quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Testes de Carros GT5


Olá a todos, tudo bem?

Meu diálogo hoje será mais útil para aqueles que jogam on-line, que participam de alguma sala on-line, seja a sua sala, ou na de um amigo, ou até mesmo nas salas on-line públicas. Mas também poderá ser útil para os curiosos e apaixonados pelo GT5. E poderá não servir pra nada também!

Você já deve ter se deparado com a seguinte situação: Está numa sala on-line, tem uma corrida rolando, tem as definições da mesma, quantos CVs e Kg ou quantos PPs. Você olha na lsita de participantes os carros que os outros estão usando e tenta encontrar um carro à altura ou melhor que os dos outros. Aí vem a pergunta...

Que carro usar?

E se você é daqueles que promove corridas em sua sala, já deve ter se perguntado:

Que carro vou definir? Quantos CVs? Quantos Kg? Quantos PPs?

Enfim, essas são dúvidas normais pra quem gosta de correr on-line e não quer ficar mal na foto.

Então, um amigo, o Mirto, enviou um e-mail pra mim pedindo uma ajuda pra resolver esta questão: Qual, ou quais carros, definir para a corrida e qual o desempenho máximo dos carros de forma que todos fiquem parelhos e o piloto ganhe somente no braço.

Questão dificil de achar uma resposta adequada! Mas, como desafios existem pra serem superados, fui então procurar uma solução para o pedido do Mirto. E acabei gostando do brinquedo e por isso estou compartilhando com vocês.

O Mirto enviou um lista de carros e pediu-me que eu desse uma sugestão de afinação de motor para os carros de forma que eles ficassem equiparados na pista. Não é uma tarefa fácil e quase impossível sem a ajuda de um computador e uma planilha. A planilha vocês conseguem acessando (copiando e colando o endereço no seu navegador) o endereço abaixo...

https://skydrive.live.com/redir?resid=8F3C6A11A93D19A4!113&authkey=!APBVQvBAlkpzabA

Seleciona o texto acima, dê um CTRL + C e depois vá na barra de endereço do seu navegador e dê um CTRL + V. Nunca é demais lembrar o comando!

Vai abrir minha pasta no Skydrive que estou compartilhando alguns arquivos que podem ser úteis. Vão encontrar a planilha pra fazer o ajuste da Caixa de Velocidade e a planilha que usei pra avaliar os carros.

Quando abrir o endereço, vai aparecer duas opções de arquivo. Clique no arquivo e vai aparecer a planilha através dos Aplicativos Web da Microsoft. Depois então clique em [Download] para baixar a planilha para o seu computador e poder editar o arquivo. Deixei apenas com a opção de [Exibir] a planilha. Teoricamente, não poderá ser editada diretamente através do navegador, você precisa baixar para o seu computador. Visualizar, basta abrir o arquivo na web, mas pra editar, precisa fazer o download.

Os carros que testei são da categoria GT1. Você verá a lista nas abas. São 15 carros, mas apenas 14 testados. O V12 eu não tenho, porque é um DLC, então não pude fazer o teste. Mas os demais fiz o primeiro teste e os resultados estão na planilha.

Comprei todos os carros, que são Premium, e portanto, são fáceis de adquirir, e instalei apenas Pneu de Corrida Macio. Depois fui na opção [Treino] para testar cada carro. A opção escolhida foi a [Corrida Livre] que marca os tempos e podes dar quantas voltas desejar e o GT5 ainda vai assinalando os melhores tempos de cada carro e colocando numa lista ordenada pela melhor volta. Caso você faça algum atalho o tempo não é registrado, fica em vermelho e dependendo da posição onde isso acontece a volta seguinte também é anulada. A pista escolhida foi na opção [Circuitos] e foi Daytona Superspeedway. Com essas escolhas, você faz a volta, dentro do permitido, e ainda consegue ter uma visão geral do desempenho do carro.

Foram 5 voltas com cada carro. Anotei os CVs, Kg e PPs que aparecem na concessionária e os CVs, Kg e PPs reais que aparecem quando vais usar o carro. Dá uma pequena diferença entre uma informação e outra, na concessionária os valores são maiores que os reais do carro. E depois ainda anotei o aumento de CVs e PPs de cada carro pra controle, também assinalados na planilha, porque após as corridas eles aumentam.

Feito isso, ou seja, 5 voltas com cada carro, e anotado os tempos de cada volta de cada carro, encontrei a melhor volta de cada um deles e fiz uma ordenação. No meu teste, o Corvette ZR1 se saiu melhor que os demais. Então passei a ver o que poderia ser feito pra melhorar os demais carros pra chegarem ao mesmo resultado que o Corvette.

Pra isso criei uma nova aba [Afinações] para ver o que poderia ser instalado e como isso aumentaria os CVs, Kg e PPs do carro de forma a se aproximar do Corvette.

Vamos a um exemplo:

O Corvette, conforme sai da concessionária, apenas instalando o pneu de corrida macio, chegou a um resultado no tempo da melhor volta, que foi 0:44,363, e chegou a uma velocidade máxima também, que nesta avaliação foi de 334km/h. 

O Ford GT fez o melhor tempo em 0:44,999 e a velocidade máxima a 329.

Isso pode parecer pouco, apenas 5km/h mas não é, é mais de meio segundo por volta. Isso em muitas voltas dá uma grande diferença. E depois, pra ganhar, basta ser 0,01 segundo menos.

Então adicionei a Afinação de ECU no Ford GT e fui novamente correr com ele e ver o resultado. Somente com esta afinação os valores ficaram próximos. As peças instaladas estão assinaladas na aba [Afinações] e o novo teste está na aba [Modificado]. O primeiro teste está na primeira aba [Original].

Veja o resultado:
Corvette: 0:44,363 - 334km/h (primeiro teste e base para ajustar demais carros)
Ford GT: 0:44,527 - 334Km/h (segundo teste já com Afinação ECU)

A diferença é no detalhe, mas o dado mais importante é a velocidade final que chegou aos mesmos 334km/h. Desta forma, encontro o equiíbrio entre os carros.

Dá um trabalho danado fazer isso com cada um dos carros, mas o importante, não é somente chegar aos resultados, mas também conhecer cada carro de como ele se comporta em condições iguais pra todos.

Vou dar outro exemplo de análise que fiz... 

A McLaren, depois de uma certa velocidade parece que dispara.
O Corvette, começa lento, mas depois de uma certa velocidade, pega o embalo e dispara.
O Ford GT, parece que desliza na pista, é fácil de controlar, a aerodinâmica dele se sobressai dos demais.

Enfim, cada carro se comporta de uma maneira na mesma pista. A maioria começou lento, mas depois de pegar o embalo só foi.

A planilha não está completa, ainda não fiz o segundo teste pra todos os carros. Com o tempo vou fazendo dos demais. Enquanto não posso correr on-line vou fazendo isso pra compensar o tempo perdido.

Se você tiver alguma dúvida de como preencher a planilha, envie seu comentário que ajudarei a preenchê-la.

Espero que sirva pra alguma coisa pra você. Pra mim está servindo!

Você poderá usar esta planilha como base para testes de outras categorias, basta fazer as subsituições dos carros. Pra você não correr o risco de apagar alguma informação da planilha, como as fórmulas e os dados fixos, use o recurso de [Proteger Planilha]. As células que precisam receber valores estão desbloqueadas e as céulas que contém fórmulas e dados fixos estão bloqueados, mas isso só tem efeito com planilha protegida. Entre na opção [Ferramentas/Tools] e depois escolha [Proteção/Protection] e depois [Proteger Planilha/Protect Sheet]. Pra desfazer faça as mesmas escolhas. Ou então clique com o botão direito do mouse na aba e escolha [Proteger Planilha/Protect Sheet] para proteger ou escolha [Desproteger Planilha/Unprotect Sheet] para desproteger a planilha. Faça isso para cada uma das abas. Pra não correr o risco de esquecer a senha, deixe a proteção sem senha.

Um grande abraço a todos.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Minha solidariedade

Olá a todos.

Vi agora há pouco que tenho mensagens no e-mail e comentários a responder aqui no Blog, porque somente agora consegui uma conexão com a internet. Mas antes de fazer isso, de cumprir minha rotina normal...

Externo minha profunda tristeza e minha solidariedade ao meu povo, gaúchos como eu, santa marienses, de todas as querências, que estão de luto e consternados com o ocorrido na madrugada de domingo na cidade de Santa Maria, aqui no sul. Ainda me sinto perplexo diante de tanta morte, tanta tristeza, tanto desespero, tantas lágrimas e lamentos. Há muito tempo eu não sentia com tanto pezar, não ficava tão consternado como neste final de semana. Lágrimas de tristeza não puderam ser contidas imaginando a dor que pais, mães e familiares sentiram ao perder seus amados filhos, filhas, seja qual for o grau de parentesco que tinham com as vítimas.

E a essas pessoas, nossos irmãos em Cristo, que sofrem e que se se foram, manifesto meus sentimentos, minha solidariedade e dedico minha fé em preces a eles, pedindo que, aos que se foram, Deus os acolha e aos que ficam, Deus dê forças pra continuarem suas vidas.

Que Deus esteja no coração de cada um de nós.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Nissan GT-R V-Spec N1 (R34) '99

Olá a todos, tudo bem?

A pedido do Vitor, publico afinação para o Skyline GT-R '99. Esta afinação difere um pouco da sugerida para o '94 GT Academy em função da pista e da velocidade final.

Iniciei os testes com a afinação do '94 e depois fui adequando à Monza e o resultado está a seguir.

Não tive muito tempo pra fazer os testes e conferir os tempos. Com a afinação do '94 o tempo foi de 1:52.134 e com as modificações foi para 1:50.601.

Vitor, espero que goste da afinação sugerida e te traga bons resultados pra ti.

Grande abraço.


Nissan Skyline GT-R V-Spec N1 (R34) '99
Potência: 564cv .:. Peso: 1570Kg .:. 550PP
Monza: 1:50.601
Suspensão Frente Traseira
Ajuste de Peso  
Ajuste da Altura ao Solo -15 -10
Quantidade de Lastro 175
Ajuste de Molas 8.0 12.0
Posicionamento do Lastro 50
Amortecedores (Extensão) 5 5


Amortecedores (Compressão) 5 5
Regulador de Potência
Barras Anti-rolamento 1 5
Nível de Potência 90.5%
Ângulo do Camber (-) 1.5 0.5


Ângulo do Eixo -0.20 0.20








(LSD) Frente Traseira
Caixa de Velocidade
Binário Inicial 30 7
1ª Velocidade 4.400
Sensibilidade de Aceleração 40 7
2ª Velocidade 2.970
Sensibilidade de Travagem 30 20
3ª Velocidade 2.280




4ª Velocidade 1.775
Dif. Central Distr. Binário Frente Traseira
5ª Velocidade 1.430
Distribuição de Binário 30 70
6ª Velocidade 1.170






Aerodinâmica Frente Traseira


Força Descendente - 3






Relação Final de Caixa 3.275
Controle Dist. Travagem Frente Traseira
Velocidade Máxima 180
Equilíbrio de Travagem 5 5
Velocidade Final 292






Peças Instaladas          
Redução de Peso Nível 1
Kit Turbo Baixas Rotações (Nível 1)
Melhoramento da Rigidez
Caixa de Velocidade Personalizável
Afinação do Motor Nível 3
Embreagem Duplo Disco
Coletor de Admissão
Volante do Motor: Semi Competição
Filtro de Ar de Corrida
LSD Personalizável
Coletor de Escape
Dif. Central de Distribuição Binário
Catalisador Desportivo
Eixo de Transmissão
Escape de Corrida de Titânio
Suspensão Kit Personalizável


Pneu de Corrida Macio


 

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Lexus IS F RM '07

Olá a todos, tudo bem?

Eu preciso ajustar a formatação da seção "Afinação de Carros GT5" porque toda vez que tento incluir novos carros eu perco a formatação anterior, dos dados existentes, e isso dá um trabalhão pra arrumar. Então estou "fugindo" deste compromisso de arrumar a formatação e a seção e postando isoladamente as afinações que são demandadas. Com o tempo farei o ajuste da seção e concentrarei todas as afinações em um único lugar. Mas enquanto não faço isso, seguem as postagens isoladas mesmo.

O Cristian pediu-me um afinação para o Lexus IS F RM '07; O Vitor pediu-me do Skyline GT-R (R39) '99 afinado pra correr em Monza. Um outro amigo pediu-me pra ajustar os PPs do Cerbera em função da atualização do GT5 que altera a forma de cálculo. Enfim. Conforme vou podendo atender, vou postando aqui.

Em um outro ponto do Blog alguém, que não lembro agora, perguntou-me se eu conhecia um carro que tivesse oito marchas, respondi que não lembrava. No entanto, atendendo ao pedido do Cristian acabei descobrindo que o Lexus tem 8 marchas.

Quanto ao Cerbera, verifiquei que os PPs diminuiram, era 637 e agora passou para 571.
Quanto ao ZZII, os PPs se mantiveram. Não olhei todos os carros modificados e afinados, mas provavelmente tenha mudado alguma coisa. Verificarei e posteriormente publico os ajustes. É que acabo caindo no mesmo problema de formatação, quando vou fazer as mudancas, a formtação se perde e tenho de refazer tudo novamente, o que é muito trabalhoso. Mas promete fazer o ajuste na formatação.

Vitor, em breve publicarei a afinação do Skyline, mas vou te dar uma sugestão. Mas, enquanto não faço isso, leia este post...

http://danielgt5.blogspot.com.br/2012/07/nissan-skyline-gt-r-v-spec-ii-gt.html

que é uma afinação para a versão '94. Pra fazer a afinação do '99 partirei desta afinação e farei algum ajuste se for necessário. Mas iniciarei o teste com esta afinação, tal qual está postada. Então sugero que faças o mesmo e depois me digas como foi.

Cristian, segue abaixo a sugestão de afinação para o Lexus. A pista que testei foi Monza com Chicane, na seção [Treino] [Volta Livre] onde marca os tempos das voltas e invalida se cortarmos percurso. O tempo que fiz foi 1:51,151. Sem afinação foi 1:54.230. Repare que estou diminuindo os CVs pra chegar aos 400CV e não adicionei peças de afinação de motor nele. Outra coisa que fiz, em função dos 400CVs foi tirar a aerodinãmica dele, tanto na frente quanto atrás, dá tranquilo pra correr com ele sem "asa" e ainda ganhas velocidade nas retas. Com a afinação, o ganho foi de 3 segundos. Tens de ver agora aí contigo como é. Faz primeiro sem a afinação e depois com a afinação e compara os teus tempos. A referência tem de ser sempre a mesma, não toma como referência o meu tempo, mas sim a minha diferença. Podes fazer tempos melhores ou piores que os meus e isso é normal. O que tens de levar em conta é se haverá diferença pra ti. Pra mim teve, mas não significa que haverá pra ti também. Corri com todos os controles desligados nas duas situações, ou seja, sem e com afinação.

Um abraço a todos.


Lexus IS F RM '07




Potência: 400cv .:. Peso: 1185g .:. 504PP
Monza: 1:51.151
Suspensão Frente Traseira
Ajuste de Peso  
Ajuste da Altura ao Solo -10 -5
Quantidade de Lastro 0
Ajuste de Molas 11.0 13.0
Posicionamento do Lastro 0
Amortecedores (Extensão) 5 5


Amortecedores (Compressão) 5 5
Regulador de Potência
Barras Anti-rolamento 1 1
Nível de Potência 80%
Ângulo do Camber (-) 2.5 1.5


Ângulo do Eixo -0.15 0.15








(LSD) Frente Traseira
Caixa de Velocidade
Binário Inicial - 10
1ª Velocidade 4.610
Sensibilidade de Aceleração - 20
2ª Velocidade 3.290
Sensibilidade de Travagem - 30
3ª Velocidade 2.415




4ª Velocidade 1.825
Dif. Central Distr. Binário Frente Traseira
5ª Velocidade 1.460
Distribuição de Binário - -
6ª Velocidade 1.225




7ª Velocidade 1.045
Aerodinâmica Frente Traseira
8ª Velocidade 0.900
Força Descendente 15 30






Relação Final de Caixa 3.450
Controle Dist. Travagem Frente Traseira
Velocidade Máxima 200
Equilíbrio de Travagem 6 8
Velocidade Final 292






Peças Instaladas          
LSD Totalmente Personalizável Pneu Corrida Macio


 

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Minhas desculpas!

Olá a todos, tudo bem?

Inicio o post de hoje pedindo minhas desculpas aos amigos do Blog pelo atraso em minhas respostas. O motivo é bem simples mas o suficiente pra o atraso.

Estou sem internet em casa. O contrato da operadora anterior terminou e um novo contrato somente no início de fevereiro. Então não terei como atender aos amigos como de costume. Por isso peço a todos que tenham um pouco de paciência para comigo que tentarei no mais breve tempo possível responder às dúvidas que chegam.

Entre uma visita e outra aos amigos e familiares acessarei a internet e responderei às perguntas, dúvidas, comentários do Blog e dos e-mails também.

Assim que minha rotina voltar ao normal eu comunico.

Agradeço a compreensão de todos.

Grande abraço.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Chat no Blog

Olá a todos, tudo bem?

A pedido do Gleison, iniciei um teste aqui no Blog. Foi incluído no final do Blog um Chat. Vamos ver no que vai dar. Se funcionar bem e for bem aproveitado, fica, senão, dispenso.

Pesquisei como inserir um Chat no Blog e acabei caindo nesta opção. Se o Chat não atrapalhar a minha rotina, manterei, se começar a ter muita interferência do site que proporciona o Chat, irei eliminá-lo.

Se meu nome estiver na lista é porque estou respondendo algum comentário ou editando o Blog e então poderei interagir com os amigos.

Quando você entrar no Chat, um nome aleatório será atribuído pra você, então clique neste nome e uma caixa de diálogo irá aparecer, escolha o avatar que irá identificá-lo e digite o seu nome. Peço-te que coloques o teu nome ou a tua ID no GT5, de preferência o nome. Mas, você é livre pra escolher o nome que desejar.

Grande abraço a todos.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Mais um ano!

Olá a todos, tudo bem?

No próximo dia 11 de janeiro de 2013, sexta-feira, o Blog fará 2 anos de existência e queria compartilhar com os amigos este momento.

No dia 11/01/2011, uma terça-feira, 5h da madrugada, os passarinhos já começavam a cantar aqui na volta da minha casa, o dia já dava sinais que iria iniciar e eu correndo no GT5, terminando um prova de resistência. Como eu anotava tudo o que acontecia no processador de texto e o volume de informações começou a ficar grande, então senti a necessidade de guardar esses dados em outro lugar pra não correr o risco de perder e poder acessar a qualquer hora em qualquer momento. Foi quando então surgiu a ideia de colocar minhas anotações na internet.

Mas onde colocar isso? Fui então ver as possibilidades e acabei optando pelo Blogger do Google.

Confesso a vocês que eu não tinha pretensão alguma de torná-lo um Blog público, minha intenção, no momento, foi apenas de guardar as informações em um lugar "seguro", caso eu perdesse os dados do computador eu teria onde buscar novamente os dados.

Durante o primeiro ano do Blog quem acessava o mesmo era somente eu, porque eu também não me preocupava em divulgá-lo e não era esta a minha intenção. 

Mas, no dia 30/12/2011o Blog tomou outro rumo. Foi aberto neste dia um novo desafio nos eventos sazonais...

veja o post
http://danielgt5.blogspot.com.br/2011/12/sazonais-b-spec.html

... um desafio B-Spec que exigiu de mim mais atenção e dedicação na hora de orientar o meu piloto e acabei ficando curioso como outros jogadores enfrentaram o desafio e foi então que publiquei este post. Era madrugada, perto das 5h da manhã quando fiz a publicação do post. Depois fui dormir. 

No dia seguinte, à tarde, quando liguei o computador e abri meus e-mails e vi uma quantidade de mensagens incomum na minha caixa de entrada, percebi que não estava sozinho no GT5 e que mais pessoas também tinham encontrado dificuldade em vencer.

E a partir desta data tudo mudou, os acessos que eram escassos, e quase que a totalidade eram meus, os demais eram dos meus filhos, passaram a tomar um volume considerável para o propósito do Blog.

Com isso tive de mudar algumas coisas e acrescentar outras ao Blog e acabou ficando do modo como todos que frequentam conhecem. Mas ainda tem algumas coisas que podem ser mudadas e acrescentadas. Já recebi alguns pedidos de assuntos a serem incluídos e que estão na lista de espera que são Drift e Troca de Bilhetes e Itens do GT5. Espero poder implementar ainda nas minhas férias esses dois tópicos.

Contudo, tenho as limitações do próprio Blogger, dos recursos que ele oferece, haja vista que é gratuito e portanto não é completo nos recursos que um Blog pode oferecer. Mas também não gostaria que passasse disso, porque quanto mais recursos mais responsabilidades também e meu tempo só é amplo durante as férias, porque depois a diversão é reduzida e quero continuar a atender os amigos da mesma forma que sempre fiz, com dedicação, consideração e respeito.

Pra finalizar, agradeço o carinho e amizade que todos vocês dedicaram e dedicam a mim. Que neste novo ano, neste início de terceiro ano do Blog, possamos ser cada vez mais amigos, que possamos dar mais boas risadas e curtir cada vez mais o GT5, compartilhar nossas alegrias, nossas angústias, nossas "falta de paciência", nossos contentamentos em conseguir o ouro, a alegria de receber um presente no GT5, de conseguir o tempo nos contra-relógio, de iniciar a sessão no PS3 e ver que tem uma mensagem de um amigo, de abrir o GT5 e ver a estrelinha em comunidade, indicando que alguma coisa chegou, seja um presente, seja um e-mail, enfim, de correr e se divertir na presença virtual de amigos.

Agradeço a Deus por todas as amizades que conquistei nesses dois anos e que convivem diariamente comigo virtualmente, mas que são reais e verdadeiras no meu sentimento.

A todos vocês, que visitam e participam do Blog, ou que apenas passam por ele, meu grande e afetuoso abraço.

Daniel