sexta-feira, 15 de março de 2013

Sazonal A-Spec NASCAR 650PP

Olá a todos, tudo bem?

Na quinta-feira, dia 14/03/2013, abriu o novo Sazonal A-Spec Desafio Nascar 650PP e também está dando como prêmio o Bilhete 21, assim como o desafio dos Roadster 380PP, mas este está um pouco mais difícil de vencer em London City. E na Nascar, em London também não está muito fácil, mas está mais fácil que os Roadster.

Ainda há pouco fiz o desafio de Nascar e compartilho com vocês o carro utilizado e a afinação definida. É a mesma já postada na seção Afinação de Carros GT5, porém com alguns ajustes.

Nas duas primeiras corridas, sugiro que façam alteração na velocidade final, baixem para 320Km/h e nas duas últimas aumentem para 380Km/h.

Alterem ainda os assistentes, Tração em 2 e ABS em 4, Estabilidade e Direção Ativa desligados. Força de Recuperação, por padrão do evento, está ligado.

Em London City é que deu um pouco mais de trabalho, então como sugestão, chegue junto nas curvas, ou seja, retarde um pouco a freada e entre na curva na frente deles.

Em Autumn Ring foi um pouco mais fácil, mas também não dá pra dar moleza, tem de chegar junto também.

Em Fuji Speedway foi tranquilo, já na quarta volta estava na frente, fiz a ultrapassagem na curva depois da reta do box e depois foi só manter a distância. Não esqueça de passar a velocidade para 380Km/h em função do vácuo que vais pegar na reta do box.

Em Monza, foi mais tranquilo ainda, além de ser sensacional correr em Monza. Também na quarta volta já estava na frente e também na Chicane fiz a ultrapassagem depois de retardar a freada no final da reta do box.

Então, onde terás de ter mais atenção e habilidade é em London mesmo. Não ganhei de primeira, foi na terceira tentativa até pegar a manha do carro e da pista. Então não desista se não conseguir de primeira, faça até conseguir porque é possível ganhar, o segredo é errar o menos possível.

Segue abaixo a afinação do carro.

Um grande abraço a todos.


Toyota 2011 Brian Vickers #83 Camry
Potência: 861cv .:. Peso: 1565Kg .:. 625PP


Suspensão Frente Traseira
Ajuste de Peso  
Ajuste da Altura ao Solo 10 15
Quantidade de Lastro 0
Ajuste de Molas 18.4 16.5
Posicionamento Lastro -30
Amortecedores (Extensão) 8 8


Amortecedores (Compressão) 6 6
Regulador de Potência
Barras Anti-rolamento 4 4
Nível de Potência 100%
Ângulo do Camber (-) 0.5 0.2


Ângulo do Eixo 0.00 0.00
Para as Pistas




Fuji e Monza
(LSD) Frente Traseira
Caixa de Velocidade
Binário Inicial - 20
1ª Velocidade 2.116
Sensibilidade de Aceleração - 55
2ª Velocidade 1.391
Sensibilidade de Travagem - 25
3ª Velocidade 1.019




4ª Velocidade 0.793
Dif. Central Distr. Binário Frente Traseira


Distribuição de Binário - -
Relação Final de Caixa 3.992




Velocidade Máxima 380
Aerodinâmica Frente Traseira
Velocidade Final 388
Força Descendente 20 40






Para as Pistas
Controle Dist. Travagem Frente Traseira
London City e Autumn Ring
Equilíbrio de Travagem 0 0
Caixa de Velocidade




1ª Velocidade 2.357
Peças Instaladas    
2ª Velocidade 1.600
Melhoramento da Rigidez


3ª Velocidade 1.192
Escape Corrida em Titânio


4ª Velocidade 0.942
Caixa de Velocidade Personalizável



LSD Totalmente Personalizável

Relação Final de Caixa 3.992
Suspensão Kit Totalmente Personalizável
Velocidade Máxima 320
Controle Distribuição de Travagem

Velocidade Final 326

segunda-feira, 4 de março de 2013

Tour de Circuitos Reais - 750PP

Olá a todos, tudo bem?

Tenho recebido alguns pedidos de ajuda pra vencer o Evento Sazonal A-Spec "Tour de Circuitos Reais". Então refiz o evento e publico o resultado.

Fiz este evento duas vezes, a primeira com o Audi R8 Race Car '01, carro que gosto muito de usar, e a segunda vez com um BMW V12 LMR Race Car '99 a pedido do amigo Enzo.

Os dados da primeira vez, com o R8, eu não tenho porque não anotei, mas da segunda vez, com a BMW sim, que vocês encontrarão logo abaixo.

O R8 está com 705PP e a V12 com 700PP. Neste evento, quanto menor os PPs mais créditos e mais experiência se ganha. Eu não sei ao certo quanto dá com os 200% de bônus porque fiz com 110% de bônus, como estou sem conectar diariamente, acabei ficando defasado no bônus. Mas dá pra se ter uma ideia de quanto dará no final com os 200% de bônus.

Quando fiz com o R8, eu ajustei a relação da caixa de velocidade em função das pistas. Em Le Mans e Indianápolis a caixa foi ajustada pra 3.100 e nas demais em 3.500. Mas com a V12 eu deixei em 3.000 em todas as corridas. Não tive problemas pra vencer as corridas, mas se você aumentar o valor da caixa em Tsukuba, em Motegi e em Spa, você vai ganhar alguns segundos por volta. Mas em Le Mans e Indianápolis mantenha em 3.000. Veja quanto você consegue na maior velocidade alcançada e ajuste o valor da caixa pra mais 20Km, ou seja, se você consegue chegar no máximo a 290km na maior reta, então ajuste a caixa pra chegar a 310Km. Esses 20Km a mais garantem que você ganhe velocidade quando pegar o vácuo (ou "cone de ar").

Com a V12 eu cheguei a 390Km na primeira grande reta pegando o vácuo do carro da frente. Com o R8 eu não lembro quanto foi. Enfim...

Outro ponto importante neste desafio é a relação de carros do Grid. Sempre tem uma lista forte, uma intermediária e um fraca. A mais fácil é quando tem um Toyota 7 Race Car no frente. Ele sempre segura os demais. Isso faz com que tenhamos tempo de encostar nos primeiros e aí se torna fácil ganhar. Mas quando a lista é encabeçada pela Sauber ou Minolta então se torna um pouco mais difícil, mas mais empolgante também.

Das 5 provas, duas apenas possuem penalidade, que é em Le Mans e Spa Francorchamps. Tsukuba, Motegi e Indianápolis não possui penalização. Então nessas 3 provas sem penalização se achar que não vai conseguir passar os da frente, "passe por cima", "atropele" e não tenha dó. O legal é fazer a corrida "politicamente correta", sem trapacear, mas se você não conseguir de forma "limpa", não pense duas vezes em jogar "não limpo", porque é apenas um jogo e nada além disso.

A corrida mais fácil que fiz foi em Motegi, porque a lista de carros foi a mais fraca. Tinha um Peugeot 905 na frente, seguido do Toyota 7 e os dois seguraram os demais. Na terceira volta já estava na frente.

As demais consegui ultrapassar na última volta. Em Le Mans foi na última curva quando coloquei meu carro na frente do segundo na entrada na penúltima curva, ele foi obrigado a frear e não deu outra. Essa foi a mais empolgante, porque a vitória veio somente no final da terceira volta. Em Le Mans não dá pra errar e tomar uma penalização, tem de ser meio que no braço mesmo, a não ser que você tenha a sorte de pegar um Grid fraco. O meu tinha Sauber, Minolta e R92CP, só carro rápido e difícil de pegar.

Você pode entrar e sair da corrida pra ver se consegue um Grid melhor, mais fraco e menos competitivo.

Eu usei uma planilha pra anotar os dados das corridas, como tempos das voltas, melhor volta e pontuações, além dos carros dos Grids. Como tem muitas colunas, vou fragmentar aqui no Blog e usar os recursos de formatação que o Blog me permite. Mas pra quem desejar usar a planilha, acesse o link abaixo e faça o download da planilha, que está em Excel.

https://skydrive.live.com/redir?resid=8F3C6A11A93D19A4!165&authkey=!ANEe31AhD9yfmUA

Copie e cole o endereço acima no seu navegador...

Abaixo, você encontra os tempos em cada volta.


Circuito 1 2 3 4 5 6 Melhor
Tsukuba 0:50,655 0:50,220 0:49,979 0:51,654 0:50,099 0:49,506 0:49,506
Indianáp. 1:28,267 1:24,410 1:23,883 1:22,996 1:23,542   1:22,996
Le Mans 3:33,169 3:29,690 3:27,926       3:27,926
Motegi 1:43,960 1:42,074 1:42,722 1:43,950 1:44,135   1:42,074
Spa 2:07,580 2:07,503 2:08,194 2:08,032 2:07,266   2:07,266

Como eu usei o copiar/colar do Excel para o Blog, eu não sei como ficará esta tabela depois de publicada no Blog. De qualquer forma, pegue o arquivo no meu Skydrive pra ver esta tabela por completo e sem correr o risco de estar deformada.

Na tabela abaixo, os créditos e experiência. Mas lembre-se, meu bônus está em 110%.



Circuito Cr. Ad. Cr. Exp. Ad.Ex.
Tsukuba 870.182 476.273 85.049 46.550
Indianáp. 945.269 517.370 97.199 53.200
Le Mans 1.001.159 547.959 117.854 64.505
Motegi 954.989 522.690 107.648 58.919
Spa 1.073.573 587.593 124.901 68.361

Abaixo, a afinação dos carros, primeiro da BMW V12 e depois do Audi R8.


BMW V12 LMR Race Car '99


Potência: 798cv .:. Peso: 900Kg .:. 700PP


Suspensão Frente Traseira
Ajuste de Peso  
Ajuste da Altura ao Solo -10 -5
Quantidade de Lastro 0
Ajuste de Molas 13.0 15.0
Posicionamento do Lastro 0
Amortecedores (Extensão) 6 7


Amortecedores (Compressão) 6 7
Regulador de Potência
Barras Anti-rolamento 1 4
Nível de Potência 100%
Ângulo do Camber (-) 2.5 1.5


Ângulo do Eixo -0.20 0.20








(LSD) Frente Traseira
Caixa de Velocidade
Binário Inicial - 10
1ª Velocidade 3.085
Sensibilidade de Aceleração - 10
2ª Velocidade 2.020
Sensibilidade de Travagem - 20
3ª Velocidade 1.535




4ª Velocidade 1.185
Dif. Central Distr. Binário Frente Traseira
5ª Velocidade 0.950
Distribuição de Binário - -
6ª Velocidade 0.770






Aerodinâmica Frente Traseira


Força Descendente 55 85






Relação Final de Caixa 3.300
Controle Dist. Travagem Frente Traseira
Velocidade Máxima 240
Equilíbrio de Travagem 6 8
Velocidade Final 398












Audi R8 Race Car '01



Potência: 794cv .:. Peso: 900Kg .:. 705PP


Suspensão Frente Traseira
Ajuste de Peso  
Ajuste da Altura ao Solo -20 -10
Quantidade de Lastro 0
Ajuste de Molas 14.0 15.0
Posicionamento do Lastro 0
Amortecedores (Extensão) 5 7


Amortecedores (Compressão) 5 7
Regulador de Potência
Barras Anti-rolamento 1 4
Nível de Potência 100%
Ângulo do Camber (-) 2.5 1.5


Ângulo do Eixo -0.10 0.10








(LSD) Frente Traseira
Caixa de Velocidade
Binário Inicial - 8
1ª Velocidade 3.525
Sensibilidade de Aceleração - 8
2ª Velocidade 2.350
Sensibilidade de Travagem - 10
3ª Velocidade 1.785




4ª Velocidade 1.375
Dif. Central Distr. Binário Frente Traseira
5ª Velocidade 1.100
Distribuição de Binário - -
6ª Velocidade 0.895






Aerodinâmica Frente Traseira


Força Descendente 55 80






Relação Final de Caixa 3.000
Controle Dist. Travagem Frente Traseira
Velocidade Máxima 240
Equilíbrio de Travagem 10 10
Velocidade Final 398


Corri com os assistentes configurados assim:
Tração: 2
ABS: 1
Demais controles desligados.

Se tiverem alguma dúvida, enviem seus comentários.

Um grande abraço a todos.