Curiosidades GT5

Atualizado em 04/07/2013 - Às 09h 10min

Abri este espaço para colocar algumas curiosidades sobre o Gran Turismo 5 e que talvez não tenham passado pelo seu pensamento que existiam ou como eram, ou até mesmo que podia fazer isso ou aquilo.

Esta ideia surgiu depois que resolvi descobrir quais os limites do GT5. 

Como irei, com o tempo, ir acrescentando outras curiosidades, colocarei no parágrafo a seguir as novas curiosidades acrescentadas no início da seção. Observe a data de atualização no topo e veja se há algo novo desde a última vez que você esteve por aqui.

Nova(s): 30 (colocadas no início da lista para facilitar a leitura)

30. Que pode compartilhar mais de 6 carros?
Está pronto pra compartilhar mais de 6 carros com os amigos? Bora lá! Como falam os baianos. É muito simples fazer isso. Você vai dizer... Mas como não pensei nisso!

Olha só... 

Como é que fazemos para enviar um bilhete, ou um carro, e não perder este bilhete, ou carro, depois de enviá-lo a um amigo ou pra uma outra conta nossa? Nós salvamos os dados no pendrive antes de enviar o bilhete, ou o carro, não é verdade? E depois de enviarmos o bilhete, ou o carro, recuperamos os dados do pendrive e o bilhete, ou o carro, volta pra conta. Então, já começou a pegar? Não! E se salvarmos os dados no pendrive com a garagem de compartilhamento vazia? O que será que acontece? Fica salvo sem carro compartilhado. E aí já pegou? Não! Continuemos então! Se não tens carros compartilhados, basta salvar os dados no pendrive. Se tens carros compartilhados, antes de salvar os dados, descompartilha todos os carros. Depois de descompartilhar, salva os dados no pendrive. E aí? Já pegou? Ainda não! Salvou os dados no pendrive com a garagem de compartilhamento vazia. Agora entra no GT5 e compartilha 6 carros. E agora? Agora você pegou o esquema! Não! Ainda não! Continuemos então. Compartilhou 6 carros. Agora recupera os dados do pendrive com a garagem vazia. Entra no GT5 e olha a garagem. Ela está vazia novamente. Então, já que tá vazia, compartilha 6 carros novamente. Agora você pegou né? Não? Pegou sim!

Mas você vai me perguntar... Mas só vejo 6 carros! É isso mesmo! E só vai ver 6 mesmo, mas os seus amigos agora veem 12 carros compartilhados. Vá em um outra conta tua e dá uma olhada no teu perfil e verás os 12 carros compartilhados. Quer colocar mais 12 e ficar com 24 carros compartilhados? Então faz mais duas vezes o mesmo processo. Legal não é mesmo?

Mas tem algumas coisas que não estão batendo que ainda não decifrei direito. Tem horas que os carros somem. Na conta DanielGTBR os carros voltaram para apenas 1 e agora 3. Na DanielGLGT ainda continuam lá os 24, agora 27. As vezes os carros se perdem quando entro on-line. Ou seja, quando entro on-line com a conta onde os carros estão compartilhados, ficam somente os últimos da lista de no máximo 6. As vezes os carros se perdem quando eu pego algum carro de uma lista anterior com outra conta, ou seja, quando estou com um carro na outra conta e eu mudo a lista de carros compartilhados. Quando entro na conta que tem o carro "antigo" os novos se perdem no compartilhamento. Essas foram as minhas observações mas não estão batendo, porque já entrei on-line e os carros continuam lá. Já mudei a lista e os carros continuam lá. Resumindo. Em algum momento os carros compartilhados serão desfeitos e terás de fazer tudo de novo se quiseres mais de 6 carros no compartilhamento. Dá um pouco de trabalho. Mas que é legal ver as setinhas nos cantos indicando que tem mais carros, ah isso é muito legal!


29. Que pode mudar o controle de tração durante a corrida sem ter de sair da mesma?
Já aconteceu com você de entrar numa corrida, seja no Modo GT, seja On-line, e lembrar que não acionou o controle de tração? E aí o que você faz? Sai da corrida, entra nas Opções de Condução e coloca um valor para Tração. É isso não é mesmo? 
E sabia que pode controlar a tração durante a corrida enquanto está correndo? Não sabia? Nem eu! Fiquei sabendo outro dia na sala on-line quando um amigo comentou durante a corrida que estava mudando a pressão dos freios. Isso mesmo, mudando a pressão dos freios!
Mas como ele fez isso? Eu me perguntei! E aí ele disse como fez. Explicou ao modo dele, sem ter a certeza dos nomes dos caminhos pra chegar até as opções. Mas encontrei e ativei o recurso.
Compartilho com vocês esse recurso que é muito legal.
No Modo GT, entre em [Opções], Depois escolha [Opções] novamente. Vai abrir a tela de opções do jogo. Vá até a segunda opção, [Hardware], onde aparecem os controles e é permitido fazer ajustes nas funções dos Botões. Clique no controle 1 ou 2. No meu caso eu escolhi o 1. Vai abrir um nova tela com as opções definidas para os botões do controle.
Todos os botões do controle podem ser reprogramados. Alguns não tem função alguma, outros já vem com funções pré-definidas. Pra saber quais funções são possíveis de serem atribuídas aos botões, vá até um botão qualquer e clica na seta para baixo para ver a lista de funções. No final da lista vais encontrar a função Menu AI e logo abaixo mais quatro. Item + ; Item - ; Ajuste + ; Ajuste -.
O que eu fiz. 
No botão [Seta para Baixo] atribuí a função (Menu AI)
No botão [R1] função Ajuste +
No botão [R2] função Ajuste -
No botão [L1] função Item +
No botão [L2] função Item -
Esses botões eu não uso durante a corrida, por isso atribuí a eles novas funções. Se você usa esses botões, então escolha botões diferentes para fazer as novas atribuições.
Como uso isso durante a corrida?
Durante a corrida se quero fazer ajustes, pressione a Seta para Baixo e o Menu aparece no centro da tela, uso L1 e L2 para mudar os itens e uso R1 e R2 para ajustar os valores.
O que pode ser mudado? Tração(aumentar e diminuir), Pressão nos Freios (Frente e Traseira, aumentar e diminuir), Estabilidade (ligar e desligar); Ajuste na tração 4x4, mas ainda não usei um carro 4x4 e este recurso durante a corrida, mas tem lá também, descubra então como funciona.
E o mais legal, funciona em qualquer corrida, seja off ou on-line.

28. Que para receber presentes precisa ter o GT5 atualizado?
Há um tempo atrás, se eu não estou enganado, o Ricardo, ID Nerdz78, eu acho que é assim... Pediu-me para enviar um bilhete pra ele, o 23. Cadastrei a ID dele, ele aceitou, mas quando fui enviar pra ele o bilhete o nome dele não aparecia na lista de amigos pra enviar. No entanto, o nome dele aparecia na lista de amigos da PSN no PS3. Só não aparecia no GT5. Achei que era algum problema que tinha acontecido na hora de cadastrá-lo. Então fui cadastrar a ID dele em outra conta e a mesma coisa aconteceu. Na época não soube o porquê. E não consegui enviar o bilhete para o Ricardo e ele também não entrou mais on-line. Perdi contato com ele.
Ontem, fui enviar um Bilhete para a Milena e a mesma coisa aconteceu. No entanto, ela disse-me que o GT5 dela ainda não estava atualizado e aí a ficha caiu.
Pra enviar um bilhete para um amigo este amigo precisa ter o GT5 atualizado senão ele não aparece na lista de amigos para enviar o bilhete ou o carro.
Então fica uma dica, se queres receber presentes, mantenha seu GT5 atualizado, mesmo que isso leve algum tempo.

27. Que os Bilhetes possuem cores diferentes?
Cada tipo de Bilhete tem uma cor diferente. Os bilhetes que você ganha quando faz um Sazonal ou um evento no Modo A ou B-Spec é na cor Verde. Quando você ganha um Bilhete de Nível ele é na cor Azul. Bilhetes de Carros de Oferta 1000 e Carro de Ano são na cor Marrom. E os carros recebidos chegam na forma de Bilhete na cor Branca.

Cores dos Bilhetes conforme o tipo
26. Que os carros enviados aos seus amigos chegam na forma de Bilhete?
Se você enviar um carro para seu amigo, um Carro Nascar por exemplo, ele chega ao seu destino na forma de Bilhete e não na forma de carro na garagem. Ele vai para os itens e lá então você retira o carro.
Se os seus créditos já estão no limite de 20.000.000, compre carros e envie para uma segunda conta sua. Outra maneira de gastar os créditos é comprando Itens de Afinação. Vá acumulando itens. Não sei ao certo a quantidade permitida por item, mas sei que pode ser mais de 100. 

Carros enviados, recebidos na forma de Bilhete
25. Que a cada corrida que fazes a lista de carros usados muda?
Já deves ter entrado na Concessionária de Carros Usados. Mas tu sabes de quanto em quanto a lista muda? Então, a cada corrida que fazes os 6 últimos da lista saem e 6 novos entram no início da lista.
E sabia que nem precisa fazer a corrida para a lista mudar? Então, entra e sai de qualquer corrida. Entra, deixa iniciar a corrida e sai dela. Se fizeres isso 5 vezes, a lista muda por completo e novos carros poderás comprar, isso é, não necessariamente, porque podem vir carros repetidos. E acontece na mesma lista. Vem o mesmo carro duas, três, ou mais vezes, com quilometragens, cores e preços diferentes. Pode acontecer, é normal. Porque a lista é aleatória. Alguns eventos não mudam a lista de carros, ou seja, não tem efeito sobre ela. E sabes quais são? As que não dão prêmio, os Sazonais Contra-relógio e Drift.
Para saber quais carros você ainda não viu na lista, observe a palavra "Novo" ao lado do preço de cada carro. As que tiver Novo significa que ainda não olhastes estes carros na lista. Uma vez entrando na Concessionária e depois saindo e depois entrando novamente a palavra Novo desaparece.

24. Que toda 0h de uma quinta-feira abre um novo evento sazonal?
Nunca fez os eventos sazonais? Não tem o PS3 ligado à internet? Estás perdendo um monte de recursos no GT5, além de créditos e experiências que levarias dias para conseguir somente no Modo GT.
Ah! Entendi! O seu PS3 é desbloqueado e não pode jogar on-line! É uma pena!

23. Que a lista dos carros da Concessionária On-line muda a cada duas semanas?
A lista de carros da concessionária on-line muda a cada duas semanas e são sempre carros 0Km. No início não era assim. Mas depois de uma certa atualização passaram a entregar somente carros 0Km. Atualmente é mudada em uma quinta-feira à partir da 0h.

22. Já encheu o saco de tanto ver mensagens no PS3 em outro idioma que não o Português Brasileiro?
As mensagens da tua tela estão todas em Inglês? Em Português Portugal? Acha engraçada a mensagem "Criar novo utilizador"? Não é mais legal "Criar novo usuário"?
Então faça o seguinte: Na área de trabalho do PS3, vá até o ícone "Settings" ou "Definições". Nas opções escolha "System Language" ou "Idioma do Sistema". Dentre as opções, escolha Português (Brasil). Automaticamente as mensagens serão trocadas para o Português Brasil. O que era Settings ou Definições passa a ser "Configurações"; o que era System Language ou Idioma do Sistema para a ser "Configurações do sistema". Veja a mudança nas outras mensagens do sistema. Até quando você liga o PS3 a mensagem inicial será em Português Brasil.

21. Que pode diminuir os PPs do carro sem ter de diminuir os CVs?
Quando você precisa ajustar os PPs do carro, para poder atender ao regulamento da corrida, você sempre diminui os cavalos do carro? 
Você tem outras opções para fazer isso! 
Uma delas é em vez de diminuir os CVs do carro, diminuir a aerodinâmica dele, tanto na frente quanto atrás. Diminua proporcionalmente as duas. 
A segunda maneira é não mexendo na aerodinâmica do carro, mas sim no peso dele. Aumente o peso que os PPs diminuem.

20. Que pode ter até 3 afinações diferentes para o seu carro?
Você já reparou que quando entra nas Definições do seu carro tem uma opção chamada Folha de Definições? Nunca clicou ali? Não sabe o que está perdendo! Quando você clica  nas definições do carro, o cursor fica posicionado no Botão Sair, o botão vermelho que fica bem no canto inferior direito. Ao lado esquerdo deste botão, tem o Botão "Folha de Definições". Clicando nele, aparecerão dois quadros no centro da tela. O da esquerda com as opções definidas na folha corrente e o da direita com as peças instaladas no carro. Pra saber qual a folha corrente, observe a cor da folha abaixo do quadro de Configuração. Tem as Folhas A, B e C. A que estiver com a cor azul mais claro é a corrente. Outra maneira é ler a parte superior deste quadro "Configuração A" por exemplo. E sabia que pode mudar este texto? Em vez de Configuração A, colocar por exemplo para Pista de Velocidade, ou Pistas de Alta? Não sabia nada disso?! E sabia que pode copiar uma configuração de uma folha para outra? Não também? Uau! Posicione o curso sobre as opções bem abaixo e veja o texto explicativo que aparece para cada uma das opções. São elas: Editar Comentário; Copiar Definições; Muda para a Configuração A (ou o texto que você editou); Muda para Configuração B; Muda para Configuração C.
Se você clicar em uma das folhas A, B ou C você muda a folha de configuração. Se você nunca mexeu no carro os valores de configuração serão os mesmos.
Ma lembre-se, aqui é somente para escolher a folha de definições, as modificações devem ser feitas em cada uma dos itens disponíveis no carro.

19. Você sabe como desligar o seu controle sem ter de desligar o PS3?
Não! Não é curioso? Nunca tentou ficar pressionando o botão PS e ver o que acontece? Você é daqueles que pressiona uma vez e fica indo e voltando do GT5 para a área de trabalho do PS3 e vice-versa?
Então experimente pressionar o botão PS e mantém ele pressionado e aguarde uma tela diferente abrir com outras opções. Você vai se surpreender com as opções que tem lá!

18. Que pode ter até 2.000 carros na sua garagem?
Esta dica foi enviada pelo Xico, Gran-Kustom. Muito obrigado Xico pela contribuição.


Por exemplo: 
Você já deve saber que só podemos enviar um carro por dia, um carro ou um bilhete de carro de oferta de nível. Mas você sabia...


1. Que o dia termina às 21h? Pelo menos pra mim aqui!
É isso mesmo. O dia pra mim termina às 21h e não à meia-noite. Se eu enviar um bilhete às 20h 59min, poderei enviar em seguida um outro às 21h 01min porque a PSN registra o fim do meu dia às 21h. Provavelmente minha conta esteja cadastrada num servidor cuja o fuso horário seja de -3.  Enfim, não preciso esperar a meia-noite para enviar carros ou bilhetes.
Mas isso serve apenas para enviar presentes. Porque para registrar um novo acesso e receber 10 tintas e 10 postais de museus somente depois da meia-noite. Vai entender essa! Talvez alguém tenha esquecido de ajustar a hora do servidor!
 

2. Que pode enviar 5 tintas por dia?
Você já pensou em enviar tintas para uma outra conta e ir guardando essas tintas para depois poder usá-las na pintura dos carros? Cada tinta que você usar ela some da lista. Para não sumir terá de ter mais de uma na quantidade da mesma tinta. Já pensou em acumular as tintas que mais gosta? É só ficar enviando a tinta para uma outra conta e depois reenviar de volta. A cada dia poderás enviar 5 tintas.

3. Que pode ter no máximo 99 tintas da mesma cor?
É isso mesmo, no máximo 99. E caso você já tenha 99 na quantidade, mas mesmo assim você enviar mais 5, elas vão pro espaço se você receber essas tintas na outra conta. Você envia e elas chegam na outra conta, mas se você escolher receber todos os presentes elas somem, porque já tens o limite de 99 na conta. Então não envie mais se já tiver 99. Vá usando as tintas e quando chegar em 94, mande mais 5. Ou então envie as tintas mas não receba na outra conta. Apenas deixa lá. Conforme vai usando das 99 vai também recebendo as que estão na lista de espera para receber.

Observe a quantidade total de tintas que tenho no canto superior direito (2754)
Tintas de Cor Variável
Tintas Mate
Tintas Metálicas
Tintas Pérola
Cor Sólida

4. Que pode receber no máximo 50 presentes por vez? Mas não tem limite de dia!
Então, voltando às tintas... Como o limite de receber presentes é 50, controle o número de presentes que você envia pra si mesmo ou para um amigo. No caso das tintas, como o limite é 50, se você ficar mandando tinta e não receber na outra conta, sua outra conta vai estourar o limite de 50 e aí você não recebe mais nenhum presente, a não que você comece a receber os presentes para liberar espaço para mais outros presentes.
O limite é 50, mas se você receber os presentes que estão lá, você zera novamente e então poderá receber mais 50 e não precisará esperar chegar o outro dia, porque pode receber na hora mesmo. Tem limite de quantidade, mas não tem limite de dia. A PSN avisa você que seu amigo não pode mais receber presentes, seu amigo, ou você mesmo e o envio não acontece.

Limite de presentes a receber por vez, 50
5. Que pode enviar 5 atualizações de carro por dia? Ou 5 buzinas por dia? Ou uma combinação de x atualizações e y buzinas, sendo que a soma de x + y não seja superior a 5?
Quando falo em atualizações, refiro-me a Kit Turbo nível 1, 2 ou 3; Chip eletrônico; Pneus, Suspensão;  Afinação de Motor nível 1, 2 ou 3; Caixa de Velocidade etc. Todas as opções que estão disponíveis na Oficina de Afinação poderás enviar para ti mesmo ou para um amigo. Basta você comprar o item e não instalá-lo no carro. Apenas compre e deixe ele ir para os Itens.
Você ganha buzinas também no jogo. A cada 10 carros que você ganha ou compra e coloca na garagem, o GT5 dá uma buzina pra você. Essas buzinas vão para os Itens. A cada 30 carros adquiridos, você ganha uma tinta. Veja a tabela na seção "Níveis GT5".
Você pode enviar até 5 itens desses. Pode enviar 3 buzinas e 2 Kit de Turbo, ou 5 buzinas, ou 5 Kit de Turbo, mesmo que seja de mesmo nível, desde que você tenhas essas quantidades nos Itens. Mas o limite é 5 ou a combinação dos dois.

6. Que pode enviar quantos capacetes e macacões quiser por dia?
Os capacetes e macacões que você ganha nas sazonais vão para os Itens e você pode enviar todos para uma outra conta. E não tem limite de envio. Tem o limite de recebimento, que é 50 presentes de uma só vez.  Mas aí tu zera na conta os 50, recebendo esses presentes, e manda o resto ou mais 50 até enviar todos.

7. Falando em capacetes, macacões e buzinas... Quando você faz a sazonal, sempre chega em primeiro? E quando faz de novo, chega novamente em primeiro? Já pensou em chegar em segundo? E de propósito?
Então, se você só ganha, está perdendo! Faça a mesma corrida e brinque um pouco e chegue em segundo e receba os prêmios para o segundão. Se só chegar em primeirão, vai deixar coisas pra trás! Não dê bola pra derrota, aumente seus itens no jogo!
Eu estou refazendo todas as sazonais e chegando em segundão em tudo! Meus itens estão aumentando legal!

8. Que pode enviar 5 postais de museu por dia?
Já pensou em enviar os postais de museu de uma conta para outra? Os postais são dados a cada dia que fazemos o início de sessão na PSN e entramos no GT5. Geralmente são dados 10 itens de tintas e 10 itens de postais de museu. Então se cada conta que tiveres receber 10, a tua lista em seguida estará completa com todos os itens de postais.
Se você ainda não viu o Museu, está perdendo uma história muito legal sobre os carros. É muito legal mesmo ver a história ser contada através das fotografias. 

9. Quantos itens eu posso enviar por dia então?
Vamos à conta:
1 Carro ou 1 Bilhete de Carro
5 Tintas
5 Postais de Museu
5 Atualizações de carro ou buzinas ou a combinação dos dois que chegue a 5
Todos os itens de capacete e macacão
A conta que recebe, no máximo de 50 em 50 pode receber 

E aí? Quantos itens você manda por dia pra você mesmo ou para um amigo? Nenhum!

Não tem amigo pra mandar? Manda pra mim então!

10. Que pode ter mais de 100 carros no Caminhão de Entrega de Carros?
Eu achava, que somente 99 carros de entrega poderíamos ter guardados. Mas me enganei, pode ter mais de 100. O balãozinho vermelho que aparece com o número de carros de entrega aumentou de tamanho quando enviei o centésimo carro. E continuou subindo porque continuei mandando carro pra conta. Hoje está com 105 e vai crescer! Agora quero ver se chega aos 1000. Provavelmente sim, mas vou custar a saber. 

Acredito que o limite de carros na Entrega de Carros seja 2.000 (De acordo com nosso amigo Xico)
11. Que pode ter no máximo 100 amigos cadastrados em sua lista de amigos na PSN?
E essa é uma quantidade que não está agradando muito no momento. Ultimamente minha lista aumenta rápido e em seguida chego no limite. Daí tenho de ficar excluindo da lista algumas IDs que aparecem com vários dias sem conexão para poder aceitar outros pedidos de amigos para poderem correr na minha sala. Seria ótimo se a PSN revisasse esta quantidade. 

12. Que pode ver os troféus dos seus amigos pela internet?
Basta você saber a ID deles e digitar ao final do endereço abaixo...

http://us.playstation.com/publictrophy/index.htm?onlinename=

Digitando este endereço no seu navegador e colocando a ID após o sinal de '=', serão mostrados os troféus do seu amigo. 
Por exemplo se você digitar isso na barra de endereços do seu navegador

http://us.playstation.com/publictrophy/index.htm?onlinename=DanielGLGT

serão mostrados os meus troféus. Experimente! Copie e cole o endereço acima e depois altere a ID.

13. Que os carros que custam mais de Cr. 1.000.000 não podem ser enviados?
Além desses tem outros que também não podem. Pra saber se podes ou não enviar um carro, entra na garagem, clica nele e nas opções que irão aparecer abaixo do carro o ícone de Dar de presente a Amigo tem de estar branco. Se estiver cinza, é poque não é possível enviar este carro. Este ícone está cinza se você estiver usando este carro no momento. Saia dele, escolha outro carro para usar e volte a ele novamente e veja se agora ficou branco o ícone. Se continuar cinza é porque não podes enviar este carro. O mesmo serve para os bilhetes de carro de oferta. Um exemplo é o Toyota Minolta. Se você tem ele na forma de bilhete, como eu, não poderá enviar este carro. Outro exemplo é o X2010 que você ganha quando chega ao nível 35 em B-Spec. Se você não abrir o bilhete ele vai continuar nos seus Itens, e você não poderá enviar este carro para ti mesmo ou para um amigo. Então abra ele e vá ganhar corridas B-Spec.

14. Que se trocar o óleo do seu carro os cavalos e a performance aumentam?
Já reparou que quando você faz a troca de óleo do carro os Cvs e PPs aumentam? Ainda não fez troca de óleo! Comprou novo e não trocou o óleo? Comprou usado e não trocou o óleo? Então não perca mais tempo! Troque e deixe o seu carro mais potente.
Fez algumas corridas e ainda não trocou o óleo? Ainda está bom? Não tem problema! Troque de novo e aumente mais ainda os CVs e PPs.
Tá difícil de ganhar na Nascar? Troque o óleo! Corra umas 3 vezes em Daytona com o pé no fundo e depois troque o óleo. Corra mais 3 e troque de novo. Corra mais 3 e troque de novo. Faça isso e verás os Cvs chegarem aos 905. Bem melhor que os 836, não é verdade?

15. Que pode comprar itens de atualização de carro e guardar e depois enviar para seus amigos ou pra você mesmo para uma outra conta e não precisar gastar nada para atualizar os carros da outra conta?
Se você tem uma outra conta e nela está faltando créditos para incrementar o carro, compra os itens com a conta que tem créditos e envie esses itens para conta que não tem. Você tem limites de envio. Veja a curiosidade 9 para saber o que e quantos itens podes enviar por dia.

Alguns itens possíveis de serem armazenados
Itens de Afinação de Kit Turbo.
Itens de Afinação de Motor
Até Pneus você pode ir acumulando nos Itens
Pneus de Corrida. Macios, 101 unidades
Pneus Desportivos
Pneus de Rally
16. Que não precisa escolher mais de um piloto para as provas de resistência ou que tem a opção de mais de um piloto?
É isso mesmo. Se você quer correr apenas com um piloto nas provas de resistência ou nos campeonatos que permitem mais de um piloto, ou até mesmo em sazonais, basta você escolher um piloto e pronto, não precisa escolher os outros. Farás a corrida somente com este piloto escolhido. O nível dele subirá rápido e rapidamente levarás este piloto ao Topo da Carreira.

17. Que no dia do seu aniversário você ganha um Bilhete de Carro de Oferta de Ano do ano do seu nascimento?
Então, no dia do seu aniversário quando você entrar no GT5 e estiver aberto a sessão na PSN você receberá um presente do GT5, um Bilhete de Carro de Oferta de Ano. Se você nasceu no ano de 1980, por exemplo, ganhará um bilhete que dará a você um carro deste ano. Mas olha só, isso funciona corretamente somente se você passou os dados verdadeiros na hora do cadastro na PSN. Se você tem mais contas como eu e que algumas delas não possuem os dados verdadeiros, então o dia de receber esses bilhetes será outro e não o do dia do seu aniversário.
Veja o posto "Chaparral 2J Race Car '70" e entenda melhor o que quero dizer.

Se você lembrar de outra curiosidade, mande que publicarei aqui.

Um grande abraço e bom divertimento.

109 comentários:

  1. Tudo bem Eduardo.
    Show essa sessão Daniel.
    Estranhei o seu horário das transferências de itens. No meu caso, só consigo realizar depois das 22hs e olha que estou no fuso -3:00
    Abraços,
    Lisandro

    ResponderExcluir
  2. Daniel, vc sabia que existe um carro PREMIUM que não tem visão interna do cockpit ? É o Nissan GT-R Proto'05 ... Eu fiquei surpreso quando descobri isso, pq ele é Premium... Abrs..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, não sabia dessa!

      Vou olhar essa de perto.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Bugatti Veyron Também é premium e não tem a visão interna!

      Excluir
    3. Que eu saiba o Bugatti é Standard

      Excluir
  3. Daniel voce sabe se da para assinar a plus com uma conta de portugal ? eu queria tranferir um data save do gt5 que tenho no ps3 do meu irmao para o meu ps3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Henrique, tudo bem?

      O que sei é que dá problema com contas de regiões diferentes. Sei que pessoas que compraram o cartão na europa para brasileiros usarem aqui no Brasil e não deu certo.

      Foi comprado com conta de Portugal e aqui no Brasil não deu certo.

      Eu não arriscaria se estivesse no teu lugar.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  4. lembra que te contei que eu perdi os dados do jogo , entao eu estava vendo se dava para mim tranferir os dados que tenho no ps3 do meu irmao , mas velaw pela dica abs

    ResponderExcluir
  5. Olá companheiros do GT5
    Fala daniel tudo bem!

    aaaahhhh..... os limites.... poucos buscam eles.

    Muito legal esse tópico das curiosidades.
    São dicas de grande de grande valia para aqueles que procuram a algo a mais no GT5, não só correr!
    Por exemplo, a dica que o dia termina as 21:00 horas.
    eu sabia que dava mas nunca conseguia achar o horário especifico, hoje fiz,utilizei a dica e deu certo!

    Tenho algumas para passar aos amigos do blog.
    Limite da garagem: 2000 carros
    Status dos pilotos: para o resultado dos pilotos ficarem sempre iguais, (Ex)10 vitórias=10 corridas, visto que o piloto vai perder a corrida, não termine a corrida e começe outra, abandone a corrida e começe denovo, abandone quantas vezes for necessário a corrida para conseguir a vitória, abandonar a corrida não gera derrota no perfil do seu piloto.

    Tenho mais algumas curiosidades para os amigos, quantidade de bilhetes verdes, quantidade de bilhetes no car delivery, como deixar o carro sempre com o status 0/0/0, transferir carros não transferiveis.
    E também outras curiosidades que estou trabalhando, mas para estas preciso da ajuda dos amigos do blog.
    vou deixar o meu e-mail gran.kustom.club@gmail.com para falarmos, acredito que ficarão melhor posicionadas no índice do tópico, como você pediu "Se você lembrar de outra curiosidade, mande que publicarei aqui".

    Peço desculpas por ter estado ausente no blog, mas agora me coloco a disposição para ajudar os amigos do blog de qualquer forma, com itens, carros ou informaçães.


    até mais.......

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Daniel e Gran Kuston falo em meu nome e de muitos outros acredito e estamos todos aguardando anciosamente estas dicas que comentastes, no meu caso especifico "transferir carros não transferiveis".

      Abraços

      Excluir
  6. e ai DAniel blz , uma duvida que tenho , na hora de comprar um carro no gt5 na maioria deles se pede um nivel , por exemplo , para comprar um red bull se pede um nivel 40 , mas esse nivel tem que ser no A spec ou no B spec ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto faz Henrique.

      Pode ser em um ou em outro. Sendo que para compra, ele aparece na concessionária quando alcanças o nível 30 no A-Spec ou B-Spec.

      Geralmente aumentamos nosso nível B-Spec primeiro. Não é regra. Comigo foi assim. Corri mais no B-Spec porque deixava ele correndo sozinho nas madrugadas.

      Mas recebes o RedBull quando alcanças o nível 35 no A-Spec ou no B-Spec, oque vier primeiro.

      Se desejares comprar o RedBull, poderás quando alcançares o nível 40 em um ou em outro.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
    2. Oi Daniel tudo bem ?

      Queria saber se da para alterar a hora do jogo ?

      Quando alcança o nível 35 em b-spec ganha um RedBull X2010 s. Vettel, se chegar ao nível 30 em a-spec o X2010 é liberado para compra no concessionário gran turismo, e o evento especial: Desafio Sebastien Vettel e desbloqueado, e se alcançar o nível 35 em a-spec não recebe nenhum redbull

      Excluir
    3. Oi Hugo, tudo bem?

      Pra alterar a hora e a data tens de entrar em [Configurações] no PS3 e depois escolhe [Configurações de data e hora]. É a primeira opção [Data e hora]. Podes definir manualmente ou Definir pela internet.

      Se tens o teus PS3 conectado à internet, escolhe a segunda opção que fará a atualização da hora e da data automaticamente.

      Se a hora não corresponder a hora que tens aí, tens de ajustar o Fuso horário, opção que fica mais abaixo de Data e hora. Se estás no Brasil e na região central ou sul, escolhe GMT -03:00 São Paulo. Se estás em outra região, escolha a região de acordo.

      Só ganhas o X2010 Red Bull quando chegas ao nível 35 em B-Spec. Quando chegas ao nível 35 em A-Spec nada acontece.

      Quando chegas ao nível 30 em A-Spec podes fazer o desafio do Vettel e se ganhar pelo menos Bronze já ganhas o X2010.

      Poderás comprar o X2010 somente quando chegares ao nível 40 em A ou B-Spec.

      Grande abraço.

      Excluir
  7. Daniel ontem por acaso estava compartilhando carros para poder usar em outra conta e poder gravar os bilhetes 5, 9 e 12 que não os tinha salvado na epoca(ainda não conehcia o blog e ntao nao salvava os bilhetes) e por acaso percebi que tinha 7 carros compartilhados e não 6 como já li, ai tentei compartilhar o oitavo deu erro, porem não sei precisar se o limite aumentou para 7 ou mais carros, se quiser da uma olhada no meu perfil que em uma das minhas contas estão 7 carros compartilhados, achei interessante e estou compartilhando aqui no blog, não sei isto ocorreu depois da atualização 2.07 ou se ja tema mais tempo, pois antes nunca havia compartilhado carros.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex, isso aconteceu comigo também outro dia. Fiz a mesma coisa que tu, fui usar o carro de outra conta minha, até para ver o por que de tu não conseguires ver a afinação. E quando abri meu perfil tinha 7 carros. Pensei a mesma coisa, aumentaram o número, tentei incluir mais um e não deu. Mas depois voltou ao normal.

      Pode ser duas coisas.

      Uma, erro do GT5 mesmo. Mas fico na dúvida porque tinha uma seta indicando que a lista continuava.

      Duas, estão planejando aumentar o número de carros compartilhados mas ainda não está pronta a rotina pra fazer isso e acabaram incluindo na 2.07 sem desejar.

      Enfim, é de aguardar. Mas no momento são apenas 6 mesmo.

      Não tenho dúvida alguma que outros já passaram por isso e ficaram pensando a mesma coisa que nós dois e fizeram exatamente a mesma coisa.

      Um abraço e até mais..

      Excluir
  8. Daniel falando em curiosidade voce sabe me dizer quantos carros Pace tem neste jogo, pois no sabado estava olhando a concessionaria e comprei um carro que me fugiu a memoria agora o nome porem se não me engano é um Skyline Pace, o carro deve ser o pace car, carro madrinha ou sei como se chama tem giroflex e tudo, voce sabe me dizer quantos carros deste tipo tem?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex, tudo bem?

      Se não estiver enganado, lembro de ter visto apenas 2 e o que muda são os anos dos carros, mas ambos são Nissan Skyline GT-R.

      Não estou em casa, mas vejo isso quando chegar e até posso tirar fotos deles e publicar aqui. Se puder enviar, envio pra ti.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
    2. Tranquilo sem problemas se quiser publicar pode, se quiser mandar tambem voce tem meu email, voce quem manda.
      Eu achei curioso o carro nem vi se anda ou não pois foi muita agitação para um fim de semana de GT5 as 4 horas de Nurburgring agitaram o fds em casa, mais eu deveria ter mandado a mensagem na pagina dos Carros GT5 não nesta.

      Valeu e abraços

      Excluir
    3. Oi Alex, quando disse que enviava pra ti não me referi às imagens e sim aos carros!

      Só não sei se posso enviar pela PSN, mas verei hoje à noite se é possível.

      E dá pra correr com eles também. Já teve alguém que correu com um deles na sala on-line outro dia. Não lembro quem foi, mas vi o carro na pista.

      Um abraço e até mais...

      Excluir
  9. Daniel me desculpe é que sou nó cego mesmo, então pensei que eram imagens ou informações algo assim, porem de voce temos sempre que esperar o melhor, esperar mais achamos que sera, parabens, tenha certeza que voce nos ajuda muito no dia a dia para termos mais alegria e mais prazer em correr no GT5, infelizmente não pude ainda receber estas gratas surpresas pois como ja disse em outra mensagem estou no meio de uma corrida de resistencia, e agora doido para testar a curiosidade 29, pois esta dica em uma corrida de resistencia que muda o clima o tempo deve ajudar muito ou entao em retas muito longas se a pessoa tiver habilidade suficiente para mudar sera fantastico.
    Muitos aqui devem ser fas de automobilismo e ja dever ter ouvido muitas vezes durantes as transmissoes que os pilotos mudam os ajustes durante a volta lembro de um caso do Schumacher que mudava mais de 20 vezes ajustes durante a volta( no caso deles são alavancas ou botões especificos vamos dizer que um pouco mais facil de mudar rsrs mais claro que tudo isto a uns 30 Km/h e real não em um jogo rsrsrsrs) é chegar muito perto mesmo da realidade oferecer cada vez mais rescursos para deixar o jogo mais emocionante melhor.

    Abraços boa semana

    ResponderExcluir
  10. Daniel, parabens mesmo pelo blog.
    É primeira vez que estou aqui e fiquei surpreso com tanta informação. Me ajudou muito. Vou falar para todos amigos que tenho no gt5 sobre seu blog. E já vou fazer uma pergunta para vc. Como faço para adiquirir o Nissan GT-R GT500 Stealth. Cada um diz uma coisa diferente.
    Abração
    Parabéns de novo e sucesso.

    Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcelo, tudo bem?

      Sejas bem-vindo ao Blog e muito obrigado por participar!

      Puxa Marcelo, não tenho boas notícias pra ti sobre o Nissan GT-T GT500 Stealth Model.

      Este carro foi, digamos, um brinde da GT americana. Tu entravas no site, pegavas o Código, e na Playstation Store tu digitavas este código e recebias o carro na tua garagem.

      O prazo para retirada deste carro acabou no dia 31 de janeiro deste ano. Ou seja, não tens mais como pegar este carrão, porque é um carrão mesmo, seguido estou correndo com ele na Classe GT 500.

      É uma pena! Nem podes usar este carro de outro amigo. Eu posso até compartilhar este carro mas ele não pode ser usado. Pode apenas ser visto, nada mais.

      Então, não sei o que te disseram sobre este carro, mas te afirmo que foi assim que todos os que têm conseguiram.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Daniel sobre o carro eu tambem estava caçando como conseguir este Stealth, infelizmente quando vi a mensagem vi que nao sera possivel.
      Sobre o menu fantastisco testei nestes sazonais e nos testes que estou fazendo para escolher qual carro correr as 9h de tsukuba não precisar sair muitas vezes e otimo, so preciso escolher botoes melhores.

      Boa semana

      Excluir
    3. Oi Alex, tudo bem?

      Eu deveria te dar incentivo para Tsukuba, as 9h que terás de enfrentar esta pista.

      Mas é difícil fazer isso, porque, eta pista chatinha depois de algumas voltas! Como ela é curtinha, em seguida tu enche o saco, fica quase arrastando!

      Serás testado na paciência. Te prepara psicologicamente para esta prova, porque é muito chata. só fazendo zueira mesmo pro tempo passar.

      Então como dica, escolhe um carro que tenha alguma vantagem em potência dos adversários, pra fazeres tranquilamente umas voltas em cima deles e a partir daí brincar um pouco também.

      Uma das coisas que gosto de fazer é alterar a ordem das colocações, aqueles que estão na frente eu faço irem lá pra trás, ou que estão atrás deixo se aproximarem.

      Espero que encontres também alguma motivo para diversão por ai.

      Grande abraço.

      Excluir
    4. Não consigo jogar GT5 no ps3 online por que?

      Excluir
  11. Tenho uma duvida ,o gran turismo 5 apos as atualizacoes fica mais lento ou quando esta online ele fica mais lento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?

      O teu GT5 não ficou mais lento depois da atualização. O que mudou é que agora o teu GT5 interage com a PSN e acesse constantemente os servidores.

      Por isso tens a impressão que está mais lento. O que demora por vezes é a resposta dos servidores em função da velocidade da tua internet e da tua conexão do momento.

      Mas ele não ficou mais lento não. É assim mesmo. Ele demora mais para iniciar em função dos acessos à PSN.

      Cada vez que fazes o início de sessão no GT5 aumenta o porcentual de premiação. Depois do quinto dia seguido receberás 200% na pontuação e premiação. Se fizeres conexão todos os dias esse porcentual se mantém.

      Se vais entrar na Concessionária On-line o GT5 acessa os servidores. As vezes é rápido e as vezes demora mesmo.

      Está tudo normal. Bem-vindo ao mundo on-line!

      Grande abraço

      Excluir
  12. Muito obrigado estou despreocupado.

    ResponderExcluir
  13. parabens Daniel otimo post como sempre adoro seu blog e alem de td suas corridas sao bem legais e vc e super gente boa
    abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado André, é muita gentileza da tua parte.

      E aí? De todas, tem alguma que não sabias?

      Grande abraço.

      Excluir
  14. otimo blog parabens Daniel

    ResponderExcluir
  15. oi Daniel tudo bem , uma coisa meio estranha que percebi foi quando fui colocar o piloto para correr as 24 hs de La Sarthe 2009 , selecionei o carro o piloto , ai depois aparece a tela normal antes de iniciar a corida , ai mostrava que na pista estava chuvendo , fui em definiçoes e coloquei o pneu de chuva , mas quando voltei para tela da corrida a chuva ja tinha acabado , novamente voltei em definiçoes e coloquei o pneu duro , quando voltei ja estava chovendo , eu acabei iniciando mesmo com chuva e pneu duro , mas fica ai algo que aconteceu comigo ...abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Henrique, tens de observar o porcentual de água na pista.

      Mesmo que a tela mostre que está chovendo, pode ser apenas naquele ponto da pista e não em toda ela. Podes ter pego uma nuvem passando.

      O certo é observar o porcentual e daí fazeres a tua escolha. Se vais começar e o porcentual está até 25% inicia com o duro. Se estiver em até 50% entra com intermediário. Acima de 50% já entra com o de chuva.

      Grande abraço.

      Excluir
  16. tem a do bilhete zero rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  17. DANIEL ESTAVA OLHANDO PELO FACE A FORA E PERCEBI QUE EU NAO TENHO UM CARRO CHAMADO Toyota FT-86 II Concept '11 SE VC TIVER ELE E TIVER COMO ME ENVIAR PORQUE AKI NO MEU JOGO NAO TENHO ELE NAO SEI SE FOI DLC SO SEI QUE NAO TENHO ELE RSRS BRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, tudo bem?

      Eu também não tenho este carro. Creio que ele faz parte de algum DLC.

      Os que tenho são esses:
      86 GT '12
      FT-86 Concept '09
      FT-86 G Sports Concept '10

      Um abraço e até mais...

      Excluir
    2. entao Daniel eu olhei na minha conta americana se vc quiser te envio ele amanha ok

      Excluir
    3. Oi André, se for possível enviar este carro quero sim!

      Ficarei esperando.

      Grande abraço.

      Excluir
  18. fale Daniel blz entao tava olhando o site do gtplanet e nao entendi muito bem pelo que eu entendi acho que nas corridas remotas existem outros circuitos da uma olhadinha e m fala depois
    http://www.gtplanet.net/24-new-track-logos-discovered-on-gran-turismo-5-website/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, tudo bem?

      É que na verdade nas corridas remotas tu nem vês a pista. O que se vê são números e listas. Somente isso. Não lembro de ter visto uma pista diferente, porque faz tempo que fiz isso.

      Mas acredito que possam ter outras pistas sim porque tu não vê a pista, apenas uma tabela com os resultados.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. São pistas do GT4 voltando...

      Excluir
  19. GT Acaemy periodo de entregas de carros

    http://www.gtplanet.net/gt5s-gt-academy-2012-prize-distribution-schedule-released/

    http://eu.gran-turismo.com/gb/news/d47018.html

    04 de julho / Todos os Golds no Round 1 / G Folha (GT Academy) '11
    11 de julho / Todos os Golds no Round 2 / SILVIA especificação-R (AERO GT Academy) '02
    18 de julho / Todos os Golds no Round 3 / SKYLINE GT-R V Spec II · (GT Academy) 94
    25 de julho / Todos os Golds em Round 4 / 370Z (GT Academy) '08
    01 de agosto / Todos os Golds no Round 5 / SKYLINE GT-R V Spec II Nur · (GT Academy) '02
    08 de agosto / Todos os Golds no Round 6 / GT-R Black Edition (GT Academy) '12
    15 de agosto / Todos os Golds no Round 7 / GT-R Black Edition Tuned (GT Academy) '12
    22 de agosto / Todos os Golds em Round 8 / 370Z Tuned Car (GT Academy) '08
    29 de agosto / Bronze ou melhor, em todas as rodadas / GT Academy 2012 traje de corrida

    ResponderExcluir
  20. Daniel da uma olhada nessa noticia

    http://eu.gran-turismo.com/gb/news/d49048.html

    ResponderExcluir
  21. Daniel essa semana estarei ausente do gran turismo nao me exclua em rsrrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk

      Não excluo não, fique tranquilo.

      Na verdade eu não excluo ninguém, apenas faço um rodízio de oportunidades. As IDs que tive de tirar para outras poderem entrar eu anotei e estão à mão pra quando for necessário e não esquecer dos amigos que já passaram por aqui e pela PSN.

      Grande abraço André.

      Excluir
  22. Algebaile (Diabo Louco)14 de agosto de 2012 às 13:54

    Olha eu novamente, como marco os 50 macacões ou 50 capacetes p enviar da minha conta americana pra brasileira ou vice versa,ou tenho que mandar 1 por 1, grato desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Algebaile, tudo bem?

      Infelizmente o que queres fazer não é possível. Tens de mandar um por um.

      Já tentei fazer o que estás fazendo, mas ele apenas marca mais de um e neste caso esta função não tem finalidade porque não dá pra enviar todos os marcados.

      É um saco, mas é o que é possível. Tens de enviar um por um até o limite de 50. Depois da outra conta recebes os 50 e recomeça a mandar mais 50. E assim vai até terminar a lista de envios.

      Grande abraço.

      Excluir
  23. Algebaile(Diabo Louco-RJ)15 de agosto de 2012 às 17:04

    Vlw,grande Daniel, grato por esta informação, aproveito p perguntar sobre exportar dados pergunta q fiz não sei em que parte de seu blog kkk, gravei corridas e quero exporta-las para o face como fazer? la onde está gravado fala em exportar, só não diz pra onde, tem c0omo me dizer? grato se puder me informar, abçs.

    ResponderExcluir
  24. Daniel boa noite, estava olhando seus pilotos e com execeção de um salvo engano todos são Daniel, como voce faz esta alteração ou é sorte e existe uma porrada de piloto com nome Daniel?

    Outra duvida como fazer para meu piloto ganhar premio vi que seus pilotos possuem bolas amarelas e os meus não, como fazer para ganhar estes premios ?

    Valeu


    Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex, tudo bem?

      Não é sorte ter os nomes dos meus pilotos de Daniel ou Daniels. É que faço o seguinte: Quando estou criando meus pilotos, eu escolho, dentre as opções existentes, Mudar o nome do Piloto e fico clicando na mudança até aparecer Daniel ou Daniels. Não é uma tarefa rápida, tem de ter bastante paciência porque demora muito até eu encontrar o nome que quero. A lista é aleatória e seguido vejo nomes repetidos e não vejo o que quero. Mas como quero ver meus pilotos me representando a altura, fico tentando até aparecer o nome que quero.

      Se não estou enganado, tem Alex por lá.

      Meus pilotos estão com prêmios porque meus amigos da lista na PSN colocam meus pilotos a correrem remotamente. E mesmo que eles cheguem em último acabam ganhando créditos e experiência.

      Criei uma seção "Corridas Remotas no GT5". Dá uma olhada lá que verás como fazer teus pilotos ganharem prêmios enquanto não estás em casa e até mesmo estando em casa, porque podes fazer as corridas a distância ou na frente do PS3.

      Quando fizeres as corridas remotas, coloca os meus pilotos pra correrem junto. Podes adicionar até 16 pilotos numa corrida. Poderás usar os teus 6 pilotos e os meus 6 numa mesma corrida e ainda poderás colocar mais 4 de outra conta minha ou tua.

      Grande abraço.

      Excluir
  25. http://www.gtplanet.net/gran-turismo-5-dlc-update-2-08-coming-september-25/

    Daniel nova atualização prevista para o dia 25 da uma olhada

    Como acaba de anunciar no Blog do PlayStation, o próximo Gran Turismo 5 atualização de software está chegando em 25 de setembro, e trará com ele três carros novos disponíveis para compra como DLC por US $ 0,99 cada.

    Nissan GT-R N24 GT Academy '12
    Subaru BR-Z S '12
    Weider Honda HSV-010 (SUPER GT) '11
    Atualização de software 2,08 traz consigo os seguintes novos recursos, além de correção de erros e outras questões:

    Agora possível selecionar "Desativar colisões" nas [Definições de Eventos] de corridas online.
    ID estão agora acima carros ao assistir corridas online.
    Resposta do pedal da embreagem quando utilizar os controladores de volante G25 " Corrida de roda "," G27 Corrida de roda "," T500RS "e" TH8RS "foi ajustado.
    Taxa de desgaste dos pneus em corridas de resistência tem sido abrandado (excluindo carros fórmula).
    Quantidade de ar alterando a mudança de resistência, quando as definições das asas aerodinâmicas foi aumentado.
    Autopilot foi ajustada para evitar a colisão com a parede, ao sair da pista do poço no Tsukuba circuito .
    Ajustamos as mudanças na característica de controle ao alterar a altura do veículo a partir da altura padrão. (Altura do veículo pode ser alterada através do ajuste de altura ride, quer por instalação de um kit de suspensão ou ajustar um kit suspensão total personalizáveis.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel bom dia.

      Acredito o desgaste menor dos pneus nas corridas de resistencia seja a melhor de todas, ja que entrar toda hora no box e complicado por exemplo em Nurburgring dependendo do carro e do pneu voce não faz uma volta rapida pois como o pneu dura duas voltas pelo menos comigo dura mais ou menos 2 voltas uma volta voce ta entrando no box e na outra saindo em resumo não tem volta rapida, isto quando eu não acabo com o pneu antes do fim da segunda volta e ai que a volta vai para o brejo mesmo.
      Mais um motivo para o pessoal se animar as provas de resistencias.


      Abraços e boa semana

      Excluir
    2. Oi Alex e André, tudo bem?

      Já fiz a atualização nos 3 PS3 mas ainda não corri com esta nova atualização. Meu tempo pra diversão está curto então não tenho corrido, tenho apenas entrado no GT5 pra fazer a pontuação e os envios diários de itens nos 3 PS3 pra minhas outras contas e para os amigos que estão na espera de um bilhete.

      Alex, acho legal para as provas de resistência o desgaste menor dos pneus. De fato é um saco ficar parando toda hora no box.

      Mas não sei se vai ajudar muito nas corridas on-line. É de ver pra saber. Geralmente se faz tiro curto on-line, se estabelece o número de voltas suficiente para não fazer parada. Agora com desgaste maior, tem de se aumentar o número de voltas. Com isso a corrida fica mais longa e quem vai chegando terá de esperar mais para a próxima corrida. E quando se entra numa sala é pra correr e não ficar olhando os outros correrem. Todos querem participar da brincadeira.

      É ver pra saber. De qualquer forma, como tudo, é questão de costume. Mais adiante nem lembrarão que o pneu gastava mais.

      Grande abraço.

      Excluir
    3. OLa Daniel bom dia, então não tenha duvida que as mudanças ajudaram muito nas provas de resistencia.

      Quanto as coridas online sem duvida nas suas salas que entram pessoas mais dispostas a se divertir de maneira limpa e amigavel chegarão a um bom termo que todos irão aproveitar.

      Claro que nada agrada a todos e terão os que irão reclamar e reclamar, mais vale lembrar o principal qu eé a diversão.

      Se não aumentar as voltas terão pneus melhores e assim poderão conseguir tempos melhores.

      Voce e outros que acompanham o Gran turismo a muito tempo com certeza ja viram inumeras mudanças boas e ruins e acredito que com o tempo só gostando mais do jogo.

      Abraços e boa semana.

      Excluir
  26. Ola Daniel, estou aki de novo para tirar uma dúvida q parece cruel, bom é normal em GT5 vc ter no max. 20.000.000 de créditos, é a segunda vez q alcanço este limite, da primeira vez o jogo dizia q eu precisava gastar o dinheiro, então eu gastei a grana e depois recuperei todo o dinheiro e adivinha... parou em 20.000.000 de novo. abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Davynho, tudo bem?

      E vai parar sempre nos 20.000.000 porque este é o limite de créditos que podes juntar. Assim como o limite de nível é 40 e não passa disso. Então, depois que alcanças esses dois limites, nível 40 e Cr. 20.000.000 nada mais acontece.

      Nos 40 não tem mais o que fazer mesmo. Vais correr, vais ganhar experiência, mas não vais mais pontuar, somar.

      Já nos Cr. 20.000.000 o que tens de fazer é gastar mesmo os créditos que tens.

      E aí te dou uma sugestão... Compra carros! Entra na concessionária de novos, usados ou on-line e compra os carros. Quando consegues ter 1.000 carros na garagem ganhas um troféu, o Colecionador.

      Os carros da concessionária on-line são todos zero km, então dá preferência para esses carros. Depois então olha os carros da de Usados e compra os que não tiveres. Depois então compra os carros da Concessionária de Novos.

      É legal ter todos os carros disponível no GT5 na garagem. Eu tenho todos e é muito legal de ver os carros na listagem.

      Grande abraço e boas compras.

      Excluir
  27. Obrigado Daniel pela dica e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  28. É a primeira vez que apareço por aqui mas acho que será uma de muitas...muito interesante este blog!! Eu jogo GT desde o 1º mas havia dado um tempo e não jogava GT desde o 4º. Então comecei a jogar GT5 XL edition e já viciei novamente...Agora vou comprar um Driving Force GT pra "PIORAR" a situação..rs. Primeiramente parabéns pelo trabalho e me tira uma dúvida: No GT4 eu corria os ENDURANCES no A-Spec e na metade colocava no B-Spec...isso é possível no GT5? E quanto ao volante em questão, é uma boa aquisição?
    Abraço a todos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio, tudo bem?

      Sejas bem-vindo ao Blog e obrigado por participar!

      As provas de resistência no GT5 são diferentes das do GT4. Não podes mais fazer o que fazias antes, iniciar num modo, colocar algumas voltas na frente do primeiro e passar para o B-Spec. Agora tens de fazer, de fato, toda a prova de resistência. Mas isso até que não é ruim. De todas as corridas de resistência que fiz a mais chata, monótona e sem graça é a de 9h em Tsukuba. A pista é pequena e são 9 horas rodando. Se tivesse a possibilidade de trocar para B-Spec acredito que ninguém faria as provas de resistência por completo, principalmente as de 24h.

      Mas tu acostuma com isso e acabas fazendo e curtindo a integralidade da corrida.

      Não perguntastes, mas já adiciona à minha resposta... No modo B-Spec não podes também passar para o A-Spec, tem de ser sempre no B. Ou seja, uma modalidade não interfere na outra no GT5.

      Quanto ao volante, se tens recursos financeiros pra isso é certamente uma ótima aquisição.

      Mas eu sugiro, que antes de ir comprando este modelo, o Driving Force GT, que tu dês uma olhada nos outros dois que existem, o G27 e T500RS, pra não re arrependeres depois de não ter olhado antes.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Valeu pela dica!
      Quanto ao volante, vou comprar de um amigo pois vai fazer um preção e ainda vem com aquele suporte para o volante e pedal.

      Tô jogando bastante no B-spec pois ganho muito dinheiro (em poucas horas ganhei 2 milhões)e quando pegar o volante vou curtir mais A-Spec.

      Só pra lembrar: Era muito cômodo colocar algumas voltas nas 24h do GT4 e depois por no B-spec e acelerar a corrida..rs. Quando jogava GT4, fiz a prova em 8h e meia com MAZDA 787B (acho que é esse o nome).
      Abraço!!

      Excluir
  29. Daniel, qual a sugestão de carro para ganhar os eventos sazonais B-Spec 650pp? Pois comprei um Corvete que corre muito mas nas curvas se perde!!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcio, tudo bem?

      Para os sazonais B-Spec de 650PP o melhor carro e o mais tranquilo pra vencer é o Chaparral 2J Race Car '70, não tem outro melhor, é vitória na certa. Ele acelera mais que os outros, freia menos que os outros, então leva uma vantagem e tanto.

      Com o 2J tanto faz os carros da lista do grid. Outro que dá pra usar é o BMW McLaren F1, mas aí sugiro que escolhas a lista de carros do Grid evitando que esteja o BMW na lista. Qualquer outra lista de carros, sem ter o BMW, dá pra vencer tranquilo sem estresse.

      Mas o 2J ainda é a melhor opção. Se não tens este carro, usa de um amigo teu, ou adiciona a minha ID DanielGTBR e usa o meu. Se queres este carro, posso enviar o Bilhete de 1970 pra tentares retirá-lo no bilhete, neste caso, adiciona esta ID DanielGLGT2.

      Grande abraço.

      Excluir
  30. E ai Daniel tudo blz,vc poderia me explicar como vc colocou nome nos seus pilotos,tentei mas não consegui,os meus pilotos estão com o nome q o jogo seleciona e eu gostaria de muda-los se vc puder passar mais essa dica ficaria muito grato.
    Obrigado abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?

      Estou rindo a toa do teu comentário! Não coloquei nome nos meus pilotos, apenas escolhi os que tinha a disposição e tive a sorte de encontrar o meu nome na lista.

      Tem A.Daniel, T.Daniel, J.Daniel, tem McDaniel, McDaniels, então o que fiz foi ficar mudando o nome até achar o meu na lista.

      Mas haja paciência! Dependendo o dia, da hora, custa a vir o meu nome. Já aconteceu de eu ficar tentando o dia inteiro, mas com intervalos de descanso, que o nome não vem. Então é na sorte mesmo porque a lista é aleatória.

      Não tem como colocar o nome que desejamos, temos de nos contentar com os nomes que o jogo proporciona e nesta eu levei sorte mesmo.

      Mas tu podes mudar o nome do teu piloto também. No entanto, isso só pode ser feito quando estás criando o piloto. Depois de criado não tem como mudar.

      Então se ainda tens pilotos pra criar, aproveita e já escolhe um novo nome e são centenas de nomes e acredito até que chegue a milhares de nomes.

      Quando crias o piloto tem as opções de troca de nome, troca aleatória de macacão e capacete e escolha de capacete e macacão individualmente. Mas lembre-se de fazer isso quando estás criando. Depois de feito não tem como mudar mais o nome.

      Grande abraço.

      Excluir
  31. Bem q eu achei estranho,mas meus parabens pela sua paciencia e pela sorte de ter tantos pilotos com referencia ao seu nome.
    Ja criei todos os meus pilotos,mas não tive a sua paciencia para escolher os nomes até tentei dois deles eu consegui colocar com o sobrenome VERDE,claro q é com referencia ao Palmeiras,ainda bem q os meus pilotos não estão me deixando louco já o meu time?????????
    Cada dia aprendendo mais com o jogo e com vc AMIGO.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  32. E ai Daniel, tudo bem??

    Você sabe me dizer se vale a pena comprar volante pro GT5? Nunca usei e tenho medo de fazer o investimento e me arrepender.

    Alguma vez vc usou o volante? Tenho a impressão que os pedais são molengas,e a direção muito mais, diferente de pilotar um carro que tem uma certa rigidez nos pedais e na direção...

    Se valer a pena, me da uma dica de qual é melhor. Estava vendo o G27 e esse T500RS - PS3/ PC - Thrustmaster. O segundo é bem mais caro, será que é tão melhor pra justificar a diferença de preço??

    Valeu DANIEL..

    Abraço, espero um dia desses correr em uma sala sua...estou no GLGT2..


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafael, tudo bem?

      Vale a pena sim comprar um volante. Se tens grana pra isso compra porque não vais te arrepender.

      Os dois que citastes são os melhores que existem hoje. O T500RS é mais caro porque tem mais recursos que o G27. O T500RS oferece tipos de volantes diferentes, por exemplo o volante da Ferrari F1. Então por ter esses recursos adicionais é que sai mais caro. Mas o G27 é tão bom quanto o T500RS.

      O T500RS é mais sofisticado, o G27 nem tanto, mas igualmente. Mas ambos são excelentes volantes. Seja qual for o que comprares estarás fazendo uma excelente compra.

      E não são molengões não. A firmeza dos pedais e do volantes é considerável. Eu diria que é muito parecida com a realidade. Os pedais não são molengas não, são firmes. Tens apenas de ter uma boa base para eles.

      O ideal é comprar junto com o volante a base para a instalação do mesmo.

      Eu tenho um cockpit. Tem outros que tem apenas a estrutura pra prender o volante e os pedais. Tudo vai depender de quanto tu queres gastar com este recurso.

      Se dinheiro não é problema pra ti, compra o T500RS e um cockpit. Se a grana não é tão folgada assim, compra o G27 mas não dispensa o cockpit.

      Faz um levantamento de preço e depois então resolve o que vais comprar.

      Mas garanto que não vais te arrepender de comprar não. Se tens condição, vai até um loja e experimenta antes de comprar pra ver como funciona. Só não pensa que vais virar um piloto melhor de primeira. Primeiro terás de te adaptar ao volante pra depois então começar a ganhar as corridas.

      A primeira vez que corri de volante, na primeira metade da corrida eu voltei para o controle. Pensei... coloquei dinheiro fora!

      Mas depois que me acostumei a correr com o volante não soltei mais. Hoje eu corro somente de controle. Minhas costas não aguentam mais que duas horas sentado no cockpit e mexendo braços, pernas, cabeça, músculos etc. Não sou mais um guri! Então prefiro ficar sentado na poltrona reclinável, bem confortável, só na manha, correndo e mexendo somente os dedões, porque só uso o L3 e o R3.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Obrigado pelo esclarecimento. Depois te conto como estou me sando com o volante..

      Excluir
  33. Olá meu irmão, tudo em ordem? Quero, para começar, te parabenizar pelo excelente blog... está show de bola e fico feliz por saber que agora, com o GT5, podemos firmar ainda mais um laço de amizade pois é possível fazermos uma corrida amistosa e mantermos contato online pelo próprio jogo. Detalhe, isso foi o "pra começar", hehehe. Sou "novo" no GT5, não tenho prática alguma em manipular o jogo de forma online, vejo vocês falando de bilhetes, eventos sazonais, carros que são vendidos online e muitas outras coisas... até agora não entendi Quase nada, rss. Porém, jogo GT desde o primeiro e desde então tiro minhas carteiras somente em ouro, GT5 não foi diferente. Confesso que achei bem besta a Super Licença e os carros que são dados também não me agradou, mas mesmo assim estou amando o jogo. Irei manter contato com teu site, pois é o melhor que vi e o mais amigável, de fato adorei teus postes e sempre estarei comentando os próximos que criar, quero ter você e a galera na minha lista de contato para sempre que pudermos correr juntos! Novamente parabéns pelo blog e um forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ciro, tudo bem?

      Sejas bem-vindo ao Blog e muito obrigado por participar dele de forma tão simpática e amigável!

      Confesso que conforme ia lendo o teu comentário, a risada não pode ser evitada e meu filho ao lado perguntava... "do que tá rindo pai?" e eu só mexia a cabeça com sinal de "nada não", enfim... Desejo que encontres aqui respostas às tuas dúvidas. Mas se não encontrar, pergunte e tentaremos ajudá-lo.

      Jogar on-line com os amigos é bom demais, porque é diversão na certa. Quando conseguimos criar uma dinâmica que o que importa é a diversão e a camaradagem, ganhar a corrida não é o mais importante, até preferimos perder a corrida à perder o amigo. Freamos antes na curva pra não ter de passar por cima do amigo, não tirá-lo da pista, não importa a vitória, importa é ser amigo mesmo.

      Nem todos pensam assim, mas a maioria, pelo menos na minha sala. Pena não ter no momento condição de abrir minha sala novamente, minha internet estava com muitos problemas e tive de mudar de operadora e ainda não conseguiram liberar o sinal pra minha região, mas em breve isso mudará e poderei voltar a abrir minha sala e correr novamente com os amigos. Avisarei quando isso acontecer.

      A Super Licença que era pra ser a mais difícil acabou se tornando a mais fácil no geral. Mas está bem! Melhor assim do que não conseguir uma ou duas.

      A premiação das corridas no Modo A e B-Spec não são das melhores mesmo, alguns prêmio até frustrantes depois de tanto esforço ou tempo dedicado. Mas enfim, nem tudo é perfeito. Os sazonais são ótimos e compensam as faltas do A e B-Spec.

      Participe sempre e dê a tua contribuição para nós, porque toda ajuda é sempre bem-vinda.

      Por fim, muito obrigado pelas palavras de incentivo. No entanto, eu apenas proporciono o meio, os amigos do Blog é que fazem ele ser especial.

      Grande abraço.

      Excluir
  34. Galera preciso de ajuda.

    Meu nick no jogo é: Fast-Eagle-Br
    Sou Lvl 33 A-SPEC
    Lvl 20 B-SPEC

    E um colega meu me enviou 2 carros de presente, mas quando fui em Comunidade para recebe-los eles bugarao e nao vieram para mim, tente de novo mas nada acontece. Quem souber como resolver isso me mande um convite de amizade em:

    Fast-Eagle-Br

    Aceito na hora. Valeu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, tudo bem?

      O que aconteceu contigo é normal quando a internet tem problemas de conexão com o servidor da Sony, ou porque a tua internet está um pouco lenta ou porque o servidor da Sony está congestionado.

      O que faço pra resolver isso é o seguinte, envio qualquer presente de uma outra conta pra conta que deu problema. Geralmente eu uso um capacete ou um macacão, porque esses itens não tem limite de envios diários e podem ser enviados a qualquer hora.

      Precisas apenas de uma segunda conta pra fazer isso. Se não tens uma segunda conta, pede pra um dos amigos que tens na tua lista pra enviarem pra ti um capacete ou um macacão.

      No momento eu estou sem internet em casa e não poderei te ajudar nessa. Mas quando voltar a ter e ainda estiveres com o problema poderei te ajudar.

      Mas se não tens uma segunda conta, aproveita e cria uma outra conta. Leia os posts "Ganhe um carro por dia" e "Chaparral 2J Race Car '70" daqui do Blog.

      Depois que receberes o capacete ou o macacão, vai novamente em Comunidade e recebe os presentes, todos virão juntos desta vez. E se por acaso der novamente o problema, envia novamente um novo capacete ou macacão, mas recebe os presentes em uma hora diferente da que recebestes. Geralmente o servidor da Sony trabalha melhor pela manhã e durante a semana. À noite e nos finais de semana ele está sempre trabalhando no limite dele e é aí que dá os problemas.

      Grande abraço.

      Excluir
  35. Olá Daniel, tudo bem?
    Gostaria de saber se é possível desativar o fundo musical enquanto corremos, não que eu goste da trilha sonora do GT5 mas prefiro apenas o ronco do motor e outros ruídos que dizem respeito.

    Mas lembre-se, não quero eliminar esse item de uma vez por todas, quero tê-lo a disposição para reativa-lo assim que desejar.

    Então é isso Daniel, ótimo final de semana.
    Júlio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlio, tudo bem?

      Não tem uma opção durante a corrida que permita diminuir ou aumentar o volume da música de fundo. O que tem é a opção de aumentar ou diminuir o volume nas opções do jogo, num nível que vai de 0 a 100%. Deixando em 0% tu tiras todo o volume da música durante a corrida e fica somente o ronco do motor. E podes fazer isso tantas vezes desejares, mas só podes fazer isso entrando nas opções do jogo.

      Quando queres música vai novamente nas opções e aumenta o volume.

      Como o GT5 tem pra cada um dos botões do controle uma função definida ou a espera de ser ativada, não sobrou botão pra definir como aumentar e diminuir a música de fundo, então tens de fazer isso manualmente.

      Os passos são esses, considerando que estás no Modo GT, [Mminha Casa]:
      1. Entra em [Opções]
      2. Entra novamente em [Opções]
      3. Vai até a Guia [Hardware]
      4. Depois vai até a opção [Definições de Áudio]
      5. Depois vai até [Música da Corrida] e ajusta o valor. Se trouxeres a barra toda pra esquerda vais desligar o som. A barra se desloca de 5 em 5.
      6. Clica no botão [Aceitar] e pronto, está ajustado o volume da música ou desligada na hora da corrida.

      Pra voltar a ter música é só voltar em [Opções] e fazer todo o processo novamente.

      Faz um teste, coloca o volume perto do 15, 20 e vê como fica, assim a música fica baixa, consegues ouví-la e ainda ouves o ronco do motor.

      Eu prefido correr sem música, a minha opção está desligada.

      Feito isso é ir pressionando o botão bolinha [O] pra voltar pra [Minha Casa].

      Grande abraço.

      Pra 0 tu tiras todo o volume e ra 100 é o máximo.

      Excluir
  36. Olá Daniel, tudo bem?

    Muito obrigado pelas informações, hoje ou amanhã vou fazer as modificações.

    Acho que poderei até melhorar meu desempenho, assim como tem colegas que o fundo musical lhes serve de incentivo para melhores performances.

    Mais uma vez obrigado por atender as minhas dúvidas.

    Abraços, Júlio




    ResponderExcluir
  37. Olá Daniel, tudo bem?

    Trocamos e-mails nesta manha a respeito dos dados perdidos do GT5 e na mensagem você citou o "GT ACADEMY 2013". Bom, tenho dados da versão 2012 e imagino que ele não poderá ser aproveitado para a de 2013 correto? Sendo assim poderei apagar?...não fique irritado comigo é só uma pergunta... é que, como reza o ditado, gato escaldado tem medo de água fria...rs.

    Ainda falando do "GT ACADEMY", esse evento nos possibilita melhorar o nível no GT5? Já não me lembro mais.

    Daniel, passeando pelo Blog, percebi que tem aí contigo um papel de parede bastante apropriado, você até deu a dica de como consegui-lo, que se não me engano é na PSN. Dei uma olhada lá e não encontrei, será que retiraram?

    Então é isso Daniel, como vê já estou me recuperando do desastre, afinal é só um jogo e de mais a mais para certas coisas negativas que nos acontecem na vida temos que tirar lições desses episódios.

    Abraços, Júlio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlio, tudo bem?

      Vamos por etapas...

      Cada GT Academy é independente então 2012 não influenciará no 2013. No 2012 foi um Jogo à parte, que tivemos de baixar e instalar. O mesmo acontecerá com o GTA 2013, somente que neste caso já será com o ambiente do GT6.

      Podes apagar sim os dados do GTA 2012 porque não será mais preciso ter no teu PS3. Já recebestes todos os 8 carros, se fizestes todas as rondas e conquistastes ouro em todas, então não precisas mais ter os dados do jogo.

      Eu ainda tenho no meu, mas não é necessário ter, podes excluir com toda a tranquilidade.

      Como é um jogo à parte o Academy, não interfere no avanço do jogo. São coisas independentes e uma não interfere na outra.

      O Papel de parede que aparece em algumas imagens que publiquei nos tutoriais, que é uma Ferrari Preta, é de um tema que ganhei de brinde quando comprei meu primeiro GT5, veio na forma de voucher. Mas há outros temas que baixei. Vou procurar isso nas minhas contas e ver se acho onde estão pra serem baixados. Se encontrar vou ver se ter o recurso de recomendar, porque daí um recebes uma mensagem com o link e te levará direto pra fazer o download.

      Só me confirma a tua ID, dizendo-me qual é.

      Grande abraço.

      Excluir
  38. Olá Daniel,
    A minha ID é a seguinte: DEROBIO

    Obrigado, e se não conseguir fica também os meus agradecimentos.
    Abraços, Júlio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlio, tudo bem?

      Procurei nas minhas ID em qual delas tinha baixado os Temas. Encontrei a ID mas não encontrei na PSS os temas, creio que tiraram do ar. Quando entro nos meus downloads eu tenho como baixar novamente, mas não encontrei uma maneira de achar novamente os itens na PSS.

      A ID na qual fiz isso é bandeira Portuguesa, então a PSS é europeia. Entrei em tudo quanto foi opção e não encontrei nada.

      Vou ficar te devendo esta.

      Grande abraço.

      Excluir
  39. Olá Daniel, tudo bem?

    Puxa Daniel devo ter feito outra bobagem aqui no jogo, agora com um estrago menor, como tinha dito anteriormente apaguei todo o avanço do jogo.
    Agora quando acesso a minha garagem alguns carros estão marcados com um ponto de exclamação dentro de uma bolinha amarela, então quando clico para usá-los aparece a seguinte mensagem: "O CONTEÚDO TRANSFERÍVEL PACK 2 NÃO ESTÁ INSTALADO. INSTALA-O NOVAMENTE".

    Dessa forma fico impossibilitado de usar os carros, são 14 nessa situação.

    Obs.: Ontem em uma outra conta que tenho coloquei alguns carros na opção online, na verdade queria doa-los mas o jogo não permite, e me parece que são os mesmos carros que agora estão bloqueados, me parece, não tenho certeza.

    Já viu alguma coisa parecido?

    Se não for pedir muito, veja por aí Daniel o que pode fazer por mim para liberar esses carros.

    Muito obrigado e grande abraço, Júlio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Júlio, tudo bem?

      O que colocas até que não é um problema. Os carros aparecem assim porque precisas baixá-los novamente e reinstalá-los na garagem.

      Se foi nesta mesma conta que baixastes os carros, basta entrar na Playstation Store (PSS), entrar na opção [Meus downloads] e baixar novamente os itens que parecem fazer parte de um DLC. Então baixa novamente este item e todos os demais relacionados ao GT5.

      Fazendo o download novamente os itens vão para a seção [Conteúdos Transferíveis] então entra novamente no GT5 vai em Conteúdos Transferíveis e instala novamente os carros.

      Agora entra no GT5 e confere na garagem se os carros estão agora normais.

      Grande abraço.

      Excluir
  40. Olá Daniel, tudo bem?

    Fiz conforme tua orientação e deu certo, provavelmente isso aconteceu porque eu havia apagado todo o conteúdo do jogo dias antes. De qualquer forma obrigado mais uma vez.

    Forte abraço, Júlio

    ResponderExcluir
  41. Meus parabéns pelo site/blog. Comecei a jogar GT 5 no dia 10 de julho e estou viciado. Tanto que em 16 dias já estou no nível 38 a-spec e 35 b-spec e já tenho pouco mais de 650 carros. Descobri como ganhar muitos créditos de maneira até que fácil. Entro nas corridas sazonais e vou direto na do Fórmula GT. Faço as corridas com meu carro com cerca de 890 pp e como estou ganhando 200% por estar sempre online, ganho fácil quase 2.000.000 por corrida. Fora quase 200.000 pontos de experiência. Tudo isso em cerca de sete minutos por corrida.Acredito que seja uma boa dica. Já ganhei com certeza uns 300 milhões até agora e comprei tudo o que eu queria. Agora compro só pra encher a garagem.
    Abraço pra ti e Parabéns novamente!

    ResponderExcluir
  42. Por favor, uma dica para conseguir o Chaparral 70! Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, tudo bem?

      Tenho uma dica sim, leia o post sobre o Chaparral 2J Race Car '70.

      http://danielgt5.blogspot.com.br/2012/02/chaparral-2j-race-car-1970.html

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Obrigado Daniel! Jogo a bastante tempo e falta praticamente só isso para me realizar no jogo! rs

      Meu nome é Eduardo!
      Abraço e muito obrigado, fica com Deus!

      Excluir
  43. Oi Daniel, tudo bem?

    Por esses dias voltarei a acessar a PSN, logo estarei conectada.

    Mas tem algo que não estou gostando, não poderei jogar com volante, pelo menos a curto prazo. Estamos providênciando um local adequado para instalá-lo.
    Me acostumei com o volante e dia desses fui jogar com o controle. Resultado, fiquei com calos nos dedos e tive que aparar as unhas, deixá-las na carne.

    Ao menos da para enviar bilhetes e fazer uma corrida ou outra, desde que não seja longa.

    Daniel tem algo esquisito por aqui, quando clico no logo do GT5 para inciar o jogo ele está demorando para entrar na tela de apresentação e depois quando aparece o menu nova demora para surgir o cursor. Isso é normal ou tem alguma coisa errada?

    Por hora é isso Daniel e espero que não tenha me tirado da sua lista de amigos por causa da minha ausência, mas logo estarei conectada novamente.

    Um abraço, Beatriz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, tudo bem?

      Não fique preocupada! Não irei tirá-la da minha lista de amigos! Bons amigos devem ser sempre cativados! Então não tenho a intenção de excluí-la da minha lista, porque mesmo você estando off-line, sempre dá um jeito de passar por aqui e traz notícias tuas e isso pra mim já significa muito.

      Depois que se acostuma com volante é dureza mesmo voltar a jogar com o controle. Mas isso também é questão de dias e já voltas a te acostumar novamente com o controle. Será outra dureza voltar a correr com o volante! Enfim...

      Pelo que contas, parece-me que a internet que está usando agora é de banda menor ou de outro provedor e de pior qualidade. Quando o GT5 está off-line ele entra quase que de imediato. Mas quando está on-line já é mais demorado porque sempre fará primeiro contato com o servidor da PSN pra depois então acessar o jogo.

      Toda vez que entras no GT5 o PS3 se comunica com o servidor da Sony e faz o sincronismo do teu PS3/GT5 com o servidor da Sony e toda vez que entras no Modo GT o GT5 já um novo acesso ao servidor e sincroniza a tua base de dados da PSN com o teu PS3. Então dependendo do que tens pra sincronizar e da banda de internet que tens este processo é mais rápido ou mais demorado. Quando mais amigos tens mais demorado é, quanto mais lenta a internet mais demorado é, quanto mais itens tens pra receber mais demorado é, se tens a conta Plus então mais demorado ainda.

      O processo só é rápido quando a tua banda de internet também é rápida, porque quando ela o é, o processo de sincronização com o servidor da PSN é rápido também. Mas quando não é rápida ou o serviço de internet tem pouca qualidade então é demorado mesmo.

      Então analisa qual a situação que tens aí pra perceberes que está mais lento.

      Tenho dois PS3 ligados à internet via rede sem fio e um ligado via cabo de rede RJ45. O PS3 com cabo é imediata a conexão e o início do jogo. Já nos PS3 ligados via rede sem fio um é mais rápido que o outro. Mas os dois demoram a iniciar o jogo quando faço acesso a internet por computador ao mesmo tempo. Pra não ficar demorado demais, o que faço é não acessar a internet quando estou iniciando o GT5.

      Resumindo, é normal a demora dependendo da situação em que o teu PS3 está conectado à internet e da banda desta internet.

      Grande abraço.

      Excluir
  44. E ai Daniel tudo bem.
    Faz tempo que não entro no seu blog,e tbm não tenho jogado muito ultimamente mas vamos lá,não tenho o costume de fazer os contra relogios e nem as provas de drift (sazonais).
    Hoje fui fazer esse contra relogio disponivel escolhi o carro e fui ver o tempo a ser batido (0.37.316) pensei comigo com um carro normal IMPOSSIVEL de se fazer pelo menos para mim.Gravei as voltas disponiveis e fui no Teatro de repetições olhar as voltas e fiquei surpreso com o que vi como,quando,onde e porque foi essa minha reação.
    Como fazer aquilo com os carros como o fusquinha 49 pode correr tanto rodas para fora do carro,o dodge charger com a traseira quase batendo no céu,não sei se vc tem o costume de ver essas repetições mais para mim era algo até então inimaginável.
    Não sei se vc tem alguma informação de como é possivel fazer aquilo mas se tiver me explique pq eu achei que não era possivel fazer mais nada diferente no gt5.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, tudo bem?

      Faz tempo que não faço um contra-relógio. Os eventos de Drift eu nem entro, nem por curiosidade. Os contra-relógio até entro pra ver o carro, o critério etc., mas ultimamente nem isso eu tenho feito.

      Pelo que relatas, está parecendo carro "hackeado" e se for, provavelmente seja identificado e o tempo anulado e a ID banida da PSN.

      Nunca lestes sobre "hackear" o GT5? Existe uma programa que abre a base de dados do GT5 e permite que tu alteres os dados dos carros manualmente e coloque o valor que desejares. Como é um programa que acessa a base de dados, vai entender que está tudo OK. O programa GT5 faz dentro dos limites estabelecidos por ele, mas quanto tu acessas a base de dados por fora, podes fazer qualquer coisa, desde atribuir 600CV a um fusquinha até encher a tua conta com Cr. 20.000.000 sem precisar correr.

      Então as anomalias que vistes são carros modificados através de um programa, que não lembro o nome, que altera a base de dados do GT5 manualmente.

      Procura GT5 Hacked que vais encontrar bastante informações sobre o assunto.

      Eu não jogo neste time, não faço parte deste grupo de usuários e nem tão pouco tenho interesse em participar. O legal, ainda é o melhor caminho.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Boa noite Daniel.

      Desconfiava que poderia ser algo desse tipo mas não tinha certeza,como não conhecia o esquema resolvi perguntar para quem entende bem mais do que eu vc claro.
      Obrigado pelas informações é claro que tbm não desejo de maneira nenhuma participar desse tipo de usuarios pois é que nem vc falou o bom é jogar no modo legal sem ter nenhum sentimento de culpa.
      Obrigado pelas informações mas era mesmo por curiosidade.
      Abraço.

      Excluir
  45. Oi Daniel, tudo bem?

    Você já postou que existe outras formas, além do próprio PS3 e pen drive, de salvar os dados do jogo. Parece que existem alguns sites que fazem isso. Poderia me dizer onde estão essas informações aqui no blog?
    Não precisa explicar tudo de novo, sei que é trabalhoso para você e para qualquer um ter que digitar as mesmas coisas novamente, peço apenas que me direcione onde.

    Obs. sumi de novo lá na PSN, está complicado por aqui.

    Um abraço, Beatriz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, tudo bem?

      Na verdade, as únicas maneiras que existem de salvar os dados são com o pendrive e com o próprio PS3. Há ainda, para aqueles que possuem a conta Plus, salvar os dados no servidor da PSN e em qualquer PS3 que entrares sempre terás os teus dados à disposição.

      O que sugeri é fazer uso dos serviços de nuvem que existem, como o Skydrive, o Dropbox e o GoogleDrive, mas mesmo assim precisarias de um pendrive pra copiar os arquivos nesse serviço.

      Não há um site que faça a cópia dos teus dados do jogo, nós é que levamos manualmente esses dados para o serviço na internet.

      Tenho cópias de todas as minhas contas de todos os meus jogos no Skydrive, no GoogleDrive e no Dropbox, mas usei o pendrive pra transferir os arquivos.

      Se tens uma conta de e-mail no Hotmail ou Outlook, podes usar o Skydrive.

      Se tens uma conta de e-mail no Gmail, podes usar o GoogleDrive.

      E podes usar essas duas contas pra fazer um cadastro, também gratuito, no Dropbox e neste caso criarias uma conta no Dropbox para cada uma das contas de e-mail, uma pro Hotmail e outra pro Gmail.

      Esses serviços disponibilizam até 5GB de dados pra serem armazenados e poderás acessar esses dados de qualquer computador que tenha acesso à internet.

      Creio que abordei este assunto em Criando IDs no PS3 e na PSN.

      Grande abraço.

      Excluir
  46. Olá, tenho uma dúvida boba, não consigo tirar a musica que toca durante a corrida, queria só o som do carro e efeitos, tem como? Como faço?
    (PS3)
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricardo, tudo bem?

      O procedimento é simples e tens duas opções pra alterar isso.

      Tens de entrar nas Opções do jogo.

      Se estás no Mundo GT do Modo GT vai até [Definições de A Minha Casa] e depois escolhe [Opções].

      Se ainda não entrastes no Modo GT, estás no Menu inicial do GT5, então escolhe [Opções].

      Essas são as duas maneiras de entrar nas Opções e alterar o esquema de música do jogo.

      Depois de entrar em [Opções] vai até a Guia Hardware. Quando entrar em Opções a Guia inicial é a Geral, então vai até a segunda Guia onde vais encontrar a opção [Sons]. Então na Guia Hardware, desloca o cursor para a direita até achares a opção [Definições de Áudio] que é a quarta opção. As três primeiras são opções de Controle do DualShock 3.

      Em [Definições de Áudio] tens a quarta opção que é [Música de Corrida], clica alí e desloca o cursor todo para a esquerda até aparecer Desligado. Fazendo isso não vais mais ouvir música durante a corrida. Se não queres mais as músicas tocando enquanto estás no Menu, basta fazer o mesmo procedimento na segunda opção que é [Música de Menus].

      Os Efeitos Sonoros dos Menus e da Corrida serão preservados se não mexeres nessas opções.

      Feita a mudança, vai até o botão [Aceitar] e está pronto, já podes sair das opções e voltar ao Mundo GT.

      Este procedimento faz com que a partir de agora não ouças mais músicas durante a corrida e ouças apenas os efeitos da corrida.

      Agora se queres deixar de ouvir somente na corrida que estás fazendo e não em todas as corridas, durante a corrida, aperte o botão [Star] e escolha [Opções Rápidas] e em opções rápida desligue a Música de Corrida. Terá efeito somente na corrida que estás fazendo porque depois da corrida volta ao estado anterior.

      Grande abraço e até mai...

      Excluir
  47. Olá Daniel

    No Desafio lançado no dia 03/10 ( carros italianos 550 pp) já percebeu que o primeiro colocado corre com um alpha BRERA, mais o motor parece ser de RED BULL ?? Como eles conseguem trocar a carroceria de um pelo outro?? Mais uma coisa : por ser algo ilegal a PSN não deveria ter tomado providencias???

    Um abraço de Cleber!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cleber, tudo bem?

      A PSN há uns meses atrás enviou mensagem comunicando que iria banir as IDs que tivessem "hackeado" os carros. Mas se referia às corridas on-line, nas salas on-line. Penso que o mesmo deveria ser feito com os sazonais também, principalmente nos contra-relógio. No entanto, por enquanto, nenhuma atitude foi tomada pela PSN. Então aguardemos.

      Eu não sei se é exatamente um Brera com estrutura de Red Bull, mas é quase isso. Se olhares as repetições as velocidades finais chegam a 930Km/h. Há muitos vídeos na internet mostrando como fazer isso. Mas nem perca muito o seu tempo com isso e nem dê muita bola para aqueles tempos. Apenas faça a tua parte, corra na boa, dentro do que é permitido e legal e o resto, é o resto, é lixo, então jogue fora.

      Grande abraço.

      Excluir
  48. Olá Daniel

    Comprei o XL Edition e no GT Mode vou nas concessionárias e so tem alguns carros, não aparece os mais de 1000 que o jogo fala, por exemplo só aprecem 05 modelos de BMW, 01 modelo Acura, como consigo resolver isto, tem alguma atualização ou esta versão vem com poucos carros.

    Desde já obrigado

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiano, tudo bem?

      Não há nada de errado por aí, é assim mesmo. Os carros que vês na Concessionária de Novos são os carros Premium, que possuem um tratamento diferenciado pelo jogo, são mostrados em alta definição e ricos em detalhes e são um pouco mais de 200 carros, 282 se não estou enganado.

      Os demais carros são considerados carros Standard e tu encontras em dois lugares, na Concessionária de Usados e na Concessionária On-line.

      Na de Usados encontras sempre 30 carros à disposição e a lista está sempre mudando. A cada corrida que tu fizeres os seis últimos da lista sairão e seis novos entrarão na lista. Então se fizeres 5 corridas a lista vai mudar por completo. Não estranhe se encontrares carros repetidos na lista porque é comum. Por vezes aparece o mesmo carro duas vezes, mudando apenas a kilometragem dele e o preço. Então entra seguido na Concessionária de Usados pra ver os carros que tens por lá.

      Depois tens a Concessionária On-line que também tem carros Standard pra comprares e a lista muda de duas em duas semanas. Nesta quinta-feira a 1h da madrugada a lista vai mudar e novos carros estarão disponíveis. Por enquanto, há um carro que sempre está na On-line que é o Fórmula Gran Turismo. Muda a lista, mas ele sempre está lá e custa Cr. 5.000.000 e vem sempre em cores diferentes da anterior.

      Então os mais de 1.000 carros do GT5 não estão disponíveis ao mesmo tempo, tens de ir verificando as concessionárias pra poderes comprá-los.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Obrigado

      Parabéns pelo blog sensacional

      Abraço

      Excluir
  49. Parabéns pelo excelente blog
    Estou com um problema recententemente-te estive a jogar online até ei tudo bem o problema é que me apagaram toda a evolução do jogo será possível recuperar o jogo.Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá HPZinco, tudo bem?

      Parece ironia perguntar se está tudo bem, não é mesmo? Mas não é, tirando o problema dos dados do jogo espero que contigo esteja tudo muito bem.

      Há uma possibilidade mas vai depender da situação.

      1. Se aconteceu isso e tu não iniciastes uma nova sessão na PSN e não entrastes no GT5, há a possibilidade de usares os dados de backup pra recuperar.
      Se isso aconteceu, sugiro que salves os dados do jogo que tens em um pendrive e depois de salvar em pendrive tu excluas este arquivo do PS3.

      Depois de excluir os dados do PS3 então tu entras no GT5. O GT5 vai perceber que não há dados do jogo mas que há os dados de backup e vai te perguntar se queres recuperar os dados. Responde com um Sim e o GT5 restaura os teus dados com uma condição anterior a perda dos dados.

      Não há garantias de que isso dê certo, mas é a única tentativa que conheço.

      2. A outra possibilidade é teres os dados salvos em pendrive antes da perda dos dados no PS3.

      Eu só não entendi quando dissestes que apagaram a tua evolução no jogo, porque ninguém externamente consegue fazer isso. Não lembro de ter escutado alguém falar, até o momento, que perdeu os dados durante o jogo no modo on-line, é a primeira vez que escuto falarem.

      Tente fazer o que recomendo pra ver o que acontece.

      Boa sorte por ai. Grande abraço.

      Excluir
  50. Blog irado....

    Começei recentemente e gostaria de saber: qual é o melhor carro até 500pp para jogar nos eventos sazonais?

    Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rogério, tudo bem?

      Tens uns quantos carros bons pra fazer os sazonais com 500PP. Vou citar os dois que eu mais usava.

      1. Camaro SS '10. Este eu usava e muito. Gosto demais desse carro.
      2. Honda NSX. Só não lembro a especificação certa dele.

      Mas com esses dois eu fiz a maioria dos sazonais que apareceram.

      Outro que eu usava, mas não muito, era o Nissan GT-R Skyline, mas também não lembro a especificação dele. Mas podes encontrá-lo na Concessionária.

      Grande abraço e boas corridas por aí.

      Excluir
  51. Daniel, olá...

    Sou novo no jogo, e gostaria de saber, porque quando uso um bilhete de oferta (carro), eu só posso usá-lo 1 vez, pq ele não fica disponivel na minha garagem... eu ganhei um camaro ss e usei em uma corrida, quando troquei de carro para correr outra corrida, e quis usa-ló de novo, não achei ele na minha garagem... pq?, ahh e parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cláudio, tudo bem?

      O Camaro tem de estar na garagem. Se já usaste este carro, ele tem de estar lá. O Camaro é um carro premium então vais encontrá-lo na Guia Premium. Quando entras na garagem além desta Guia tens a Standard, Favoritos e On-line.

      Não existe isso de usar uma única vez o carro. Não sei ao certo o que está acontecendo por aí, mas podes usar os carros tantas vezes desejares. Ele só sai da garagem quando vendes o carro, do contrário ele tem de estar lá.

      Grande abraço.

      Excluir
  52. Daniel, sou eu de novo, como faço pra conseguir o pack de carros de corrida do gt5, pq tem alguns carros que não posso comprar... não sei como fazer!!!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os carros DLCs só podes comprá-los nas concessionárias se tiveres comprado o pacote na PSN. Pra fazer isso tens de entrar na Play Station Store (PSS) e comprar os pacotes. Depois de comprar então ganhas os carros e poderás comprá-los mais vezes nas concessionárias.

      Mas em breve esses pacotes sairão do ar também, porque os recursos on-line do GT5 serão desativados no final de abril.

      Grande abraço.

      Excluir