Corridas Remotas

Você sabia, que mesmo não estando em casa, na frente do seu PS3, você pode fazer corridas? Nunca fez uma corrida remota? Nem sabia que existia? Nunca compartilhou os teus pilotos? Não? Então estás perdendo créditos!

A pedido de alguns amigos que frequentam o blog, abro esta seção para abordar Corridas Remotas, um dos muitos recursos on-line que o GT5 disponibiliza aos seus fãs.

Para dar certo o que segue, você precisa ter seu PS3 conectado à Internet. Do contrário não será possível fazer as corridas remotas.

Você precisa executar alguns passos antes de iniciar a fazer as Corridas Remotas. O primeiro deles é definir Pilotos B-Spec. Você pode ter no máximo 6 pilotos. Entre na opção Pilotos no Mundo GT do GT5 e crie seus pilotos. Veja na seção Níveis GT5 quando os pilotos B-Spec são liberados para serem criados e usados nas corridas B-Spec e Remotas.

Uma vez que você tenha criado os pilotos, você precisa compartilhar esses pilotos. Para compartilhar um piloto, entre na opção Pilotos, escolha o piloto e clique na opção Compartilhar Piloto B-Spec. Você pode compartilhar um ou todos os pilotos. Lembrando que quando você compartilhar um piloto este não poderá ser usados nas corridas B-Spec do Modo GT ou nos Sazonais. Então sugiro que você compartilhe pelo menos uns dois pilotos. Compartilhe aqueles pilotos que já possuem algum nível no GT5. Se criou agora o piloto, faça algumas corridas B-Spec para aumentar o nível dele para depois então compartilhar este piloto. Se você compartilhar um piloto de nível 0, dificilmente ele irá ganhar uma corrida. Então faça algumas corridas com ele e depois então compartilhe este piloto.

Você tem algumas possibilidades para usar o recurso de Corridas Remotas. 

A primeira delas é usando o próprio PS3 para fazer isso. Neste caso, você verá a corrida acontecer, ou seja, verá a pista, os carros, as posições, poderá mudar a visão da corrida, exatamente como você faz em uma corrida B-Spec. Só não poderá orientar o teu piloto para correr mais ou menos. De resto, é a mesma coisa.

A segunda delas é correr remotamente utilizando um computador conectado à internet. Neste caso você verá apenas o resultado da corrida, quem está na frente, quantas voltas já correram, o tempo decorrido dentre outras informações. Você não verá a pista nem os carros, apenas uma tabela com informações da corrida.

O que segue, apresento apenas utilizando o recurso de correr remotamente com o auxílio de um computador. Mas você poderá fazer usando o próprio PS3. Muda pouca coisa de um para o outro no que se refere às escolhas.

Veja o passo a passo para correr remotamente...

Depois de compartilhar os pilotos você precisa colocar o seu PS3 em modo de espera, para poder a distância fazer as recorridas remotas.

Inicie o seu PS3, inicie a sessão na PSN e entre no GT5. Entre em [Comunidade] e depois escolha o ícone [Corridas Remotas], representado pelo ícone do usuário com o headset. Na próxima tela, escolha [Servidor em Modo de Espera] e vai aparecer a mensagem:

Servidor em Modo de Espera...
Por favor, não desligues o sistema.
Prime o botão O para sair desse modo

Neste ponto, deixe o seu PS3 ligado e vá para o computador.

Acesse o endereço:

http://eu.gran-turismo.com/pt

Vai aparecer a tela seguinte...
Site do GT5 - Clique na imagem para ampliar
Após entrar no site, escolha A Minha Casa no GT5, que fica no canto superior direito, como mostra a próxima imagem.
Opção Minha Casa GT5 - Clique na imagem para ampliar...
Após clicar nesta opção, escolha Entrar na próxima tela que surgir. Veja na imagem seguinte.

Após escolher Entrar, abrirá a tela de início de sessão, como mostra a próxima imagem.

 
Neste momento, deverás inserir os dados de cadastro na PSN, o endereço de e-mail e a senha, o mesmo que você usa para iniciar a sessão no PS3.
Clique em iniciar a sessão e estarás pronto para o brinquedo. Veja próxima imagem.

Tela inicial A Minha Casa no GT5

A sua tela certamente será diferente, porque mostrará os teus dados no jogo. Mas será parecido com isso. A partir daí você poderá fazer algumas coisas. Checar as mensagens que chegam pra ti; ver o teu Perfil; verificar os teus amigos cadastrados; Ver quantos amigos tens cadastrados, enfim, faça uma navegação na tela que aparecer pra você ai e descubra por si mesmo o que pode ser feito além de correr remotamente, que é o que vamos fazer a seguir.

Repare na imagem acima que está posicionada a opção [Comunidade] e logo abaixo está em destaque, em azul, [Corrida Remota]. Então clique ali e veja o que acontece.

Aparecerá a próxima tela...

 
Neste tela você escolherá qual corrida desejará fazer. Faça uma rolagem na tela para ver todas as opções disponíveis. Acima dos carros aparecem os pilotos que tens compartilhados. Se você não tiver piloto compartilhado o site irá fazer a advertência e dizer que não é possível seguir com as escolhas.

Clique então em uma das corridas, a primeira por exemplo. Se aparecer a tela seguinte, significa que você não deixou o teu PS3 ligado e no modo Servidor em Modo de Espera, e aí não poderás fazer o que segue.


Antes de iniciar uma corrida, poderás ver as informações dos teus pilotos, basta clicar em um deles. A lista de pilotos está na parte superior da tela.


Após escolher uma das corridas disponíveis, é hora de escolher os pilotos que vão correr. Veja a imagem que segue.


Poderás escolher mais de um dos teus pilotos. Mas pelo menos um dos teus pilotos deverá ser escolhido, senão não será possível iniciar a corrida. Clique no seu nome no topo da lista e escolha os pilotos, como mostra a imagem seguinte.


Depois que escolheres os pilotos que vais colocar na corrida, clique no Botão [Aceitar]. Lembre-se, poderás escolher um ou todos os pilotos. O número máximo de pilotos na pista é 16.
 
Além dos teus pilotos, deverás escolher alguns pilotos dos teus amigos cadastrados na PSN. Poderás escolher um ou mais pilotos. Será mostrada a lista de pilotos disponíveis para cada amigo cadastrado. Os amigos que não possuem pilotos compartilhados será mostrado em tom de cores mais fracas. Repare as imagens seguintes.


Repare que os 3 primeiros da lista está em cor mais clara, os quatro seguintes em cor normal, mais intensa. Significa que os 3 primeiros não possuem pilotos compartilhados e que os quatro seguintes possuem. Clique em um dos teus amigos para escolher os pilotos dele.

Escolha, um, dois ou todos os pilotos do seu amigo para correr. Vá clicando em cada um dos pilotos e depois de escolhido, clique em Aceitar.
Faça isso com todos os pilotos dos teus amigos que desejas que estejam na corrida que vais iniciar.

Depois de escolhidos os pilotos, aparecerá a tela com o grid. Veja a próxima imagem.


Agora que o Grid está formado, você poderá iniciar a corrida. Repare na imagem acima, no canto inferior direito o Botão [Iniciar Corrida]. Clique no botão para iniciar a corrida.

As próximas telas aparecem. Se você não estiver em casa, verás somente a tabela com as informações da corrida. 

Se você estiver em casa  e na frente do teu PS3 verás a corrida iniciar. O PS3 sairá do modo de espera e vai mostrar a corrida acontecendo com os pilotos escolhidos. Então poderá ver a corrida no PS3 e acompanhar o resultado no computador.

Se estiver em casa verá isso no seu PS3. Do contrário, somente o que está no computador
Se não estiver em casa, então vai ver somente dados, como mostram as imagens a seguir.

Tabela de dados da corrida
Clique nas Abas à esquerda para alternar entre uma tela e outra, para mostrar o gráfico ou os dados da corrida.

Após o término da corrida terás algo parecido com as imagens seguintes.

Resultado final da corrida na forma de tabela
Resultado final da corrida na forma de gráfico
Após fazer as corridas remotas, é hora de receber os créditos ganhos. Poderás continuar no site e fazer outras corridas, ou encerrar e sair do site e dar por finalizada a sessão.

Quando chegar em casa, ou se já estás em casa, saia do modo Servidor em Espera. Pressione o botão O e sai do modo de espera.

Vá até a opção [Pilotos], clique nos pilotos que colocastes para correr e escolha o botão receber créditos. Para saber quais pilotos possuem créditos a receber, observe se abaixo do piloto há Cr. (créditos), aparecerão bolinhas em laranja, significando que há créditos para receber. Se não aparecer Cr. e as bolinhas, significa que não há créditos para receber.

Agora você já sabe como colocar seus pilotos para correrem remotamente. Então quando você for sair de casa para o trabalho ou outra atividade e tiver um computador com acesso a internet poderás colocar os teus pilotos pra correrem e ainda ir acumulando créditos e experiências.

Lembrando o seguinte: Essas corridas remotas não são computadas como corridas feitas pelos teus pilotos. Ou seja, não serão somadas à carreira do teu piloto.

29 comentários:

  1. Estou descobrindo muitas opções através do blog. Queria compartilhar a experiência de utilizar o celular para a corrida remota, e mais trabalhoso por causa do tamanho da tela, o do meu celular e de 3", mas é possível.

    abraços
    Silvio Azuma

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sílvio, tudo bem?

      Meu! Com esta te tornastes campeão! No celular! Nem sabia que era possível montar as telas do site no celular. Como tem que fazer login, checar amigos na PSN, mostrar as tabelas, os gráficos. Fiquei surpreso com essa.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Daniel,
      Como com os celulares podem acessar facebook, fazer pesquisa na internet, abri a página do Gran Turismo no celular e segui os passos. Foram as mesmas telas, só que como a tela e bem melhor fica um pouco ruim a navegação, mas funciona.
      Como meu celular e android, espero que desenvolvam um aplicativo para rodar a corrida remota por ele..rs

      Abraços

      Excluir
  2. Bom dia Daniel

    nas remotas, jogando no ps3, eu só consigo colocar 1 piloto meu, dos meus amigos eu posso colocar todos.

    como fazer pra colocar os meus outros pilotos dessa conta???

    abç

    Giovani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovani, tudo bem?

      E tens todos eles compartilhados? Só podes usar os pilotos que estão compartilhados.

      Se tens somente um piloto compartilhado, poderás usar somente este. Se queres usar mais pilotos, compartilha esses na rede.

      Grande abraço.

      Excluir
  3. Olá a todos! Preciso de pessoas que possam compartilhar nas corridas remotas, quem puder ajudar fico muito agradecido, minha ID: Fabinho41, obrigado e abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio, tudo bem?

      Tenho pilotos compartilhados em 3 contas, escolhe uma delas e adiciona a ID.

      DanielGLGT
      DanielGLGT2
      DanielGTBR

      Grande abraço.

      Excluir
  4. Bom dia Daniel, minha duvida é se posso compartilhar um piloto nas corridas A-spec de 4 horas ou 24 horas, e como fazer não achei o topico, muito abrigado, abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pedro, tudo bem?

      Os pilotos não podem ser compartilhados para corridas A-Spec, somente para as B-Spec.

      Acredito que queiras fazer o seguinte...

      Tem mais de uma conta e queres usar os pilotos de uma conta, com maior nível, numa conta em que os teus pilotos possuem baixo nível, e então ficaria mais fácil ganhar as corridas com pilotos de maior nível. Mas não tem como fazer isso. Os pilotos compartilhados podem ser usados somente nas corridas remotas mesmo.

      É normal as pessoas pensarem que podem usar os pilotos de uma conta em outra como fazem com os carros, porque a lógica da função no jogo é a mesma, mas a aplicação não é.

      Carros são compartilhados e podem ser usados em outras contas e por outros amigos. Tu não podes usar os carros que compartilhas. (Na verdade pode. Normalmente não pode. Mas se fizeres o esquema de compartilhar mais de 6 carros, então poderás usar os carros que estão compartilhados. Mas via de regra não pode)

      Pilotos são compartilhados e podem ser usados somente nas corridas remotas. Tu também não podes usar os pilotos compartilhados nas corridas B-Spec, mas poderás usá-los nas corridas remotas, assim como os teus amigos também poderão usá-los nas corridas remotas que eles promovem.

      Se ainda ficou alguma dúvida é só falar.

      Grande abraço.

      Excluir
  5. Olá Daniel, blz? é o Bruno (brunoxvii)

    Eu tenho uma dúvida.

    As corridas remotas contam as derrotas para os pilotos?

    É pq dos meus 6 pilotos 4 estão 100% (ou seja todas as corridas q eles fizeram eles ganharam) e eu queria q continuasse assim, por isso eu não fiz nenhuma corrida remota ainda com medo de contar a derrota.

    Abraços.

    Bruno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruno, tudo bem?

      Então se queres continuar com esta estatística, não deves fazer as corridas remotas e nem compartilhar os teus pilotos.

      As derrotas serão computadas sim. Mas também nada impede de criares um piloto, veres como isso funciona e depois tu reforma este piloto. Reformar para o GT5 é excluir o piloto.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Valeu pela resposta. Vou continuar nos sazonais mesmo pra continuar com os meus pilotos invictos rsrsrsrs.
      ou usar os outros 2 q já tem derrotas na carreira.

      Abraços.

      Bruno.

      Excluir
    3. Boa noite. Daniel.
      Incrível sua experiência em GT5.
      Continuo lendo seu Blog e cada dia uma novidade para mim.
      Hoje experimentei a corrida remota, seguindo sua explicação.
      Só fiquei com uma duvida. Como escolher o carro que vai participar?
      Meu piloto tinha mais experiência que o piloto do meu amigo, mas perdeu a corrida.
      Achei que foi por causa do carro.
      Um abraço

      Excluir
    4. Olá Gilda, tudo bem?

      Fico feliz por estares encontrando coisas novas no Blog que ainda não sabias. Isso serve de motivação pra eu continuar sempre postando alguma coisa que eu julgue ser interessante aos amigos.

      Na corrida remota não tens como escolher o carro, infelizmente. Podes apenas escolher a categoria de carros. A distribuição dos carros é por conta do GT5 mesmo, é ele quem define, aleatoriamente, qual carro cada piloto escolhido irá correr.

      Então é na sorte mesmo. Daí um piloto com menor nível ganhar de um piloto de maior nível, porque o carro que foi sorteado pra ele era melhor.

      Tenho nas minhas contas alguns pilotos compartilhados e a maioria de nível 40, mas raramente meus pilotos chegam em primeiro quando algum amigo os coloca pra correr remotamente. Quando vou pegar os créditos e experiência na maioria das vezes a colocação do piloto é 7º, 8º, 12º, e raramente é em 1º. Acontece de chegar em 1º, mas é raro mesmo. De 30 corridas que participam, uma, duas, no máximo são em 1º.

      Então não esquente muito a cabeça com isso porque é assim mesmo. É apenas uma maneira que a equipe do GT5 encontrou para ficarmos nos divertindo quando não estivermos em casa.

      Mas tem suas vantagens. Meus pilotos geralmente estão participando de uma corrida ou outra dos meus amigos e quando vou receber os créditos, pelo menos uns 500.000 tem lá e mais de 800.000 de experiência também. Então o nível dos meus pilotos chegam aos 40 super rápido.

      E se ficou surpresa com os assuntos desconhecidos encontrados no Blog até então, aguarde o próximo que estou preparando, vai ser muito legal.

      Grande abraço.

      Excluir
  6. Boa tarde Daniel. Algum id disponível? Todos que tentei já não adc mais, e já deixo aqui minha id: brenotcintra p/ quem quiser colaborar, passo o dia fazendo as corridas remotas pra dar uma ajuda pra galera. Um abraço e parabéns pelo blog!
    id: brenotcintra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Breno, tudo bem?

      Duas das minhas IDs estão lotadas mesmo, a DanielGLGT e a DanielGTBR. Mas tenho também a DanielGLGT2. O problema é que estou sem internet no momento e nem pra aceitar o teu será possível.

      Mas em breve retornarei ao on-line. A tua ID está anotada.

      Grande abraço.

      Excluir
  7. Oi tó com uma dúvida é que estou conectado na Internet e num consigo entrar nos Eventos Sazonais quando entro nas configurações ele fala que num é possível jogar porque a Conversação estão com algum problema o que é isso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá "Nissan", tudo bem?

      Geralmente não dá problema entrar nos Eventos Sazonais. A mensagem que relatas eu ainda não tinha escutado, então estou tentando imaginar o que pode estar acontecendo...

      Conversação com problemas...

      Um conversação é criada para que possamos conversar com mais de um amigo ao mesmo tempo. Eu posso criar uma conversação e convidar os amigos pra participarem, mas depois de encerrada a conversa preciso fechar e excluir a conversação, senão ela fica aberta e ocupando espaço.

      Então eu imagino que tenhas mais de uma conversação aberta aí no teu PS3. Confira isso pra ver se não é este o problema, senão, não tenho ideia do que pode estar acontecendo por aí.

      Grande abraço.

      Excluir
  8. É Isso mesmo Daniel...Mas como posso desativar a conversação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nissan, se é isso mesmo, então é fácil de resolver.

      No PS3, vá até a última opção do Menu do XMB, que é a área do PS3. Acima de Caixa de Entrada vais encontrar as conversações ativas. Vai em cada uma delas, ou nela, e clica no botão [Triângulo] e depois escolhe a opção [Excluir].

      Se estar no GT5 não há necessidade de sair do jogo, basta ir até a conversação e excluí-la.

      Depois de excluir a conversação, ou todas as conversações ativas, tenta novamente entrar no sazonal.

      Se não der certo, faça o seguinte, apenas desligue o teu console, o PS3, espero uns segundos e ligue-o novamente e tente outra vez.

      Certamente resolverás o teu problema por ai.

      Grande abraço e boa sorte.

      Excluir
  9. Olá Daniel não consigo entrar de jeito nenhum quando eu coloco a senha e nome do usuário ele informa isso :

    Uma vez que as funções online deste jogo se baseam
    principalmente na comunicação entre jogadores, não poderás
    aceder se a função de Conversação estiver desactivada.

    Porque não consigo entrar na minha casa via PC Online Internet tenho que fazer algo para poder entrar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adans, tudo bem?

      Pelo que estou entendendo, queres acessar o teu PS3 através de um computador, estás em um PC e queres fazer a corrida remota a distância no teu PS3.

      Pra isso acontecer, tens de deixar o teu PS3 em estado de espera. Fizestes isso?

      Veja no post acima como fazer isso. Tens de colocar o teu PS3 no modo Servidor em Espera.

      Se o teu PS3 não está ligado e neste modo não vais conseguir acessar mesmo porque a comunicação entre o teu computador e o teu PS3 não acontecerá.

      A mensagem que recebestes até que não é a mais adequado ao caso, isso se eu estiver certo na minha interpretação do que esteja acontecendo.

      A princípio parece que o recurso de conversação está desligado, mas não tens esta função no PS3, ou seja, não tem como ligar ou desligar o modo conversação, isso é nativo e habilitado naturalmente se houver os dispositivos de conversação como a câmera ou o headset.

      Então creio que o teu problema aí seja o PS3 desligado. Tens de colocá-lo no modo servidor em espera e deixar o PS3 ligado e então remotamente tu acessas o teu PS3.

      Se não for isso, detalhe melhor o que estás tentando fazer pra eu poder te ajudar.

      Grande abraço.

      Excluir
  10. Então Daniel é isso mesmo que estou fazendo já conectei meu Playstation 3 e quero fazer a corrida Remota foi um dos posts que eu estava procurando já há tempo não sei se há algo com o meu PS3 mas mesmo Conectado essa frase aparece entendeu um pouco melhor ? caso não pode me pedir para explicar melhor minha dúvida obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adans, tudo bem?

      Faz tempo que não faço uma corrida remota. Agora não tenho mais tempo pra ver isso, mas amanhã à tarde farei um teste pra ver o que pode estar acontecendo.

      Pela mensagem que está aparecendo po aí, dá uma olhada no teu PS3 e vê se tem alguma conversa em aberto, ou seja, se tem uma "Sala de conversação" em aberto. Se tem, apaga a sala, ou as salas. Isso tu fazes na seção amigos, a última opção do menu do PS3. Se houver uma sala de conversação e aberta, exclui a sala e tenta novamente. Se não for isso, aguarde até amanhã à tarde pra eu ver isso e te dar uma resposta.

      Amanhã depois das 14:30 eu farei isso, se quiseres conversar por MSN adiciona a ID daniel.granturismo@gmail.com.

      Se não deu por MSN, use o Skype e a ID daniel.granturismo@hotmail.com

      o que muda nas IDs é o servidor de e-mail, Gmail e Hotmail.

      Grande abraço.

      Excluir
  11. Obrigado Daniel de coração mesmo vou tentar Amanhã pois estou com um compromisso agora e volto lá pra umas 3 horas da manhã então vai ficar cansativo caso eu apagar as salas lhe aviso e discutimos o que pode ser por Skype Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Olá Daniel,

    Tenho uma dúvida... posso colocar numa mesma conta da psn mais de um piloto pra correr? todos os pilotos compartilhados.

    Assasins.bra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Assassins, tudo bem?

      Podes colocar até 6 pilotos, este é o limite, mais que isso o GT5 não permite e poderás colocá-los todos pra correrem remotamente, desde que eles estejam compartilhados.

      Se tiveres duas contas ns PSN e nas duas contas tiveres 6 pilotos compartilhados em cada uma, poderás em uma das contas promover a corrida e colocar os 12 pra correrem.

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Valeu Daniel,

      Está de parabéns o seu blog.

      Excluir
  13. Boas, este serviço de corrida remota foi descontinuado segundo o site do gran-turismo.

    meu id: Panzer355

    ResponderExcluir