quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Criando IDs no PS3 e PSN

Editado em 27/07/2013 - Às 07h 30min
Edição em texto azul

Nota:

Este post foi transformado numa seção. Veja no menu superior do Blog.
Novos comentários não serão mais permitidos aqui, somente na seção.

Olá a todos, tudo bem?

Ultimamente, tenho recebido por e-mail, e por comentários aqui no Blog, dúvidas sobre procedimentos no GT5 que requerem ter uma conta americana. Seguido tenho recebido e-mails relatando-me que tem dado problema na hora de baixar e instalar o Corvette C7; que não conseguem receber o bilhete de ano; que determinados conteúdos não aparecem, enfim, coisas simples, mas simples se tudo estiver de acordo como tem de ser.

Então resolvi criar este post pra tentar centralizar essas dúvidas em um só lugar e assim ajudar a todos, senão, minhas respostas acabam ficando espalhadas pelo Blog e difícil de serem encontradas, porque as dúvidas pelo Blog chegam pelos comentários e nem sempre na seção mais adequada, co-relacionada, sem falar nos e-mails que é uma relação quase que direta sem ser compartilhada com todos.

O primeiro ponto que temos de ter em mente é com relação à ID. 

O que é isso, ID?


ID não é uma sigla e sim uma abreviação, [ID]entidade, que identifica um usuário, é o termo usado no meio computacional para identificar os usuários, seja de um computador, um e-mail, uma outra conta eletrônica. Como o próprio nome já diz, nos identifica quando iniciamos uma sessão no computador. E o PS3 nada mais é do que um computador com sua aparência própria e meios específicos de comunicação, entradas e saídas. O PS3 também possui um Sistema Operacional, assim como os computadores também possuem, seja Mac, seja PC, seja Lion ou seja WIndows 8. E todos eles, computadores, possuem o início de sessão, os mais recentes pelo menos, ou seja, você precisa identificar-se pra iniciar o sistema. Alguns possuem um único usuário e entram de forma automática, mas mesmo assim ainda possuem uma ID, a de administrador. Pode haver excessão mas não vem ao caso agora. O que importa é o significado, ID.

No PS3, para aqueles que possuem mais de uma conta de usuário, é preciso dizer ao PS3 qual o usuário que vai iniciar a sessão, senão ele fica parado aguardando e não faz absolutamente nada. Assim como faz o computador quando tem mais de um usuário ou o usuário precisa digitar a sua senha para iniciar a sessão.

Esta ID é que permite ao PS3 registrar os dados dos jogos para diferentes jogadores num mesmo disco rígido. Esta ID tem um único significado para o PS3, mas tem significados diferentes para a Playstation Network (PSN). Ter mais de uma ID é importante e ajuda muito em determinados momentos dos jogos.

Ter mais de uma ID facilita a vida numa casa em que há mais de um jogador. Por exemplo, tenho dois filhos e os dois jogam tanto quanto eu e as vezes os mesmos jogos. Se usarmos uma única ID vai dar briga, porque os dados do jogo serão gravados em um única ID, e aí já viu. Já imaginou no GT5, você passou horas e horas correndo, acumulando créditos pra comprar aquele carro, está com mais de 10.000.000 de créditos, vai dormir tranquilo, pra no outro dia, com calma e tranquilidade comprar o carro, olhar todas as cores, enfim, pensar bem no que vai fazer e quando você liga o PS3, entra no jogo e vê seus créditos zerados e a garagem cheia de carros que não tem importância alguma! É de colocar os "dois dedos", não é mesmo? Perdoem-me a expressão, mas não encontrei uma mais adequada!

Então, pra isso não acontecer, pra você não perder a cabeça com os seus filhos, irmãos, pais, vós, enfim, com aqueles nos quais o PS3 é compartilhado, crie uma ID somente para você e já aproveite e crie mais de uma. Uma primeira conta pra você ter a evolução do jogo por completo e uma segunda conta pra auxiliar no avanço da primeira.

A ID no PS3 é chamada de Usuário, ou User, ou Utilizador, o termo vai depender de como o seu PS3 está configurado, com qual idioma ele está definido. Se for o Português Brasil será [Usuário]. Esta ID tem somente o significado de identificar um usuário no Sistema PS3 e nada mais, da mesma forma que é no computador.

Se você não tem o PS3 conectado à internet, e aí dizemos que o PS3 está off-line, você terá somente esta ID de usuário e nada mais.

Mas se você deseja fazer uso dos benefícios que a Sony proporciona através de sua loja, a Playsation Store (PSS), com os recursos on-line, você precisa pensar em uma outra ID e esta outra ID tem um outro significado, porque ela não identifica você no PS3 e sim identifica você na Playstation Network (PSN) e é justamente aí que gostaria de ter um diálogo mais de perto com você.

Nosso Globo é dividido em 3 regiões, as Américas, a Europa e a Ásia. Padronizou-se que a região das Américas é a 1, da Europa é a 2 e da Ásia é a 3. Portanto, nós brasileiros, estamos situados na região 1, nossos amigos portugueses estão na região 2 e nossos amigos japoneses estão na região 3.

E essas regiões dão uma tremenda dor de cabeça em todos nós, porque algumas coisas funcionam em uma região e não funcionam em outra, estão dispsoníveis em uma e não em outra. Enfim...

Você sabe qual a região do seu GT5?

É, GT5 também tem região!!!

Pra descobrir, pegue a capa do jogo e olhe a lombada da capa, na parte inferior tem um desenho do Globo e um número, indicando a região. Os 3 GT5 que tenho são região 1. Se você tem o GT5 com o número 2, significa que o seu jogo é de região europeia e não americana. Nossos amigos portugueses provavelmente tenham o GT5 região 2 e nossos amigos japoneses região 3. Mas os portugueses e japoneses podem ter o GT5 região 1 e vice versa e ainda nós termos o GT5 região 2 ou 3.

Mas se isso acontecer, ou seja, nosso GT5 for diferente de região 1, é que começam os problemas. Se estamos na América e temos região 2, a Sony vai achar que estamos na europa e não no Brasil por exemplo. E vai fazer os procedmentos como se estivéssemos na europa e aí já viu.

E mesmo dentro das regiões, ainda há os países. No nosso caso, de brasileiros, nossa região é 1, mas nosso país é Brasil e não EUA. Então nossa ID brasileira tem um significado e uma ID americana tem outro. E a forma como estabelecemos esta identidade de região e país é na hora de criar a ID, onde declaramos que nosso país é Brasil e nossa ID passa ser "bandeira brasileira".

Se aos criamos a ID declararmos que nosso país é EUA, então teremos uma conta "bandeira americana".

E esse significado faz toda a diferença no GT5. Quando a conta é BR, temos um leque de opções do jogo. Mas quando a conta é US o leque é muito maior.

As opções do jogo na PSS US é muito, mas muito maior que a PSS BR. Tem certas opções do jogo que só existem na PSS US e que nem aparecem nos anúncios da PSS BR.

O Corvette C7 é uma dessas opções do jogo. Ele somente aparece na PSS US, você não encontra, pelo menos no momento, o C7 na PSS BR.

Mas nem tudo está perdido, apesar deste inconveniente para nós usuários brasileiros, algumas coisas podem ser feitas em uma e utilizada em outra. Mas pra isso você precisa conhecer o caminho certo.

E é aí que entra a criação das IDs...

Já que é uma ótima opção ter mais de uma ID, usuário, no PS3, então, por que não ter também mais de uma ID na PSN?

Se você tem apenas uma única ID no PS3, sugiro que cries, pelo menos, mais uma ID no PS3, mais um usuário. E aí, permita-me dar-lhe uma sugestão, crie duas IDs no PS3 e crie duas IDs na PSN, sendo uma delas uma ID BR e a outra uma ID US.

Como sugestão, se ainda não tens as IDs criadas, adicione a abreviação dos países nos nomes das IDs, por exemplo, SeunomeGTBR, ou SeunomeGTUS, assim não tem como se enganar nas contas e de qual bandeiras elas são. Isso é apenas uma sugestão, use a sua criatividade para definir os nomes.

Pra facilitar a tua vida, defina o nome da ID da PSN com o mesmo nome da ID do PS3. Se você criar o usário, ID, SeunomeGTBR no PS3, crie a ID SeunomeGTBR na PSN.

Caso a ID que você está tentando criar na PSN já exista, escolha outra e depois mude a ID do PS3, caso já tenhas criado a ID do PS3, porque a ID do PS3 é facilmente renomeada. Já a ID da PSN depois de ser criada não poderá mais ser alterada. Então se criares primeiro uma ID no PS3 e depois tentares criar a mesma ID na PSN e não der certo, crie a nova ID na PSN e depois altera a ID do PS3. Então como dica, crie primeiro a ID da PSN pra depois então criar a ID do PS3.

Como criar uma ID na PSN?

Pra criar uma nova ID na PSN, aconselho a criar primeiro uma nova conta de e-mail.

Mas, por que criar uma nova conta de e-mail? A que tenho não serve?

A relação de ID da PSN com o e-mail é de um pra um, ou seja, uma ID pode ter apenas um e-mail, e um e-mail só pode ser atribuído a uma ID. Você não pode usar o mesmo e-mail para mais de uma ID, por isso precisamos criar um novo e-mail.

Crie um novo e-mail nos serviços gratuitos que existem, seja Gmail ou Hotmail, ou outro serviço que exista por aí, ou até mesmo uma nova conta de e-mail do seu provedor de internet. Aconselho a criar nos serviços gratuitos, porque talvez você não fique a vida inteira com o mesmo provedor. O serviço gratuito pode não existir pra sempre, mas é mais provável que você continue com ele por mais tempo do que com o serviço pago.

Acrescento este parágrafo para dar uma sugestão de serviços de e-mail gratuitos. Antes, eu criava uma nova conta de e-mail no Gmail pra criar as minhas IDs. A maioria das minhas IDs tem contas de e-mail no Gmail, mas tenho algumas no Hotmail. 

Mas, há umas semanas atrás, olhando meu e-mail no Hotmail e vendo a mudança do serviço para Outlook e não mais Hotmail, percebi que há a possibilidades de criar aliases, como se fossem contas de e-mails, mas na verdade não são novas contas, mas sim mais uma maneira de referenciar uma conta de e-mail com um outro nome, daí o nome aliases, apelidos. Então foi o que fiz, criei novos aliases como se fossem novas contas.

Mas a qual a vantagem disso?
Não é a mesma coisa que criar um novo e-mail no Gmail?

A funcionalidade é a mesma, mas o procedimento e o recurso, não são iguais.

Vejamos...

Minhas contas de e-mail no Gmail são únicas e não posso criar aliases em nenhuma delas porque o Gmail não tem este recurso. O Gmail faz um controle de acesso nas contas de e-mail. Depois de 90 dias sem acessar a conta, o Gmail encerra a conta e dá um certo trabalho pra ativar novamente. Mas se ficar mais de um ano sem acessar a conta, esta é excluída dos servidores do Gmail e pra criar novamente a conta de e-mail com o mesmo nome terei de esperar mais um ano. Então, como tenho algumas IDs, tenho alguns e-mails no Gmail e de tempos em tempos tenho de entrar em cada uma das minhas contas de e-mail pra não perdê-las. Isso dá algum trabalho e confesso que não é muito agradável fazer o que faço, porque além das minhas contas gerencio as contas dos meus filhos. No total são 11 contas de e-mail no Gmail que eu administro. Então imagine o trabalho que dá fazer isso. 

Mas isso está mudando com o recurso de aliases do Hotmail, ou melhor, do Outlook. Estou criando em uma conta de e-mail do Hotmail os aliases das novas contas que estou usando pra criar as novas IDs para a espera do GT6. 

E o que isso difere do Gmail?
Não tens que entrar na conta também pra não perdê-la por falta de uso?

É verdade, tenho que entrar no Hotmail/Outlook como faço no Gmail, porque o Hotmail/Outlook utiliza o mesmo critério de tempo pra contas sem acesso. A diferença é entro em apenas uma conta e não em várias. As várias contas na verdade são aliases e estes estão associados a uma conta. Então, entrando nesta conta, é como se eu tivesse entrado em todas as contas de aliases. 

Em vez de entrar em 11 contas de e-mail, como fazia até então, hoje, eu entro em apenas 3 contas de e-mail. Uma pra controle de contas GT5, outra pra controle de contas GT6 e outra pra controle das contas dos meus filhos.

As contas do Gmail enquanto eu tiver paciência eu irei manter, mas com o tempo irei excluir as contas do serviço. Por enquanto vai ficar como está, de 80 em 80 dias eu entro pra não perdê-las. Mas com o tempo perderei a paciência pra fazer isso.

A conta de e-mail que tem os aliases recebe todos os e-mails dos aliases. Como o nome do alias é um nome de e-mail, somente que não é uma conta de e-mail e sim um alias (apelido), e-mails podem ser enviados pra eles e chegam na Caixa de Entrada da conta principal na qual o alias está associado e depois são enviados para a pasta criada para o alias.

Pra ficar mais fácil de entender, vou exemplificar.

Se você está pensando em criar uma nova ID, aqui vai uma sugestão...

Tenho uma conta no Hotmail, que é daniel.granturismo@hotmail.com. Esta conta de e-mail está associada à minha ID DanielGLGT2. Nesta conta de e-mail usei o recurso de criar aliases. Crei o alias daniel.gt6@outlook.com. Na conta daniel.granturismo@hotmail.com criei uma pasta chamada GT6. Todo o e-mail que o alias receber o Outlook vai colocar nesta pasta. Fui na PSN e criei uma nova conta, uma nova ID. Passei minhas informações com o alias daniel.gt6@outlook.com e criei a ID DanielBRGT6.

Não satisfeito, criei um novo alias na conta daniel.granturismo@hotmail.com, agora criei daniel.gt6br@outlook.com. Fui novamente na PSN e criei uma nova ID associada a este alias que foi DanielGT6BR. As telas de criação dessas IDs são as mesmas deste post, somente que no campo de e-mail usei o nome dos aliases. Pra PSN é tudo a mesma coisa, não tem diferença, porque o nome do alias é um nome de e-mail, então serve e funciona da mesma forma do que se fosse uma conta de e-mail.

Ainda não satisfeito, criei um novo alias, daniel.gt6us@outlook.com. Fui novamente na PSN e criei a ID DanielGT6US.

Repare que, em uma única conta de e-mail, eu tenho 3 aliases, como se fossem 3 novas contas de e-mail. O Outlook permite criar até 10 aliases por conta de e-mail. Então ficou assim:

daniel,granturismo@hotmail.com (conta verdadeira, criada no Hotmail que agora é Outlook)
daniel.gt6@outlook (que é um alias mas que funciona como e-mail)
daniel.gt6br@outlook.com (mesma coisa que o outro aliás e o próximo que é)
daniel.gt6us@outlook.com

Entro no Outlook somente com a conta daniel.granturismo@hotmail.com e tenho acesso aos e-mail recebidos pelos aliases, cada um com a sua pasta específica e não preciso iniciar a sessão do Outlook com os aliases, como tenho que fazer com as contas do Gmail.

Para algumas IDs dos meus filhos eu troquei os e-mails de início de sessão na PSN, agora não são mais contas de e-mail e sim aliases, que funcionam como contas de e-mail.

Talvez estejas se perguntando...

Mas como que agora tu usas um alias em vez de uma conta de e-mail?

A resposta é simples... Apenas troquei o e-mail de início de sessão na PSN.

Mas, e pode fazer isso?
Não é uma conta de e-mail associada a uma ID e esta ID não é inalterada?

É uma conta de e-mail associada a uma ID. A ID não pode ser mudada a partir do momento que foi criada. Uma vez criada, não pode ser renomeada nem excluída. Mas o e-mail associado a essa ID pode.

Ou seja, eu não posso mudar a minha ID DanielGLGT2, não posso renomear, nem excluir. A esta ID está associado o e-mail daniel.granturismo@hotmail.com e este e-mail eu posso alterar, posso associar outro e-mail, ou outro alias, como por exemplo, daniel.glgt2@outlook.com.

E como se faz isso?

Entre na Playstation Network, inicie a sessão com a sua ID, conta de e-mail e senha, e gerencie a sua conta. Edite seus dados de início de sessão e pronto, seu e-mail de início de sessão foi alterado.

Então se quero alterar o e-mail que estou usando pra iniciar a sessão é só criar uma nova conta de e-mail, ou um alias, e informar isso a PSN?

Isso mesmo. Inicie a sessão pelo site da PSN e gerencie a sua conta. Simples, rápido e o melhor, fácil de se fazer.

Quando fores criar a nova conta de e-mail e o horário em que estiveres fazendo isso for depois das 21h, coloque como data de nascimento, a data de um dia depois da data em que estás criando a conta de e-mail e o ano coloque 1970 ou 1967. Isso porque o horário em que o dia muda para a PSN é às 21h. Às 21h para nós é meia-noite para a PSN. Mas você somente receberá o bilhete após a meia-noite.

Mas, porquê 1970 ou 1967? 

Porque se colocares esses anos e como dia o dia de amanhã, receberás amanhã, ou depois da meia-noite um bilhete de ano como presente de aniversário.

Exemplo:

Hoje, dia em que estou escrevendo este post, são 20/02/2013, no momento são 20h 18min. Então quando for criar o e-mail vou colocar como data de nascimento 21/02/1970 ou 21/02/1967. Assim eu tenho tempo de criar as contas com tranquilidade sem me preocupar com o tempo, porque se tiver feito a conta com data de hoje e passar da meia-noite quando entrar no GT5, vou receber um bilhete de presente somente no ano que vem. Pra receber o presente tem de iniciar a sessão no dia e entrar no GT5 no dia, se passar já era.

Os horários da PSN são estranhos, mas depois de entender fica fácil. A meia-noite para a PSN é às 21h pra nós. Então quando entras na PSN depois das 21h, pra PSN já estás no outro dia. Mas para o GT5 não. Para o GT5 o que conta é a tua hora local, então 21h pra ti são 21h para o GT5 também, só não é para a PSN, porque já será meia-noite.

Crie a conta de e-mail com a mesma ID que vais criar a ID da PSN, assim fica fácil gerenciar as contas, nomes, senhas etc.

Depois de criar uma nova conta de e-mail então vamos criar uma nova ID na PSN. 
  
Finalmente criando uma ID na PSN!!!
 
Pra criar uma ID na PSN o caminho mais fácil, cômodo e rápido de fazer é entrando no site da Playstation Network. O endereço está logo abaixo, selecione o texto, copie e depois cole na barra de endereços do seu navegador.

http://us.playstation.com/psn/

Digitando, ou copiando o endereço acima, vai aparecer a tela seguinte...

Clique na imagem para ampliar...
Esta tela poderá aparecer diferente pra você por aí, isso porque a PSN pode fazer uma atualização no seu site, como faz seguidamente. Mas certamente você encontrará a opção pra fazer o cadastro.

Na tela acima, observe que no canto superior direito, abaixo da barra de pesquisar, tem a opção [Sign in], que é onde você deve clicar para fazer um novo cadastro na PSN.

Clicando em [Sign in] aparecerá a próxima tela.


Clique em [Create a New Account]

Como nós queremos criar uma nova conta na PSN vamos escolher a opção [Create a New Account] que está na parte de baixo da caixa de diálogo da PSN.

Clicando em New Acoount, você será direcionado para a próxima tela. 

Leia o post "Chaparral 2J Race Car '70" antes de colocar o ano de nascimento


Aqui, nesta tela é que devemos dar a devida atenção à criação da nossa conta. Observe os campos disponíveis nessa tela. O primeiro deles é o e-mail. Por isso fiz um diálogo de conta de e-mail antes de entrar na criação da ID da PSN.


Digite o nome do endereço de e-mail que criastes no campo apropriado e observe que os próximos campos referem-se à data de nascimento.

Use a mesma data de nascimento que usastes pra criar a conta de e-mail, isso irá assegurar que vais ganhar o presente no dia de "amanhã", ou dia seguinte da criação da conta.

Os próximos campos referem-se ao país e aqui temos de ter uma dedicação maior também, porque nesta hora é que definimos a bandeira da nossa conta. Se for uma conta americana coloque dados de um endereço americano, se for conta brasileira, coloque os seus dados ou os dados de um endereço do Brasil. Se você não pretende comprar nada on-line, coloque qualquer endereço do Brasil nesses campos, se deseja fazer compras on-line, então coloque o seu endereço correto. E aí, uma outra observação, coloque a data de nascimento correta também, e neste caso vais ganhar presente somente no dia certo do seu aniversário e com o bilhete do seu ano e não do de 1970 ou 1967, a não ser que tenhas nascido em um desses anos de verdade.

Siga os passos seguintes para a criação da conta na PSN.

O importante aqui é ter atenção na criação da conta com relação ao país mesmo, pra definir se a conta será brasileira, americana, europeia ou asiática.

Como dica para criar a conta americana, pra dar os dados de um endereço real, porque a PSN faz esta verificação, entre no Google Maps e procure qualquer prédio em qualquer estado em qualquer cidade americana e anote o endereço com o CEP, o número, invente, pode ser qualquer um. Em uma das minhas contas eu usei o endereço da própria Sony, somente com um novo número e deu tudo certo, a PSN aceitou, porque a Sony não está sozinha no endereço dela, tens outros tantos prédios, empresas etc no mesmo endereço, então coloque 10 números a mais e já será o suficiente, se for 810, coloque 820. A verificação do número não é feita pela PSN, é feita apenas da rua e do CEP pra ver se bate com o estado e a cidade.

E depois de criar a ID na PSN?
 
Depois então de criar a conta de e-mail, de criar a ID na PSN, crie a conta de usuário, ID do PS3. Procure usar o mesmo nome de ID para as 3 contas, e-mail, PSN e PS3.

Feito isso, você então terá como baixar itens da PSN US e usar nas contas BR, ou vice-versa.

Sistematizando...

O post de hoje tratou do assunto criar IDs na PSN para poder ter acesso aos conteúdos transferíveis do GT5, o que não é possível se você tem apenas uma conta e esta conta é bandeira brasileira.

Então, pra concluir este post, se você tem apenas:

Uma única ID no PS3, um único usuário e off-line e não possui uma ID na PSN;
Faça a dica Número 1 logo abaixo.

Uma única ID no PS3 e uma única ID na PSN e esta ID é BR
Faça a dica Número 2.

Dica Número 1
 
Seguindo os procedimentos descritos mais acima, crie duas contas de cada um, de e-mail, da PSN e do PS3:

Uma conta de e-mail com dados do Brasil, endereço, CEP etc.
E uma outra conta de e-mail com dados como se você morasse nos EUA.
Uma ID na PSN com os mesmos dados da conta de e-mail com dados do Brasil
E uma ID na PSN com os mesmos dados da conta de e-mail com dados dos EUA.
Uma outra ID no PS3. Use a ID existente, que contém os dados do jogo, para uma das contas. Escolha a conta na qual queres atribuir os dados existentes. Não poderás atribuir os dados existentes às duas contas, somente a uma. Pense com calma nesta hora. A conta que não receber esta atribuição terá de começar do zero no avanço do jogo, do zero mesmo.

Dica Número 2
 
Seguindo os procedimentos descritos mais acima, crie:

Uma nova conta de e-mail com dados como se você morasse nos EUA.
Uma nova ID na PSN com os mesmos dados desta nova conta de e-mail, ou seja, com dados dos EUA.
Uma outra ID no PS3. 
Não poderás atribuir os dados existentes da conta existente à essa nova conta, porque os dados pertencem apenas a uma conta, uma ID.

E agora?

Agora que você já tem duas IDs, uma BR e outra US, poderá usufrui dos benefícios que isso traz.

Se você já tentou baixar o Corvette C7 com a conta BR e não conseguiu, tente agora fazer o mesmo procedimento com a conta US e verá que conseguirá usar o carro tanto na conta US como na BR.

Mas, se ao ler este post, você verificou que a sua região é a 2 e não a 1, mas a sua conta é BR ou US, aí você está com problemas pra usufruir dos benefícios da PSN. Então, pra resolver em parte o problema, siga os mesmos passos descritos acima e crie uma conta europeia, com bandeira portuguesa, por exemplo. Assim você não terás problemas pra baixar os DLCs gratuítos e usá-los nas suas contas.

Um parênteses...

Quando você comprou o GT5, não observou se o jogo era região 1, 2 ou 3, apenas comprou e ficou louco pra chegar em casa em jogar. Quando chegou em casa, abriu o pacote, colocou o disco no console e foi correr, ávido por uma vitória e nem deu bola pra saber como o jogo funcionava. E fez isso durante dias, foi evoluindo no jogo, acumulando créditos, fazendo as licenças, aumentando o nível, enfim, tudo normal.

Mas não sabia que o disco era região 2 e a conta era região 1. Se isso aconteceu, tens problemas por ai pra usar os recursos on-line.

Leia com atenção o parágrafo seguinte...

Os dados do jogo com disco de região 2 não servem para dados do jogo de disco de região 1, ou seja, se tens os dados do jogo gravados com a evolução do jogo com disco 2, e depois quiseres colocar um disco região 1, perderás os dados salvos até então, porque eles não são compatíveis.

Não vou lembrar agora o nome do amigo que relatou aqui no Blog um problema parecido. Ele tinha o disco 2, a evolução do jogo com conta americana, ou brasileira, não importa, o que importa é que as contas são região 1, e este amigo fez uma compra pela PSS. A PSS fez a venda, o amigo fez o donwload, o processo todo aconteceu, mas ele não conseguiu usar, não tinha jeito, o DLC não aparecia nos Conteúdos Transferíveis. Este amigo entrou em contato comigo e pediu ajuda. Eu lembrei que o Giovani já tinha passado por isso, tínhamos dialogado sobre o assunto, mas não lembrava mais do desfecho da história. Aconselhei este amigo a comprar um disco região 1 porque daí ele conseguiria usar o DLC comprado, mas isso também não foi solução mais adequada, porque ele conseguiu usar o DLC que comprou, então não perdeu o dinheiro, mas perdeu os dados do jogo, o que é ruim. Não teve como ficar com os dois benefícios, o DLC e os dados do jogo, porque os dados de uma região não é compatível com outra. 

Em conversa posterior com o Giovani, ele disse-me que simplesmente perdeu o DLC por não querer perder a evolução do jogo porque já estava muito avançada, com níveis, créditos, licenças, itens etc.

Então se este é o seu caso, você tem disco região 2 e a sua conta é região 1, NÃO FAÇA COMPRAS NA PSS e não faça donwload de itens do jogo porque não vais conseguir usar. Terás de ajustar as contas com a região. Ou crias contas região 2, ou compre disco região 1. Mas tenhas em mente que irás perder os dados da conta em desacordo. 

Finalizando...

Se ainda ficou alguma dúvida de como criar as IDs ou de como baixar os dados e usar numa conta e noutra, mande seus comentários e conforme for, modifico o texto ou acrescento outros diálogos para facilitar a sua vida.

Um grande abraço a todos.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Atualização 4.31 PS3

Olá a todos, tudo bem?

Há uns dias atrás, quando ainda tinha internet em casa, olhando os meus dados do jogo, fazendo as cópias de segurança, organizando mensagens etc. etc. percebi que fazia tempos que o PS3 não dava uma mensagem de atualização necessária. Entrei no site da Sony pra ver em que versão estava e vi que estava na 4.31. Fui verificar o PS3 e era a 4.30. Fiquei me perguntando o por quê do PS3 não ter dado a mensagem de atualização disponível como antes, porque toda vez que tinha uma atualização nova, bastava iniciar a sessão e já vinha a mensagem que havia uma atualização disponível e ainda indicava a sequência de passos pra atualizar.

Fui olhar as configurações do sistema e percebi que ele não faz mais a atualização automática para contas "comuns", faz somente para contas "plus".

Fui então procurar em atualizações e apareceu a 4.31 pra ser instalada.

Portanto, se você não tem uma conta PSN Plus, provavelmente seu PS3 não esteja atualizado, provavelmente esteja na versão 4.30, como o meu estava, porque foi a última vez que ele fez a atualização automática, depois disso, acredito que foi mudado o critério do recurso do PS3.

Então, faça uma verificação de atualização no seu sistema pra ver qual a versão do seu PS3. Se ele estiver atualizado, aparecerá a mensagem que está tudo OK e ainda mostrará a versão 4.31, mas se não estiver, mostrará a mensagem que tem uma nova versão disponível pra baixar.

Pra verificar, entre em [Definições] e depois [Atualização via internet].

Faça a atualização e mantenha seu PS3 "nos trinques".

Outra forma de saber qual a útlima versão do Sistema PS3 é entrando no site da Playstation. Copie e cole o link abaixo na barra de endereços do seu navegador.

http://us.playstation.com/psn/


Grande abraço a todos.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Gran Turismo World Championship

Olá a todos, tudo bem?

O Gabriel pediu-me ajuda pra vencer o desafio no GT5, como a resposta é meio longa, então resolvi criar um post sobre o assunto. A pergunta dele está na seção "Carros GT5", "Afinação de Carros GT5" e em "Corridas A e B-Spec".

Olá Gabriel, aqui estão as anotações que fiz do evento que refiz em uma das minhas contas e que ainda não tinha feito este desafio.

Abaixo encontras o quadro com os carros adversários. Esta lista aparece quando entras na opção de ver os adversários no evento, antes de entrar propriamente no evento. Clica em adversários e verás esta mesma lista.

Esta lista é importante pra sabermos a categoria dos carros e até mesmo os carros que provavelmente encontraremos na pista. Isso facilita na hora de escolher um carro pra correr e ter alguma chance de vencer.


Corrida A-Spec – Série Profissional
Campeonato Mundial de Gran Turismo – Nível 14 – (Gran Turismo World Championship)
Adversários frequentes
It.
PP
CV
Kg
Carro
1
629
550
950
BMW McLaren F1 GTR Race Car ‘97
2
620
520
821
Chaparral 2J Race Car ‘70
3
617
547
1130
Ford GT LM Race Car Spec II
4
612
549
1150
Viper GTS-R Team Oreca Race Car #51 ‘00
5
612
548
1150
Pagani Zonda LM Race Car
6
612
550
1180
Jaguar XJ220 LM Race Car
7
607
547
1140
Ford GT LM Race Car
8
602
547
1200
GT by Citroën Race Car
9
602
516
1100
Nissan XANAVI Nismo Z (Super GT) ‘06
10
602
455
792
Ferrari 330 P4 Race Car ‘67
11
599
511
1000
Ford Mark IV Race Car ‘67
12
593
518
998
Jaguar XJ13 Race Car ‘66

Pistas:
1 – Circuito de La Sarthe (2 voltas)
2 – Nürburgring Nordschleife (1 volta)
3 – Circuito de Madri (5 voltas)
4 – Cape Ring (5 voltas)
5 – Grand Valley Speedway (5 voltas)

Outros carros: Carros que podem estar no Grid
Mercedes-Benz CLK Touring Car ‘00
Motul Pitwork Z ‘04
Storm V12 Race Car ‘99
Epson NSX ‘08
350Z Concept LM Race Car
Astra Touring Car (Opel Team Phoenix)
Corvette C5-R (C5) ‘00
Loctite Mugen NSX ‘01

Nissan Woodone Advan Clarion GT-R ‘08
Mobil 1 NSX ‘01
Abt Audi TT-R Touring Car ‘02
Castrol Mugen NSX ‘00
A4 Touring Car ‘04
RX-7 LM Race Car
ER34 D1 Spec ‘04
Xanavi Nismo GT-R ‘08

Pra fazer este desafio, eu comprei um carro baseado nas tuas informações, na quantidade de créditos que tens à disposição e em qual nível estás. O carro que escolhi foi o Ford GT '06. Este carro tu encontras na Concessionária de Novos. Veja os dados abaixo.
 
Concessionária de Novos – FORD
Ford GT ’06 – Cor Speed Yellow / Racing Stripes (última da lista)
Cr. 149.880 – Nível 14 – 541CV – 562PP – 1451Kg
Troca de óleo – Cr. 250 – 562PP – 570PP ; 541CV – 568CV
Aileron (Spoiler) Tipo A – Cr. 7.000 – 570PP – 576PP ; 568CV – 568CV
Roda PDI P525 Preta – Cr. 3.500

Por que este carro?
Porque é barato, bom e serve pra ganhar o evento e com poucos créditos consegues deixá-lo no ponto.

Depois de comprar este carro, vai na oficina de afinação e instala as peças a seguir.

Peças de Afinação:
Pneus – Corrida Macio – Cr. 36.000
Suspensão – Kit Personalizável – Cr. 15.000
Transmissão – Duplo Disco – Cr. 2.500; Semi-competição – Cr. 1.500; LSD Personalizável – Cr. 7500
Caixa de Velocidade Personalizável – Cr. 20.000
Afinação da ECU – Cr. 1.000 – 568CV – 591CV ; 576PP – 582PP
Motor Nível 1 – Cr. 2.500 – 591CV – 618CV ; 582PP – 589PP
Motor Nível 2 – Cr. 15.000 – 618CV – 663CV ; 589PP – 599PP
Motor Nível 3 – Cr. 30.000 – 663CV – 692CV ; 599PP – 605PP

Dá pra ganhar com o carro sem as afinações de Motor, níveis 1, 2 e 3. Mas com essas afinações dá pra errar mais e não correr o risco de perder a corrida.
Quando entrares no campeonato, observa a lista de carros no grid. Evite os carros a seguir, porque com eles se torna mais difícil ganhar. Se entrares no campeonato e um desses carros, ou todos eles, estiverem no grid, apenas saia do campeonato e entre novamente. A cada vez que entras e sais, a lista muda.
 
Evitar esses carros no Grid
BMW F1
Chaparral 2J
Xanavi Nismo Z

Grids Desejáveis
(Primeiro)
YellowHat YMS Tomica GT-R ‘08
Xanavi Nismo GT-R ‘03
Epson NSX ‘08
Penzoil Zexel GT-R ‘01
RX-8 Concept LM Race Car
Raybrig NSX ‘06
R8 LMS Race Car (Team Playstation)
Ford GT LM Race Car
Woodone Advan Clarion GT-R ‘08
Mark IV Race Car ‘67
XJ220 LM Race Car

(Segundo)
BMW M3 GTR Race Car ‘01
Ford Mark IV Race ‘67
Honda Arta NSX ‘06
Lexus Eneos SC430 ‘08
Toyota Denso Sard Supra GT ‘00
Nissan GT-R Conecpt LM Race Car
Nissan Calsonic Impul GT-R ‘08
Nissan Calsonic Skyline ‘00
Chevrolet Corvette C5-R (C5) ‘00
Nissan Dunlop ER34 Skyline ‘07
Storm V12 Race Car ‘99

Dados do carros na pista
696CV – 1451Kg – 606PP
Assistentes
Tração = 2;
Recuperação de Derrapagem = Ligado;
Direção Ativa = Forte;
Estabilidade = Ligado; ABS = 1

Fiz a corrida com os Carros do Primeiro Grid
La Sarthe (Cr. 21.400 – Exp. 8925)
1ª volta – 3:55,280
2ª volta – 3:53,450 (6 segundos na frente)

Nürburgring Nordschleife (Cr. 21.400 – Exp. 7978)
1ª volta – 6:53,227 (15 segundos na frente)

Circuito de Madri (Cr. 21.400 – Exp. 7745)
1ª volta – 1:26,382
2ª volta – 1:25,058 (errei na curva)
3ª volta – 1:22,260 (errei na mesma curva)
4ª volta – 1:23,035 (errei em outra curva)
5ª volta – 1:20,071 (18 segundos na frente)

Cape Ring (Cr. 21.400 – Exp. 7925)
1ª volta – 2:38,933
2ª volta – 2:32,829
3ª volta – 2:32,535
4ª volta – 2:32,058
5ª volta – 2:32,295 (22 segundos na frente)

Grand Valley Speedway (Cr. 21.400 – Exp. 10513)
1ª volta – 1:56,993
2ª volta – 1:50,821
3ª volta – 1:50,236
4ª volta – 1:50,396
5ª volta – 1:50,274 (17 segundos na frente)

Cr. 107.000 por vencer o campeonato
Bilhete Bugatti Veyron 16.4 ‘09
Liberado o filme final do GT5
Troféu Final
Nova Música adicionada – Day To Live / daiki kasho

Como foi a primeira vez que fiz nesta minha outra conta, acabei ganhando outros prêmios além dos créditos e carro do próprio campeonato/evento. Veja se contigo acontece o mesmo.

Em todas as corridas, após a primeira curva eu já estava em segundo e após a terceira curva já estava na frente. Como vais usar pneus de corrida macio, isso vai te dar uma vantagem na hora de frear o carro, porque terás menos freada do que os demais. Então aproveita esta vantagem e assume a liderança logo no início.

Espero ter ajudado com esses dados. Se ainda tiver alguma dúvida, mande seus comentários e continuaremos nosso diálogo.

Grande abraço.