em 31/05 e não outro login nem tinha criado piloto pois criei este login so para mandar os bilhetes para la e fazer o backup, porem não conseguir utilizar o piloto.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex, tudo bem?

      Entendi sim a tua pergunta, apenas de estar um pouco confusa.

      Na verdade a confusão da tua pergunta está no entendimento equivocado do recurso.

      Quando compartilhamos um piloto, não é para podermos usar este piloto em outro PS3 com outra conta e sim para poder realizar as corridas remotas.

      Ai é que está o teu equívoco. Queres usar o teu piloto para realizar as corridas no Modo GT em outra conta e em outro PS3. Não é para isso que existe este recurso. É somente para poderes correr remotamente com o teu piloto.

      Funciona assim:

      Compartilhas o teu piloto. Um ou mais, no máximo 6. Estes pilotos compartilhados não poderás usá-lo nas corridas até que desfaças o compartilhamento. Poderás compartilhar carros, e esses também não poderás usar até que desfaças o compartilhamento.

      Se entrares na opção Perfil, vais ver os pilotos e carros que tens compartilhado, além dos teus avanços e níveis no jogo, nível A e B-Spec, créditos, % do jogo já realizado, % de troféus, créditos que tens até o momento, quantidade de carros na garagem e número de vitórias. Isso poderás ver de todos os teus amigos cadastrados na tua PSN.

      Os carros tu poderás usar em outra conta e em outro PS3, ou até mesmo no mesmo PS3. Mas os pilotos não. Os pilotos somente remotamente.

      Para usares os teus pilotos remotamente, tens de entrar no site do GT, fazer o início de sessão, e escolher corridas remotas.

      Uso este site para fazer isso:

      http://eu.gran-turismo.com/pt

      Quando entrares neste site, escolhe a opção "A Minha Casa" que fica bem no canto superior direito. Quando clicares ali vai te pedir para iniciar a sessão. Entra com a tua ID e a tua senha do PS3. A partir daí é só aproveitar os recursos de corridas remotas. Poderás incluir os pilotos compartilhados dos teus amigos nas corridas. Ganhas alguns créditos com isso, mas não muito. Eu não vejo muita graça nisso, porque tu não vês as corridas, a pista, os carros, vês apenas informações da corrida. Mas o recurso está ai.

      No entanto, para que tu possas correr remotamente, o teu PS3 tem de estar ligado com o GT5 rodando e no modo de espera.

      Para fazer isso, entras no GT5, clica em Comunidade, escolhe Corrida Remota, clica no Headset, a última opção que tem, e depois escolhe servidor em espera. Agora é só deixar o PS3 ligado e acessá-lo remotamente através do site.

      De vez em quando eu entro nos dados dos meus pilotos para recolher os créditos que estão lá, porque alguns amigos colocam meus pilotos a correrem e acabo sempre ganhando um crédito ou outro.

      Toda vez que aparecer as bolinhas que estão abaixo do piloto na cor laranja é porque tem crédito para receber. Quando elas estiverem cinzas é porque não tem nada.

      Ganha-se experiência com isso também, não muito, mas ganha.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
    2. Daniel muito obrigado pela resposta nem fazia ideia deste recurso e voce realmente entendeu a pergunta abraços.

      Voce é de pelotas a muitos muitos muitos anos atras eu estive em Pelotas instalando rede na Universidade de Capão do Leão.

      Abraço até mais

      Excluir
    3. Oi Alex, tudo bem?

      Creio que a maioria quando viu que podia compartilhar os pilotos, achou que poderia usar esses pilotos em outra conta. Eu inclusive! Então ficou fácil entender a tua perguntar e o que querias fazer, porque já passei por isso.

      Já faz algum tempo, e não saberia dizer quanto, que Capão do Leão agora é um município emancipado. Não faz mais parte de Pelotas. Mas a universidade continua lá. Alguns cursos vieram pra cidade e não estão mais no Campus, como chamamos por aqui.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  19. Agradeço pela caroçidade

    ResponderExcluir
  20. Daniel me empresta a Enzo..
    id da psn : milenawe

    ResponderExcluir
  21. Oi Milena, tudo bem?

    Obrigado por participar do Blog, sejas bem-vinda!

    Já adicionei a tua ID em uma outra conta minha e já compartilhei carros para poderes usar. A conta que uso para correr está com o limite máximo de carros compartilhados, 6, e ainda estão usando os meus carros. Deixaria o pessoal na mão se tirasse algum da lista. Então te adicionei à minha outra conta.

    Se pudesse eu enviava de presente a Enzo, mas o GT5 não permite enviar este carro a um amigo.

    Além da Enzo, compartilhei:

    1. Fórmula GT
    2. Ferrari F10
    3. Chaparral 2J Race Car
    4. Gallardo LP 560-4
    5. Dome-Zero Concept.

    Com esses carros poderás fazer uns quantos sazonais disponíveis.

    Um abraço e até mais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel tudo bem contigo, vendo o compartilhamento do carro tive que comentar, meu sobrinho um tempo atras me disse usao Dome-Zero para as provas de 400 PP que não tem erro, ai passei a usar este carro e foi enorme a diferença, muito bom este carro e ele estava la paradinho na garagem sem uso mais agora toda prova de 400PP que for fazer é com ele que eu vou.

      Abraços

      Excluir
    2. Oi Alex, tudo bem?

      E dá pra fazer outras provas com ele, principalmente as corridas de carros antigos.

      É um ótimo carro de correr! Não te enganas pelo ano dele! Ele é tipo Chaparral, velho, mas anda...

      E se colocares afinação nele, corre mais ainda.

      Quando der tempo compartilho ele na minha lista. Mas vou fazer diferente agora, vou colocar a mesma afinação nas 3 folhas pra ver se agora vai no compartilhamento.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
    3. Eu tenho este carro(DOme-Zero) se der coloca a afinação dele no excelente aba de afinações, as explicaçoes ja estavam otimas, agora com as fotos ficou absurdo.

      Parabens voce é o cara

      Excluir
    4. Assim que tiver um tempo eu faço isso sim.
      Eu acabo sempre me complicando, em vez de fazer simples, acabo incrementando, e aí preciso de mais tempo.

      Poderia até ter deixado a seção como estava, mas meu senso de design não deixa ficar simples, preciso sempre incrementar, deixar mais claro, mais limpo, mais bonito também.

      Mas farei as fotos do Dome e publicarei. Até quinta-feira à noite já estará publicado. Hoje será difícil fazer isso!

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  22. Ae Daniel ... eu tava querendo fazer um blog tmb sobre o GT5 só que os designs dos blog's nao sao legais .. tipo o teu design é legal .. Foi vc que fez ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milena, tudo bem?

      O design no Blog é do Blog mesmo, não o fiz. Aproveitei o que tinha disponível e fiz algumas adaptações apenas. Dá pra mudar algumas coisas, não muito, mas dá. O tipo de letra, a cor, a imagem de fundo. Mas mudei pouco também.

      O que mudei mais foi o cabeçalho, a parte superior do Blog, essa sim eu fiz.

      Terás de saber alguma coisa sobre HMTL para mudar os elementos do Blog. Se não tens este conhecimento, sugiro que não te arisque a mudar. Deixe como está, senão vais inviabilizar a apresentação dele na internet e conforme a mudança, tens de voltar ao zero e as vezes perdes algumas informações voltando ao zero.

      Então tenhas um certo cuidado na hora de fazer as alterações.

      No mais Milena, aproveito que tem de recurso no Blob. Os Menus que tenho acima é criado através da opção Criar Página e não Criar Post.

      A diferença de página para post é o seguinte. Post é inserido na sequência na Home do Blog.
      Página é inserida na forma de menu na parte superior.

      Então deves escolher o que queres que seja apenas um comentário ou uma seção. Se é um comentário, usa post, se é uma seção, usa página.

      Visita este endereço pra ver dicas de como construir um Blog.

      http://www.mundoblogger.com.br/

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  23. ... em minhas noites sem jogar nada, fiquei com vontade de jogar yu-gi-oh, e nao sei a senha!!! o cd key, será que por um acaso, vc possa salvar minha vida!!!! vc sabe o cd key do jogo yu gi oh ???? nao saberia como te agradecer um abraço!!!
    eu sei que esse blog nao tem nada a ver, mais eu estou desesperado! esse jogo eh minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, tudo bem?

      Eu não sei a senha que queres, mas posso ver com os amigos on-line se eles sabem.

      Meus filhos jogam isso mas na forma de cartas, cartões, seja lá como chamam. Não lembro de vê-los jogar isso no videogame ou computador.

      Vou perguntar a eles e depois te digo alguma coisa. Agora são 05:20 da manhã e eles estão dormindo. Mas depois irei perguntar a eles e posto aqui.

      O mais certo de veres uma resposta é depois das 14h de hoje, sexta-feira, dia 29/06.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  24. eu quero chegar a ficar com o carro do sebastian vettel mais tem mesmo que chegar no nivel 35 do b-spcte???????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem?

      Outra maneira é chegares no nível 30 em A-Spec, com isso liberas o evento especial Sebastian Vettel e faz os tempos das 3 corridas. Fazendo o bronze já ganhas o X2010.

      Senão, corre no B-Spec até o 35. Com os sazonais é rápido de chegar lá. Só tem de ter paciência pra fazer mais de uma vez as corridas.

      O que não é ruim porque a cada corrida ganhas um item novo e assim vais completando a tua lista de itens do jogo.

      Grande abraço.

      Excluir
  25. Valew Daniel não sabia que se chegar ao 30 do A-spec ganhava. Eu tenho o X2011, mais ganhei pela dlc, comprei o GT5 Xl Edition e veio junto com outros carros. Vou te adicionar quando eu precisar de algum carro pego emprestado com vc. Estou no level 22 do A e 18 do B. Abraço.

    ResponderExcluir
  26. OI DANIEL COMO VOCE PODE ME MANDAR UMA FOTO DESSE ROTEADOR ? OBRIGADO ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, tudo bem?

      Gostaria muito de saber o teu para poder tratá-lo com mais simpatia. Se não te importares, é claro.

      Mandar uma foto por aqui não tem como, mas posso te indicar alguns modelos. Tudo vai depender de quanto estás disposto a gastar.

      Mas antes disso, eu preciso saber o que tens ai na tua casa, qual internet, qual modem está conectado, pra então te sugerir um modelo de roteador.

      Tens algumas marcas boas e com preço bom também.

      Os mais comuns são da marca TP-Link e D-Link.

      Sugiro Access Point Roteador de no mínimo 300bps, com no mínimo 2 antenas. Quanto mais antenas mais forte o sinal e menos perda de sinal também.

      Tens com uma, duas e três antenas. Começa a ver pelo menos com duas antenas. Dependendo da distância que ficará o roteador do teu PS3, então deverá ser com duas ou três antenas. Sempre lembrando que quanto mais antenas mais forte o sinal.

      Vou olhar na internet alguns modelos e depois eu te digo. Mas já podes ir vendo também os preços para teres uma ideia.

      Em breve eu coloco aqui alguns modelos.

      Mas preciso saber qual a operadora da tua internet, o modelo do teu modem e qual a velocidade da tua internet.

      Grande abraço.

      Excluir
  27. Ola Daniel, comecei a jogar GT5 a uns 3 ou 4 meses, porem só jogo mesmos nos FDS, então ainda estou só engatinhando, e só agora decidi buscar mais informações sobre jogar on-line, e ao encontrar seu blog a alguns dias (agora visita-lo virou rotina diaria), fiquei impressionado não só com a quantidade e qualidade de informações, mas principalmente com a dedicação, carinho e atenção que voce dispensa a todos; PARABENS !!!
    Um ola tambem a todos que comparecem enriquecendo ainda mais o blog com informações e principalmente com muita educação, coisa rara nos dias de hoje. Por ai, dá para perceber a qualidade de todos. Mais uma vez aplausos para o Daniel, que com sua gentileza e amizade conseguiu reunir um belo grupo de amigos do qual quero ter o prazer de participar.

    Um grande abraço a todos

    Roberto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto, tudo bem?

      Sejas bem-vindo ao Blog e obrigado por participar dele!

      Agradeço as palavras e sinto-me feliz por isso. No entanto, tratar bem as pessoas é obrigação de cada um. Aprendi que devemos fazer aos outros aquilo que queremos que os outros nos façam. Mesmo que eles não façam, mesmo assim devemos fazer, porque na verdade, tudo o que fazemos, fazemos em benefício ou malefício de nós mesmos.

      O prazer será todo nosso em te ter na companhia das corridas on-line. É pura diversão e curtição. Ganhamos todas, perdemos todas e rimos todas. A única coisa que fica do lado de fora da sala é o mal humor, se é que ele esta presente no momento.

      Então cadastre a minha ID DanielGLGT e venha correr conosco.

      Grande abraço Roberto e mais uma vez obrigado pelas palavras de motivação.

      Excluir
    2. Ola Daniel tudo otimo !!! Espero que com voce tambem.

      Ontem infelizmente não deu para visitar o blog.

      Concordo plenamente contigo, gentileza e educação são essenciais; e nos sempre colhemos aquilo que plantamos, por isso que seu blog é tão agradavel.

      Quanto as corridas on-line, vou ter que aproveitar as belas dicas que encontrei aqui, e incrementar minha garagem, minha grana, e tambem vou ter encontrar mais tempo e treinar muuuuito.
      Mas se não se importar, já vou cadastrar sua ID e emprestar um dos teus carrões para matar a vontade e a curiosidade, prometo me esforçar ao máximo para devolve-lo sem nenhum arranhão (mas não te garanto).
      Estou no nivel 29 no Spec-A e ainda nem havia me interessado pelo Spec-B, tambem estou com poucos carros na garagem e nenhum realmente bom.
      É que compartilho o PS3 e o GT5 com meu filho de 9 anos, e estamos evoluindo os 2 perfis mais ou menos juntos, enquanto jogavamos no controle beleza, mas com o volante ele está tendo mais dificuldade, mas temos nos divertido bastante juntos, e é isso que vale, né.

      Mas assim que der eu apareço na tua sala, mesmo que seja só para ficar olhando voces me ultrapassando.

      Muito Grato pelo convite e pelo carinho.

      Um grande abraço

      Roberto

      Excluir
    3. Oi Roberto, tudo bem por ai?

      Aqui está tudo bem sim! Com a graça de Deus.

      Minha avó já dizia... O plantio é livre, mas a colheita é obrigatória. Então daí podemos deduzir muitas coisas!

      Será um prazer ter mais um amigo na minha lista de amigos na PSN.

      E a partir daí poderás usar os meus carros e pode sentar o pau neles porque nada acontece com eles na minha garagem. Quando escolhes um dos carros, o GT5 pega os dados do carro que estão no teu PS3 e a partir daí ele controla o carro. Mas pra mim nada acontece. Se usares os carros, bateres e até "destruíres" os carros, mesmo assim, os meus estarão intactos.

      Então use a vontade.

      Muito legal jogares com o teu filho. Corro com os meus também. Tenho um de 11 e outro de 13. Mas o que eles curtem são outros jogos. GT5 não é a praia deles, ainda. O menor só curte abrir os bilhetes que envio pra ele. O mais velho já tem outros interesses e nem joga tanto PS3.

      Se estás com poucos carros na garagem, adiciona esta ID DanielGLGT2. Nesta eu envio alguns bilhetes para vocês e então vão melhorando a garagem por aí.

      Esta conta eu dou preferência pra quem tem filhos jogando e estão começando. O Rafael está nela e tenho enviado uns bilhetes pra ele e hoje eu envio o último. Ele também tem um filhote correndo com ele e os filhos são os que mais curtem o recebimento dos bilhetes.

      Então, vamos fazer mais uma criança feliz! Crianças pra nós pais, porque de pequenos não tem mais nada!

      Cadastre esta ID então que amanhã já envio um Bilhete pra vocês. Daí tu salvas os dados do joga da tua conta e envias o bilhete para a conta do teu filho e depois tu recuperas os dados e o bilhetes e no final todos saem felizes, inclusive eu.

      Grande abraço.

      Excluir
    4. Maravilha Daniel.

      Realmente o que meu filho mais gosta do jogo é receber os carros mesmo, então ele vai adorar. Só preciso voltar a ler as suas dicas e ver como salvar e enviar para ele, porque se eu errar vou arrumar problema.

      Quanto a danificar seus carros, sei não, os acidentes constumam ser bravos, eu sei que não tem como danificar o seu carro, porem talvez devido aos grandes danos que farei, o GT5 mude de ideia. Em uma das minhas primeiras tentativas de correr em Indianapolis com um Viper que havia modificado até chegar aos 1000CV, tive uma capotagem fantastica, o carro ficou todo destruido, e o meu filho se matou de rir.
      Valeu Daniel, um abraço e até breve.

      Roberto

      Excluir
    5. Ola novamente Daniel, tudo bem ?

      Faltou lhe informar o meu ID, que e NRG23-3.

      Estou mudando o PS3 de lugar, estava no quarto do meu filho, depois vou poder jogar até mais tarde.
      Amanhã termino de instala-lo, adicionarei sua ID, e já te agradeço desde já pelo presente.

      Tenho uma dúvida, qualquer bilhete de carro pode ser enviado ? Pois tentei enviar um bilhete do Ford GT Race Car, para a conta do filhão e não deu, nem o carro tambem porque ele ultrapassa os 1.000.000 de limite.
      Não dá mesmo ou eu que fiz algo errado ??

      Abraço

      Roberto.

      Excluir
    6. Oi Roberto, tudo bem?

      Certos carros não são possíveis de serem enviados mesmo, mesmo estando na forma de bilhete.

      Não lembro de cabeça todos os carros que não são permitidos de serem enviados, mas para saberes, basta tentares. Se ao clicar na opção "Dar a um amigo" aparecer a mensagem, já sabes que não é permitido.

      No entanto, poderás enviar o bilhete correspondente e tentar na sorte para retirar o carro.

      Se não estou enganado, o nível do Ford GT é 23. Então se enviares o Bilhete 23 para o teu filhote ele poderá ter a sorte de retirá-lo. Só tens de salvar os dados do jogo antes de abrir o bilhete. Se não vier o carro, recupera os dados do pendrive e abre novamente o bilhete e vai fazendo isso até vir o carro.

      Neste momento estamos vendo a cerimônia de abertura das Olimpíadas. Mas assim que terminar eu inicio minha rotina de ligar os PS3 e administrar os pedidos que recebo e já aceito o teu pedido e envio um bilhete pra ti.

      Grande abraço.

      Excluir
  28. Olá Daniel,tudo bom?
    tenho uma duvida e nao sei se poderá me ajudar,jogo granturismo 5 e estou no nivel 38-a-spec e 28-b-spec e agora sempre que ei entro no jogo eu corro umas 3 ou 4 corridas e o jogo trava enquanto está carregando para começar uma corrida ou quando estou voltando para o menu do jogo
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, tudo bem?

      Não estando ai pra olhar fica complicado pra saber o que exatamente está acontecendo. No entanto, vamos trilhar alguns caminhos pra ver o que pode estar acontecendo por ai.

      A primeira pergunta que te faço é se já olhastes o Disco do GT5 pra ver se não está sujo ou arranhado.

      Se tiver marca de dedo é sujeira que está impedindo a leitura. Pega um pano seco e limpo e faz a limpeza do centro do disco para fora. Nunca faça em círculos senão arranha. Se fizer do centro pra borda na perpendicular não dá problema.

      A segunda possibilidade é se o teu PS3 está num lugar onde acumula sujeira e o teu PS3 pode estar precisando de uma limpeza no cabeçote de leitura do disco.

      Há discos de limpeza para isso e podes procurar numa loja de suprimentos de informática.

      Mas esta possibilidade é remota.

      A terceira e última opção é o próprio disco do GT5 estar com problemas na produção dele, ou seja, está com defeito.

      E esta também é uma possibilidade remota, haja vista que é um disco Blue-Ray e a qualidade é alta e os arranhões são mínimos de acontecerem. Mas pode acontecer o defeito e os arranhões. Não é impossível.

      Eu estou com suspeitas que sejam marcas de dedos no disco que depositou a oleosidade natural da mão no disco e isso está impedindo a leitura dos dados.

      Por fim, não está descartada a possibilidade do teu PS3 estar com defeito. E neste caso somente levando a uma autorizada pra saber.

      Eu começaria a olhar o disco pra ver se não está sujo.

      Depois conte como foi.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  29. Ola daniel tudo bom?
    o meu cd do granturismo esta impecavel sem um atranhão entao deve ser a sujeira acumulada no interior do Ps3,teria como me ajudar como que eu consigo estar limpando o meu ps3?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo, tudo bem?

      O PS3 nada mais é do que um computador voltado aos jogos. Então se não tens por perto uma revenda Sony ou Assistência Técnica da Sony, uma empresa de Manutenção em Equipamentos de Informática poderia fazer a limpeza pra ti.

      No comentário acima indiquei o uso de Disco Limpadores de Cabeçote de leitura.

      Poderias começar por aí porque é um processo simples e barato.

      Em última opção, levar à assistência técnica.

      Se não sabes como abrir o PS3 e fazer a limpeza aconselho a não tentares a fazer isso. Deixe pra quem entende de fato fazer isso.

      Um abraço e boa sorte por ai.

      Excluir
  30. boa tarde daniel, eu queria saber onde ganha o 787b

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Corey, tudo bem?

      Este carro não é dado como premiação no GT5. Mas podes comprá-lo na Concessionária de Novos da Mazda, custa Cr. 5.600.000.

      Ou então tentares a sorte com o Bilhete de Nível 23.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. entao me fale um carro pra chegar perto do minolta
      porque meu bugatti é péssimo de curva
      como que eu vou ganhar ele na Like The Wind – Nv 21
      Carro Bônus: Minolta Toyota 88C-V Race Car '89

      Excluir
    3. Oi Corey, então o teu objetivo é ganhar a Like the Wind...

      Pra esta corrida o ideal é usares carros Le Mans, porque todos os desafiantes são carros Le Mans.

      O Bugati nem chega perto desses carros, por mais que tu instales peças nele. Esse carro é bom de reta, mas quando tem de fazer uma curva, sai de perto!

      Então tens algumas opções:

      Para correr em Indianápolis desliga todos os controles de ajuda do carro.

      O próprio 787B. Instala os Kit Turbo nele, desliga todos os controles e é vitória na certa. Ajusta a velocidade final pra 400Km/h.

      Tem o Peugeot 908 HDi FAP, que encontras na Concessionária de Novos, se não me engano Cr. 4.500.000

      Tem o Audi R10, todos esses carros poderás usar nesta corrida e em Daytona Percurso de Estrada também. Só que em Daytona se não tiveres muito controle sobre o carro, deves ativar os assistentes como tração, estabilidade, direção ativa.

      Mas em Indianápolis desliga tudo e pra fazer as curvas apenas desacelera o carro até uns 20% e depois da curva 100% novamente. Não precisas frear, apenas desacelerar o carro pra ele fazer a curva.

      Depois tem os carros Standard e esses tens de ter mais sorte pra encontrá-los na concessionária de Usados e na On-line.

      Até mesmo o Fórmula GT tu podes usar nessas corridas. Com esse não tem como errar.

      E pra comprar um Fórmula GT vai até a Concessionária On-line e compra um por Cr. 5.000.000.

      Se não tens créditos pra compras esses carros, faz alguns sazonais que em seguida terás esses créditos.

      Ou então, usa os carros emprestados dos teus amigos.

      Se quiseres adicionar a minha ID DanielGTBR e usar os meus carros, fique à vontade.

      Grande abraço.

      Excluir
    4. como se faz pra adicionar o amigo

      Excluir
    5. Olá Corey, tudo bem?

      Faz o seguinte:

      1. Inicia a tua sessão na PSN no penúltimo ícone da área do PS3
      2. Depois, no último ícone, Amigos, vai na segunda opção "Adicionar um amigo".
      3. Clica nesta opção e vai aparecer a mensagem:
      "Para adicionar alguém como amigo, você deve trocar uma mensagem de pedido de amigo com essa pessoa.
      Primeiro, anote a ID online da pessoa e insira-a na tela seguinte para enviar a mensagem de pedido de amigo. Quando a pessoa aprovar o pedido, ela será adicionada à sua lista de amigos."

      4. Clica em Ok e vai aparecer a tela de mensagem. Digita a ID do teu amigo, ou a minha se preferires, DanielGTBR, e depois vai no botão [Enviar] e envia a mensagem.

      O teu amigo, ou eu, receberá a mensagem com o pedido. Assim que for aceito, verás este amigo, ou eu, na tua lista de amigo. A partir daí poderás saber quando estaremos on-line ou não e que jogos estamos jogando no momento, ou fazendo o que no PS3, que pode ser nada.

      É simples assim. Não tem mistério.

      Depois de teres os amigos adicionados à tua lista, para usar os carros deles, no Modo GT, no Mundo GT, tens a opção [Perfil]. Clica ali e vai aparecer a lista de amigos que tens. Clicando na ID do teu amigo, vai aparecer os dados dele, como níveis, progresso no jogo, pilotos compartilhados e carros compartilhados.

      Para usar o carro, basta tu clicares no carro e depois clica no botão [Empréstimo]. Pronto, já podes usar este carro. Só não poderás usar os carros dos teus amigos nas corridas on-line. Mas poderás usá-los nos sazonais e nas corridas A e B-Spec.

      Qualquer dúvida é só falar.

      Grande abraço.

      Excluir
    6. -olá daniel eu já consegui ganhar o minolta mas vc nao vai acreditar eu ganhei ele com o corvette z06 tunado

      vc pode me adicionar hoje por favor I.Fonseca me adiciona lá

      Excluir
    7. olá daniel em que volta é o suficiente pra eu entrar no pit stop na indy 500 com minolta com os pneus duros

      E como que eu faço pra gastar menos combustível

      Excluir
    8. cmo que se faz pra ganhar varias roupas e capacetes

      Excluir
    9. Olá Corey, vou tentar responder a cada um dos teus questionamentos numa única postagem. Vou separar cada resposta com ***.

      Com Corvette! Muito legal. Ainda não tinha tentado com carro Street, somente com Le Mans. Quando olho a lista de carros sempre coloco um carro compatível. Mas deve ter sido bem divertido ganhar com o Corvette. Muito legal mesmo!

      ***

      Quanto às voltas... Eu não sei ao certo agora quantas voltas para o Pitstop. O que faço é olhar o nível do pneu. Tem as barras indicativas do desgaste dos pneus. Sempre olho por alí pra saber quando parar para a troca. Dependendo da pista deixo até uns 5% de pneu para fazer a troca, independente de serem os da frente ou de trás. E observo também a quantidade de combustível.

      Na Indy, eu acredito que com pneus duros, tudo consigas dar pelo menos 25 voltas. Posso fazer novamente este evento e ver o que acontece por aqui. Então depois eu te digo como fiz. Mas creio que é por ai mesmo.

      Mas eu não usaria pneus duros. Usaria os Macios mesmo. A volta é bem menor, pelo menos uns 3 segundos por volta. Isso no final será vantagem, mesmo tu tendo de parar antes para troca. Mas no final irá compensar. Sempre corri de pneus Macios. Fazer a curva é muita mais fácil e rápido. Não precisas nem frear, apenas controlar a aceleração.

      Fiz esta prova com o Mazda 787B e o tempo da volta foi de 40:100 na média. A Melhor volta foi 38:900 quando peguei o vácuo. E são apenas 5 voltas. Estou falando da Like the Wind. Nas 500 milhas não deve fugir disso e o tempo em torno disso. Talvez 37:000. Vou ver com o Minolta e depois te digo alguma coisa.

      ***

      Nunca me preocupei em gastar menos combustível, mas se queres gastar menos é não sentar o pé. Não ficar com 100% de aceleração. Mantém em 75% que economizas combustível.

      Mas não tens necessidade de fazer isso. De uma forma ou outra terás de entrar no box, seja por pneu, seja por combustível. Não é um fator relevante no GT5.

      ***

      Pra ganhares os capacetes e macacões é só fazer os sazonais. Através deles que consegues aumentar os teus itens.

      E faz várias vezes a mesma prova, porque a cada corrida vencida um capacete ou macacão é dado aleatoriamente.

      Então é só ter paciência e correr, correr e correr os sazonais.

      ***

      Qualquer outra dúvida é só falar.

      Grande abraço.

      Excluir
    10. Ficou faltando uma resposta...

      Tenho 3 contas que estou utilizando para cadastrar os amigos. Comecei com uma, tive de passar para duas e agora não tenho escolhe, precisei colocar uma terceira na parada.

      A DanielGLGT eu uso pra correr.
      A DanielGTBR para compartilhar carros e enviar bilhetes
      A DanielGLGT2 comecei a usar pra compartilhar carros e enviar bilhetes também.

      Então escolhe onde queres ser incluído e adiciona a minha ID. Se a que escolheres estiver lotada, escolhe uma outra.

      A DanielGLGT2 certamente não estará lotada, porque tenho poucos amigos cadastrados nela e uso somente para os amigos "família" que tem filhos e jogam com eles. Não é "panela", apenas pra eu saber um pouco da história de cada um e lembrar dessas história e não fazer confusão com ninguém.

      Grande abraço.

      Excluir
  31. daniel é o seguinte.a parti de ontem,quando inicio o gt5 ele demora muito vei para aparecer a setinha,mas muito msm cerca de 2 minutos e isso nao é normal.e quando aparece se eu entrar em outra janela do msm jeito,queria saber se é problema do jogo,ou controle.pq nao aguento mais isso vei.ou sera melhor eu colocar o gt5 no hd?
    desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem?

      Pelo que falas dever ter acontecido o seguinte pra estares estranhando a demora.

      Das duas, uma:

      Primeiro: Antes, tu não tinhas o GT5 conectado à internet. Ou seja, não jogavas on-line, somente off-line. A partir do momento em que conectastes o teu PS3 à internet, o teu GT5 passou a sincronizar os teus dados com os servidores (computadores) da PSN (PlayStantion Network). E se é verdade isso, então está tudo normal, porque a tua internet provavelmente seja de 1MB e a demora é natural. Tem dias que é mais rápido liberar o GT5 e tem dias que é mais demorado mesmo sincronizar os dados.

      Segunda: Tu tinhas uma internet mais rápida e por algum motivo tivestes que baixar a banda. Então, como antes era mais rápida, era mais rápido também iniciar o GT5. Agora está mais lenta a internet, então é mais demorado iniciar o GT5.

      Independente de ser uma dessas possibilidades, ou ser por outro motivo, é normal a demora.

      Tudo vai depender da qualidade da tua internet, da qualidade da banda de Upload, ou seja, dos dados que saem do teu PS3 e vão para os servidores da PSN.

      Isso que aconteceu contigo aí, acontece comigo aqui quando estou usando minha Internet 3G. É sempre mais demorado eu conectar o GT5 ao servidor da PSN.

      Só tem uma maneira de resolveres isso, aumentando a banda de Upload da tua internet.

      Nos fins de semana e feriados esse problema se acentua porque tem muita mais gente conectada na internet e também nos servidores da PSN.

      Então é só ter paciência mesmo e não esquentar a cabeça. Se entrar, então está tudo certo. O problema é quando não entra.

      É o que imagino que esteja acontecendo por ai.

      Grande abraço.

      Excluir
  32. sei que aki é topico relacionado a GT5.mas sei tbm que vc entende um pouco de tudo relacionado a PS3.
    entao por favor me diga uma coisa.esses jogos da PSstore que tem(full game) ele nao tem o tamanho indicando quanto é.vc saberia dizer??
    obrigado pela compreensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem?

      Entrei na PSS pra ver se tinha a informação que queres, mas não encontrei.

      Entrei no site da PSS e também não encontrei.

      O tamanho do arquivo não tem como saber antes de fazer o download. Essa informação aparece somente depois que efetuas a compra e começas a baixar o arquivo.

      Aí então saberás o tamanho do arquivo e poderás acompanhar a evolução do download.

      Antes não tem como.

      Grande abraço.

      Excluir
  33. Fala Daniel blz?

    Eu sou novo aqui no seu blog e muito noob no gt5, mais aos poucos estou melhorando. Achei seu blog muito bom cara eu procurei por vários blogs sobre o game mas esse foi um os melhores que eu achei, tudo muito bem organizado para um noob como eu isso aqui foi muito bom seu blog foi de grande ajuda, vlw cara parabéns pelo seu trabalho, você merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tela Pedro, tudo bem?

      Sejas bem-vindo ao Blog e obrigado por participar dele!

      Sinta-se à vontade para perguntar sobre o que desejares do GT5. Dentro do possível, responderei o que souber.

      Se desejares saber sobre outros assuntos, mande sua pergunta e veremos o que podemos fazer para ajudar.

      Grande abraço.

      Excluir
  34. dae daniel susse?

    eu fiquei muito decepcionado com o cockpit dos carros do gran turismo, apenas um honda civic, que aparece o painel mais amplo, onde pode-se visualizar o volante inteiro, enfim, grande parte do painel, mais no resto dos carros, aparece mto pouco do paineil so a metade do volante... nao tem como alterar isso?
    abraçooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem?

      Pena que não dissestes o teu nome, daí seria mais simpático da minha parte não tratá-lo por "Anônimo", então peço que não te aborreças com isso.

      Como eu tenho jogado Gran Turismo desde a versão 2 e nesta, mais a 3 e 4 não tinha o visual do cockpit, pra mim o que eles mostrarem está de bom tamanho.

      Meu visual de corrida preferido é do capô. Corro com o visual do cockpit somente quando estou de volante, o que é raro. Uso mais o controle mesmo.

      Já teve um amigo do Blog, não lembro o nome agora, mas que também reclamou do pouco visual do cockpit. Ele reclamava que não conseguia ver todo o volante, somente a metade pra cima e as vezes nem isso, somente parte da áre superior do volante.

      Eu não esquento muito a cabeça com isso. Pode até ser um pouco fraco do jogo. No entanto tem pontos muito fortes do jogo que nenhum outro jogo de corrida tem. A começar peo realismo da corrida e do comportamento carro. Então, pra mim, isso é o que pesa mais.

      Mas concordo contigo que se o visual fosse mais amplo, seria bem legal. Tu citastes o volante, contribuo com o teu raciocínio dizendo que tem visual que nem o espelho retrovisor interno ou lateral tu enxergas e aí tu não consegues ver quem ver atrás.

      E isso que tu não olhastes todos os carros ainda! Quando olhares os Standard, vais ficar mais decepcionado ainda!

      Mas não esquente a cabeça com isso. Tem outras coisas que são bem legais e únicas no GT5 que compensarão esta "falha".

      Grande abraço e sejas bem-vindo ao Blog.

      Excluir
    2. Eu só estou correndo no Evento Sazonal "Corrida Cavalinho"
      Estou usando uma Ferrari 458 com a visão do Cockpit.
      Definitivamente eu acho perfeito. em todos os detalhes.
      Uso uma Tv 3D e fico encantado com os efeitos de sombra no painel.

      Excluir
  35. Oi Daniel tudo bem? é o Rafael (speedrd)

    Essa minha conta (speedrd) é americana e eu quero uma brasileira, já criei a conta, o segundo utilizador, só que todo o meu progresso do jogo esta no speedrd, como eu consigo transferir o progresso do jogo para minha nova conta?

    Já tentei copiar para o outro utilizador, já tentei com um pen drive, mais aparece uma mensagem que estou tentando carregar com dados salvo de outro utilizador...

    Essa conta nova criei hoje com data de terça que vem, quero ganhar o bilhete de 1970.

    Da um ajuda, por favor!!


    Valeu!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, tudo bem?

      O que queres fazer não é possível fazer. Não é permitido transferir progresso do jogo de uma conta pra outra.

      O máximo que poderás fazer é enviar os carros, bilhetes e demais itens do jogo de uma conta pra outra. O resto, terás de fazer tudo novamente se quiseres avançar no jogo nesta nova conta.

      Não te preocupa que não és o primeiro a querer fazer isso e nem tão pouco serás o último! Essa foi a primeira coisa que tentei fazer quando comprei o segundo PS3 e criei uma nova conta neste novo PS3.

      Infelizmente não é possível fazer.

      Mas o legal de ter uma segunda conta zerada é começar exatamente do zero e fazer melhor nesta nova conta. Compartilhar carros em uma e usar na outra.

      No final verás que também é divertido e até proveitoso não poder usar os dados de uma conta em outra.

      As licenças eu tenho somente em uma das minhas cinco contas. Fazer licenças em todas elas não dá. Numa já não foi fácil, imagina ter de fazer em todas!

      Os dados do GT5 são atribuídos a uma única ID, a relação é 1 pra 1, e não 1 pra 2 como queres fazer.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Daniel, valeu por seu atenção!

      Eu tenho pouco tempo pra jogar, fica complicado eu jogar tudo de novo, acho que vou é ficar a conta americana mesmo..rs

      No link, ganhar o chaparral, vc diz pra enviar o bilhete de uma conta pra outra.

      Esse bilhete é preto e sem descrição de que carro vou ganhar??

      Tenho um bilhete desse la no caminhão de entregas de carro, ainda não abri. Já tentei clicar com o triangulo nele pra ver se aparece alguma opção de enviar a um amigo ou coisa do tipo, e não aparece nada. Como eu mando esse bilhete de uma conta pra outra?

      Valeu!

      Excluir
    3. Olá Rafael, tudo bem?

      O bilhete de ano é preto sim. Está mais pra marrom escuro do que pra preto, mas é escuro mesmo e diz somente o ano do bilhete.

      Não tens como saber o carro que vem com o bilhete sem abrí-lo. A abertura é aleatória, então pode vir qualquer carro na hora.

      No entanto, pra enviar este bilhete de uma conta pra outra não é através do Caminhão de Entrega de Carros, e sim pelos Itens.

      No Caminhão vais apenas conseguir abrir o Bilhete. E quando fores abrir o bilhete, tens de salvar antes os dados do jogo no pendrive.

      Mas antes de abrir o bilhete nesta conta, envia este bilhete para a segunda conta e guarda este bilhete lá. Então faz o seguinte:

      1. Salva os dados no pendrive.
      2. Entra em Itens, escolhe Bilhete de Oferta
      3. Clica no bilhete de 1970 e escolhe "Dar a um amigo"
      4. Escolhe na lista a tua segunda conta. Se ainda não tens a tua segunda conta na lista, terás de adicionar esta segunda conta através da opção "Adicionar amigo".
      5. Depois de escolher a segunda conta na lista clica em "Enviar".
      6. Depois sai do GT5 e recupera os dados do pendrive.
      7. Agora que já enviastes o bilhete para a segunda conta e recuperastes o bilhete pra conta, então poderás abrir o bilhete no Caminhão e ver que carro vem.
      8. Se vier o Chaparral termina por aqui.
      9. Se não vier o Chaparral, recupera novamente os dados do pendrive e abre novamente o bilhete.
      10. Faz isso tantas vezes forem necessárias para vir o Chaparral.

      Depois de abrir o bilhete e vir o Chaparral, salva os dados e termina, não há necessidade de recuperar novamente os dados, senão perdes o Chaparral e ganhas novamente o bilhete e terás de fazer tudo de novo. Então quando vir o Chaparral, termina o processo.

      Agora vai na outra conta pra receber o bilhete. Entra na conta, entra em Comunidade, clica em Presentes e depois clica em Receber Tudo ou receber item, tanto faz.
      Pronto, o bilhete está na conta. No outro dia, entra nesta segunda conta, salva os dados no pendrive, e envia o bilhete desta segunda conta para a primeira, é o envio inverso.

      E faz a mesma coisa só que com as contas invertidas na sequência. Se tiveres alguma dúvida quanto a fazer é só perguntar.

      Grande abraço.

      Excluir
  36. daniel eu estive vendo macetes de gt5 e vi 20 milhoes de cr existe esse macete ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem?

      Eu desconheço. A única maneira que conheço pra ganhar os 20.000.000 é correndo mesmo.

      Grande abraço.

      Excluir
  37. Fala daniel,blz

    O meu gt5 estar muito lento pq?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem?

      O GT5 quando rodado off-line é super rápido, mas quando está conectado à PSN ele acaba ficando mais lento mesmo. Isso porque ele constantemente está acessando informações no servidor da PSN. E se a tua rede não é muito rápida ou se a internet no momento está congestionada acaba demorando o tempo de resposta ao teu PS3 e então ele fica mais lento.

      É normal isso. Quando o fluxo na rede está normal, o GT5 inicia rápido, mas quando não está, demora um pouco mais e aí tudo demora um pouco mais também.

      Demora pra entrar nos Sazonais, nas Concessionária on-line, pra entrar em salas on-line, enfim, em todos os recursos on-line que o GT5 tem.

      Então não fique preocupado com a demora porque é normal.

      Grande abraço.

      Excluir
  38. Ola Daniel!! Criei meu piloto B-Spec cheguei no nivel 40 mas a barra de carreira ta pela metade, o que vc aconselha a fazer?
    Começo um piloto do zero? Sei que minha barra nem se move mais.
    E so falta esse troféu. Desde ja grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiano, tudo bem?

      Sejas bem-vindo ao Blog e obrigado por participar dele.

      Tens até 6 pilotos pra criar, então se tens apenas um não é uma má ideia criar mais pilotos.

      A barra, embora já tenhas chegado ao nível 40 com este piloto, vai demorar a ser preenchida, porque ela só será preenchida totalmente quando tiveres 500 vitórias com este piloto.

      Leia o diálogo que tive com a Aline sobre o assunto. Copie e cole o link abaixo e veja o primeiro comentário dela no dia 24 de setembro deste ano e siga lendo os seguintes que dou dicas de como levar o piloto ao topo.

      http://danielgt5.blogspot.com.br/2011/12/sazonais-b-spec.html

      Como dissestes que só falta este troféu, sugiro que faças mais corridas B-Spec com este piloto pra levá-lo ao topo. Pega o X2010 e faz as primeiras corridas da primeira séria B-Spec. O que precisas agora é de número de vitória, tens de chegar a 500.

      Se depois de leres o diálogo que tive com a Aline ainda tiveres alguma dúvida é só falar.

      Grande abraço.

      Excluir
  39. Boa noite Daniel rapaz eu to com um problema onde eu moro não existe net de qualidade eu tentei com 02 nets mais nenhuma delas deu certo pra mim jogar os eventos sazonais,será que teria alguma forma de jogar sazonal OFF...me ajuda aí amigão valeu e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Reginaldo, tudo bem?

      Puxa! Não tem como jogar os Sazonais off-line! Precisas estar conectado à internet pra acessar os eventos.

      Pra jogar os sazonais a tua internet não precisa ter banda alta, com 500KB já daria, porque o volume de informação trafegado é pequeno. Esta banda é baixa pra jogar on-line nas Salas on-line, mas pra fazer os sazonais daria.

      Não comentastes qual a banda e qual a operadora da internet que tentastes, nem a cidade. Mas diria que não deverias ter problema com os sazonais, porque eles não exigem tanto da internet pra abrirem.

      Mas, respondendo pontualmente a tua pergunta, não tens como jogar os sazonais em OFF, somente conectado à internet.

      Grande abraço.

      Excluir
  40. Daniel boa noite eu acabei de instalar a net aki em casa e consegui ter acesso aos eventos sazonais valeu muinto a dica amigo,só mais uma duvida como fasso pra baixar os PP dos meus carros.............e como fazer pra te adicionar como amigo eu ainda não sei.o meu nome de usuario é reginaldoGTSR,até mais grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Reginaldo, tudo bem?

      Pra adicionares um amigo, precisas ir na opção [Adicionar um Amigo] que fica na última opçào da área do PS3 um pouco acima da opção [Caixa de Mensagens].

      Escolhe [Adicionar um Amigo], vai aparecer a mensagem que precisas enviar uma mensagem para o amigo, clica [Ok], clica em [X] pra adicionar a ID, escreve a minha ID DanielGLGT ou DanielGTBR e se ainda desejares escrever alguma mensagem no corpo da mensagem é só digitar alguma coisa, mas podes deixar esta parte em branco, e depois disso enviar a mensagem e aguardar até que o amigo adicionado responda aceitando o teu pedido. E assim tu fazes para todos os amigos que desejares adicionar. Tem de ser um por vez.

      Pra baixares os PPs dos carros tens algumas opções. Mas não há um opção opção específica [PP] pra diminuir, os PPs diminuem conforme vais ajustando outros valores. O mais comum é diminuir os CVs, conforme vais diminuindo os CVs do carro os PPs diminuem junto e conforme fores aumentando os CVs do carro os PPs aumentam junto.

      Outra maneira de diminuir os PPs é aumentando o peso do carro, conforme adicionas peso os PPs diminuem e conforme fores tirando peso do carro os PPs aumentam.

      E a terceira maneira de diminuir os PPs é mexendo na Aerodinâmica do carro, conforme aumentas a aerodinâmica os PPs aumentam e conforme vais diminuindo a aerodinâmica os PPs também diminuem.

      Essas são as maneiras que conheço pra baixar os PPs dos carros. Escolhe uma delas.

      Se vais usar uma pista com longas retas, diminui a aerodinâmica pra diminuir os PPs e mantém os CVs. Se vais usar uma pista com muitas curvas e fechadas, diminui os CVs e mantém a aerodinâmica pra fazer as curvas com maior força descendente, ou seja, com mais facilidade.

      A escolha do que mexer pra diminuir os PPs vai depender da pista e do carro também. As variáveis são muitas e cada caso é um caso.

      Grande abraço e boa sorte na escolha.

      Excluir
  41. Daniel! Como vai!

    Estou meio frustrados, nao consigo participar de um campeonato de Gt5!
    No ultimo que tentei participar so tinham profissionais e outro cobrava $68,00 de inscrição!
    Voce ja montou algo do tipo? queria montar um! Com regras! Planilhas! Pontuação Circuitos e etc!
    Voce tem algum material?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wellington, tudo bem?

      Não tenho material pra realização de campeonato. Já recebi alguns pedidos pra criar um não tenho tempo pra isso, porque demandaria compromissos que não poderia assumir com dia, horário, tempo à disposição, enfim, toma muito tempo e de um tempo que não tenho como destinar a isso.

      Já me convidaram pra participar de campeonatos mas também não tenho como participar porque geralmente as datas não batem com a minha disponibilidade. Enfim, eu nunca participei de campeonato e não pretendo promover um. O máximo que faço é promover corridas de algumas voltas pra dá um gostinho a mais na prova com troca de pneus, abastecimento e mesmo assim já é cansativo.

      Wellington, pra promover um campeonato, dá muito trabalho e uma única pessoa não dá conta, é preciso um grupo de pessoas pra fazer isso senão sobrecarrega e no final dá mais frustração do que diversão.

      Geralmente, nos campeonatos, quem participa já está em um nível acima do normal na habilidade de correr e praticamente todos possuem volante e tem tempo de sobra pra treinar e ficar afiado pra corrida. Eu já assisti a corrida de um amigo, o Leonardo Scalco, a corrida foi em Fuji Speedway F, 25 voltas se não estou enganado, os carros eram GT500, e foi pegada a coisa e era apenas uma etapa, tinham ainda outras corridas e ele já tinha feito outras.

      Eu dificilmente faria algo parecido em função do tempo que isso toma e do envolvimento que é exigido. Mas quem pode, tem mais é que fazer. Mas vais encontrar somente pessoas que andam bem e com volante.

      Montar as coisas é até simples, o problema está em gerenciar isso tudo. Mas não tenho nenhum modelo de campeonato comigo.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Daniel
      Eu teria interesse em gerenciar um campeonato online.
      Podes me explicar como devo fazer... Acho que tenho a disponibilidade suficiente pra isso. Só preciso do conhecimento para tanto.
      Se quiseres, manda a explicação por e-mail
      rafaelgtbr@gmail.com
      Abs

      Excluir
    3. Oi Rafael, tudo bem?

      Já respondi por e-mail pra ti.

      Grande abraço.

      Excluir
  42. Teeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeesao de Blog

    ResponderExcluir
  43. Daniel! Eu de novo!

    Meu HD do ps3 tem apenas 18 gigas de espaço livre!
    Em outros fóruns recomendaram formatar!
    A minha única preocupação são os dados do Gt5!
    Neste caso como ficariam? Eu perderia tudo? Existe um backup somente desta pasta?
    Sugere algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wellington, tudo bem?

      Eu não tomaria esta atitude. Faria isso somente que houvesse algum problema de execução do Sistema PS3.

      Mas se o teu problema é apenas espaço, o que eu recomendo é eliminares coisas que já não usas mais. Não dissestes de quanto é a capacidade do teu HD, mas sugiro que elimines as Demos, os dados dos jogos antigos, mas veja bem os dados do jogo e não os teus dados de evolução no jogo, porque são duas coisas diferentes.

      Dados do jogo é a instalação que o jogo faz no teu PS3 pra poderes jogar.

      Dados do teu jogo, é a evolução que tens nos jogos e que ficam gravadas no teu perfil.

      Então não formate o PS3 porque não é uma atitude inteligente para o problema de espaço. A formatação é o último recurso que deves adotar e assim mesmo, dificilmente precisarás fazer isso. Já tenho meu primeiro PS3 desde que foi lançado, em 2008 se não estou enganado e nunca foi preciso formatar. E olha que tenho 3 PS3 e todos nunca foram formatados.

      Não faça isso porque não é necessário. Há uns dias atrás eu vi que tinha pouco espaço no meu primeiro PS3, que tem 80GB de HD e fui eliminando dados de jogos que não jogava mais, demos que tinha baixado e aumentei legal o espaço livre no HD. Faça o mesmo.

      Mas não elimine os dados do teu jogo, porque se elimares perderás o avanço dos jogos. Apagando apenas os dados do jogo, os de instalação, e não apagando os dados do teu jogo, quando desejares jogar novamente é só fazer uma nova instalação e pronto, recomeçarás do ponto onde parastes.

      Boa sorte por aí. Grande abraço.

      Excluir
  44. Daniel, boa tarde!

    Comprei um PS3 há pouco e comprei também o GT5. Quando insiro o CD aparece a pergunta se quero instalar o jogo. Não instalei porque me disseram que se fizer a instalação não poderei mais jogar on line, tanto com o GT5, ou Call of Duty(Black ops II)e outros jogos.
    Gostaria de saber se isso é verdade. Se a instalação vai impedir de jogar on line.

    Atenciosamente.

    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberto, tudo bem?

      Não é verdade. Nem sei de onde tiraram isso, mas esta informação é completamente equivocada.

      O que há é o seguinte:

      Se o teu PS3 for desbloqueado, ou seja, pode rodar programa "pirata", cópia, não podes jogar on-line, porque pra jogar on-line tens de ter o teu PS3 atualizado e quando fazes a atualização do PS3 bloqueado ou ele tranca ou ele se bloqueia novamente.

      Mas pelo que falas, o teu PS3 não é desbloqueado, porque jogas on-line e se isso é verdade o teu PS3 está atualizado.

      Então se queres jogar GT5 deves instalar o programa sim e isso não irá fazer qualquer mudança no modo como jogas hoje, pelo contrário, poderás jogar mais um jogo on-line.

      Então, se o teu PS3 é normal, não é desbloqueado, instala com toda a segurança e tranquilidade o GT5. Dependendo da versão do GT5 terás algumas atualizações para fazer após a instalação dele. O programa irá te guiar neste processo que é bem tranquilo.

      Então quem te disse isso não sabe absolutamente nada de PS3 e GT5 e portanto não deves confiar nesta fonte.

      Faça a instalação do GT5, as atualizações, baixe os carros DLCs gratuitos e jogue on-line porque é muito bom.

      Se ficar ainda alguma dúvida, deixe novamente o teu comentário.

      Boa sorte e ótima diversão.

      Excluir
  45. Olá daniel, tudo bem?

    Há alguma forma de usar o mesmo utilizador para duas conta na psn para não ter de fazer todos os eventos de novo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João Aurelio, tudo bem?

      Não tem como fazer isso, a PSN não permite. A relação é 1 pra 1, ou seja, os dados pertencem a uma única ID e não podem ser usados por outra.

      Se tens uma conta com o avanço do jogo e criares uma outra conta terás de fazer todos os eventos novamente pra avançar no jogo nesta nova conta.

      Quando crias um utilizador, um usuário no PS3 o sentido é um e é diferente do sentido de criares uma ID na PSN. Uma vez criada a ID na PSN, associas um e-mail a ela e não podes mudar esta associação e se iniciares um jogo com esta ID não poderás mudar futuramente esta relação de dados do jogo com a ID.

      A ID do PS3, do utilizador, do usuário, esta tu podes renomear e usar outras ID da PSN, mas a ID da PSN em si que controla os avanços nos jogos não.

      Grande abraço.

      Excluir
  46. Bom dia Daniel, tudo bem?
    Cara, estou com um problema de conecção com o servidor do GT-5 XL
    Diz que nao esta conectando.
    Fiz as atualizações necesarias, demorou pacas, mas funcionou, (fiz as mudanças de dns no ps3 pois nao tava atualizando, dava erro)
    Mas nao estou conectando no servidor.
    O que estou fazendo de errado?
    Para jogar com um amigo, preciso estar também conectado no servidor?
    Grande abraço e seu blog é fantástico!
    Gutto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gutto, tudo bem?

      Não citastes de quanto é a tua banda de internet. Já fizestes o teste de velocidade? Isso pode ser feito pelo próprio PS3 na área de [Definições] > [Definições de Rede] > [Teste de Conexão].

      Neste teste vai mostrar se estás conectando à PlayStation Network, além de mostrar a velocidade de Download e de Upload.

      Internet de 1MB tem banda baixa pra jogar on-line e ultimamente pra conectar ao servidor do GT5 porque tem muita gente jogando on-line.

      Mesmo a tua banda sendo de 1MB e isso refere-se a banda de Download o que importa mesmo pra jogar on-line é a banda de Upload. Esta banda sendo baixa fica difícil o sincronismo do teu PS3 com o servidor do GT5.

      Banda de Upload abaixo de 200kbps dificilmente irá fazer a conexão com o servidor.

      Com esta taxa tu até inicias a sessão na PSN mas não consegues conectar aos servidor do GT5 e quando consegue conectar é momentâneo.

      Uma coisa é tu baixares coisas da PSN ou até mesmo dos servidores do GT5, outra é jogar on-line e fazer o sincronismo necessário para o servidor fazer trocas de informações do jogo.

      Pra jogar on-line com um amigo precisas entrar no modo GT já conectado à PSN e sincronizado com o servidor do GT5. Quando inicias o GT5 e custa a aparecer o cursor pra entrar no Modo GT é porque o sincronismo entre o teu PS3 e o servidor não está acontecendo e isto é devido a banda baixa de upload.

      A primeira coisa que tens de fazer é checar a velocidade da tua internet.

      Outro fator que interfere é se o teu PS3 está conectado via rede sem fio. A rede sem fio recebe muita interferência externa e os pacotes de dados são perdidos no processo e cada vez que são perdidos são reenviados, o que torna o processo todo muito lento. Então o recomendado é que o PS3 seja conectado via cabo RJ45 e não por rede sem fio.

      Mas se a tua banda é alta, tipo 5MB, 10MB, 12MB ou mais então o problema pode ser outro, porque com essas bandas dificilmente terás problemas de conexão.

      Sugiro que refaças a conexão de internet do teu PS3. Entra me Definições e refaça a conexão e escolha tudo automático, deixa o PS3 achar os dados de conexão.

      Depois de refazer a conexão executa o teste de velocidade e vê quais valores aparecerão e observa principalmente o valor de Upload, que é o mais importante pra jogar on-line.

      Grande abraço.

      Excluir
  47. Ola DAniel, obrigado pela resposta.
    Quando faço o teste de conecção, nao esta aparecendo a taxa de download e upload, saberia dizer por que?
    Tenho uma internet rapida, mas estou em wifi, entao vou mudar diretamente para o modem e refazer as configurações.
    Quando faço o teste, ele fala que tudo está ok, mas nao aparecem as taxas.
    Obrigado pelas dicas, vou re-fazer e te dou um toque.
    Abraços

    ResponderExcluir
  48. Olá Daniel Bom Dia como esta ?

    Gostaria de fazer uma pergunta comprei o GT5 a alguns meses quero baixar os DLC's Gratuitos só que não sei se posso baixa-los via Pen-Drive onde ficaria mais fácil acessar esses packs do que atualizar meu GT5 até a Atualização mais recente, pois por informações que busquei a Internet para comprar algum DLC é preciso baixar todas as atualizações até a mais recente,então esta ai o motivo elas são grandes demais e o problema não tenho Internet por isso quero tentar baixar estes DLC via Pen-Drive isso é possível ?

    Abraço e aguardo-lhe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaue, tudo bem?

      Quando vi o nome até pensei que fosse meu sobrinho enviando mensagem pra mim, mas depois lendo o conteúdo vi que não era ele... Enfim...

      O que queres fazer não é possível, não tens como baixar para o pendrive e depois instalar no teu GT5, por dois motivos:

      Primeiro: Pra baixares os DLCs tens de entrar na PlayStation Store (PSS) e pra fazer isso terás de atualizar o teu PS3 e o sistema que acessa a PSS, do contrário não consegues iniciar a sessão na PlayStation Network (PSN).

      Segundo: Pra instalar os DLCs no GT5 terás também de atualizar o GT5.

      Mesmo que tu faças somente a primeira, atualize o PS3 e a PSS, que é mais rápido e depois baixe os DLCs, na hora de instalar os DLCs no GT5 só vais conseguir fazer isso se o GT5 estiver atualizado.

      Veja que são duas coisas: Uma é baixar o DLC com a tua conta, pra fazer isso tens de ter o PS3 e a PSS atualizados. A segunda é instalar o DLC e neste caso tens de ter o GT5 atualizado.

      Não tens outra alternativa, terás de atualizar as 3 coisas antes de fazer uso dos DLCs, PS3, PSS e GT5.

      E cuidado porque os códigos tem validade, depois de um certo tempo não poderás mais baixar. Então sugiro que pelo menos o PS3 e a PSS sejam atualizados porque daí tu poderás baixar os DLCs e não perderás o prazo. Pra instalar, isso tu fazes quando desejar e até poderás baixar tudo novamente quando desejar também. Mas pra inserir o código tens prazo.

      Não tens como levar o teu PS3 na casa de um amigo que tenha internet pra fazer isso?

      Grande abraço e boa sorte por aí.

      Excluir
  49. Nossa legal que teu sobrinho tem meu mesmo nome.

    Mais pois é que coisa não pensei nisso tudo, bem posso tentar levar na casa de um colega meu posso esperar alguns dias até que tudo esteja atualizado mais mesmo assim muito obrigado Daniel fiquei muito feliz por ter tirado minha dúvida.

    Abraços e Boa sorte com o blog. continue assim com postagens espetaculares parabéns

    ResponderExcluir
  50. ola Daniel .
    nossos pilotos tem três bolinhas em cada para dizer quanto trofeus ganhou esse piloto(acho que e isso).
    eu não sei que trofeus são esses .podia dizer-me que tipo de trofeus são esses?

    Se não percebeu algo diga pois o comentário ta um pouco confuso


    Comprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João, tudo bem?

      As bolinhas que vês nos pilotos não são troféus, são créditos que tens que recolher. Entra na Opção Pilotos e recebe os créditos. Algum amigo teu colocou os teus pilotos pra correrem remotamente.

      Pilotos B-Spec não recebem troféus, somente tu recebes.

      Grande abraço.

      Excluir
  51. Ola daniel
    Continuando...Mas eu já vou no nível 37 com esse piloto b-spec, para isso tive de fazer muitas corridas e acho que já era para ter créditos suficientes...ou so conta nas corridas online?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi João, tudo bem?

      São duas coisas diferentes. Uma é tu colocares os teus pilotos pra correrem, outra, é os teus amigos colocares eles pra correrem. Vejamos...

      Quando tu entras numa corrida B-Spec quem recebe os prêmios e troféus és tu, porque é tu quem está controlando o piloto. Isso serve para as corridas do Mundo GT como para os eventos sazonais e esses créditos são somados aos créditos que tens em geral, tanto os ganhos no modo A-Spec como no modo B-Spec, os dois são somados e os troféus são atribuídos a tua ID. Isso é uma coisa.

      A outra é quando um amigo teu coloca os teus pilotos pra correrem remotamente e neste caso só vais receber os créditos quando recolheres esses créditos. A indicação de que tens créditos pra receber são as bolinhas que aparecem no piloto. Não só créditos recebes como experiência também, os dois são somados ao que já tens quando são recolhidos.

      A tua experiência B-Spec é uma e a do teu piloto é outra e geralmente uma não bate com a outra, ou seja, pode acontecer de tu teres nível 37 mas o teu piloto ter nível 30. Isso acontece pelo seguinte. Digamos que tenhas 2 pilotos e colocas os dois pra correrem. Se tu usares os dois pilotos numa corrida, cada um vai receber 50% da experiência, mas tu, João, vai receber os 100%, então tu vais avançar mais rápido que os teus pilotos.

      Se tu estás usando um único piloto, o mais provável que tanto tu quanto o piloto estejam no mesmo nível, porque tu recebes todas as experiências e o teu piloto também porque ele não precisa dividir com nenhum outro piloto B-Spec.

      Então se tens mais de um piloto e corres com todos eles, tu estás bem na frente no nível que os teus pilotos.

      Grande abraço.

      Excluir
  52. Obrigado ,daniel por me esclarecer a duvida !

    Cumprimentos
    João

    ResponderExcluir
  53. Daniel, boa tarde!

    Estava jogando uma corrida de 24 horas (A-Spec), quando equivocadamente, depois de percorridas 14 horas, dei um pause e em vez de continuar acabei saindo da corrida e do jogo, sem suspender. Pergunto se há como recuperar esse tempo ou se tenho de refazer.

    Atenciosamente.

    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Roberto, se não salvastes os dados da corrida não tem como.

      Quando queres interromper a corrida, tens de entrar no Box e escolher [Suspender] a corrida. Assim o GT5 salva os dados da corrida e depois podem voltar do ponto onde parastes.

      Se simplesmente saistes da corrida, não tem como voltar e recuperar. Terás de fazer tudo novamente.

      Eu não queria estar na tua pele! Já perde 6 horas de corrida em Le Mans, mas são apenas 6 e não 14!!!

      Mas não deixa isso te abater, recomeça e siga em frente! Leia o post "Dando pause em uma corrida" daqui do Blog.

      Grande abraço e bastante energias pra um recomeço de 24hs.

      Excluir
    2. Ok. De qualquer forma, muito obrigado. Vou recomeçar já. kkkkkk

      Atenciosamente.

      Roberto

      Excluir
  54. boa tarde
    ja vou avisando, sou pessssssimo em computaçao, me atrapalho todo,

    mas seguindo os passos para abrir conta na PSN e no play3 ate foi facil, ae nunca tinha atualizado meu gt5, jogo pq gosto mesmo, ontem atualizaçao demorou 12 horas, kkkkkk, ae entro no play, pede logo pra entra na conta, eh soh clicar no ID q criei e vai pra parte do gt5 e vai indo, ate chegar numa parte q ele pede pra INICIAR SESSAO NA PLAYSTATION NETWORK? ae clico em sim, e fala q devo me inscrever na sony network, coisa q ja fiz, digito meu e mil e senha ae aparece minha ID na sony network, ja fiz isso mais de 10 vezes e sempre fica na mesma pergunta.... oq fiz de errado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edfarma, tudo bem?

      Creio que o que está faltando é fazeres a inscrição na PSN pelo PS3, mas usando os dados que fizestes pelo computador.

      Pelo computador fizestes a criação da ID e agora precisas passar essa informação para o PS3.

      Então quando o GT5 pede o início de sessão, o teu PS3 ainda não sabe disso.

      Faz o seguinte, na sessão [Playstation Netowork] do PS3 entra em fazer a Inscrição na PSN e escolhe usar uma conta existente e entra com o e-mail e a senha que usastes pra criar a ID no computador.

      Feito isso, o teu PS3 saberá como iniciar a sessão na PSN.

      Se não aparecer o ícone de Fazer Inscrição na PSN é porque já fizestes isso, e neste caso não aparece o ícone e sim Iniciar sessão. Se for este o teu caso, tens de cancelar a sessão e iniciar novamente mas com os dados da ID que criastes no computador.

      Depois que ajustares isso não terás mais problemas.

      Grande abraço e entre em contato novamente se não der certo.

      Excluir
  55. arrumei ja, nao sabia q tem um icone no play q tem q ir la e se inscrever tambem

    ResponderExcluir
  56. qual gt5 é de tirar licença, é o simulator.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem?

      Em todas as versões do GT5 tens as licenças para fazer, mas elas não são obrigatórias pra avançar no jogo, servem apenas pra adquirir os troféus da lista de troféus do GT5.

      Grande abraço.

      Excluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Olá Daniel e aos granstumeiros!

    Estava jogando o GT5 e de repente me veio uma pergunta que não deixa calar.

    QUAL O FUTURO DO GT5?

    Todos estão eufóricos com os lançamentos do GT6 e do ps4 então é mais do que natural que o GT5 fique um pouco de lado. Dei uma olhada rapidamente do blog do GT6 que ainda está em fase de desenvolvimento e pelo que vi vai ficar maravilhoso. Então qual o futuro do GT5 e desse blog referente a ele? Já ouvi dizer que a psn vai desabilitar alguns serviços para migrá-los para o 6. Você saberia informar até quando a psn vai dá suporte ao GT5 e quais são os serviços que estão por um fio? Bem essas são as minhas dúvidas.
    Mas no meu caso, enquanto começo as econômias para comprar a minha versão do GT6 há muita coisa a ser feito no GT5. Mas meus planos é ficar jogando os dois! Bem é isso ai sem mais! Até lá e abração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex, tudo bem?

      As respostas a essas perguntas somente o tempo dirá. No dia 29/11 o serviço "A minha casa" do GT5 saiu do ar. Não encontras mais os eventos sazonais do GT5 no site do GT. Em breve deve abrir os sazonais do GT6.

      Creio que em breve as corridas on-line também saiam do ar, assim como os sazonais após terminar o segundo ciclo também pare de existir.

      Assim como creio que o sistema on-line do GT5 como um todo saia do ar e fique inoperante. Acredito que nem mesmo enviar presentes poderemos fazer em breve.

      Então, quem tem ainda alguma coisa pra enviar de uma conta pra outra que faça logo, porque acredito que em breve tudo isso irá parar de funcionar no GT5, ficando somente no GT6.

      Até o final de semana eu também encerro minhas atividades aqui neste Blog. Não publicarei mais no GT5. Farei somente publicações no novo Blog do GT6.

      Continuarei a responder a todos os comentários futuros daqui, mas não farei mais publicações.

      Mas farei um comunicado aos amigos acompanhado de um imenso agradecimento por esse 3 anos de parceria.

      Grande abraço.

      Excluir
  59. e ai Daniel tudo na beleza??
    então eu to jogando o GT5 e queria saber se tem Land Rover Discovery 3??
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fanuel, tudo bem?

      Esse carro não está na lista dos carros do GT5. O único Land Rover que tem é Land Rover Stormer Concept '04 e é Standard.

      Grande abraço.

      Excluir
  60. Ola daniel tudo sussa
    estou feliz por inteiro, comprei todos os vipers disponiveis no jogo!! é meu carro favorito, realizei um sonho mesmo!
    tenha um otimo 2014 daniel , sucesso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, agora tem que correr com eles!
      Um ótimo 2014 pra ti também!

      Grande abraço.

      Excluir
  61. Daniel gostaria de saber qual melhor super carro, carro, e qual modo que mais da dinheiro. Obrigado e um Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Douglas, tudo bem?

      Vai depender de qual corrida queres fazer pra ter um super carro. Existem as categorias dos carros e dentro de cada uma delas tem o super carro da categoria.

      Se queres de modo geral, na minha opinião, o carro que mais me agrada é o Audi R8 Race Car '01. Este carro é categoria Le Mans. Mas existem outros que também são muito bons, como o Bentley Speed 8, depois os Nissan R89 e R92. O Toyote GT One também é um ótimo carro. A Merdeces Sauber C9 é outro. Enfim, são vários carros super e não existe um único. Mas de todos eles o que eu mais gosto de usar é o Audi R8 Race Car '01. Não uso outro carro quando preciso de velocidade e estabilidade na pista.

      A maneira de ganhar créditos rápidos é fazendo os sazonais que estão abertos. Creio que não virão novos sazonais, então aproveite enquanto os que estão abertos, ainda estão abertos, porque não sabemos quanto tempo ainda ficarão.

      Dentre as provas que mais créditos dá, escolhe a Dream Car 710PP, a corrida em Cape Ring. São 3 voltas. Escolhe o Chaparral 2J, baixa pra 450PP e verás uns créditos virem depois da vitória.

      Olhe o post sobre o assunto aqui no Blog. Procure por Dream Car 710PP e verás o que já foi comentado sobre o assunto.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Da para ( zerar ) o jogo 100% offline ? o tenho que ter internet para jogar as corrida 24 hora

      Excluir
    3. Dá sim, não precisas estar on-line pra fazer 100% das corridas.

      É quando está off-line, o jogo não está atualizado e alguns carros tu não tens e que podes baixar gratuitamente da PSN, além de não teres acesso à Concessionária On-line que sempre traz carros Standard Zero Km.

      Sem contar os sazonais que dão ótimos créditos e avanças muito rápido no nível do jogo.

      Vou te dar um exemplo:
      No GT5 off-line, pra avançares de nível é muito demorado porque os valores das experiências recebidas são baixos. As primeiras corridas então são 300, 400 pontos de experiência. Então pra passar de um nível pra outro tens de fazer muitas corridas, sem considerar os créditos que são baixos também, Cr. 600, 800, 1.000 e por aí vai.

      Já nos sazonais, podes passar do nível 0 para o 19 em apenas uma única corrida e ainda ganhares mais de 4.000.000 em créditos e 300.000 em experiência.

      Essa é basicamente a diferenças de jogares off e on-line. Os atrativos on-line são muitos e super bons.

      Grande abraço.

      Excluir
    4. Legal vlw a resposta muito bem explicada daniel XD , vou tentar jogar essas corridas sazonais ! mesmo assim prefiro jogar off-line nao ligo para trofeis psn etc ,meu conceito video game foi feito para ser jogado entre 2 amigos + o mundo esta na geraçao da tecnologia >:}

      Outra coiza meu ps3 e 250 GB ... e esta 170 GB e eu so tenho ( gt5 , pes , f1 ,gta5 ) e so fiquei 1x online para atualizar gta5 ganhar corte de cabelo , aonde foi parar 80 GB

      Excluir
    5. Pra teres uma ideia do que estás usando de espaço, entra na opção, Dados do jogo e olha o quanto cada jogo ocupa. Entra nas Informações do jogo com o botão triângulo que ele mostra quantos MBs está ocupando, então saberás onde estão os 80GB.

      Grande abraço.

      Excluir
  62. Cara, gostei muito do seu blog, fala de tudo, literalmente tudo sobre o Gran Turismo 5 parabéns :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem?

      Espero que você encontre o que está procurando aqui no Blog. Depois do lançamento do GT6 não publiquei mais nada sobre o GT5. Mas se tiver alguma dúvida é só falar que dentro do possível irei ajudá-lo.

      Grande abraço.

      Excluir
  63. daniel Grill boa noite.
    comecei a jogar gt5 agora, e tive que comecar a jogar do zero duas vezes, pois comprei carro errado e nao entro nas corridas, alguma dica de qual segundo carro comprar e quais pecas colcoar para mecher no carro e melhorar ele?
    aguardo.
    Bruno Freitas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?

      Começas o jogo com poucos créditos, então não tens muitas opções. Mas creio que o carro que comprastes poderás usá-lo em vários eventos. Um carro bom de comprar no GT5 quando se inicia o jogo é o Mazda Roadster, porque com ele podes fazer eventos amadores e com tração traseira (FR). Eu compraria este carro pra iniciar o jogo, mas há outros que podem ser comprados, tudo é questão de gosto.

      As primeiras corridas são fáceis então aproveita pra fazer alguns créditos, mesmo que tenhas de correr várias vezes a mesma corrida.

      Eu não aconselho a incrementar o carro nas primeiras corridas, porque não vale a pena mesmo. O que podes fazer é desativar os assistentes de corrida, deixa tudo desligado, assim o carro anda mais e consegues fazer melhor as curvas.

      Lembre-se de controlar a aceleração e a frenagem, não freia 100%, não pisa fundo no freio pra não trancar a roda, pisa a uns 90%, a barrinha quase alcançando o topo, assim terás que frear menos tempo, o carro pára mais também, a roda não trava e ainda ganhas preciosos milésimos de segundo por curva.

      Algumas curvas indicam que precisas frear, mas não usa o freio, apenas solta a aceleração e deixa o carro fazer a curva, quando estiveres saindo da curva então retoma a aceleração mas não pisa fundo, não acelera 100%, vai até uns 75% e quando estiveres totalmente na reta então pisa fundo.

      Essas são minhas dicas pra iniciares a correr no GT5.

      Grande abraço e boa sorte.

      Excluir
  64. Bom dia Daniel!

    Cara, seu blog é ótimo!
    Se tiver como, estou precisando de uma mãozinha.

    Comecei a jogar GT5 e estou no nível 30 no dois modo A-Spec e B-Spec. como não tem mais os Eventos Sazonais e as Salas Online, ficou um pouco difícil subir meu nível e adquirir um carro especifico para o campeonato Formula Gran Turismo.
    Você tem alguma dico de como eu posso subir de nível mais fácil e rápido e conseguir o carro FORMULA GRAN TURISMO para a disputa do campeonato.
    aguardo,
    desde já obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonny, você me fez lembrar monjas primeiras semanas de GT5!

      É frustrante não avançar no jogo na mesma velocidade em que voltamos a jogar, não é mesmo! Jogamos, cansamos depois de horas, paramos, mas a parada é rápida e em seguida voltamos a jogar. Mas o nível depois do trinta parece que anda pra trás. E olha que estás apenas no 30! Quando chegares no 35 parece que o nível parou no tempo. Mas isso também é quase nada pra quando chegares no nível 38, aí sim, parece que nunca saímos do lugar.

      Resumindo meu amigo, não tem mágica nem truque, tens que fazer várias corridas pra avançar, não tem outro jeito. Procura sempre fazer as que dão mais créditos.

      Quando se tinha o modo on-line era barbada, mas agora sem, "na época da pedra", o avanço é demorado mesmo.

      Tenhas em mente que, quanto maior o teu nível, mais demorado será pra chegar no próximo.

      Mas não desista! É curtição na certa.

      Grande abraço.

      Excluir
  65. Olá Daniel
    Gostaria de saber como faz para criar um novo perfil, cansei do meu perfil e queria criar um novo mais não sei como. Poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Débora, tudo bem?

      Desculpa a demora na resposta.

      Se entrares na seção IDs e Contas GT5 aqui no Blog (olha no Menu no começo da página) encontrarás ajuda pra criar um novo perfil. Perfil igual a ID.

      Leia esta seção e se ainda tiveres alguma dúvida é só falar.

      Mas lembre-se que não poderás transferir dados de um perfil para outro, a PSN não permite isso.

      Grande abraço.

      Excluir
  66. velinho blz? como faço para conseguir o carro formula granturismo em offline

    ResponderExcluir
  67. Bom dia Daniel,não sei se já perguntaram no tópico, mas tenho uma dúvida. Tem como alterar o número de voltas nas corridas da A-Spec ? Comecei a jogar agora é acho 03 voltas muito pouco.
    Desde já muito obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodolfo, tudo bem?

      Desculpa a demora na resposta, mas ando meio afastado do Gran Turismo, faz um tempão que não jogo e ando por fora do que anda acontecendo atualmente.

      Mas respondendo a tua pergunta...

      Não tens como alterar o número de voltas no Modo A-Spec e em nenhuma corrida no modo Carreira. As primeiras corridas são assim mesmo, número de voltas pequenas e valor de créditos também. Mas conforme vais avançando no jogo isso vai mudando, algumas corridas são 4 voltas, outras 5, 6, 7 10 até chegar nas 24 horas.

      Então não esquente a cabeça no início porque é assim mesmo, devagar.

      Aproveite para treinar o modo de jogar, desabilite todas as ajudas de direção e controle o carro no "braço" mesmo. Isso vai te ajudar nas corridas que exigirão um pouco mais de habilidade.

      Quando o GT5 estava on-line os créditos eram maiores, mas o número de voltas sempre foram os mesmos. Os desafios on-line eram 5 voltas na sua maioria e os créditos eram super bons. Mas no modo carreira, off-line, são baixos mesmos.

      Grande abraço e ótimas corridas por ai.

      Daniel

      Excluir
  68. Bom dia a todos lendo esta mensagem

    Se você está passando por tempos difíceis ou pobreza
    Se você tem dívidas e precisa de ajuda urgente para pagá-las
    Se você precisa de dinheiro para começar um negócio ou para qualquer ocasião importante
    Então aconselho que você solicite o cartão master / ATM já instalado, com este cartão master / ATM você pode sacar até $ 5000 grátis todos os dias durante 6 meses, usei este cartão master / ATM e gostei muito e ser feliz. Ligue / envie uma mensagem de texto em +1 (985) 465-8370 para obter este cartão mestre / caixa eletrônico. Email immedaite thomasunlimitedhackers@gmail.com

    Agradecer

    ResponderExcluir